No México, tudo acontece ao redor do Zócalo, a praça principal de qualquer cidade do país. Como a nação religiosa que é, em geral o Zócalo é sinônimo também para a catedral. E, claro, um monte de prédios históricos. Não é diferente em San Cris, apelido carinhoso da capital turística do estado de Chiapas. Embora seja até grandinha – são mais de 200 mil habitantes – escolher onde ficar em San Cristóbal de las Casas é tarefa fácil. Quanto mais perto do Zócalo, melhor.
Isso significa que você está restrito a um número relativamente baixo de opções, todas elas localizadas a no máximo quatro quarteirões do Zócalo, não importando muito o sentido em que você andar. Além disso, pode valer a pena procurar por hospedagem próxima de um dos andadores, ou, em bom espanhol, uma calle peatonal, que nada mais é que uma rua só para pedestres.
San Cris tem algumas delas, todas tomadas por bares e bons restaurantes. Ao mesmo tempo, pense duas vezes antes de ficar num hotel que esteja nessas ruas. Se você ganha pontos na localização, pode perder no silêncio, já que o movimento por ali vai até altas horas.
Veja também: San Juan Chamula: rituais maias no sul do México
Onde ficar na Cidade do México: dicas de hotéis e bairros
Onde ficar em San Cristóbal de Las Casas: nosso hotel
Depois de muitas pesquisas, optamos por reservar um quarto no Hotel Mansion Del Valle, que está a três quarteirões do Zócalo. Poderia ser mais perto, mas a caminhada continua curta, com vantagem no custo/benefício: a diária no quarto duplo saiu por cerca de R$ 150, incluindo os impostos. O hotel era muito bom, com um salão enorme, terraço e quartos bem equipados.
Como é comum no México, o café da manhã não estava incluído no preço da diária. Embora o hotel tenha um restaurante, preferimos comer fora, todos os dias, o que se mostrou uma boa escolha – ali pertinho fica um restaurante ótimo para começar o dia, o Namandi.
O hotel fica num casarão, então é necessário subir algumas escadas para chegar nos quartos. Isso é um problema para quem tem dificuldade de locomoção e para idosos, mas não me incomodou. Saiba mais aqui.
Foto do Hotel Mansion Del Valle, onde me hospedei em San Cris
Nessa mesma região e colado com o Museu do Ambar está o Las Escaleras by Inmense, um hotel muito bem avaliado e com vista linda da cidade, já que, como o nome indica, ele fica numa área um pouco mais elevada.
Do mesmo nível, mas praticamente colado com o Zócalo, é o Plaza Gallery Hotel & Boutique, um dos melhores hotéis da cidade. Outra alternativa é o Misión Grand, que está a 300 metros da praça central e fica num casarão em estilo colonial. Por fim, duas opções um pouco mais baratas são o Hotel Ciudad Real e o Hotel Real del Valle. E uma das alternativas mais reservadas da cidade é o Guayaba Inn Boutique Hotel.
Veja mais opções de hotéis no centro de San Cris
Como o reduto mochileiro que é, há hostels muito bons em San Cris. Um dos melhores fica na rua em que me hospedei – passei na porta algumas vezes e me pareceu uma boa opção. É o Puerta Vieja Hostel, que está a três minutos do Zócalo, sendo um dos albergues mais bem localizados da cidade. O outro é o El Hostalito 14, mas a disponibilidade de camas por lá é menor.
Veja aqui mais opções de hostels em San Cris
Por fim, vale ressaltar que os preços mostrados por buscadores de hospedagem, como o Booking, têm uma peculiaridade no México: em geral não estão inclusos os impostos, cerca de 20%. Pense nesse valor na hora de efetuar sua reserva.