Parques Naturais da Florida: beleza perto de Orlando e Miami

Quando se fala em Parques da Flórida, a gente logo imagina montanhas russas e orelhas do Mickey. Mas pode parar por aí! Embora os parques temáticos sejam um dos grandes atrativos da região, os Parques Naturais da Flórida não ficam atrás! A região tem um natureza exuberante e grande parte dela está intocada dentro das reservas de proteção nacionais e estaduais.

Conheça agora alguns dos mais belos Parques Naturais da Flórida, perto de Orlando, Miami e outras cidades turísticas – facinho de incluir no seu roteiro de viagem!

Leia também: Cidades da Flórida: destinos e as principais regiões para conhecer

Parques Naturais da Flórida: Parques Nacionais

Parque Nacional Everglades

O Parque Nacional Everglades é uma enorme área de preservação formada por águas doces, salgadas e mangues, pântanos de serragem e planícies de pinheiros que também são casa de diversas espécies de animais, águias, garças, peixes-boi e, claro, os crocodilos, as estrelas do parque.

Parques Naturais da Flórida - Everglades National Park

O passeio ao Parque Nacional Everglades pode ser feito saindo de Naples, Miami ou Fort Lauderdale e cabe bem num bate-volta. A forma mais popular de conhecer a região é através dos airboats, um tipo de embarcação movido a hélice que percorre os labirintos pantanosos e de mangue e proporcionam uma imersão por toda a biodiversidade do local.

Parque Nacional de Dry Tortuga

Parques Naturais da Flórida: Dry Tortuga

Localizado a 112 quilômetros de Key West, o Parque Nacional de Dry Tortugas é formado por um arquipélago de sete ilhas, repletas de praias de areia dourada e recifes de coral que dão ao lugar a cara do paraíso. As águas azul turquesa que rodeiam as ilhas são perfeitas para a prática de esportes aquáticos, como snorkeling e mergulho. Além de peixinhos coloridos, você também pode se surpreender com tubarões-lixa e, claro! As tartarugas! O local reune diversas espécies delas: tem tartarugas-verdes, tartarugas-de-pente, tartarugas-de-couro e tartarugas-comuns.

Não deixe de visitar também o imponente Fort Jefferson, uma estrutura hexagonal do século 19 que servia para proteger o Golfo do México de invasões. Na época, o local era uma importante rota comercial.

Parque Nacional de Biscayne

Quase completamente imerso em águas azuis e cristalinas, o Parque Nacional Biscayne fica perto de Miami e da Florida Keys. E se você espera encontrar trilhas e árvores em uma reserva natural, pense outra vez. Essa é uma área de preservação marinha, que protege inúmeras espécies de animais aquáticos em risco de extinção.

São cerca de 700 quilômetros quadrados de parque, que compreendem também várias ilhas e áreas de mangues, além da barreira de corais da Flórida, o único recife vivo dos Estados Unidos e um dos maiores do mundo!

Parques Naturais da Flórida: Biscayne

O Parque Nacional Biscayne fica a apenas uma hora do centro de Miami.

Parques Naturais da Flórida: Parques Estaduais

A Flórida conta mais de 150 parques estaduais e reservas mantidas sob a autoridade do sistema de Parques Estaduais da Flórida (Florida State Parks). Aqui listamos alguns dos mais legais de visitar. Há opções de parques naturais perto de Orlando, Miami e outras cidades turísticas do estado.

Parque Estadual de Wekiwa Springs, perto de Orlando

Localizado a 20 minutos do centro de Orlando, o Parque Estadual de Wekiwa Springs preserva a maior nascente da região. De águas azuis e esverdeadas, esse local é a origem do Wekiva River. Esse é um excelente local para se refrescar nos verões escaldantes da Florida!

O Parque também conta com diversão em terra: são mais de 20 quilômetros de trilhas naturais para percorrer à pé ou de bicicleta, além de área de piquenique e camping.

Parque Estadual Rainbow Springs

Parques Naturais da Flórida - Rainbow Springs

Localizado a 5 horas de Miami e a apenas 1h30 de Orlando, o Parque Estadual Rainbow Springs abriga a quarta maior nascente da Flórida, com uma vazão de mais 1,7 trilhões de litros de água por dia. É possível dar um refrescante mergulho em uma piscina natural formada pelas nascentes, numa área do parque denominada headsprings. A água ali é de um verde cristalino, e a temperatura fica em torno dos 22°C o ano todo, sendo perfeita para um passeio de verão.

Quem quiser explorar mais o parque, pode fazer isso de dentro d’água: o local tem serviços de aluguel de caiaque e stand up paddle.

Florida Caverns State Park

Quer algo diferente dos outros parques nessa lista? O Florida Caverns conta com um conjunto de cavernas secas, nas quais as estalactites e estalagmites coloridas com luzes artificiais de LED são as estrelas. Além de dar uma atmosfera diferentona às cavernas, as luzes permitem que você se mova com segurança sem ameaçar ecossistemas sensíveis à claridade. Elas são casa de animais como morcegos, aranhas, cobras, ratos, salamandras e sapos, mas você dificilmente vai se deparar com ele. Talvez um ou outro morcego ocasional. Leve alguns bons tênis de caminhada, pois o caminho pode ser úmido e escorregadio.

Silver Springs State Park

Você já deve ter percebido que os Parques Naturais da Flórida são cheios de nascentes de águas azuis e cristalinas, e o Silver Springs é mais um deles! E as cores aqui realmente impressionam!

A Silver Springs é considerada a primeira atração turística da Flórida, recebendo viajantes desde 1870. E, ainda hoje, continua sendo uma das mais populares nascentes do país. Um dos passeios mais populares é percorrê-la de barcos com fundo de vidro, para que você não perca nenhum detalhe das belezas submersas. Há ainda opções de camping e outros esportes aquáticos, como o stand up paddle.

E você? Já visitou algum parque natural da Flórida e amou? Conte pra gente qual é o seu favorito nos comentários

Esse post foi patrocinado pelo Visit Florida e faz parte de uma campanha de promoção do turismo no estado.Imagem destacada by Anita Denunzio no Unsplash

Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Natália Becattini

Jornalista, escritora e mochileira. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Já chamei muito lugar de casa, mas é pra BH que eu sempre volto. Além do 360, mantenho uma newsletter inconstante, a Vírgulas Rebeldes, na qual publico crônicas e contos . Siga também no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.