Onde ficar no Cânion do Xingó? Quinto maior cânion navegável do mundo, o Xingó está na divisa do Sergipe com Alagoas, a 230 km de Aracaju, a porta de entrada mais próxima do atrativo. Falarei em outros textos sobre o planejamento da viagem em si. Neste, o objetivo é escolher a hospedagem numa área linda do nosso nordeste.
Índice do Conteúdo
Pousadas em Xingó: onde se hospedar?
A resposta deveria ser simples, mas acabou se tornando numa das minhas maiores dúvidas durante o planejamento da viagem.
Numa ponta fica Canindé de São Francisco, do lado sergipano. É de lá que partem muitos dos catamarãs; é lá que estão algumas das prainhas mais famosas da região.
- Veja também: Lampião, Maria Bonita e a história do Cangaço
- Piranhas, Alagoas: o que fazer na capital do Xingó
Canindé de São Francisco
Atravesse a ponte que separa os dois estados, cruzando o Velho Chico, e siga por mais 20 quilômetros. Pronto! Você está em Piranhas, cidade de Alagoas que também fica às margens do São Francisco, mas que é muito mais interessante que Canindé.
É que Piranhas é um destino turístico por si só, independente dos cânions. Está repleta de casinhas coloridas, igrejas, alguns museus e dois mirantes, conjunto que fez com que o centro histórico da cidade fosse declarado Patrimônio Nacional pelo IPHAN. Fundada no final do século 19, Piranhas é a terra onde Lampião e seu bando encontraram seu fim, o que faz da Rota do Cangaço outra atração local. Por isso, não tenha dúvidas: é melhor se hospedar em Piranhas.
Passe pelo menos uma noite em Piranhas, mas não tenha medo de ficar duas, caso tenha tempo de sobra no roteiro. É a melhor maneira de conhecer tudo que a região oferece. O bate-volta de Aracaju até existe, mas, numa boa, eu só recomendaria em último caso.
Piranhas do alto do Mirante do Século 19
Onde ficar no Cânion do Xingó: hotéis em Piranhas
Agora que você já decidiu a cidade, é importante também delimitar a região da hospedagem. E a resposta é fácil: fique hospedado no centro histórico de Piranhas. Assim você poderá conhecer tudo a pé e aproveitar os bares e restaurantes locais, após o passeio de barco.
Abaixo falaremos, com detalhes, de cinco hotéis e pousadas em Piranhas, a capital turística do Cânion do Xingó:
- A Pousada Maria Bonita tem quartos simples, mas é perto de tudo e tem vista para o rio.
- A Pousada Porto de Piranhas também tem vista para o Velho Chico.
- O Pedra do Sino Hotel tem uma vista espetacular da cidade, piscina e preços com bom custo/benefício, mas está no fim de uma longa escadaria e ao lado de um dos mirantes. É uma boa para quem está de carro. Ou disposto a escalar a escadaria.
- O Dunen Hotel é uma alternativa nova e bem localizada.
- Também por ali está a Pousada O Imperador, uma das mais bem avaliadas da cidade, segundo os comentários do Booking.
Importante: como são poucos hotéis e a cidade lota em feriados, não deixe para reservar na última hora.
Piranhas, no centro histórico
Onde ficar no Cânion do Xingó: pousadas em Canindé de São Francisco
Piranhas é uma opção melhor, mas não faltam pousadas em Canindé de São Francisco. Uma praia de rio e vários bares são alguns dos atrativos da cidade. Ficar por ali pode ser um pouco mais barato, além de ser a opção para quem viaja de última hora e encontra todos os hotéis de Piranhas lotados.
Se resolver ficar em Canindé, segue uma lista de pousadas e hotéis no lado sergipano do Xingó:
- Xingó Parque Hotel & Resort – Único resort da área. Tem piscina grande, com toboágua, o que acaba atraindo muitas famílias. Estacionamento gratuito e bom café da manhã.
- Pousada Rekinty – Elogiada pela localização. É uma das pousadas de Canindé de São Francisco mais reservadas.
- Pousada Vitória – Outra boa opção de pousada em Canindé.
Airbnbs em Piranhas e Canindé de São Francisco
Que tal não se hospedar num hotel ou pousada, mas numa casa? Ficar num Airbnb no Cânion do Xingó é uma forma de se sentir um morador da região. Você perde o café da manhã, mas ganha em experiência!
É também uma boa escolha para quem viaja em grupos maiores, como famílias, já que a hospedagem pode ficar bem mais barata. Algumas opções:
- Casa aconchegante próxima ao rio São Francisco, no centro histórico de Piranhas.
- Casa em Piranhas, com três quartos e ótima localização.
- Casa da Jacy, outra alternativa com três quartos em Piranhas
- Meu Aconchego, uma casa inteira, novinha e muito bem avaliada em Piranhas
- Casa em condomínio fechado em frente ao Rio, em Canindé de São Francisco
Devo alugar um carro para ir ao Cânion do Xingó?
Pode ser a melhor opção, tanto para percorrer os atrativos da região quanto para economizar no deslocamento, principalmente para quem viaja em grupo.
Foi o que fizemos: alugamos um veículo em Aracaju. As estradas estavam boas – convém apenas ficar atento, porque há grande quantidade de animais na pista. Bodes principalmente.
Vai alugar um carro? Não deixe de ler nosso guia para reservar um veículo com os melhores preços e cobertura do seguro.
Amei o Post. Parabens!
Sensacional!
Continue realizando esse trabalho tão importante que faz da vida das pessoas mais felizes.