fbpx
Tags:
Atlas: Porto, Portugal

Lello e Irmão, no Porto: a livraria do Harry Potter

Um dos primeiros passeios que eu fiz no Porto não foi a uma igreja ou museu. Eu visitei uma das livrarias mais bonitas do mundo, que ganhou esse reconhecimento internacional graças a uma certa autora britânica, que escreveu uma das melhores séries de fantasia de todos os tempos. Sim, estou falando de Harry Potter e J.K. Rowling. A livraria citada no título, a Lello e Irmãos, não só é uma instituição cultural para Porto, mas também inspirou a autora lá no início dos anos 90.

A história da Livraria Lello começa bem antes disso. Foi inaugurada em 1906, num prédio de arquitetura neogótica, onde as prateleiras de livros dividem espaço com uma escadaria rebuscada, vitrais e bustos de autores portugueses famosos, como Eça de Queirós e Antero de Quental. A inauguração da livraria movimentou a vida cultural da cidade e atraiu personalidades da época.

Livraria Lello e Irmao Porto Portugal

O espaço continuou sendo uma instituição para Porto e, quando a J.K. Rowling morou lá, de 1991 a 93, costumava passar na Lello para tomar um café. Dizem que foi a cidade portuguesa que inspirou os uniformes dos estudantes bruxos, tal como as capas pretas que os universitários portugueses tradicionalmente usam. Além disso, o cenário da Livraria Lello teria inspirado a Floreios e Borrões, livraria que fica no Beco Diagonal, e a descrição de algumas salas de Hogwarts, como a escadaria do Dumbledore.

Livraria Lello Vitral

Nenhum dos filmes foi filmado na livraria, mas a beleza do local, combinada com a fama dos livros, fizeram com que a Lello e Irmão hoje chegue a receber quase 5 mil visitantes diários. Nos últimos anos, publicações importantes como a Lonely Planet, CNN e o The Guardian, colocaram o espaço em suas listas de livrarias mais belas do mundo.

livraria lello e irmao escadaria

Para tentar garantir a boa experiência de quem vai lá comprar livros, em 2011 eles tentaram proibir fotografias dentro do espaço. Mas com o aumento exponencial do número de visitas, as regras mudaram.

Livraria Lello geral

Agora, é preciso pagar para visitar a Lello e Irmãos. O voucher custa 5 euros, que pode ser convertido em descontos na compra de livros. Também está a venda o cartão “Amigo Livraria Lello”, que custa 10 euros, mas é válido para o ano todo.

Livraria Lello Porto Portugal

A livraria Lello e Irmão fica na Rua das Carmelitas, 144, Porto, Portugal. Os vouchers devem ser comprados na mesma rua, no edifício que fica na esquina acima da livraria. Para evitar filas é possível comprar o voucher pela internet.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

7 comentários sobre o texto “Lello e Irmão, no Porto: a livraria do Harry Potter

  1. Dica ótima. Visitei e amei, embora estivesse cheia de pessoas excitadissimas para tirar fotos. Quebra o clima do que eu entendo como uma visita a uma livraria tradicional. O ingresso custou 4 euros. E eles abatem do valor de um livro, caso vc compre. Mas os livros custam caro por lá… tá aí a pegadinha.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.