Tags:
Atlas: Lisboa, Portugal

Onde ficar em Lisboa: dicas dos 5 melhores bairros

Quer saber onde ficar em Lisboa? A cidade é, provavelmente, uma das capitais mais baratas da zona do euro. Um viajante econômico consegue se virar por lá com menos de 50 euros por dia. Turistas de luxo podem ostentar e gastar só uma fração do que gastariam, por exemplo, em Paris. Como a hospedagem é a chave de qualquer orçamento, é importante encontrar um lugar que combine com o seu bolso e seu estilo de viagem. Nós já estivemos lá diversas vezes e acumulamos várias dicas de hospedagem da cidade. Veja abaixo algumas opções de bairros e saiba onde ficar em Lisboa.

Vai viajar para Lisboa? Confira nossas várias dicas sobre a cidade:
O que fazer em Lisboa: roteiro de 3 dias
7 ideias de bate-volta a partir de Lisboa
Como ir de Lisboa para Porto: o mais rápido, o mais barato e outras dicas
Como ir do aeroporto de Lisboa para o centro

Dica importante: O Seguro de Viagem é obrigatório na Europa e importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e com cupom de desconto.

Onde ficar em Lisboa: Bairros do centro histórico

Onde ficar em Lisboa - Centro

O centro é de longe a melhor opção de hospedagem em Lisboa, e também a região com maior número de hotéis da capital portuguesa. O lugar recebe milhares de turistas com os mais variados orçamentos, que buscam ficar bem no meio do burburinho da cidade. Não importa se você é um viajante cinco estrelas ou um mochileiro que vende o almoço pra comprar a janta. O centro tem um lugar para você.

Encontre hotéis no centro de Lisboa

O centro está dividido em vários bairros menores. Listamos alguns deles abaixo:

  • Rossio

Onde ficar em Lisboa: Rossio

Foto: Sean Pavone / Shutterstock.com

É a região mais central da cidade. Ficando no Rossio você vai estar perto dos principais pontos turísticos, da vida noturna e também da Estação Rossio, de onde partem trens para Sintra, um bate e volta comum entre os viajantes em Lisboa. O Rossio também é atendido pela linha verde do metrô.

É uma região agitada, local de passagem de centenas de lisboetas que seguem para o trabalho. Por isso, é um ótimo lugar para ter contato com a vida local. Além da estação, outra importante referência da região é a praça D. Pedro IV, mais conhecida como Rossio, um belo espaço cercado de prédios históricos.

As hospedagens no Rossio possuem uma ampla variação de preços. É possível encontrar desde camas em dormitórios a 10 euros até hospedagens 5 estrelas, como o Altis Avenida Hotel. E mesmo esse luxuoso hotel ainda possui diárias acessíveis, a partir de 175 euros para o casal. Na região da Av. Liberdade também já experimentamos o quatro estrelas TURIM, com diárias a partir de 65 euros.

Encontre hotéis em Rossio

  • Chiado e Bairro Alto

Onde ficar em Lisboa: Bairro Alto

Foto: Martin Lehmann / Shutterstock.com

Com ruas estreitas de pedra, casas e prédios históricos, vida noturna agitada, restaurantes típicos e comércio local, essa região é, ao lado de Alfama, um dos melhores lugares para sentir a Lisboa tradicional. Chiado e Bairro Alto são bairros vizinhos, separados pela Praça Luís de Camões. O primeiro é mais agitado e boêmio e o segundo possui mais opções de restaurantes. Mas não se preocupe: é possível passar facilmente de um para o outro com uma curta caminhada. A região também é repleta de casas de fado, museus, cafés e teatros.

Apesar do ar tradicional, a área também possui locais para compras, como brechós, lojas de decoração, de roupas modernetes ou mesmo marcas internacionais, como a Zara. Muitas opções com precinho camarada, como é comum em Portugal.

O Chiado costuma ser a região preferida dos turistas que buscam hospedagem em Lisboa. Ali você fica perto de tudo e percorre todo o centro histórico a pé, se tiver fôlego e disposição. Foi ali que fiquei, no hostel Lisbon Lovers, localizado em frente a um belíssimo miradouro. Outra boa sugestão ali é o hotel favorito da Luíza, o PH in Chiado. Porém, é possível encontrar também opções menos econômicas. Tem para todos os bolsos.

A área é servida por três elevadores: o da Glória, da Bica ou pelo do Carmo. Esse último, aliás, fica ao lado do Convento do Carmo e oferece uma vista maravilhosa do centro, do Castelo de São Jorge e do Tejo.

Encontre hotéis em ChiadoEncontre hotéis em Bairro Alto 

  • Alfama e Castelo

Onde ficar em Lisboa : Alfama

Foto: Neirfy / shutterstock.com

O Alfama é repleto de história e tradição. As ruelas labirínticas e becos charmosos, as escadinhas, as casas populares, janelas e sacadas com roupas secando no varal. Essa foi a região que mais me encantou no meu passeio por Lisboa. Tem um ar de cidade do interior, onde o tempo não existe e todas as tradições ainda são vivas e fazem parte da vida das pessoas. É comum que tenha feiras e festas populares pelas ruas desse bairro.

No Alfama estão algumas das mais tradicionais casas de Fado de Lisboa. Se você tiver sorte, vai ouvir até mesmo pessoas entoando o ritmo no meio das ruas. O bairro também é a casa do Mirante Santa Luzia, um dos mais famosos da cidade, e da Catedral da Sé.

A localização é um pouco pior que a do Chiado, mas eu fui e voltei de Alfama a pé. O bairro, aliás, é próprio para ser explorado em uma caminhada. As ruas estreitas tornam difícil – em alguns pontos, impossível – a circulação de veículos.

Encontre hotéis em Alfama

Já pensou em ficar pertinho de um castelo medieval, em um dos bairros mais antigos de Lisboa? Ao lado do Alfama, o Castelo é considerado o berço da cidade. As ruas da região são bem estreitas e as casas ainda preservam grande parte da arquitetura medieval, com brasões pregados nas portas. Tudo isso coroado pelo Castelo de São Jorge.

Encontre hotéis no Castelo

Onde ficar em Lisboa: Bairros fora do centro

  • Belém

Onde ficar em Lisboa : Belem

Foto: Andre Goncalves / shutterstock.com

É ali que ficam algumas das maiores atrações da cidade, como a Torre de Belém ou o Mosteiro dos Jerônimos. O bairro é lindíssimo e muito tranquilo. Apesar disso, pense duas vezes antes de pegar uma hospedagem por lá, pois você vai ficar isolado das atrações do centro. Só recomendo para quem já conhece Lisboa e planeja uma viagem mais relaxada, sem perambulação por pontos turísticos ou noites de balada.

Encontre hotéis em Belém

  • Parque da Nações

Onde ficar em Lisboa : Parque das Nações

Foto: Tamas Gabo / shutterstock.com

Outra região afastada do centro, o Parque das Nações é repleto de áreas verdes e construções mais modernas. Muitos hotéis de rede ficam por ali. É uma boa opção para quem quer acesso rápido ao aeroporto, com a Estação Oriente, ou quem vai a negócios. A região é agradável e também possui boas opções de cafés, restaurantes e bares abertos até de madrugada.

Encontre hotéis no Parque das Nações

Onde já ficamos: dicas de hotéis e hostels em Lisboa

Já ficamos em diversos hostels em Lisboa citados ao longo do texto. No Bairro Alto, já ficamos no lindo Grapes & Bites e no Lisbon Lovers. No Chiado, já experimentamos o PH in Chiado (o quarto privativo também é excelente). E na baixa, perto da Rua Augusta, tem o Yes! Hostel, um hostel que já até ganhou como melhor do mundo!

Para quem prefere ficar num hotel, nós já experimentamos também o Inspira Santa Marta Hotel, que tem 4 estrelas e muita preocupação com sustentabilidade. O Inspira não fica na região da Av. Liberdade, com fácil acesso ao metrô e também ao centro da cidade. Leia aqui a review completa.

Onde ficar em Lisboa: outras regiões

Se nenhuma das regiões citadas no post te agradou, faça sua própria pesquisa no Booking.com.

Existem bairros que não estão citados nesse post mas que são boas opções de hospedagem em Lisboa também. Por exemplo, Príncipe Real, Lapa, Estrela e Arroios são bons bairros.

Ao fazer sua reserva a partir dos links listados neste post, o blog ganha uma pequena comissão. Essa é uma forma de ajudar o 360meridianos, mas você não paga nada a mais por isso. Para mais detalhes, veja as políticas do blog.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Natália Becattini

Já chamei de casa a Cidade do Cabo, Chandigarh, Buenos Aires e Barcelona, mas acabo sempre voltando pra minha querida BH. Gosto de literatura, cervejas, música e artigos de papelaria, mas minha grande paixão é contar histórias. Por isso, desde 2011 viajo o mundo e escrevo sobre o que vi. Também estou no blog sobre escrita criativa Oxford Comma e compartilho minhas impressões de mundo também no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

71 comentários sobre o texto “Onde ficar em Lisboa: dicas dos 5 melhores bairros

  1. Ola Natália,
    a hospedagem em Lisboa já não está assim tão barata, porque a procura de turistas explodiu desde 2014. Mas ainda tem muita opção – e a maior parte delas continua mais acessível do que muitas capitais europeias. A sua escolha de lugares continua certeira.

    1. REalmente, houve um grande aumento de preços por lá, mas ainda acho uma relação custo/benefício melhor do que no resto da Europa Ocidental… Obrigada por comentar! 🙂

      Abraços

  2. Olá Natália, estou amando seu blog.
    Viajo para Portugal por 3 dias e ficarei em Lisboa com minha avó que tem 86 anos e está super bem de saúde e gostaria de levá-la para Fátima e Nazaré. O que vc sugere? Pensei em alugar um carro no aeroporto e ir direto até Fátima e Nazaré, dormir em Nazaré e retornar para Lisboa. Estou em dúvida sobre fazermos um tour para estas cidades do interior com uma agência, bate-volta. Vc recomenda alguma? O que acha mais tranquilo?

    obrigada, abraços!

  3. Oi Natalia,
    Tudo bem? Tou pensando em viajar para Madrid ou Barcelona. Qual das duas voce sugere para compras baratas e boas e melhor para ferias de Pascoa. Obrigada pela atencao.

    Abracos,

    Aurora

    1. Aurora, todas as duas têm bons shoppings e lojas. Madrid tende a ser mais barata que Barcelona, mas não sei se para compras há muita diferença de preço entre as duas. Desculpa, não sou muito de comprar…

      Abraços

  4. Olá Natália,
    Irei pra Lisboa no proximo agosto. Uma amiga sugeriu ficar no bairro da Graça.. É perto do centro? é um bom lugar pra quem quer andar a pé e também ir de trem para Sintra?
    Grata
    Abraços

  5. Olá. Pretendo visitar Portugal por 10 a 15 dias. Como sou professora, gostaria de ir em um período de férias escolares. Poderia sugerir qual a melhor data (com tarifas mais baixas). Outra dúvida: qual o melhor bairro para procurar um hotel de 3 ou 4 estrelas, visto que minha viagem é de interesse cultural (museus por exemplo)e vou acompanhada de meu namorado. Grata!

  6. Oi ,vou em outubro deste ano fazer o caminho de Santiago,terei 20 dias e comecarei do Porto ,mas vou aterrisar em Lisboa e ficarei 3 dias.O centro historico seria um bairro legal par hospedagemcx

  7. Olá Natália,
    Parabéns pelo blog. Estou indo no final de maio para Portugal, ficar perto da estação de trem Santos. O bairro é Santos mesmo? Você conhece?
    Obrigado!

  8. Natália,

    Poderia me sugerir algum bairro para quem pretende morar em Portugal? Estarei em Abril, penso em ficar uns 3 dias no bairro do centro ( fazer turismo), mas queria também ficar alguns dias em um bairro mais residencial, onde num futuro eu poderia morar e ficar perto do trabalho. Sei que a questão do trabalho e relativo, porque se gostar da cidade só irei no final de 2018. Espero que possa me ajudar. Obrigada,

  9. Olá Natália… estou indo pra Lisboa em julho e pretendo ficar no Estoril, pertinho das praias… será que essa é uma boa opção? as praias costumam ficar muito lotadas nessa época? o que vc recomenda?

    1. Olá Marcos, não conheço a região. Sobre ser uma boa opção, depende do que você busca, né? Se quer praia, provavelmente sim…

      Abraços!

  10. Olá, já estou com passagens compradas e apartamento alugado para o bairro da Ajuda (Junho/2017). Este bairro tem fácil acesso aos meios de trasporte e Centro? Para ir a Algarve fica inviável? Quanto ao seguro é obrigatório fechar?

    1. Camila, seguro de viagem é obrigatório para viajar para a Europa. Lisboa é bem servida de metrô e ônibus, então é fácil chegar ao centro sim.

      abraços!

  11. Olá, boa noite! Vou com meu marido dia 01 de fevereiro passar 10 dias , Lisboa ate Porto com carro alugado. Gostaria de saber qual melhor bairro, bom e barato pra ficarmos hospedados em hotel nos primeiros dias? Agradeço desde já.

    1. Anita, não há um melhor bairro. Todos tem suas vantagens e depende do que você quer: se estar no centro, perto de tudo, num bairro mais moderno, porém mais afastado (pode ser uma opção pra quem tá de carro), etc. Você pode ler o post e escolher o que se encaixa melhor no seu perfil e tipo de viagem de acordo com as dicas que eu passei, ok?

      Abraços!

  12. Olá Natalia.

    Estou indo á Lisboa em Março de 2017 e ficarei 6 meses, gostaria que, se possível, me dissesse de bairros próximos á Universidade de Lisboa onde estudarei. Quais ficam próximos da universidade e terei opções de academias, mercados, etc.

    Grata pela atenção.

    1. Drica, como só estive em Lisboa a turismo não estou apta a dar dicas sobre onde morar lá, já que os propósitos mudam. Desculpa por não poder ajudar.

  13. Olá meu marido e eu estamos indo a Lisboa no próximo ano bem no começo de junho.gostaria de saber se a temperatura e agradável nessa época…e algumas sugestões de onde ir..estou bem indecisa se faço pacote com uma agência ou se vamos com a cara e coragem descobrindo lugares…o que sugere?

    1. Adriana, em junho faz bastante calor..

      Eu prefiro viajar por conta própria pois, além de ser mais barato, me dá mais liberdade, mas isso vai do estilo de cada um..

      Abraços

  14. Gosto muito do seu blog, por favor, passaremos por Lisboa por 3 dias em Julho/17, estaremos meu marido, meu filho de 10 anos e eu. Gostariamos de ficar em um bairro seguro e com facil acesso a metro, tanto para o centro como para o aeroporto. Qual sua sugestao?

  15. Bom dia,

    Gostei muito da perspectiva do blog, porém, tenho uma dúvida…

    Estou indo no começo do próximo ano, estudar na Universidade Niova de Lisboa, porém, queria saber um bairro pra morar que não fosse tão longe da universidade, nem tão caro.

  16. Olá! Minha sobrinha está indo em outubro estudar em Lisboa, o local aonde ela vai estudar é Campolide.

    Ainda não conseguiu alugar um quarto e ela vaificar 6 meses, você pode me ajudar?

  17. Deparei-me por acaso com esta página; uma feliz coincidência, posto que busco dicas para uma possível viagem a Lisboa. Muito informativa e feito com cuidado e carinho. Abraços.

    PS Agradeço que sempre que tenham boas dicas novas de Portugal (lugares e preços) me enviem por e-mail, se não for pedir muito, é claro.

  18. Gostei das dicas, o Centro Histórico é o lugar pra ficar…. mas eu procuro alojamento para um período de três meses em função de um intercâmbio… haveria lugares no Centro com essa perspectiva?

  19. Parabéns pelo Blog! Eu e meu marido estamos nos mudando para Lisboa em Abril de 2016. Fiz inúmeras buscas em sites de imóveis, mas ainda tenho dúvidas. Vocês teriam dicas de bairros(Localidades) para se morar, que tivessem bom acesso ao Centro de Lisboa, mas que também tivessem um bom preço? Obrigada!

  20. Gostaria, se for possível, de uma informação: em qual desses bairros se encontra a Universidade Aberta? Tenho que ir para um congresso e não consigo achar um mapa com nomes de bairros.

  21. Nátália, boa tarde.

    Primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog, muito bem organizado e elucidativo.

    Bom, estamos indo a Lisboa dia 24 de dezembro deste ano, e ficaremos 4 dias, gostaríamos de conhecer os principais pontos turísticos, somos dois casais na faixa etária de 28 anos.
    Perguntas:
    Teremos o que fazer no Natal?
    Como funciona a cidade no feriado de Natal?
    O que fazer?

    Desde já, agradeço pela atenção.

      1. Olá Theresinha, difícil dizer qual o mais simpático. Todos esses bairros que eu listei são bons. Você tem que ler com calma e escolher o melhor para você.

        Abraços!

    1. Olá Marcela, não existe melhor, existe o que é mais conveniente para você. Todos têm vantagens e desvantagens. Alfama é bairro popular, nada luxuoso, se é isso que você procura, mas é lindinho e seguro. Belém é “chique”, porém é longe do centro. Leia o texto com atenção e veja qual localidade você mais se identifica.

      Abraços

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.