Decidir onde ficar na Ilha do Marajó pode parecer tarefa complicada, afinal a ilha é quase do tamanho do estado do Rio de Janeiro e maior que Sergipe e Alagoas. Mas basta pesquisar para descobrir que o eixo turístico do Marajó está em duas cidades: Soure, considerada a capital da ilha, e Salvaterra, onde param as balsas lentas, transporte tradicional entre Belém e a maior ilha fluviomarinha do mundo.
E entre as duas cidades há um rio, o Paracauari. A travessia entre Soure e Salvaterra toma pouco mais de 10 minutos e há barcos de hora em hora. Portanto, não importa de que lado do rio você ficar, o deslocamento será fácil.
Dito isso, sim: eu acho que há uma opção melhor na hora de escolher onde ficar na Ilha do Marajó: Soure. Ao longo deste texto explicarei por que, além de dar dicas de hotéis, pousadas e casas de temporada em Soure e também em Salvaterra.
Mangue na Fazenda São Jerônimo, em Soure
Onde ficar na Ilha do Marajó: por que eu decidi ficar em Soure
A maior parte dos hotéis e das atrações do Marajó está em Soure. É lá que ficam as Fazendas São Jerônimo, Bom Jesus e Araruna, três dos passeios mais procurados da ilha. Soure também conta com praias lindas, como a da Barra Velha e a do Pesqueiro. Também é fácil achar restaurantes e alguns bares por lá.
Veja também: Como chegar à Ilha do Marajó
No entanto, ficar em Soure não significa ter tudo por perto, a uma curta caminhada de distância. É preciso contratar um táxi (ou um mototáxi) para chegar a lugares mais afastados, como as praias e a fazenda São Jerônimo.
Hotéis em Soure, na Ilha do Marajó
- Eu fiquei na Pousada Aruanã, que fica bem no centro da cidade, em frente à Prefeitura e ao redor de alguns restaurantes. Tem piscina, área de churrasqueira, recepção 24 horas, café da manhã e internet wi-fi.
- Outra opção é a Pousada O Canto do Francês. Não é uma pousada tão central, mas nada que um pouco de caminhada ou corridas curtas de táxi não resolvam
- A Pousada Marajoara tem piscina e as acomodações estão divididas em chalés.
- Hospedagem e queijaria Péua – Simples, mas elogiada, principalmente pelo custo/benefício
- Hotel Marajó – Hotel com piscina em Soure. E também passeios a cavalo, trilhas a pé, bar e restaurante. Prometem turismo sustentável e de experiência.
Clique e veja mais opções de hospedagem em Soure
Praia em Soure
Mas dá pra ficar em Salvaterra?
Eu acho que Soure é uma opção melhor, mas ficar em Salvaterra também é uma boa. Lá ficam as praias do Joanes e Grande, além de ruínas jesuíticas. Também é em Salvaterra que fica o Porto do Camará, onde param as balsas e os barcos lentos que ligam Belém ao Marajó.
Por outro lado, há menos restaurantes e a maior parte das atrações fica em Soure, o que forçará algumas travessias do rio Paracauari.
Hotéis e Pousadas em Salvaterra, na Ilha do Marajó
- A Pousada Bosque dos Aruãs fica a 800 metros da Praia Grande e tem boa avaliação. São chalés de madeira com vista para a Baía do Marajó.
- Pousada dos Corações – Uma das escolhas mais antigas e tradicionais da cidade.
- Pousada Açaí Salvaterra – Boa localização.
- Casa de Praia Salvaterra – Pé na areia, casa para pequenos ou até grandes grupos.
Clique e veja mais opções de hospedagem em Salvaterra
E Airbnb e casas por temporada na Ilha do Marajó?
Já pensou em ficar numa típica casa marajoara? E se sentir morador de um dos lugares mais diferentes do nosso país, na foz do rio Amazonas? Tem jeito! O Airbnb chegou ao Marajó:
Oi, Rafael
Eu já tinha visto que a opção mais recomendada era se hospedar em Soure, mas depois de ler esse teu post, apenas confirmei. Valeu as dicas!