Tags:
Atlas: Alemanha, Munique

Onde ficar em Munique: dicas de hotéis e bairros

Vamos decidir onde ficar em Munique? Se você gosta de cerveja, provavelmente é doido para fazer uma viagem para essa cidade da Alemanha. E de preferência durante a Oktoberfest, claro. A maior festa da cerveja do mundo exige planejamento, afinal as vagas nos melhores hotéis se esgotam com meses de antecedência.

Veja também: Tudo sobre o Oktoberfest em Munique
O que fazer em Munique: principais atrações
Dica de seguro de viagem com desconto

O mapa abaixo mostra os 25 bairros de Munique. O número 1 é o centro da cidade, os distritos Altstadt-Lehel. É ali que ficam os pontos turísticos mais importantes. A partir daí, a lógica é a mesma de quase toda grande cidade – quanto mais afastado do número 1, mais distante das atrações você estará. A tendência é que os preços dos hotéis caiam com o aumento da distância, mas é possível achar opções econômicas mesmo perto do centro.

Neste texto, falaremos dos seguintes bairros para se hospedar em Munique:

  • Altstadt-Lehel
  • Hauptbahnhof
  • Theresienwiese
  • Au-Haidhausen
  • Maxvorstadt
  • Schwabing-Freimann

Onde ficar em Munique, Alemanha

Onde ficar em Munique: Altstadt

Eu já falei que esse é o Centro Histórico, mas se você não acredita, veja a tradução da palavra Altstadt, que nada mais é que Cidade Velha, em alemão. Se você quer ficar bem localizado mesmo em Munique, basta procurar pela Marienplatz, a praça mais importante da cidade, fundada em 1158.

munique, alemanha

Foto: Thomas Wolf, Wikimedia Commons

É na região da praça que fica o prédio da prefeitura e a Igreja de São Pedro, que tem quase mil anos de idade! A estação de metrô Marienplatz é uma dos mais movimentadas de Munique, o que torna fácil o deslocamento. Também não faltam restaurantes e cervejarias por ali.

Nessa área, duas opções muito procuradas são o BEYOND by Geisel e o Louis Hotel.

Veja aqui opções de hospedagem em Altstadt

Onde ficar em Munique: Hauptbahnhof

Vamos continuar com as aulas de alemão do Google Translate? Jogue Hauptbahnhof lá e você vai descobrir que se trata da estação central de trens. A Hauptbahnhof de Munique recebe 450 mil passageiros por dia, que se movimentam não apenas pela cidade, mas também por outros destinos da Alemanha. Por isso, é provável que você passe por essa estação, seja ao chegar ou ao deixar Munique.

Onde ficar em Munique, Alemanha

Foto: Wikimedia Commons

Além disso, a Hauptbahnhof não está longe do centro da cidade. Lembra do nosso mapinha de Munique? A estação central fica no número 2, também chamado de Ludwigsvorstadt-Isarvorstadt. Como é comum em regiões de estações de trens e rodoviárias, essa não é a parte mais bonita da cidade. Mas também passa longe de ser feia ou perigosa.

O entorno da Hauptbahnhof concentra alguns dos hostels de Munique, como o Euro Youth e o THE 4YOU.

Veja aqui opções de hotéis em Munique perto da Hauptbahnhof 

Onde ficar em Munique: Theresienwiese

Também dentro do número 2 no mapinha fica a Theresienwiese, outra das praças de Munique. E você nem precisa mandar bem no alemão para perceber que esse nome tem alguma coisa de Theresa. Para sermos mais exatos, a Theresa de Saxe-Hildburghausen, que se casou nessa praça com o Rei Luís I, em 1810. Assim nasceu a primeira Oktoberfest, que nada mais foi do que uma festa de casamento.

Oktoberfest

Por falar na Oktoberfest, essa praça é uma ótima opção para quem pretende conhecer Munique durante a festa, afinal você vai poder voltar para o hotel andando depois da bebedeira! É lógico que esse benefício tem o custo de diárias nem tão interessantes assim. Então, vai o conselho mais importante que alguém pode te dar sobre a Oktoberfest: reserve seu hotel rápido. O quanto antes, melhor para você. Aquela história de que você precisa reservar uma mesa para participar da festa é conversa fiada. Mas os quartos disponíveis nos hotéis realmente acabam meses antes do evento, pode acreditar.

Por ali, boas opções são o MK | hotel münchen city e o Hotel Seibel.

Veja aqui opções de hospedagem perto da Theresienwiese

Onde ficar em Munique: Au-Haidhausen

No mapa de Munique, a região Au-Haidhausen é o número 5. Ou seja, pertinho das principais atrações turísticas – poucas estações de metrô e você estará lá. Esse bairro tem história: muitas das cervejarias mais famosas de Munique ficavam ali. Além disso, foi nessa região que ocorreu a primeira tentativa de assassinato de Adolf Hitler. No fim da Segunda Guerra, poucos prédios dessa parte da cidade ainda estavam de pé. Isso fez com que toda a região fosse reconstruída, se tornando uma das mais concorridas áreas residenciais da cidade.

Nós ficamos nessa região, perto da estação Rosenheimer Platz. Encontramos um bairro agradável, bonito e residencial. Existem muitas opções de hotéis por ali, o que faz dessa uma opção interessante de hospedagem. Por ali, duas opções tradicionais são o Novotel München City e o Holiday Inn Munich City Centre.

Veja aqui hospedagem em Munique em Au-Haidhausen

Onde ficar em Munique: que tal fora da cidade?

Não, eu não estou doido. É lógico que o ideal é ficar dentro de Munique. Mas, por outro lado, eu sei muito bem o tamanho da dificuldade que é achar um quarto de hotel disponível durante a Oktoberfest. Se você faz questão de participar da festa, mas já não acha mais opções de hospedagem dentro da cidade, saiba duas coisas: 1) você não é o único; 2) Mmita gente resolve esse problema ficando em cidades menores, a cerca de 50 quilômetros de Munique.

Dessa forma, a saída é acordar cedo, pegar o trem, passar o dia na Oktoberfest e depois voltar para o hotel de trem (e provavelmente bêbado). Como a festa acaba 11h da noite, costuma não ser um problema organizar tudo isso. Se você resolver encarar essa opção, duas cidades ao redor de Munique podem tem interessar: Rosenheim, a 65 quilômetros, e Augsburg, a 60 km.

Augsburg, Alemanha

Foto: Alois Wüst, Wikimedia Commons 

Essa não foi minha opção de hospedagem, mas pode muito bem funcionar. Você não vai viajar durante a Oktoberfest? Então certamente é melhor (e mais fácil) ficar dentro de Munique mesmo, que não lota tanto assim no resto do ano.

Veja aqui opções de hospedagem em Rosenheim

Veja aqui opções de hospedagem em Augsburg

Outras opções de hospedagem em Munique

A lista de opções para se hospedar em Munique não termina nas quatro áreas que citamos acima. A região Maxvorstadt, o número 3 no mapa, também  concentra grande quantidade de hotéis e está pertinho de tudo. Enquanto isso, quem fica em Schwabing-Freimann, área 12 no mapa, fica mais distante do centro, é verdade, mas ainda assim está bem, já que essa área é cheia de bares e restaurantes. Para se locomover, basta usar o eficiente sistema de transporte alemão.

Se você é do tipo que não se importa muito com conforto, só quer mesmo pagar pouco, então veja a lista com opções de albergues em Munique.

Ao fazer sua reserva a partir dos links listados aqui, o blog ganha uma pequena comissão. Essa é uma forma de ajudar o 360meridianos a se manter como um veículo independente que fornece dicas e informações gratuitas e de qualidade, mas você não paga nada a mais por isso. Para mais detalhes, veja as políticas do blog. Foto destacada: David Kostner, Wikimedia Commons


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Rafael

Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014 voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura. Siga minhas viagens também no instagram, no perfil @rafael7camara no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

10 comentários sobre o texto “Onde ficar em Munique: dicas de hotéis e bairros

  1. Olá Rafael. Estamaos planejando uma visita a Munique no perido da Oktoberfest (2 casais). Iremos de carro viajando de Koeln. Achamos um hotel com preço bacana na cidade de Ingolstadt. Vc acha que é conveniente? Há trens diariamentepara Munique. Obrigada

  2. Olá Rafael, estarei em Munique no mês de agosto com meu marido e dois filhos adultos. Gostaria de saber se o bairro de Nymphenburg é de fácil acesso ao restante das atrações dessa linda cidade. Obrigada….abs,
    Sandra

    1. Sei que é um pouco afastado do centro e onde fica um castelo de mesmo nome, Sandra. Você teria que usar bastante o transporte público.

      Achou algum hotel no bairro? Veja o que os hóspedes dizem sobre a localização. É o melhor termômetro.

      Abraço.

  3. Olá, Rafael
    Por favor, poderia informar alguns bairros para hospedagem em Munique na Oktoberfest?
    A faixa de preços que procuro está entre R$500,00 e R$600,00.É possível encontrar um bom Hotel e razoavelmente proximos do evento? Obrigada

  4. Boa tarde, vocês poderiam me esclarecer uma dúvida, por favor? Essa Estação de Hauptbahnhof só tem trens para destinos domésticos, ou ela trens chegando de outros países? Muito obrigada!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.