Tags:
Atlas: Madrid, Espanha

Museu Reina Sofia: arte moderna para todos os gostos

Algumas obras de arte exercem mais fascínio sobre as pessoas que outras. É meio inexplicável o poder de certas pinturas para atrair olhares leigos e a sensação que se tem quando observamos um original pela primeira vez. Mesmo quem, como eu, não entende muito de arte sabe que estar diante daquela tela é um privilégio. É o caso, por exemplo, da Monalisa, de Leonardo Da Vinci, da Noite Estrelada, de Van Gogh, e do Guernica, de Pablo Picasso, que faz parte do acervo do Museu Reina Sofia, em Madrid.

De dimensões gigantescas e figuras marcantes em preto e branco, Guernica foi uma forma nada sutil que Picasso encontrou de se manifestar contra as mazelas da guerra. A pintura retrata o brutal bombardeio na cidade basca de Gernika-Lomo por tropas nazistas, em apoio ao General Francisco Franco durante a Guerra Civil Espanhola, em 1937.

Veja também: O que fazer em Madrid

Onde ficar em Madrid: dicas de hotéis e bairros

Guernica - Museu Reina Sofia

Foto: Citizen59 (CC)

Só pela oportunidade de ver de perto esse quadro, a visita ao Museu Reina Sofia já valeria a pena. Mas Guernica é só uma estrela entre as muitas outras preciosidades expostas ali. O acervo, que é focado em arte moderna e contemporânea, reúne centenas de pinturas, esculturas, cartazes, fotografias e vídeos dos séculos 20 e 21. Lá também é possível admirar obras de outros artistas de peso, como Salvador Dalí e Miró, além de outros trabalhos do próprio Picasso.

Obra de Dali no Museu Reina Sofia

Foto: Wolf Gang (CC)

Espera aí, você disse arte moderna e contemporânea? Tem gente que sente calafrio só de ouvir essa expressão. Mas, vai por mim, você não vai morrer de tédio ao visitar o museu. Nem passar o aperto de ficar com cara de bobo porque não entendeu uma obra.

Se existe um bom lugar para quebrar esse preconceito, é o Reina Sofia, com suas exposições bem planejadas e interessantes. E lembrar-se que esses artistas muitas vezes questionavam o próprio conceito de arte ajuda a entender o contexto em que as obras foram produzidas.

Quadro do Museu Reina Sofia

Como visitar o Museu Reina Sofia

No site oficial do museu há um planejador de visita no qual é possível selecionar as obras que te interessam e imprimir um guia com a localização de cada uma delas, em um percurso lógico. Também é possível baixar guias prontos com tours temáticos que abordam questões como o feminismo na arte, a poesia, teatro, arquitetura e o artista em crise. Fotografias são permitidas, exceto quando informado o contrário.

Museu Reina Sofia, Madrid

Foto: Luis García (CC BY-SA 3.0)

Quem quiser poupar tempo e sola de sapato apenas para ver o Guernica, pode ir direto para o segundo andar do museu. É nesse piso também que estão as coleções de Dali e Miró, além de outras obras do Picasso.

Funcionamento e Ingresso: O museu fecha às terças-feiras. Aos domingos, abre das 10h às 19h. Nos demais dias, das 10h às 21h. O valor do ingresso é 8 euros. Quem quiser ver apenas as exposições temporárias paga 4 euros.

Menores de 18 anos, maiores de 65 e estudantes com até 25 anos não pagam. Audio-guides em espanhol, inglês, francês, italiano e alemão estão disponíveis por 4 euros. Há também uma visita guiada todas as segundas e quartas-feiras, às 17h, e aos sábados, às 11h.

Exposição no Museu Reina Sofia, Espanha

Visitação grátis: Quem não se encontra nessas faixas etárias também pode visitar o museu sem pagar nada: todos os dias, das 19h às 21h, a entrada é gratuita. Ao domingos, a visitação grátis começa às 13h30. Só que o número de pessoas permitidas para o acesso grátis é limitado e, para garantir seu lugar, é preciso chegar bem cedo e amargar horas na fila, que facilmente chega a dar a volta no museu.

Endereço: Calle de Santa Isabel, 52. Acesso pelo metrô nas estações Lavapiés e Atocha. O Reina Sofia fica pertinho do Museu del Prado e a cerca de 20 minutos de caminhada do Parque del Retiro.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Natália Becattini

Já chamei muito lugar de casa, mas é pra Belo Horizonte que eu sempre volto. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Além do 360, mantenho uma newsletter sobre o a vida, o universo e tudo mais, que eu chamo de Vírgulas Rebeldes. Vira e mexe eu também estou procrastinando lá no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.