Tags:
Atlas: Jericoacoara, Ceará

Quando ir a Jericoacoara? Melhor época, mês a mês

Quer saber quando ir a Jericoacoara? A notícia boa é que Jeri é visitável o ano inteiro. Não há uma época em que chova tanto a ponto de inviabilizar a viagem. Embora as lagoas – principais atrações da região – possam estar mais vazias em determinadas épocas do ano, é preciso uma seca forte para que o paraíso suma completamente.

A época mais indicada varia de acordo com o perfil do viajante. E o primeiro passo é entender que o ano em Jeri pode ser dividido em duas partes: a chuvosa e a seca. A temperatura varia pouco em Jericoacoara ao longo do ano, com máximas entre 29°C e 35°C.

Veja também:
Como chegar em Jericoacoara a partir de Fortaleza
• Onde ficar em Jericoacoara – indicações de pousadas
• O que fazer em Jericoacoara – os passeios mais interessantes
• Quanto custa viajar para Jericoacoara?

quando ir a jericoacoara

Época de chuva em Jericoacoara: fevereiro a maio

É a temporada das chuvas em Jeri. Os meses mais chuvosos são fevereiro, março, abril e maio. 

Mas não se assuste, as chuvas de Jeri não são monções asiáticas e nem aquilo que observamos no litoral de São Paulo, todo começo de ano.

Vai chover, o que pode atrapalhar sua praia, mas ainda será possível curtir a viagem. Basta saber o que te espera e estar emocionalmente preparado para um dia de chuva, caso ocorra. Leve repelente e esteja pronto para encontrar sapos pelas ruas e até nos jardins das pousadas, já que eles aparecem por conta das chuvas.

Meses de férias: Jericoacoara em janeiro e julho

Janeiro, por causa das férias escolares, é um dos meses mais concorridos em Jeri, o que aumenta os preços de pousadas e até dos passeios. A mesma coisa acontece em julho, por conta das férias de meio de ano.

Mas julho em Jericoacoara tem duas vantagens: como você estará no fim da temporada de chuvas, pegará as lagoas mais cheias. E é em julho que o sol se põe dentro da Pedra Furada, principal cartão-postal de Jeri.

Como não estive lá nesse época não posso dar meu depoimento, mas nesse texto do site Jericoacoara.com tem fotos incríveis do pôr do sol nessa época do ano.

Alta temporada em Jericoacoara: agosto a dezembro

Essa é a época da seca. E isso é ótimo. Em julho já chove bem menos, mas a partir de agosto praticamente não chove até dezembro – novembro é o mês mais seco do ano. Você terá dias mais longos e temperaturas um pouco mais altas.

quando ir a jericoacoara

Essa é também a melhor época para os praticantes de kitesurf e windsurf, que correm para o norte do Ceará em busca dos ventos que tornaram a região famosa em todo o mundo.

Agosto e setembro são os melhores meses para esses viajantes, quando os ventos chegam a 40 nós (mas venta bastante nos outros meses também). Esses são os meses em que mais estrangeiros visitam Jeri.

Dezembro, também por causa das férias, é alta temporada, o que deixa a viagem mais cara e a cidade mais cheia. Os preços sobem bastante no Réveillon, assim como nos outros feriados ao longo do ano. Evite essas épocas se quiser economizar.

quando ir a jericoacoara

Quando ir a Jericoacoara: o que levar na mala?

Não importa a época do ano, leve roupas leves, chinelos e bastante protetor solar. Caso viaje na época de chuvas, pode ser interessante levar um guarda-chuva ou uma capa. Leve também repelente e dinheiro em espécie. Embora a maior parte dos estabelecimentos aceite cartão, sacar dinheiro na cidade é complicado.


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Rafael

Siga minhas viagens também no perfil @rafael7camara no Instagram - Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014, voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários sobre o texto “Quando ir a Jericoacoara? Melhor época, mês a mês

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.