Tags:
Atlas: Equador

Seguro viagem Equador: Dicas para escolher o melhor (com cupom desconto!)

O Equador é um destino imperdível, conhecido por suas paisagens deslumbrantes e cultura rica. Mas, para explorá-lo, é preciso segurança. Neste post, vamos falar da importância de contratar um seguro viagem adequado, com informações sobre como economizar na compra e selecionar a melhor opção para cobrir todas as atividades que você planeja realizar durante sua aventura equatoriana.

Vamos lá?

O seguro viagem Equador é obrigatório?

Não mais. Em 2018 o governo do Equador chegou a tornar esse seguro obrigatório, mas, a lei que estabelecia essa obrigatoriedade foi revogada. Segundo o Consulado de Equador em São Paulo, o seguro viagem para o Equador não é mais obrigatório.

No entanto, não é recomendável que você viaje sem um. Ele garante que você esteja protegido contra imprevistos, como problemas de saúde, acidentes, perda de bagagem ou cancelamentos de voos.

Além disso, um seguro viagem adequado lhe proporciona tranquilidade, permitindo que você desfrute plenamente das belezas naturais, da rica cultura e das experiências únicas que o Equador tem a oferecer.

Atenção: Em 2018, o governo equatoriano também aumentou o tempo de permanência de turistas no país, de 90 para 180 dias.

Leia também:
O que fazer em Quito: atrações e roteiros na capital do Equador
O que fazer em Cuenca: a bela cidade colonial do Equador

Documentos obrigatórios para entrar no Equador

Para passar pela imigração do Equador sem dor de cabeça, imprima e leve consigo os seguintes documentos:

  • Passaporte válido ou documento de identidade brasileiro em bom estado (só RG, não vale a CNH)
  • Certificado de vacinação internacional contra febre amarela
  • Preencher o formulário “Declaración de Salud del Viajero”
Viagem para o Equador: fotografia de uma movimentada rua em Quito, com a Catedral ao fundo

Por que contratar um Seguro de Viagem para o Equador?

Mas se o seguro não é obrigatório em uma viagem ao Equador, não seria melhor cortar esse gasto?

Bom, vamos lá! Em uma simulação no site da Seguros Promo, um seguro de viagem de 15 dias pelo o Equador sai por a partir de R$ 127. Isso é menos de R$ 9 por dia.

Convenhamos que não é esse gasto que vai encarecer sua viagem, não é mesmo? E, ao fazer esse investimento, você recebe as seguinte assistências:

  1. Assistência médica: O Equador possui um sistema de saúde variável, com áreas urbanas oferecendo melhores instalações médicas do que as áreas rurais. Um seguro de viagem garantirá que você receba a melhor assistência médica disponível em caso de doença ou acidente, sem ter que arcar com os custos do tratamento.
  2. Emergências e evacuação médica: Dependendo das atividades que você planeja realizar, como caminhadas, escaladas ou exploração da floresta amazônica, pode haver riscos envolvidos. Um bom seguro de viagem cobrirá os custos de uma evacuação médica de emergência, se necessário, além de garantir atendimento rápido e eficiente.
  3. Cancelamento ou interrupção de viagem: Situações inesperadas podem ocorrer antes ou durante a viagem, como cancelamento de voos, problemas pessoais ou condições climáticas adversas. Um seguro de viagem pode ajudar a recuperar os custos de cancelamento de reservas, acomodações e outros serviços, minimizando o impacto financeiro desses imprevistos.
  4. Perda de bagagem ou documentos: A perda ou roubo de bagagem e documentos de viagem pode ser uma experiência estressante. Um seguro de viagem pode cobrir os custos de reposição de itens perdidos, bem como ajudar a solucionar problemas relacionados à perda de documentos, como passaportes ou vistos.
  5. Proteção financeira: Além de fornecer cobertura para questões médicas e logísticas, um seguro de viagem também oferece proteção financeira contra outros imprevistos, como responsabilidade civil ou danos a terceiros.

Contratar um seguro de viagem para o Equador é uma decisão que pode poupar muita dor de cabeça e despesas inesperadas.

É uma forma de garantir que você possa aproveitar ao máximo sua viagem, sabendo que está protegido em caso de emergências ou imprevistos.

Seguro viagem Equador: qual o melhor?

A escolha da cobertura do seguro passa por três etapas:

1) o seu perfil, estilo de viagem e orçamento;

2) o custo de vida e de atendimento médico no país visitado;

3) o que você pretende fazer durante as férias.

Como o Equador não é um país muito caro, não tem necessidade de você contratar uma super cobertura.

Por outro lado, se você pretende fazer trilhas e outros esportes de aventura, precisa de uma apólice que inclua acidentes relacionados a esse tipo de atividade.

Para encontrar o seguro que atenda a esses pontos e ainda ter certeza de que está levando o melhor custo/benefício, recomendamos a Seguros Promo, um dos principais buscadores do mercado e que compara preços e coberturas de centenas de seguradores de viagem.

Há duas vantagens de usar um comparador de seguros. A primeira, óbvia, é simplificar o processo. Ao invés de ir em vários sites, de seguradoras diferentes, você consegue comparar preços e coberturas num lugar só.

Além disso, não se espante se perceber que os preços encontrados pela Seguros Promo são bem menores do que os oferecidos diretamente pelas seguradoras. Isso ocorre pelo grande volume de vendas registrado pelo comparador, que consegue negociar preços melhores do que se você fizesse a cotação sozinho, no site de uma seguradora (pode conferir). Então vamos ao passo a passo:

  • Clique aqui.
  • Informe seu destino e as datas de viagem.
  • Forneça seus dados. Clique em continuar.
  • A Seguros Promo vai comparar os preços nas maiores seguradoras do país. Basta escolher a melhor opção para você (a mais barata ou a de melhor custo/benefício). Você pode dividir o valor em até doze vezes sem juros.
  • Se pagar com boleto ou PIX tem desconto.

O comprovante e a apólice serão enviados por e-mail. Leve esse documento com você. Nele estarão os canais para entrar em contato, no caso de uma emergência.

Quanto custa um seguro de viagem Equador?

O preço varia – e aumentou nos últimos anos, por conta do valor do dólar e, claro, da covid. O quadro abaixo dá uma ideia com alguns preços, por dia de viagem.

Seguro Viagem:
América do Sul
MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein
Assistência médica USD 15.000
Bagagem extraviada USD 400 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
Affinity 35 LATAM +COVID-19 Affinity 35 LATAM +COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
ITA 20 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein ITA 20 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein
Assistência médica USD 20.000
Bagagem extraviada USD 1.250
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Para te dar uma forcinha, dá para reduzir os preços em pelo menos mais 10%: para isso, escolha o pagamento por boleto bancário ou PIX, o que te garante 5% de desconto.

Os outros cinco você ganha usando um cupom de desconto exclusivo para leitores do blog: 360MERIDIANOS05. 

Clique para fazer a cotação dos seguros com melhor custo/benefício

Melhores seguros de viagem para o Equador

Algumas opções de seguro boas e que oferecem cobertura contra Covid-19.

  • O Affinity 60 tem cobertura de até 60 mil dólares e tem cobertura para covid. Esse seguro é hoje dono do melhor preço e custo/benefício dentre as opções que cobrem problemas relacionados à Covid.
  • O GTA 75 Euromax tem cobertura de até 75 mil euros, o que é muito bom. E também garante cobertura para covid-19.
  • O Intermac 60 Prata também tem ótima cobertura e preço competitivo, além de cobertura contra covid.

Clique para fazer a cotação dos seguros com melhor custo/benefício

O Equador é seguro?

Sim! O Equador é considerado um país seguro para os turistas, com a maioria das áreas turísticas bem protegidas e monitoradas.

No entanto, é sempre importante tomar precauções e seguir o bom senso para garantir sua segurança, como em qualquer lugar do mundo.

Aqui algumas das coisas pra você ficar de olho:

  • Pequenos delitos: Furtos e roubos podem ocorrer, principalmente em áreas turísticas movimentadas. Para minimizar os riscos, evite exibir itens de valor, como joias ou equipamentos eletrônicos, e mantenha seus documentos e dinheiro em um lugar seguro, como um cinto de dinheiro ou cofre de hotel.
  • Segurança nas cidades: Quito e Guayaquil, as duas maiores cidades do Equador, experimentam taxas de criminalidade mais altas do que outras áreas. No entanto, tomando precauções básicas, como evitar áreas mal iluminadas à noite e não viajar sozinho em bairros desconhecidos, você pode reduzir significativamente os riscos.
  • Transporte: Utilize apenas táxis oficiais e confiáveis ou serviços de transporte por aplicativo, e evite aceitar caronas de estranhos. Ao utilizar o transporte público, esteja sempre atento aos seus pertences. O governo tem um programa de Transporte Seguro, então é fácil reconhecer os veículos corretos.
  • Atividades ao ar livre: Se você planeja explorar as montanhas, vulcões ou a floresta amazônica, é recomendável contratar um guia experiente e seguir as orientações fornecidas. Isso garantirá que você aproveite a beleza natural do país de maneira segura e responsável.
  • Terremotos e desastres naturais: O Equador está localizado em uma área sísmica ativa e, ocasionalmente, experimenta terremotos e desastres naturais. Não acontece todos os dias e provavelmente não vai acontecer com você, mas vale o alerta de saber como proceder se você der esse azar.

E, como mencionado anteriormente, contratar um seguro de viagem adequado pode ajudar a garantir que você esteja protegido e preparado para enfrentar qualquer situação inesperada que possa surgir durante sua viagem.

O 360meridianos faz parte do programa de afiliados da Seguros Promo

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (2 votes)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.