Tags:
Atlas: Praga, República Tcheca

Onde ficar em Praga: dicas de hotéis e bairros

Em qualquer lista de cidades mais bonitas do mundo que você achar, Praga estará lá. A capital da República Tcheca é a bola da vez do turismo na Europa: linda como Paris, mas nem tão conhecida pelos brasileiros ainda. O melhor? Os preços. Praga é uma cidade barata até se comparada ao Brasil. Neste texto, você achará dicas de onde ficar em Praga. Antes de mais nada, bora entender o mapa da cidade?

Se você vai para Praga não deixe de ler também nosso guia completo de viagem na cidade, com dicas de pontos turísticos, onde comer e aproveitar a vida noturna! 

Onde ficar em Praga: entendendo o mapa da cidade

Praga tem 22 distritos, como mostra a ilustração abaixo. Decorar os nomes é fácil: Praga 1, Praga 2, Praga 3… e continue contando. A parte histórica da cidade fica nos números de 1 a 8. São nesses lugares que você deve buscar na hora de escolher onde ficar em Praga!

Onde ficar em Praga

Imagem: Wikimedia Commons

Onde ficar em Praga: os melhores bairros

Se quiser ficar perto dos cartões-postais mais famosos, procure um hotel nesse distrito. Ficando no Praga 1 você estará numa região que é praticamente toda tombada como Patrimônio Mundial da Unesco – uma das melhores opções de hospedagem.

Veja opções de hospedagem em Praga 1

Dentro do rótulo “Praga 1” você vai achar a maior parte dos hotéis. Para facilitar ainda mais sua busca, é bom saber que os distritos são divididos em bairros. Veja abaixo uma lista básica com alguns bairros muito bem localizados.

  • Staré Mesto

Pegue um dicionário e você descobrirá que Staré Mesto é, na realidade, a Cidade Velha. Coração de Praga 1, essa é a região mais próxima de todas as atrações. Consequentemente, também têm hotéis mais caros e maior concentração de turistas. Se isso te incomodar, evite essa área. Mas pode ter certeza que a Cidade Velha é imbatível no quesito localização. Imagine acordar de manhã pertinho dessa vista aqui, ó:

Além da Praça da Cidade Velha, talvez o lugar mais legal de Praga, essa região engloba também o antigo bairro judeu, o Josefov, hoje uma das regiões mais ricas da cidade. A Torre de Pólvora de Praga, um dos prédios mais bonitões, também fica na Staré Mesto. Toda esta região fica dentro de Praga 1. Dos 160 hotéis listados em Staré Mesto, destaque para o Unitas Hotel, que tem nota 9,5 na média de quase 500 avaliações.

Veja opções de hospedagem em Staré Mesto

  • Nové Mesto

Se seu nível de tcheco melhorou, você já percebeu que essa é a Cidade Nova. Ela é a mais nova e a maior das regiões que formam o Centro Histórico de Praga. Sim, histórico, porque o adjetivo “nova” aí é no padrão Europa – a Nové Mesto foi fundada por Carlos IV em 1348. Sim, quase 700 anos. Novinha, né?

Museu Nacional de Praga

O Museu Nacional da República Tcheca é uma das atrações dessa parte da cidade, que está dividida entre os Distritos Praga 1 (a maior parte) Praga 2 e Praga 8. A Casa Dançante também fica por ali. Ou seja, se essa for sua opção de hospedagem, pode ter certeza que a localização continua muito boa. A Luiza ficou nessa região no início de agosto de 2015 e aprovou!

Veja opções de hospedagem na região do Museu Nacional, na Cidade Nova

  • Malá Strana

O Google Tradutor ensina que a tradução desse nome é algo como “Pequeno lado”. Já a Wikipédia nos garante que essa é uma das áreas históricas mais importantes de Praga. Eu te garanto que lá é mesmo um lugar legal para se hospedar. A Igreja de São Nicolau de Mira e o Palácio Wallenstein são alguns dos atrativos do Malá Strana, área que fica entre a Ponte Carlos e o Castelo de Praga. Ou seja: você vai caminhando para muitas das atrações da cidade, quando quiser.

Se precisar usar o transporte público, saiba que o de Praga é bastante eficiente e não deixa a desejar. O Booking lista cerca de 70 hotéis nessa região, dos mais diferentes estilos e gostos. A maior parte de Malá Strana fica dentro de Praga 1, enquanto uma pequena parte está na vizinha Praga 5.

Veja opções de hospedagem em Malá Strana

  • Hradčany

Por falar em região do Castelo, que tal ficar ao redor dele? Se você não sabe, o Castelo de Praga é gigante e uma das grandes atrações da cidade. O bairro ao redor dele é o Hradčany, ou, em bom português, Distrito do Castelo. Esse bairro está dividido entre Praga 1 e Praga 6.

Ladeiras para o Castelo de Praga

Além do Castelo, essa região também fica pertinho do rio Moldava, na margem oposta à Cidade Velha. O Booking lista várias opções de hotéis em Hradčany. Destaque para o Domus Henrici Boutique, que fica do lado do Castelo e tem nota superior a 9 na avaliação de quem se hospedou lá. O Hotel Questenberk também tem excelente avaliação geral.

Veja outras opções de hospedagem em Hradčany

Onde ficar em Praga: hotéis e hostels onde já ficamos

Se você é mochileiro e não se importa muito com a questão da localização, dê uma olhada na lista de albergues da cidade, que tem quase 70 estabelecimentos desse tipo. Nós indicamos o Czech Inn (veja nossa resenha aqui). Esse hostel é confortável e foge completamente daquele conceito cama de albergue e nada mais. Dá uma olhada na foto do nosso quarto. Ó:

Quarto Hostel Czech Inn

A localização não é das melhores – o Czech Inn fica a 1,5 quilômetro de centro histórico de Praga. Por outro lado, também não é ruim – só não dá para fazer tudo caminhando. Não tivemos o menor problema usando o transporte público. Se você quer economia e conforto ao mesmo tempo, eu recomendo fortemente. Esse hostel fica no limite entre os distritos Praga 3 e 4.

Em agosto de 2015, a Luiza experimentou outra opções de acomodação em Praga, o hotel Wenceslas Square, muito bem localizado em Nové Mesto, com vista direta para o museu. O quarto era gigantesco, praticamente um apartamento, e muito confortável, com direito a banheira e uma pequena cozinha. E olha que eu reservei o quarto individual, por 40 euros.

onde ficar em praga wenceslau hotel

O hotel fica num prédio antigo, muito bonito e oferece ao hóspedes um bar no terraço, com vista panorâmica para a cidade. O wifi tem o sinal meio instável, o que pode ser um problema para quem precisa trabalhar, mas atende bem usuários ocasionais.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Rafael

Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014 voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura. Siga minhas viagens também no instagram, no perfil @rafael7camara no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários sobre o texto “Onde ficar em Praga: dicas de hotéis e bairros

  1. Eu sou suspeita.. Praga ficou entre as minhas preferidas da Europa.
    Me hospedei na Praga 1, no hotel Eurostar Thalia e amei! A cidade é mesmo barata e foi o hotel mais barato que pagamos entre 5 países (Espanha, França, Holanda, Alemanha e Republica Tcheca) que fizemos. E foi de longe o melhor, mais moderno e mais bem localizado. Vale muito a pena ir em Praga. E eu recomendo muito ficar próximo a cidade velha, até mesmo pra se ter tudo perto a qualquer hora. Perto do castelo também é bem legal, mas fica em um morro. E se não estiver com disposição, ficará com uma preguicinha de “descer” até as atrações da cidade velha.
    Perto do Castelo é mais romantico, se vc está mais disposto a gastra um pouco mais de tempo dentro do hotel, na minha opinião. Caso contrário, vc só fica na rua batendo perna.
    Mas a minha dica mesmo é JAMAIS DESCARTE AS MOEDAS! As moedas não são todas de centavos. Existem moedas de valores de 20 coronas (que se fosse comparar, seria 1 moeda de R$ 20,00 (não convertendo), ou seja, qualquer vacilo, se foi 20 reais pelo ralo. E notas de 500, 1000 e ate 2000 coronas. Assim, tem que ficar esperto na numeração. Conhecemos um brasileiro que tinha acabado de chegar na cidade e recebeu um monte de moeda do cambio e jogou tudo fora pra nao pesar na mochila! acredita?? quando contamos a ele, quase que ele enfarta kkk

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.