Tags:
Atlas: Serra da Estrela, Portugal

Aldeias de Portugal: Linhares da Beira e seu castelo medieval

Portugal é um país pequeno, mas tão rico em cultura e história que é uma tarefa difícil conseguir visitar tudo numa única viagem. Um dos passeios mais curiosos e diferentes que você pode fazer na terra dos nossos colonizadores é conhecer as Aldeias Históricas, um conjunto de 12 vilas, que ficam perto da fronteira da Espanha, muito antigas e feitas de pedra. Casas, castelos, estradas, tudo construído com granito.

Linhares da Beira é uma dessas vilas, que fica na Serra da Estrela, cujo primeiro povoamento registrado é do século 8 a.C. Depois vieram Romanos (o local da vila é onde passava uma das principais estradas romanas no território), Visigodos, Árabes, até que a reconquista cristã fez dali uma vila portuguesa. O objetivo de ocupar essas cidadezinhas perto da fronteira da Espanha era garantir que o inimigo não invadisse o país. Com isso, também foram construídos castelos e muralhas fortificadas, em posições estratégicas para proteção da região.

Aldeias históricas Portugal Linhares

Aldeias históricas Portugal Linhares

No caso de Linhares da Beira, o castelo que está lá até hoje foi construído na época de D. Dinis, no século 13. O nome Linhares vem da produção de linho, que era importante para a região. Ao andar pelas ruas de pedra, também dá para encontrar muitas janelas do período manuelino (século 16). A Igreja da Misericórdia é do século 17. O pelourinho, do século 15.

Aldeias históricas Portugal Linhares

Janelas Manuelinas

Aldeias históricas Portugal Linhares

Pelourinho

Aldeias históricas Portugal Linhares

Igreja da Misericórdia

É uma vila pequena e calma. Parece um lugar parado no tempo, com tudo feito de pedra e quase ninguém na rua. Em poucas horas, é possível ver tudo. Há dois hotéis e um restaurante com boa estrutura. Vale pena combinar a visita a Linhares com outras cidades da Serra da Estrela ou com outras aldeias históricas.

Se você for por conta própria, precisará alugar um carro. Nós recomendamos que faça a comparação na Rentcars, maior site do mercado, que compara os preços em dezenas de locadoras e está presente em mais de 60 países – assim você pode garantir valores abaixo dos oferecidos no balcão. A Rentcars é parceira do 360, então reservando por aqui você ainda ajuda o blog (e a gente agradece).

Mais fotos:

Aldeias-historicas-Portugal-linhares-13

Aldeias-historicas-Portugal-linhares-11

Aldeias-historicas-Portugal-linhares-9

Aldeias-historicas-Portugal-linhares-7

Aldeias-historicas-Portugal-linhares-5

Aldeias-historicas-Portugal-linhares-6

Aldeias-historicas-Portugal-linhares-17

Aldeias-historicas-Portugal-linhares-18

Aldeias históricas Portugal Linhares

Aldeias-historicas-Portugal-linhares-15

Aldeias-historicas-Portugal-linhares

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

13 comentários sobre o texto “Aldeias de Portugal: Linhares da Beira e seu castelo medieval

  1. Olá Luiza, parabéns pelo blog e pela simpatia! Pretendo conhecer Portugal em Junho e se possível visitar todos esses destinos que você citou, especialmente a Serra da Estrela! Adorei as fotos, qual equipamento você usou?

  2. Ola.
    Eu e uma amiga iremos a Portugal em Setembro. Gostariamos de passar alguns das em Lisboa, Porto, conhecer o Algarve, Monsanto, Póvoa de varzim.
    O que vc nos aconselha a visitar primeiro? Não compramos nenhum passeio, deixamos pra decidir quando chegarmos.
    É facil contratar agencias para passeios?
    Obrigada pela atenção.
    Cleonice

    1. Oi Cleonice,

      Recomendo vocês abrirem o mapa e tentarem pensar por aí onde faz mais sentido começar e terminar a viagem.

      É fácil sim contratar passeios em agências.

      1. Olá! Estamos no Porto, nossa primeira visita e gostaria muito de umas dicas do que fazer por aqui …Mas as aldeias que visitou me entusiasma…Vc tem mais alguma opção de aldeia perto? Estamos com 2 pessoas maiores de 80 anos…. Gostaria de levar eles para conhecer! Obrigada!

          1. Olá! Boa noite!Na região do Douro, que Aldeia vc indicaria?
            Estarei em Portugal de 06 a 21 de junho. Meu roteiro está organizado de Lisboa a Porto, com pernoite em Coimbra. Me falaram sobre a Aldeia da Pena. Mas sairia muito deste roteiro?
            Desde já obrigada

          2. Oi Cláudia,

            Eu não conheço muito a região do Douro. Sei que a localização mais central por ali é ficar em Pinhão.

  3. Olá! Adorei seu post! Estou em Lisboa e quero muito conhecer a Serra da Estrela. Saberia me informar como faço para chegar através do transporte público? Ou somente de carro? Obrigada.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.