fbpx

Onde ficar no Rio de Janeiro: 7 melhores bairros para se hospedar

A cidade maravilhosa continua sendo um ótimo destino de viagem, seja você brasileiro ou gringo. E escolher bem onde ficar no Rio de Janeiro é essencial para aproveitar bem a sua estadia na cidade. Além de definir se você vai estar perto das melhores praias ou das atrações culturais e de vida noturna, a questão da segurança também é um fator importante na hora de determinar o local da hospedagem.

A escolha vai depender muito do seu objetivo de viagem. Se você pretende passar a maior parte do tempo estirado na areia, o melhor para você é um dos bairros da zona sul, de pretende cair no samba e conhecer um pouco mais a fundo a história da cidade, ficar mais próximo do centro do Rio pode ser uma opção melhor.

Leia também:
O que fazer no Rio de Janeiro: melhores atrações e roteiros na cidade
Passeio no Bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro

Onde ficar no Rio de Janeiro

Onde ficar no Rio de Janeiro: as melhores regiões de hospedagem

Neste texto falaremos sobre onde ficar nos principais bairros e praias do Rio de Janeiro.

  • Copacabana
  • Ipanema
  • Flamengo
  • Botafogo
  • Catete e Laranjeiras
  • Centro e Santa Teresa
  • Barra da Tijuca

Veja a localização dos melhores bairros onde ficar no Rio de Janeiro no mapa abaixo.

Onde ficar em Copacabana

Onde ficar no Rio de Janeiro: Copacabana

Copacabana é a escolha mais óbvia para ficar no Rio de Janeiro, uma vez que esse é o bairro mais famoso da cidade. Copa começa no Arpoador e termina no Leme e nessa infinitude de tamanho ficam várias opções de hospedagem, da mais cara até a mais barata, inclusive alguns albergues. Quando mais perto do Arpoador você ficar, melhor. Ao mesmo tempo, quanto mais próximo à praia, também. Não necessariamente na orla, claro, afinal ali os hotéis são bem caros.

Uma opção muito boa e com bom custo/benefício por ali é o Atlantis Copacabana Hotel, que fica a 300 metros da praia de Copacabana e a 400 metros de Ipanema. A vista do terraço, com direito a piscina, é maravilhosa. O 360meridianos já se hospedou lá e recomenda!

Para quem prefere se hospedar em albergues, o Bamboo Rio Hostel, CabanaCopa Hostel e o Casa del Mar Hostel são boas opções na região.

Em Copacabana também há uma grande oferta de apartamentos para alugar e essa opção quase sempre vale a pena, em especial quando você viaja com família ou em grupo de amigos. Aqui há uma opção localizada próxima ao Posto 4 da praia. Essa outra aqui fica próxima ao Forte de Copacabana. E, ainda, vale conferir esse studio a 400 metros da praia.

Veja opções de hospedagem em Copacabana

Onde ficar no Rio de Janeiro: Ipanema e Leblon

Onde ficar no Rio de Janeiro - Ipanema e Leblon

Bairros tradicionalmente frequentados pela elite carioca, Ipanema e Leblon costumam ter hospedagens mais caras. Mas por lá você também encontra opções interessantes de hostels design ou boutique, por exemplo.

Não dá muito certo para um viajante bem econômico, mas é uma boa aposta para quem tem uma grana extra dentro do orçamento, mas não pode pagar um hotel mais caro. Ipanema e Leblon são bairros lindos, têm praias famosas e a Lagoa Rodrigo de Freitas ao fundo. É o cenário que torna o Rio uma cidade tão desejada.

Na região, se destacam o Hotel Arpoador,Arena Ipanema Hotel. Quem quer uma pousada mais descontraída, vale conferir a  Ipanema Beach House. Já no quesito hostel, o Mojito Hostel e Suites e o El Misti Ipanema são algumas das melhores opções.

Veja opções de hospedagem em Ipanema e Leblon

Opções de hospedagem no Flamengo e Botafogo

Onde ficar no Rio de Janeiro - Botafogo

Os dois bairros com nome de times ficam na Zona Sul, mas não têm praia própria para banho. Nem por isso são dispensáveis na busca por hotéis. Tanto Flamengo quanto Botafogo ficam entre a região de praias e a região do centro, uma localização privilegiada, tanto pela vista incrível do Pão de Açúcar, quanto por ser atendida pelo metrô e várias linhas de ônibus. Além disso, ficando por ali o seu deslocamento de táxi vai sair mais barato que em outras áreas. Também na região está o Aeroporto Santos Dumont.

É uma boa opção para quem quer transitar entre as praias da zona sul e as atrações do centro. A região conta com opções econômicas de hospedagem. A rede Ibis Budget, por exemplo, fica no Botafogo. Se preferir algo mais local, a Hospedaria Rio, o Farfalla Guest House e o Aurora Hostel Rio também tem bom custo/benefício.

No padrão mais intermediário, uma opção é Ace Suites Inn Rio. Já quem quer luxo, o Yoo2 Rio de Janeiro tem uma vista linda da região.

Veja opções de hospedagem em Botafogo e Flamengo

Onde ficar no Rio de Janeiro: Catete e Laranjeiras

Onde ficar no Rio de Janeiro: Laranjeiras e Catete

Vizinhos dos dois bairros do tópico anterior, Catete e Laranjeiras também são opções boas para hospedagem. O Catete é um bairro histórico, tem metrô por perto e várias facilidades para o turista.

Já Laranjeiras é um bairro bem charmosinho, famoso entre os cariocas (lembra da música do Nando Reis? “Laranjeiras, satisfeito sorri…”) e é sede do Palácio do Governo –  mas é cheio de ladeiras e sem acesso ao metrô. É um bairro queridinho da juventude descolada carioca e por isso tem um ambiente legal, cheio de bares e vida nas ruas.

O Petit Rio Hotel fica a apenas dois quarteirões do metrô do Catete, tem piscina, preços razoáveis e padrão três estrelas. Já o Vila 25 é um hostel moderno e descolado, localizado em Laranjeiras. Na mesma linha está o Hostel República, no Catete.

Quem quer mais conforto pode conferir o Nature Paradise Boutique Hotel.

Veja opções de hospedagem no Catete e Laranjeiras

Onde ficar no Rio de Janeiro: Centro e Santa Teresa

Onde ficar no Rio de Janeiro - Santa Teresa

Ficar no centro do Rio de Janeiro é um opção um pouco menos popular. É preciso escolher bem a hospedagem porque algumas regiões passam uma sensação de insegurança. Mas é uma forma diferente de curtir a cidade – o centro do Rio tem prédios históricos lindíssimos!

É também ali que fica a Lapa, o local ideal para curtir um samba à noite. A região foi revitalizada e hoje tem até opções de hospedagem que atraem os executivos que vão trabalhar durante a semana. No centro você encontra transporte para todo lado, além de estar pertinho de vários pontos turísticos históricos.

Santa Teresa faz parte do centro, mas com um grande diferencial: fica no alto de uma serra. É por lá que passava o famoso bondinho (no momento está em obras). O bairro é um dos mais charmosos da cidade, cheio de casarões, tem restaurantes muito bons e uma vista bonita. É possível achar bons hotéis – sejam de luxo ou hostels – no Santa Teresa. O ponto positivo é estar numa região culturalmente efervescente. O ruim é que tantos morros dificultam um pouco a locomoção.

Por ali há hotéis de alto padrão, como o Vila Galé Rio de Janeiro e o Vila Santa Teresa, mas também há hospedagens de nível intermediário, como o Altos de Santa Teresa e o Casa da Gente.

É ali também que estão alguns dos melhores hostels da cidade, como Terra Brasilis Hostel, o Santa Tere Hostel e o Rio Earth.

Veja opções de hospedagem no Centro e em Santa Teresa

Afinal, é perigoso se hospedar no centro do Rio?

Depende de onde você vai ficar. Algumas ruas e regiões podem não ser muito seguras a noite, em especial em locais com pouco movimento de pessoas nesses horários. A Lapa fica bem movimentada entre quinta e domingo e, por isso é tranquilo andar por ali, o que a torna uma opção se a sua viagem for de final de semana ou feriado prolongado.

Mas, independente de qualquer coisa, é sim uma região que inspira um pouco mais de cuidados que outros bairros da cidade – como, aliás, acontece no centro da maior parte das capitais -, mas isso não quer dizer que não seja possível ficar por ali. Siga as recomendações de segurança habituais em qualquer viagem: não dê bobeira com seus pertences de valor, peça instruções no seu hotel e evite transitar sozinho por lugares desertos.

Onde ficar no Rio de Janeiro: Barra da Tijuca

Onde ficar no Rio de Janeiro - Barra da Tijuca

A Barra da Tijuca é um bairro relativamente novo no Rio de Janeiro. Fica na Zona Oeste e tem cerca de 27 quilômetros de praias, além de shoppings, bares e restaurantes badalados.

O problema da Barra, na minha opinião, é o acesso. O bairro fica bem distante e não tem metrô, o que quer dizer que o deslocamento a partir da Barra da Tijuca pode envolver muitos túneis, trânsito e engarrafamento. Por isso, só vale a pena se hospedar na Barra se você já conhece o resto do Rio e quiser ficar a maior parte do tempo só nas praias e atrações dessa região mesmo.

Em geral, os hotéis ali são aqueles enormes e impessoais, muitos deles de redes internacionais. Mas também há algumas opções de pousadas e hostels na região. Na categoria intermediários, o Hotel Praia Linda e a rede Ibis são algumas das opções. O Be Loft Lounge é para aqueles que procuram uma hospedagem mais original, e Beach House Ilha da Gigóia faz a festa de quem busca um bom hostel na região.

Veja opções de hospedagem na Barra da Tijuca

Hotéis baratos no Rio de Janeiro

Agora você já tem várias opções de lugares para se hospedar no Rio. Caso ainda fique na dúvida na hora de escolher ou precise de um lugar mais em conta, confira essa lista com os hostels que você encontra por lá, em todos os bairros.

E não deixe de ler tudo que já publicamos sobre a cidade maravilhosa.

Ao fazer sua reserva a partir dos links listados aqui, o blog ganha uma pequena comissão. Essa é uma forma de ajudar o 360meridianos a se manter como um veículo independente e a continuar oferecendo dicas de viagem gratuitas e de qualidade, mas você não paga nada a mais por isso. Para mais detalhes, veja as políticas do blog.

Fotos: Shutterstock.com


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

59 comentários sobre o texto “Onde ficar no Rio de Janeiro: 7 melhores bairros para se hospedar

  1. Estou indo agora em Fevereiro, gostaria de uma lugar próximo ao centro para eu visitar os pontos turísticos, mas também gostaria que fosse próximo a praia. Vc pode me indicar algum mais em conta?
    Haaa obrigada pelas dicas blog bem esclarecedor e direto.

    1. Oi Sarah,

      Desculpe a demora para responder.

      Quase todos os bairros que indico no post entram nos seus requisitos, você teria que buscar entre esses bairros para achar algo no preço que procura.

  2. Olá. Sou do interior de Sampa , cheguei do Rio ontem , e não me arrependi, a cidade é mesmo maravilhosa. Fui com uma amiga não tinha reservado hotel, fui corajosa. Cuidado ao pegar táxi , peguem apenas com quem é credenciado, os que usam a camisa amarela. Uma senhora muito legal taxista , nos levou ao bairro Botafogo, ela disse q ali ficaríamos perto de tudo , copacabana, Ipanema, pão de açúcar, é realmente foi verdade. Pegamos ônibus , que não é difícil,andamos em segurança, ora saia com cartão ora com DH, nunca com os dois juntos.Evitem colares e relógios, cel na mão mesmo dentro do ônibus. O pessoal do Rio é muito receptivo, tenho apenas elogios e se vcs puderem ir ao pão de açúcar, compensa muito é maravilhosa a vista , fui tb no Cristo, mas o bondinho foi muito top. A vista emociona. São duas etapas, na segunda no topo, dá pra ver copacabana inteiro, eu fiquei emocionada quando eu voltar vou de novo . O Rio é lindo demais .

  3. Bom dia! Pretendo conhecer o RJ, mas não tenho ideia de onde me hospedar. Gostaria que me orientasse a respeito. Viajarei no início de janeiro/2017, acompanhado da esposa e filha (1 ano). Pretendo passar 1 semana e conhecer as principais praias e os pontos turísticos da cidade.

    1. Oi Ricardo,

      Acredito que a resposta para sua dúvida está no texto. Dá uma olhada nos lugares que sugeri e se tiver alguma dúvida mais específica e só dizer que a gente responde.

      Abraço

  4. Ola, vou me mudar para o Rio e trabalharei na ilha do Governador. Gostaria de sugestões de bairro na Ilha e na Zona Norte. Minha prioridades são principalmente: Segurança e Transporte. Agradeço muito a ajuda.

    1. Oi Vinícius,

      Infelizmente não conheço muito essa região para além do Bairro Tijuca, na Zona Norte. É um bairro muito bom e tem acesso a linha do metrô.

  5. Olá Luíza,
    Não conheço nada no Rio de Janeiro e estou a procura de um bairro entre as praias e o maracanã . Que nn ficasse muito longe nem de um, nem de outro . Alguma dica ?

    1. Tem a Glória também, que é um bairro limite entre a Zona Sul e Centro, colado com a Lapa, Santa Teresa, Catete e Flamengo. É uma opção barata, tem metrô, é perto do Aterro e da Praia do Flamengo. Com metrô é super rápido ir até as praias de Ipanema e Copacabana.

    2. Se for pra Glória, não deixa de conferir o Outeiro, a feira aos domingos onde às vezes tem samba (evento grande, com bons grupos de samba de raiz, com aspecto familiar, sem brigas e coisas do tipo) e a Praça Paris.

  6. Oi Luiza, tudo bem? Adorei as dicas. Estou indo para o Rio Entre final de Janeiro e inicio de Fevereiro, só eu e minha namorada. Gostaria de tirar algumas dúvidas contigo. Nunca fui ao Rio, e quero curtir praias, Cristo, Pão-de-açucar, Jardim Botânico, Ponte Rio-Niteroi durante o dia e cinemas, teatros, museus (lugares seguros) durante a noite. Que local você me indicaria que daria segurança pra sair de noite e curtir teatros, museus, shoppings por perto? Outra dúvida: táxi sai barato a noite? Tava pensando em alugar um carro e usar GPS, mas a segurança de andar e dirigir em um local que não conheço me deixa dúvida. E para ir no Cristo e demais pontos turisticos (pagos) eu tenho que comprar ingresso antes ou adquiro quando chegar ao Rio? Uma ultima dúvida: fica só um casal em “Hostel” ou “Albergue” é seguro?

    1. Oi Caio,

      Qualquer lugar da Zona Sul será bom para fazer o que você pretende.
      Táxi não costuma ser caro no rio, principalmente se você ficar hospedado nos bairros da Zona Sul, já que para sair é por lá mesmo, ou no centro, que é do lado.

      Não sei se alugar carro é uma boa ideia, eu nunca vi necessidade, já que tanto os táxis, quanto o transporte público sempre me atenderam bem.

      Hostels são seguros sim. Existem diversos tipos deles, alguns mais festeiros, outros mais calminhos, você deve procurar algum que se adeque melhor a seu perfil.

      Sobre o Cristo, dá uma olhada nesse post aqui: https://www.360meridianos.com/2014/04/como-chegar-ao-cristo-redentor-rio.html

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.