fbpx

O que fazer em Colmar, França: roteiro de 1 ou 2 dias

Nesse texto você descobre o que fazer em Colmar, com um roteiro de 1 ou 2 dias pela cidadezinha que é famosa pela suas casas coloridas e feira de Natal.

Com 67 mil habitantes, cercada de vinícolas, cruzada por rios, Colmar foi poupada da destruição da Revolução Francesa, da guerra Franco-Prussiana, e da Primeira e Segunda Guerras Mundiais. O resultado disso é que o centro histórico da cidade é uma verdadeira joia com mil anos de história: lindo, bem conservado, homogêneo e fácil de caminhar.

Quantos dias ficar em Colmar?

Colmar, apesar de pequena, é considerada a capital dos vinhos da Alsácia e também é um destino famoso para quem quer visitar feiras de Natal. Enquanto a vila em si rende 1 ou 2 dias de passeio no máximo, ela serve como base para visitar outras outras vilas e aldeias da região.

Se você está na dúvida se deve usar Estrasbugo ou Colmar como base para seu roteiro pela região da Alsácia, recomendo ler esse texto Estrasburgo ou Colmar: Qual escolher?

o que fazer em colmar frança

O que fazer em Colmar em 1 dia

A atividade principal em Colmar é caminhar pelo centro e explorar a seu gosto: seja comendo, bebendo, comprando, tirando fotos ou passeando de barco.

Basicamente todas as ruas e ruelas, praças e canais tem seu charme: uma casa histórica de cada cor ou um detalhe de construção que te faz querer ficar um tempão observando.

Abaixo, listei as principais atrações de Colmar para incluir no seu roteiro.

Início do Roteiro em Colmar

Ao sair da estação de trem, comece sua caminhada em direção à Little Venice. No trajeto, o Parque do Campo de Marte é pequeno, bastante agradável.

Uma opção alternativa é começar seu dia com um Free Walking Tour por Colmar. Isso garante que você conheça mais sobre a história e curiosidades da cidade, pagando apenas a gorjeta ao guia no final do passeio.

o que fazer em colmar França praça

Fotografe a Little Venice

O cartão-postal de Colmar é uma área de canais, que antigamente eram usados pelos ricos mercadores locais e hoje é criativamente chamada de “Little Venice”, ou Pequena Veneza.

o que fazer em colmar frança
Little Venice em Colmar

O nome original do bairro é Krutenau, a região onde produtores de vinho viviam, no entorno do canal Lauch.

Não deixe de ver a vista das pontes des Écoles, Turenne e Saint-Pierre. Também é possível fazer passeios de barco no canal na época do verão.

Caminhe pelas ruas do Quai de la Poissonnerie e Quartier des Tanneurs

Após explorar a Pequena Veneza, passeie pelo Quai de la Poissonnerie e Quartier des Tanneurs. Esses distritos são o coração da antiga cidade e são onde ficam prédios coloridos em enxaimel típicos da Alsácia.

O Distrito dos Pescadores (Quai de la Poissonnerie), era o bairro onde os pescadores e barqueiros de Colmar viviam. Tratava-se de uma corporação rica, por isso as casas são tão diversas e coloridas. Boa parte das construções em enxaimel foram restauradas no final dos anos de 1970.

Já o Distrito dos Tanoeiros também tem casas de enxaimel dos séculos 17 e 18. Eram onde ficavam as famílias dos curtidores de couro. Também tem casas bem conservadas e muito coloridas.

Permita-se se perder nessa região. Rue Des Tanneurs e a Rue des Marchands são alguns dos destaques.

o que fazer em colmar frança distrito fishermonger

Marché Couvert Colmar

Ao seguir a caminhada, visite o Marché Couvert Colmar. Embora pequeno, esse mercado municipal é um convite para conhecer a culinária local. Desde queijos frescos a pães artesanais, é uma experiência saborosa, e uma pausa ideal na hora do almoço.

o que fazer em colmar frança

Encante-se com o Centro Histórico

Siga para a Place Ancienne Douane, uma praça que representa a rica história comercial de Colmar. Lá estão o Koïfhus, um prédio construído em 1480, que foi um centro comercial importante em sua época e atualmente sedia exposições e eventos culturais. E a Fontaine Schwendi, uma fonte histórica de com uma escultura do artista Auguste Bartholdi.

Nessa região, você vai achar mais ruas animadas, com várias lojas e casas históricas. A Gran Rue e todas as travessas que a cortam são imperdíveis.

Entre os prédios, um dos destaques é a Maison Pfister, uma casa de dois andares do século XVI, conhecida por suas belas pinturas e esculturas em madeira.

o que fazer em colmar frança
Maison Pfister

Procure também pela Adolph House, uma casa construída em 1350 e considerada a mais antiga de Colmar!

Igreja de São Martin e Igreja Dominicana

Seguindo pela Rue de l’Eglise, você chegará até a Place de la Cathédrale, onde está a Igreja Colegiada de São Martin. Esta igreja gótica do século XIII é famosa pelos seus vitrais e torre com domo em formato de lanterna.

Conclua sua jornada com uma visita à Igreja Dominicana, famosa pelo retábulo “A Virgem no Roseiral”, uma obra-prima do estilo gótico alemão.

Museus em Colmar

Se tiver com tempo, vale a pena acrescentar um dos museus de Colmar no seu roteiro:

O Museu Unterlinden é um destaque: abriga uma ampla coleção de artes decorativas e pinturas de artistas renomados, incluindo Renoir e Picasso.

Outro que vale a pena visitar é o Museu Bartholdi. Ele é dedicado ao artista local Frédéric Auguste Bartholdi, mais conhecido como o escultor da Estátua da Liberdade em Nova York.

O Museu do Chocolate oferece uma viagem pela história do doce e também oferece a oportunidade de você criar a sua própria barra de chocolate, numa oficina de técnicas chocolatier. É necessário reservar com antecedência.

Finalize seu dia com um jantar em um dos restaurantes locais, talvez na Grand Rue, que é cheia de opções gastronómicas.

Imagem de uma mulher vestindo um casaco vermelho com blusa listrada em preto e branco em uma rua na Alsácia, França

O que visitar em Colmar em 2 dias

Para quem fica uma noite em Colmar, pode aproveitar o segundo dia para visitar os arredores da cidade. Algumas sugestões abaixo.

Vinícolas e Prova de Vinhos em Colmar e arredores

Uma opção dentro da cidade é a Boutique La Cave Wolfberger, que conta com salas de provas de vinhos, com degustações que custam a partir de €8 por pessoa.

Também dá para fazer um tour guiado (francês ou inglês) por Colmar que incluí degustação de vinho e explicações sobre as uvas e cultura da Alsácia.

Para quem quer ver os vinhedos e as caves, algumas opções são:

Vale a pena conferir o mapa com todas as vinícolas que ficam nos entornos da cidade.

Passeio de Bicicleta até Eguisheim

Eguisheim é uma vila bem pequena que fica a cerca de 7 km de Colmar, sendo um passeio comum para fazer de bicicleta nos meses menos frios.

Não há transporte público até Eguisheim fora da alta temporada, de forma que, a não ser que você tenha um carro, terá que contratar um tour para fazer esse passeio.

Uma opção de passeio é esse tour por Eguisheim e Turckheim + Degustação de vinhos. O passeio dura uma tarde e inclui as duas vilas e uma adega.

Onde se hospedar em Colmar?

Todas as opções de hospedagem abaixo ficam no centro histórico de Colmar, bem localizadas.

Mercado de Natal em Colmar

Colmar inteira se transforma no inverno, com 7 mercados de natal espalhados pelo centro da cidade. Os mercados funcionam entre 23/24 de Novembro a 23/24 de Dezembro. Visite o site oficial para ver mais detalhes sobre o evento natalino.

Todos tem entrada gratuita. São eles:

colmar mercado de natal
  • Children’s Christmas Market – Petite Venice
  • Christmas trees market
  • Christmas market – Place des Dominicains
  • Christmas Market – Place Jeanne d’Arc
  • Christmas market – Place de l’Ancienne Douane
  • Handcraft christmasmarket – At the Koïfhus
  • Christmas by Biergarten

Quer saber mais sobre as tradições do Natal na Europa? Veja quais Mercados de Natal

Se você quer conhecer Mercados de Natal nas aldeias nos arredores de Colmar, para uma experiência mais intimista, esse passeio é uma ótima opção. Dá para conhecer os mercados e decorações natalinas de Riquewihr, Eguisheim e um terceiro povoado.

Como chegar em Colmar, França?

A opção mais fácil para explorar Colmar e toda a Alsácia é alugando carro. Nesse texto, explicamos mais sobre aluguel de carro na França.

Para quem quer se locomover com transporte público, de Estrasburgo, há um trem regional expresso que leva cerca de uma hora até Colmar

o que fazer em colmar frança rua

Recomendo que você dê uma olhada no meu post com um roteiro de 4 dias pela Alsácia, onde também explico como economizar na compra do bilhete.

A viagem entre as duas cidades é bastante fácil, logo Colmar foi escolhida como um bate-volta para os nossos 4 dias em Estrasburgo.

Caso você queira conhecer as vilas no entorno, vai precisar alugar um carro ou uma bicicleta.

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (4 votes)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Sou Jornalista e Escritora, já escrevi mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Atualmente moro na Inglaterra, quando não estou viajando. Já tive casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitei mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários sobre o texto “O que fazer em Colmar, França: roteiro de 1 ou 2 dias

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.