Maquiagem para viagem: como organizar a necessaire

Todo mundo que ama cosmético em algum momento se depara com a dúvida: como organizar a maquiagem para viagem numa necessaire que caiba todos os cosméticos? Ou como escolher produtos que tenham os tamanhos corretos e ocupem pouco espaço. A necessidade de viajar apenas com a mala de mão ou em viagens de trilha e aventura essa dúvida é ainda mais frequente.

Nesse texto, conto para vocês exatamente o que eu levo de maquiagem para viajar e dou algumas dicas sobre cosméticos e necessaires para tornar sua viagem mais prática.

Leia também:
Como cuidar da depilação durante as viagens
Menstruação e viagens: como lidar com isso
Como cuidar dos cabelos cacheados numa viagem

Sempre que eu viajo levo comigo meu saquinho das maquiagens. Com o tempo e prática, eu aprendi a me organizar e me maquiar rápido e fácil para qualquer ocasião, utilizando poucos produtos.

Eu evito ao máximo todas as maquiagens líquidas, porque costumo levar tudo na mala de mão, tanto pela praticidade, quanto pelo medo de extraviarem minha bagagem com as minha maquiagem dentro.

Toda a maquiagem que levo comigo numa viagem. Os produtos variam, mas seguem sempre o mesmo padrão testado e aprovado com anos de estrada.

Como organizar a necessaire maquiagem para viagem:

BB Cream ou Filtro solar (com cor)

BB Cream ou Filtro solar com cor é aquele tipo de maquiagem bem leve que funciona bem para proteger e hidratar sua pele. Muitas vezes é só o BB Cream que eu passo, dependendo do dia e da preguiça.

  • Se você quer um filtro solar mais potente, sem dúvidas a melhor marca é a La Roche Posay – recomendação de toda dermatologista que já fui. O filtro solar com cor é o Anthelios Airlicium tem FPS 70. Essa é a opção que eu recomendo caso você esteja indo fazer uma viagem de aventura/caminhada. Assim cumpre todas as funções numa só. Compre aqui
  • Já entre os BBCreams, recomendo muito o da marca coreana Misha, que tem uma cobertura incrível com FPS 42. Compre aqui. 
  • Uma opção baratinha que uso muito é o BB Cream da L’Oreal 5 em 1, com FPS 50 e efeito matte. Compre aqui.

Base em Pó

Durante uma viagem eu nunca levo base líquida, porque tenho medo do vidrinho quebrar e porque é mais um líquido para colocar nos saquinhos de zip loc (que são obrigatórios em viagens internacionais).

A base em pó para mim é a coisa mais prática dessa vida, porque posso passar em cima do BB Cream se quero mais cobertura e porque ela ameniza bastante o brilho em dias de calor. Eu geralmente uso a Studio Fix, da MAC.

Abaixo indico algumas outras para comprar, inclusive opções com filtro solar, do mais barato ao mais caro:

  • Base em Pó da Revlon, cobertura impecável. Compre aqui 
  • Pó da Maybelline, com cobertura alta, para pele oleosa. Compre aqui
  • Base em Pó com proteção solar FPS 35 da Shiseido. Compre aqui
  • Protetor solar em pó da Episol, com cor e FPS 50 (essa opção é excelente para caminhadas e viagem de aventura, substituindo o filtro solar do tópico acima) Compre aqui
  • Base em Pó Dual Finish da Lancome. Compre aqui
  • Smashbox Photo Filter 9 – Base em Pó. Compre aqui

Corretivo

O corretivo, seja em creme ou líquido, terá que ser colocado dentro de um saquinho plástico. Em termos de qual corretivo levar numa viagem, considere as suas necessidades.

Uma opção de corretivo naquele estilo iluminador, como o próprio nome já diz, cumpre não só a função de esconder as imperfeições, como ajuda iluminar o rosto. Por exemplo, a Caneta Iluminadora Dior Flash Luminizer (compre aqui), ou o Radiant Creamy Concealer da Nars (compre aqui) e ainda, uma opção mais barata, o Corretivo Líquido Payot Boca Rosa Beauty (compre aqui). 

Já para quem prefere alta cobertura, para cobrir manchas ou olheiras mais pesadas, sugiro levar em opções como o corretivo líquido HD da Vult (compre aqui) ou o Corretivo Instant Age Rewind Eraser da Maybelline (compre aqui) – ambos baratos!

Blush

Minha recomendação sobre qual blush levar numa viagem é simples: leve o que você gostar mais, ou um que seja mais coringa, de acordo com a programação.

Mesmo que você seja uma pessoa que goste de blush líquidos ou em creme, no caso de uma viagem internacional, recomendo que você leve a versão de blush em pó. Agora, se você estiver indo fazer uma viagem que envolva caminhadas, talvez a versão mais cremosa fique melhor na pele.

  • The Multiple G Spot by NARS – produto 3 em 1 – serve como blush, batom e sombra. Compre aqui
  • Dual-Intensity Blush – Panic by NARS – paleta com dois blush, com pigmentação incrível e leve brilho. Compre aqui
  • bareMinerals Gen Nude Powder Blush – blush cor pêssego neutro, bom para muitos tons de pele. Compre aqui
  • Blush Compacto Vult C 102 – baratíssimo e bem pigmentado. Gosto muito dos blushs da Vult. Compre aqui
  • Paleta de Bronzer e Blush da Océane – opção boa e barata para quem gosta de variar e não vive sem o bronzer. Compre aqui

Delineador, lápis de olho, lápis de sobrancelha

Meu truque é que eu nunca levo sombra para viajar – ocupa espaço, quebra e faz bagunça. Aprendi isso com a Julia Petit: levo um lápis preto ou marrom, um colorido (azul, roxo, por exemplo) e um delineador.  Dá para transformar em sombra se você esfumar com o dedo ou um pincel, combinando as diferentes cores que levar. Além disso, levo também uma lápis para preencher a sobrancelha.

O bom de lápis é que é compacto e ocupa pouco espaço, eles também não são líquidos, um problema a menos na viagem internacional.

  • Delineador em caneta Stay All Day Intense Black by Stila. A prova d’água e bastante preciso. Tenho e adoro. Compre aqui
  • Creme Gel Liner Black da Revlon. Barato e a prova d’água. Compre aqui
  • Lápis preto retrátil da Vult. Compre aqui
  • Ultra Easy Lápis Marrom, Rk By Kiss. Compre aqui
  • Lápis colorido Dailus – várias cores. Compre aqui
  • Lápis Sobrancelhas, Tracta. Compre aqui

Máscara para cílios

A máscara para cílios é um item sempre líquido, que tem sempre que ir no saquinho de plástico transparente nas viagens internacionais. Em relação a qual rímel escolher, sugiro algum que não vá derreter durante o dia e também que não seja difícil de tirar. Eu gosto muito daquela tecnologia “super filme” que transforma o produto nuns gominhos na hora de limpar:  É o caso do famoso Colossal, da Maybelline (compre aqui).

Outras máscaras de cílios que recomendo levar na viagem:

  • Máscara para Cílios Dior Diorshow Iconic Overcurl – ajuda a curvar as pestanas e também saí fácil com água morna. Compre aqui
  • Máscara Para Cílios, Meu Volumão da Boca Rosa by Payot – definição, volume e comprimento (Compre aqui)
  • Lancôme Grandiôse Máscara para Cílios – tem um pincel curvado para melhor precisão (Compre aqui)
  • Máscara de Cílios Maybelline Total Temptation – à prova d’água (Compre aqui)

Batom (ou gloss e afins)

Eu uso os batons da MAC: o vermelho Ruby Woo, o rosa/roxo Flat Out Fabulous e o nude Whirl

Se você não for muito de passar batom, leva um só na viagem e tá bom demais. Produtos que sirvam como blush e batom também são uma excelente opção para você! Completa só com um hidratante labial.

Se você gosta de variar um pouco, leve dois. Um batom mais colorido e outro mais neutro e claro. Agora. se for meio a louca do batom, como eu, controle-se e leve três no máximo. Faça assim, dois coloridos e um mais neutro.

O truque é que você pode misturar eles entre si e ir criando novas cores. Não precisa mais do que isso.

Pincéis de maquiagem

Eu levo três pincéis: um para a base em pó, que é bem gordinho. Eu poderia ser mais econômica e só usar a própria esponja que vem com o produto, mas acho que o efeito fica muito carregado e não curto. Um pincel para o blush e um pincel de olho, que tem um ponta mais fina, para ajudar esfumar e marcar o côncavo.

  • Kit Artist Essentials, Real Techniques – vem com 5 pinceis básicos. Compre aqui
  • Pincel Marfim Esfumar, Belliz. Compre aqui
  • Pincel duplo: Duo Fiber/Blush Chanfrado, Dailus. Excelente para viagens, por ser 2 em 1. Compre aqui

Dica extra: qual a melhor necessaire de maquiagem para viagem?

Além das dicas de o que colocar na necessaire de maquiagem, fica aqui também as minhas sugestões de qual necessaire levar na viagem. Eu tenho duas experiências diferentes para dividir com vocês.

1. Levar uma necessaire exclusivamente de maquiagem, separada do resto dos outros cosméticos. É bem útil para quando você precisa da maquiagem sempre a mão e não quer correr o risco de alguma maquiagem molhar no banheiro ou algum produto vazar nas suas maquiagens.

2. Levar uma necessaire com todos os seus cosméticos. Nesse caso, minha sugestão é que você compre uma necessaire transparente e/ou uma que tenha divisórias. Ajuda não só a encontrar os produtos que precisa rápido, como também a grande maioria dos aeroportos vai deixar você passar com isso, sem necessidade de colocar as coisas num saco plástico extra.

Algumas dicas de necessaire de maquiagem para viagem:

Alguma viajante apaixonada por maquiagens por aí? Tem dica extra de produto ou empacotamento?

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 vote)
Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

Ver Comentários

  • Olá eu tenho uma dúvida vou viajar pra Portugal e tô em dúvida dos pincéis se pode levar realmente

  • Boa tarde!
    LUIZA TENHO UMA VIAGEM INTERNACIONAL...QRIA LEVAR APENAS UMA NECESERIE TRANSPARENTES MISTURADOS LIQUIDOS E MAQUIAGEM. POSSO LEVAR DESSA FORMA?

  • Boa tarde, Luiza.

    Irei fazer minha primeira viagem internacional e será para Portugal, rever alguns parentes. Estou com dúvida quanto a minha maquiagem. Posso levar na bagagem de mão minha maquiagem em uma necessaire que não seja transparente? Saliento que de líquido só teria a base e um corretivo.

    • Oi Fabiana,

      Você terá que colocar a base e o corretivo num saquinho ziplock descartável (se não tiver, sempre tem na área do raio x disponível), passar pela segurança e depois colocar isso de volta na sua necessaire.

  • Olá Luiza!

    Eu tenho um blog sobre o Caminho de Santiago e é comum mulheres me perguntarem sobre assuntos que não tenho como responder, como este sobre maquiagem.
    Teu artigo foi um achado, já coloquei teu artigo nos favoritos para poder indicar sempre que alguém perguntar! Parabéns pelo site!

    Um abraço,

    Claudio

  • Oi Luiza, vou viajar pra Europa e sou maquiadora, vou maquiar um pessoal pra um casamento e tb vou levar só mala de mão. Vc sabe me dizer se produtos cremosos são considerados "líquidos", delineador em gel tb queria saber... base vou levar só duas pra misturar, acho que um fix+ da MAC q não pode faltar, e o rímel né q parece ser considerado líquido... acho que é isso, de resto é tudo pó, passa de boa né nas alfândegas? Beijinhos obrigada pelas dicas do post

    • Oi Bianca, tudo bem?

      Olha, depende do país. Na Inglaterra, por exemplo, eles consideram até batom como líquido.

      Em Portugal, batom e outros produtos em gel passam tranquilos fora do saquinho.

      Uma dica de quem só viaja de mala de mão: compra uma necessaire transparente grande. Isso resolveu meu problema na Inglaterra, porque aí cabe mais coisa do que o fatídico saquinho plástico.

    • Oi Marilene,

      São aqueles saquinhos com o fecho que veda o plástico. Você só precisa para voos internacionais. Essas lojas tipo Americanas vende

  • Adorei o post, Luiza! eu demorei muito p/ começar a usar efetivamente maquiagem, já variei nos favoritos - tive época só do lápis de olho, hoje não abro mão dos batons fortes! Bom ver essas dicas! eu sempre despacho na bagagem, com dó no coração, pq minha necessaire é gigante, não consigo não levar sombras mil rs vamos ver se na próxima viagem consigo ser mais econômica! Ah agora sempre levo meus 03 batons líquidos matte da Quem disse Berenice?, meus casos de amor eterno hehehe Recomendo os batons!

Compartilhar
Publicado por
Luiza Antunes

Posts Recentes

Comuna 13, em Medellín: Uma história de arte e resiliência

Um bairro que superou um passado violento e tumultuado para se tornar um dos capítulos…

1 semana atrás

O Que Fazer em Oslo em 2 ou 3 Dias: Roteiro Completo

Neste texto você encontra um roteiro completo de o que fazer em Oslo em 2…

1 semana atrás

O que fazer em Quito: roteiros de 3, 5 e 7 dias na capital do Equador

Quito é uma das queridinhas das capitais latino-americanas. Talvez seja por seu belo e preservado…

1 semana atrás

O que fazer em Gramado: roteiro de 3, 4 e 5 dias e passeios imperdíveis

O que fazer em Gramado, no Rio Grande do Sul? Este texto é um guia…

1 semana atrás

Quais Documentos são Necessários para uma Viagem Internacional?

Quer saber quais documentos são necessários para uma viagem internacional? Este texto é um guia…

2 semanas atrás

Onde ficar em Lavras Novas: as melhores pousadas

Onde ficar em Lavras Novas? Essa pergunta não tem uma resposta lá complicada: Lavras Novas…

2 semanas atrás