fbpx
Tags:
Atlas: Braga, Portugal

O que fazer em Braga, Portugal: roteiro de um dia

Eu já contei para vocês várias curiosidades sobre a história de Braga, a cidade mais antiga de Portugal, que foi importante durante o Império Romano, a Bracara Augusta e depois, na Idade Média, ganhou o título de Roma Portuguesa, porque o arcebispo local resolveu construir muitas igrejas e praças a exemplo da Roma italiana.

Com isso, há muitas coisas em Braga para visitar, incluindo os jardins mais lindos de Portugal, espalhados pela cidade, e restaurantes e bares interessantes. O melhor é que boa parte das atrações estão concentradas no centro histórico, de forma que fica tudo pertinho a pé.

Eu fiz toda a minha visita em um dia (apesar de já ter voltado à cidade algumas vezes), mas usei Braga como base para conhecer outras cidades da região do Minho: Guimarães e Barcelos. Eu realmente não recomendo ir a Braga e Guimarães no mesmo dia. As duas cidades tem muito a oferecer e perde-se muito colocando-as no mesmo dia. Se não der para ir as duas, escolha uma só e aproveite.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

O que fazer em Braga: roteiro de um dia pela cidade

o-que-fazer-em-braga-praca

Comece o seu passeio na Praça da República, uma das praças centrais da cidade, onde também fica o Convento e Basílica dos Congregados, cuja entrada é gratuita. Essa praça é um lugar bem agradável no final da tarde, quando fica cheia de pessoas aproveitando o fim do expediente para relaxar no espaço público.

Saiba mais sobre Braga: Como é a Braga Romana, uma feira histórica em Portugal
Como fazer e provar o Pudim do Abade de Priscos da doçaria tradicional do Minho

curiosidades-de-braga-portugal-jovens

Braga Medieval

Vá caminhando em direção ao belo chafariz da praça. À sua frente, encontra-se a Igreja da Lapa e alguns cafés tradicionais da cidade. Dá para ver também o topo do Castelo de Braga, que, infelizmente, foi demolido no início do século 20, mas restou essa Torre de Menagem.

o que fazer em braga portugal

À esquerda estará a florida Avenida Liberdade e o Posto de Turismo da cidade, que eu recomendo uma passada para pegar um mapa e informações sobre eventos que podem rolar nesse dia. Tire uma foto da Avenida desse ângulo e não se apresse, você voltará ali mais tarde.

braga europa em agosto

Siga a Rua do Souto, fechada para trânsito de carros, cheia de comércio, e vá até a próxima parada, o Jardim de Santa Bárbara e o Paço Arquiepiscopal, um belo jardim numa ala medieval conservada de uma construção dos séculos 14 e 15.

viver em portugal luiza braga o que fazer em braga portugal

Retorne para a Rua Souto, para ver o outro lado das construções no Largo do Paço, que constituiu a sede da República Bracarense, extinta em 1790. No centro, fica o belo Chafariz do Castelo, que realmente tem a forma de um castelo e tem uma imagem feminina no topo simbolizando a cidade. O chafariz é de 1723.

onde-ficar-em-braga-portugal

Um dos prédios do Largo do Paço é sede da Reitoria da Universidade do Minho e fica aberto para visitação. Também faz parte do Paço o prédio da Biblioteca Pública de Braga, que fica voltado para a Praça do Município. Logo na entrada há vários painéis lindos de azulejo. Do outro lado está a Câmara Municipal. A próxima parada do roteiro é a majestosa Sé de Braga. A Igreja, também conhecida como Santa Maria de Braga, foi construída num local onde existia um templo romano – logo na entrada tem uma inscrição à deusa egípcia Isis.

curiosidades-de-braga-portugal-inscricao-romana

A igreja começou a ser convertida em templo cristão nos séculos 4 e 5, o que torna a Sé o edifício católico mais antigo do país. O prédio visitado hoje tem estilo barroco, reformado no século 17, mas conserva muito da arquitetura românica dos séculos anteriores. A visita ao claustro e área exterior é gratuita, mas para entrar na catedral custa 2 euros.

o que fazer em braga portugal o que fazer em braga portugal

Fica a dica: a Rua Dom Paio Mendes, uma das que leva a entrada da igreja, é um dos points de bares e movimentação noturna em Braga!

curiosidades-de-braga-portugal-se

Siga para a próxima atração, que é o Arco da Porta Nova, uma construção de 1773 que marca uma das entradas dos muros da cidade – “nova” porque substitui uma porta mais antiga, do período medieval.

o que fazer em braga portugal

Do outro lado do Arco fica o Campo das Hortas, outro jardim muito simpático e que rende boas fotos.

o que fazer em braga portugal

Também por ali está o Jardim da Casa dos Biscainhos e o Museu dos Biscainhos – focado em artes decorativas do período que vai entre o século 17 e meados do século 19. A entrada nos jardins, que são fechados por muro, é gratuita, mas é preciso respeitar os horários de abertura, que fecham para o almoço: de 10h às 12h30 e de 14h às 17h30.

Braga Romana

Há lugares onde você pode visitar o que restou da Bracara Augusta. As Termas Romanas do Alto da Cividade eram banhos públicos erguidos no início do século 2, mas que só foram descobertas no final dos anos 70. Ficam abertas de terça a domingo, das 9h às 13h e das 14h às 18h. Nos finais de semana o horário é de 10h às 17h. A entrada custa €2.

braga-portugal-termas_de_maximinos

Crédito: Manuel Anastácio – CC BY 3.0

Você também pode ir ao Museu de Arqueologia D. Diogo de Souza, inaugurado em 2007, que tem vários artefatos e mosaicos romanos. Aberto de terça a domingo, das 10h às 17h30, entrada por 3 euros. Ainda, a Fonte do Ídolo é um santuário rupestre do início do século 1, dedicado a uma divindade fluvial chamada Tongoenabiago. A entrada também custa 2 euros. Fica aberto de terça a domingo, das 9h à 12h30 e 14h às 13h30.

Faça uma pausa para o almoço, e depois circule pelo Largo de Santa Cruz, com as imponentes Igreja de Santa Cruz, construída no século 17, e a Igreja do Hospital de São Marcos, também da mesma época.

o que fazer em braga portugal

Siga para o Palácio do Raio, um palacete barroco, todo azul, construído também em meados do século 17, que foi recentemente restaurado. É possível só admirar a bela fachada ou entrar no local, onde hoje funciona o Centro Interpretativo Memórias da Misericórdia de Braga. O museu não é muito interessante, então não vale a pena entrar, na minha opinião.

o que fazer em braga portugal

O que fazer em Braga: Bom Jesus do Monte

Seguindo em direção novamente à Avenida Liberdade, aproveite para passear por ali e tirar mais fotos da bela avenida florida. Depois, desça até o ponto do ônibus que fica nessa avenida (em frente ao Pingo Doce) e pegue o autocarro 2, em direção a Bom Jesus. Não se preocupe em ficar perdido, você vai descer no ponto final. O bilhete custa 1,65  e pode ser comprado diretamente com o motorista.

onde-ficar-em-braga-bom-jesus Você vai chegar na beira da atração mais famosa da cidade, o Santuário de Bom Jesus do Monte. Leia o post só sobre ele e suas famosas escadarias. O Santuário fica no alto de uma colina, em volta de uma mata. Minha sugestão é que você suba de funicular, que funciona com um sistema de contrapeso de água (custa 2,50) e desça, mais tarde, pelas famosas escadas. A entrada no Santuário é gratuita.

Por fim, deixo também a sugestão de jantar. É a hamburgueria Bira dos Namorados. Eles têm um cardápio bem especial, com hambúrgueres e sanduíches diferentes e deliciosos: eu comi um que tinha banana caramelizada e estava divino.

o que fazer em braga portugal

Os preços são bons, as sobremesas também são lindas, tem uma carta de cervejas massa. É possível que tenha fila de espera, mas vale a pena! Fica na Rua D. Gonçalo Pereira, 85.

Dicas de hospedagem em Braga

Se você só for fazer de Braga seu bate-volta, então recomendo ver nosso post de Onde ficar no Porto. Mas se você quiser aproveitar mais tempo em Braga ou, como eu, usar a cidade de base para conhecer um post mais da região do Minho, então vale a pena ficar hospedado por lá. Fizemos uma seleção de acomodação em Braga para todos os bolsos:

Você também pode conferir várias opções de hospedagem em Braga direto no mapa:

Booking.com


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

72 comentários sobre o texto “O que fazer em Braga, Portugal: roteiro de um dia

    1. Oi Hauana,

      Você pode ir de trem regional, pega em Porto Campanha ou São Bento, desce em Braga. Custa €3,25 e tem mais ou menos a cada meia hora. A viagem dura cerca de 1 hora.

      Vou atualizar o post com essas informações

  1. Olá Luiza,
    Bacana suas dicas! Estou de viagem marcada para Braga. Gostaria de saber se há alguma balada noturna com música ao vivo, algo dançante ou similar.

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.