Dificilmente você vai encontrar algum site ou guia de turismo que descreva Cesky Krumlov sem os adjetivos: “encantadora”, “charmosa”, “saída de conto de fadas”. A verdade é que essa cidadezinha na República Tcheca, que fica a umas três horas da capital, Praga, merece cada uma das descrições clichés que recebe. É complicado encontrar outras palavras para falar do lugar, que tem um dos maiores e mais bonitos castelos do país e um centro histórico que é Patrimônio da Humanidade, segundo a UNESCO.
A cidade surgiu mais ou menos no século 13, a beira da curva do rio Vltava, num formato um tanto quanto diferente, o que garante ainda mais uma característica especial à cidade: pontes que ligam de um lado a outro e uma oportunidade excelente para diferentes pontos de vista e fotografia, não importa onde você esteja. Surgem miradouros para todos os lados, entre becos, na beira do rio…
Saiba mais: Roteiros e dicas de viagem pela República Tcheca
Eu fiquei hospedada lá muito mais do que qualquer turista normalmente fica: foram cinco noites. Mas na prática, só visitei a cidade mesmo por dois dias e meio (desconte aí os dias de viagem e um bate-volta a Ceske Budejovice). Nesse tempo devo ter conhecido mais coreanos do que quando morei na Ásia. Segundo uma das minhas amigas coreanas do hostel, a cidade é um must see muito conhecido para o pessoal do país dela.
Eu acredito que dois dias seja o tempo ideal para conhecer a cidade, ver todas as atrações e ainda fazer o rafting pelo rio. Além disso, é preciso pelo menos uma noite lá para ver a beleza e a transformação das cores com o pôr-do-sol, sem contar que Cesky Krumlov é surpreendentemente bem animada para uma cidade tão pequena: com bons restaurantes e pubs espalhados pelo centro histórico. Ou seja, faça mais do que um bate-volta de Praga #dicadeamiga! Se você estiver com tempo, minha sugestão é que fique três dias, dedicando o terceiro a Ceske Budejovice, a cidade que inventou a verdadeira cerveja Budweiser, antes de seguir viagem.
Leia também: Onde ficar em Cesky Krumlov – dicas de hospedagem
O que fazer em Cesky Krumlov
Caminhar pelas ruas da cidade, explorar cada canto, parar para observar os prédios diferentes sem pressa, encontrar pracinhas que servem de mirante, sentar a beira do rio tomando uma cerveja e ver a vida passar foram para mim, as melhores atividades em Cesky Krumlov.
Mas também há atividades para acalentar seu coração turista:
Castelo de Cesky Krumlov
O castelo, que hoje é o segundo maior da República Tcheca e um dos mais importantes da região central da Europa, foi fundado no século 13, mas muito ampliado e reformado ao longo dos séculos 14 a 19, tendo em vista que mudou de donos muitas vezes nesse período. É possível encontrar artefatos e arquitetura bem preservada de todos esses períodos históricos.
A visita à área externa e aos jardins do castelo é gratuita. Dá para ter uma noção do tamanho e imponência da propriedade. Também é de livre acesso ao público, logo na entrada, o fosso onde vivem os três ursos de estimação do castelo (de verdade, são domesticados). As visitas pagas incluem a subida da Torre (por 50 CZK), bem colorida, que se vê de todos os pontos de Krumlov. Lá de cima, claro, se tem algumas das melhores vistas da cidade.
Para quem quer conhecer o interior, há dois tipos de tours guiados, oferecidos em Tcheco, Inglês ou Alemão. O Tour I foca nos interiores do período da renascença e barroco, incluíndo a Capela de São George, o Hall Eggengerg e o Marquerade Hall. Custa 250 CZK e dura 55 minutos. Já o Tour II foca na história da última família a habitar o castelo, os Schwarzenberg. A visita leva a galeria de retratos da família e aposentos. Custa 240 CZK e também dura 55 min.
Ainda, é possível fazer um tour guiado de 40 minutos pelo Teatro Barroco, ainda muito preservado. Esse passeio custa mais 300 CZK. E não acabou, os estábulos, o lapidário com esculturas antigas e um museu com a história do castelo também estão abertos para visitação, por uma taxa extra. É possível consultar todos os horários de abertura e preços de entradas no site oficial do Castelo de Cesky Krumlov.
Vou confessar a vocês que eu já estava meio cansada de museus e palácios quando cheguei a Cesky Krumlov, tendo em vista que a cidade foi uma das últimas que visitei no meu mochilão de dois meses. Com isso, preferi economizar meu rico dinheirinho e só visitei a torre, os jardins e os halls e corredores externos.
Passeio de rafting
Depois de visitar o castelo, essa é provavelmente a outra atividade mais popular de Cesky Krumlov: passear de barco pelo Rio Vltava. Apesar de chamar rafting, não é exatamente um passeio de aventura: a correnteza do rio é bem tranquila e não há muita necessidade de coordenar os remos ou ter medo de virar. É possível alugar canoa, pequeno raft para até duas pessoas ou um grande raft para grupos maiores.
Fiz o passeio com a amiga coreana que citei no início do post, pela empresa Malecek. Fizemos só o tour pela cidade mesmo, que dura cerca de uma hora e termina próximo a Cervejaria Eggenberg. Custou 300 CZK por pessoa. Há passeios maiores para cidades vizinhas de meio dia (3 ou 4 horas) ou mais longos (até 8 horas).
Monumentos, Igrejas e Museus
A Igreja de St. Vitus é aquela cuja torre também domina a paisagem, junto com o castelo. A outra torre que se destaca foi outra Igreja, a St. Jost, mas que hoje em dia abriga o Museu de Marionetes.
A praça central, Náměstí Svornosti, é uma encantadora combinação de prédios coloridos. Ali fica o Centro de Informações Turísticas, aberto diariamente e onde você conseguirá não só ter acesso wifi, como também comprar passeios e passagens de ônibus ou trem para outras cidades. No centro da praça, uma fonte d’água do século 18, mas cujos primeiros registros datam de 1388 (quando servia como ajuda para combater incêndios).
Há também uma galeria privada do pintor expressionista Egon Schiele. O artista vienense, protegido de Gustav Klimt, morou alguns meses em Krumlov, de onde acabou sendo expulso por seu “controverso” trabalho de pintar moças nuas. Mais informações sobre o Egon Schiele Art Centrum no site oficial. Há também um Museu Regional, que conta a história da cidade. É bem imperdível, porém, visitar os jardins ao lado do museu, de onde se tem uma excelente vista da cidade para fotos! Fica na rua Horní, 152.
Onde comer e beber em Cesky Krumlov
Como eu disse lá em cima, Cesky Krumlov, apesar dos seus poucos 15 mil habitantes, tem restaurantes e bares bem legais (e baratos!) e que valem a sua visita. O meu favorito foi um espaço mais moderno, o Depo Pub. Construído no lugar de uma antiga fábrica de cerveja, é muito agradável e com uma área externa excelente para os dias de verão. Eu gostei tanto da cerveja gelada, quanto da comida, que fui duas vezes: uma no final da tarde, uma no almoço. Fica na Rua Latran, 74.
Já para quem quer comer na beira do rio, curti muito a Taberna U Dwau Maryi, que serve comida tcheca tradicional, num espaço bem autêntico. Por conta do local, qualidade da comida e preço, costuma ficar bem cheio e pode ser difícil conseguir mesa. Endereço: rua Parkan, 104. O restaurante, logo ao lado, o Laibon, na Parkan 105, me foi muito recomendado pelo pessoal do hostel, mas eu acabei não experimentando. Mas deixo aqui a dica, visto que se trata de um restaurante vegetariano, e nem sempre é fácil achar lugares bons sem carne na República Tcheca.
Quem quer um café ou doce, pode enfrentar a fila (ou alternativamente, se sentar no salão que não fica lotado) e comer um delicioso crepe na MLS Creperie. Eles também servem aquele pão doce enrolado com canela, típico do leste europeu, o Trdelník. Eles são tão famosos que há 5 endereços na cidade!
Por fim, também é possível visitar e comer na cervejaria oficial de Cesky Krumlov, a Eggenberg, fundada em 1560. Os tours pela cervejaria estão cancelados por conta de reconstruções, mas o restaurante e bar continua em operação. Fica na Rua Latran, 27.
Como ir de Praga a Cesky Krumlov (ou outras cidades)
Chegar em Cesky Krumlov não é tarefa difícil. Caso você não tenha alugado um carro, a melhor forma de chegar lá a partir de Praga (ou de qualquer outra cidade Tcheca, para ser sincera) é de ônibus. Em Praga, você precisa ir até a estação de ônibus Florenc. De lá, empresas como a Student Agency e LEO Express fazem o trajeto, que dura mais ou menos três horas. O melhor site para pesquisar todas as possibilidades de transporte é o: “jizdnirady.cz“
De Krumlov a Budejovice são apenas 40 minutos de distância de ônibus. Vá pela Student Agency. Dá para comprar o bilhete online ou presencialmente no Centro de Informações Turísticas na praça central.
Oi, Luiza! Vou entrar na República Tcheca por Cesky Krumlov, por terra, vindo de Viena, e fico um dia na cidade, seguindo pra Praga no dia seguinte. Preciso trocar dinheiro em Krumlov? É fácil encontrar casas de câmbio lá? Os estabelecimentos em geral aceitam euros ou só coroas?
Oi Heitor,
Sim, é fácil trocar dinheiro lá. Muitos lugares aceitam euro, porém, na maioria das vezes, o câmbio assim é bastante desfavorável.
Parabéns pelo post, bem completo. Me ajudou bastante no roteiro.
De nada! =)
Achei muito legal as dicas ja estive em.Praga e karlov wary São cidades lindas. Vou de novo em outubro e vou até Cesk kromolov. Obrigada pelas dicas.
De nada Maria! <3
Luiza, estou pesquisando pois eu e meu marido estaremos visitando o chamado Leste Europeu e Cesky Crumlov está incluida em nosso roteieo. Gostei muito de suas informações detalhadas. Obrigada,
Abraços, Zilda
=D
Achei de muita valia as dicas. Agora te descobri , vou te seguir. Abraço
Olá, Luiza.
Tenho seguido seus comentários e dicas aqui no “360meridianos”, que estão me ajudando muito na hora de planejar minhas viagens. Compartilho com você essa ansiedade por viajar e conhecer o mundo todo.
Em maio de 2017 farei uma viagens pelas capitais, e redondezas, dos países turisticamente conhecidos como do Leste Europeu. E Cesky Krumlov está no meu roteiro.
Obrigada por dividir conosco suas experiências.
Abraços.
Que legal Julieta! Boa viagem =D
Oi Luiza, estamos indo para a Alemanha e República Tcheca neste mês e gostaria de algumas informações, por favor.
Vamos a Praga, Karlov Vary e Cesky Krumlov na RP e vi que vc recomendou o ônibus, vc sabe alguma coisa sobre ir de van? Infelizmente as suas fotos não abriram no meu iPad, mas vi que vc recomendou um site tb para escolher a melhor opção de transporte, só que ele só está em tcheco, é isso mesmo?
Obrigada
Angela
Oi Angela,
Não fiz nenhum trajeto com van, então não posso te dizer se é recomendável!
O site tem uma versão em inglês ou você pode usar o google tradutor, se tiver o Chrome.
Abraço
Parabéns Luiza!!! dicas maravilhosas!!!estarei em Cesky Krumlov dia 25/06,com certeza suas dicas nos ajudou muito. Obg
=D
Estava esperando ansiosa esse post…kkkk
Maravilhoso como os outros! Vou usar todas as suas dicas ?
Bjao
<3
Já entraram os outros!