O que fazer em Sintra, Portugal: roteiro de um 1 ou 2 dias

Sintra, em Portugal, é como um conto de fadas a 40 minutos de Lisboa. Se na capital o que mais me chamou a atenção foram o centro histórico e os bairros populares, em Sintra o que impressiona é a riqueza dos palácios, castelos e construções medievais ao redor. Refúgio dos reis e da nobreza de Portugal até o século 19, o lugar ainda guarda um pouco da pompa de ser moradia de verão de princesas. Era pra lá também que a elite fugia para descansar do agito da cosmopolita Lisboa.

Queridinha do escritor Eça de Queiroz, Sintra é citada várias vezes por ele em suas obras. Em um de seus livros mais famosos, Os Maias, Eça dedica parágrafos inteiros para descrever a cidade de forma quase fotográfica. Os fãs de literatura e do escritor podem se divertir tentando encontrar os lugares imortalizados nas páginas do livro.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta descontos para nossos leitores

Quanto tempo ficar em Sintra?

A vila merecia, facilmente, dois ou mais dias de atenção. Suas colinas, ruas charmosas e atmosfera de cidade pequena deveriam ser exploradas com calma, mas a gente sabe que tempo é uma moeda preciosa no mundo dos viajantes.

Porém, por ser tão perto de Lisboa, a maioria das pessoas opta por um bate-volta. Se você também fez essa escolha, tenha uma coisa em mente: você não vai conseguir ver tudo o que a cidade tem a oferecer. Portanto, escolha seus lugares favoritos e explore-os com calma – dê uma olhada nas dicas ali em baixo.

Outra questão é que muita gente planeja combinar Sintra e Cascais no mesmo dia. Nós não recomendamos que você faça isso. Esse será um jeito de fazer um passeio corrido, em que não conhecerá bem ou aproveitará apropriadamente nenhum dos dois lugares.

Como chegar em Sintra, Portugal?

Os trens partem da estação Rossio, no centro de Lisboa. Basta pegar a Linha de Sintra e você chegará diretamente na cidade, em 40 minutos. A passagem custa 1,70 euros o trecho se comprado na hora. O cartão Viva Viagem, usado no metrô, também funciona para ir a Sintra e nesse caso, o valor fica 1,25€, via modalidade Zaping.

Também dá para ir para Sintra de carro ou em excursões. Quem vai de carro pode seguir pelas rodovias A37 ou A16 (essa tem pedágio). A viagem dura cerca de 30 minutos.

Como se locomover em Sintra?

Se você chegar de trem, logo em frente à estação fica a parada do ônibus  434. Por 5,50 euros, o autocarro turístico te leva nos principais pontos turísticos da região. Você paga apenas da primeira vez que pega o ônibus e pode subir e descer dele várias vezes até dar uma volta completa no percurso. O único problema é que o trajeto é fechado: vai da estação até o centro da vila. Depois, até o alto no Palácio da Pena e Castelo. E depois volta para o centro. Assim, não dá para mudar a ordem dos passeios.

Uma outra opção é pegar um tuktuk e negociar o preço para o seu grupo. E se você tiver um pouco mais de pique, há a opção de alugar bicicletas elétricas.

Tenha em mente que apesar da pouca distância entre as atrações, Sintra fica numa serra e as ladeiras e estradas estreitas não favorecem nenhum pouco que pensa em fazer tudo a pé.

O que fazer em Sintra: 7 principais atrações

  • Palácio da Pena

O Palácio da Pena é uma construção que fica no alto da Serra de Sintra e que serviu de residência de verão para a família real portuguesa no século 19. O lugar, construído por capricho do Rei Fernando II, está preservado como se ainda servisse de moradia para os nobres da época. Objetos pessoais, como escovas de cabelo, ficam expostos como se tivessem acabado de ser usados. Misturando diversos estilos arquitetônicos no que antes era um velho mosteiro, o lugar tem um ar de extravagância e detalhes tão ricos que impressionam. Ali também, em uma sala chamada “sala do duche e massagem”, é possível ver o primeiro chuveiro instalado no país, para quem gosta desse tipo de curiosidade cotidiana.

Você pode ler um post completo sobre a história e a visita aos jardins do Palácio. 

Serviço: A entrada custa 14 euros para o Palácio + Parques. E 7,50 euros apenas para o parque e área externa do palácio. Há descontos para estudantes, jovens e idosos. Há um desconto de 5% para quem compra o bilhete online. E nas bilheterias tem descontos progressivos para quem compra de 2 a 6 atrações combinadas.

O horário de abertura varia ao longo do ano. Confira no site oficial. 

  • Castelo dos Mouros

O Castelo dos Mouros é um forte erguido no século 9 e também fica no alto da serra. Antigamente, a posição privilegiada servia como estratégia militar. Dali, era possível ver a aproximação das tropas inimigas a quilômetros de distância. Hoje Portugal não precisa mais se preocupar com esse tipo de invasão e o mirante passou a ter outra função: a vista da vila e dos parques até o oceano atlântico é surpreendente. Por ela, vale a pena andar em torno das muralhas e subir e descer as escadas que levam até os pontos de observação.

Serviço: A entrada custa 8 euros (com descontos para jovens, idosos e famílias). Aberto de 9h30 às 19h no verão.

  • Palácio Nacional de Sintra

Palácio Nacional de Sintra, fica bem no centrinho da Vila de Sintra, moradia de reis desde o século 12 e único do tipo que viu a Idade Média e ainda está aí para contar a história. O Palácio não sofreu muitas alterações desde o século 16. Uma das partes mais interessantes da visita, as cozinhas, ainda guardam marcas do uso na época.

Foto: Matt Ragen – Shutterstock

Serviço: A entrada custa 10 euros. Os horários de abertura são de 9h30 – 19h00 (verão) e 9h30 – 18h00 (inverno).

  • Quinta da Regaleira

A Quinta Regaleira é uma mansão construída entre  1898 e 1912 por um milionário brasileiro com ascendência portuguesa. A grande atração ali são os jardins e suas construções, feitos para representar o cosmos e a magia. Você encontrará grutas, poços, portais, cascatas e o famoso Poço Iniciático: uma torre invertida, com uma escada espiral e colunas esculpidas na pedra, conectando o fundo ao topo e tem a ver com as conexões entre o céu e a Terra.

Leia nosso post completo sobre a história e a visita à Quinta da Regaleira. 

Serviço: A entrada custa 6 euros, com descontos para crianças, idosos e estudantes. O horário de abertura é de 9h30 às 20h (verão) e 9h30 às 18h (inverno).

  • Palácio Montserrate

Próximo ao centro histórico de Sintra, o Parque e Palácio de Monserrate é um exemplo do Romantismo em Portugal. A construção do século 19 combina diversas influências: góticas, indianas e mouras. Isso sem contar um enorme jardim botânico que o circunda.

Foto: MIPImages – Shutterstock

Serviço: A entrada custa 8 euros. Os horários de abertura são de 09h30 – 20h00 (verão) e 09h30 – 18h00 (inverno).

  • Vila de Sintra

Com tantos palácios e construções grandiosas, as vezes fica fácil esquecer de passear pela cidadezinha de Sintra. O local é adorável. E também é uma chance de provar dois doces muito famosos na região. As queijadinhas e os travesseiros (massa folheada com recheio de creme de amêndoa). Entre as confeitarias mais famosas que vendem o quitute estão a Piriquita e a Sapa. Escolha o seu bicho preferido e bom apetite.

  • Nos arredores da Serra de Sintra

A verdade é que os arredores de Sintra são bastante interessantes. Para começar, toda a Serra de Sintra fica no Parque Natural de Sintra-Cascais. Ou seja, uma natureza rica e bem cuidada é o que você encontra por ali. Para quem quer ver mais palácios, o Palácio Nacional de Queluz,  conhecido como o Versailles de Portugal está há 20 minutos de distância: basta pegar a linha de trem de Sintra e descer na Estação Monte Abrão ou Queluz-Belas.

O Palácio Nacional de Mafra também está bem próximo, mas é preciso ir de carro (21 quilômetros de distância) ou de ônibus: no blog Mari pelo Mundo ela explica exatamente como.

Outra atração histórica bem no meio da serra é o Convento dos Capuchos, com construções no meio das pedras – saiba como é a visita no blog Aonde não Estou. Como fica fora do circuito turístico, só dá para ir de carro, tuktuk ou bicicleta.

Se você está em busca de paisagens naturais, a primeira opção óbvia e a adorável vila de Cascais (saiba aqui tudo sobre o que fazer por lá). De Sintra a Cascais é possível ir de carro (19km) ou de ônibus: as linhas 403 e 417 fazem esse trajeto.

Cascais

Também na região do parque natural fica o Cabo da Roca – o 403 para por lá –  e praias como a Praia da Adaga ou Praia do Guincho.

Onde ficar em Sintra, Portugal

A dica é: fique próximo ao Palácio Nacional de Sintra ou da estação de trem. Você pode também ler o nosso post de onde ficar em Sintra, onde indicamos os melhores hotéis para todos os bolsos.

Clique aqui para encontrar opções de hospedagem em Sintra.

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (2 votes)
Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

Ver Comentários

  • Oi Natália, gostei muito de suas dicas.
    Estou em Lisboa com minha esposa e minha sogra. Queremos ir a Sintra e Évora.
    Se eu for de trem, encontro guia (pessoas) no local, ou locais para nos acompanhar?

    • Pailo, na saida da estação de trem em Sintra tem um escritório de atenção ao turista e lá eles com certeza podem te indicar guias.

  • Nátalia, irei a Sintra do final do ano, e gostaria de fazer um mix entre os dois trajetos (Castelo dos Mouros, Pena e Regaleira), em relação ao tempo, será que é possível? Infelizmente tb terei apenas 1 dia por lá.

    A pouco tempo descobri o blog, e já sou fã!!!

    • Olá Greice, em um dia dá para visitar essas três atrações sim, com tranquilidade.

      Obrigada por visitar e volte sempre!

  • Oi Natália, boa tarde! Tudo bem com vocês?
    Querida, Parabéns por este grande gesto de auxiliar, é uma linda forma de doação!
    Vamos a Portugal 1ª vez (eu e marido) 6 dias, que emoção! Fico feliz se puder me ajudar. Aceito sugestões, pois estou me orientando pelos posts mas não sei se o que estou tentando fazer é possível, até porque meu marido quer fazer tudo de trem ou Ônibus. Para estas cidades que são mais próximas seria melhor alugar carro?
    No que pensei:
    2 dias LISBOA (1 dia Belém + Pq. DAS NAÇÕES / 1 dia Centro)
    1 dia CASCAIS (Boca do Inferno) + SINTRA (... + Quinta da Regaleira, Azenhas do Mar, Cabo da Roca) + ÓBITOS + NAZARÉ + FÁTIMA
    1 dia COIMBRA + AVEIRO – Dá para ir de trem? É possível comprar as passagens: Lisboa– Coimbra – Aveiro – Lisboa?
    1 dia para PORTO (trem)
    Restou 1 dia (????)
    Aguardo seu retorno e obrigada pela atenção.
    Gde abraço,
    Zeni

    • Zeni Boa tarde,
      Conheço Portugal e alguns pontos que você pretende conhecer, vamos ver se posso lhe ajudar. Um dia para Cascais, Sintra,Óbitos, Nazaré e Fátima e pouco e será muito cansativo, vai dirigir muito e ficará esgotada e talvez, não consiga conhecer tudo.
      Aconselho um dia para Fátima, Nazaré e Óbitos e um dia para Sintra e Cascais. Existem uma estrada que vai de Lisboa até o cabo Roca beirando o mar, não sei porquê o GPS não a acusa, é um passeio muito bonito e muita coisa para conhecer, vai passar ao lado da Boca do Inferno e tem um restaurante ao lado para tomar um fino curtindo a vista.
      No Parque das Nações, o que demandará mais tempo é o Oceanário, pelo menos umas três horas, mas, vale muito a pena conhecer.
      Belém é uma manhã e o Centro de uma a dois dias.
      Normalmente, fico cinco dias em cada cidade grande, estou retornando o mês que vem para Lisboa, Madrid e Barcelona pois, muita coisa faltou conhecer da última vez.
      Aconselho curtir um show de Fado e beber um fino ao lado do Tejo no restaurante próximo ao Padrão do Descobrimento e o que faltar conhecer deixe para a próxima vez.

  • Natália boa tarde,

    Estou indo para Portugal em setembro, conheço Lisboa e outras cidades portugueses e dessa vez pretendo conhecer Sintra e Évora. Pretendo alugar um carro, pois, além do Palácio da Pena e Quinta da Regaleira pretendo conhecer e almoçar no cabo da Roca.
    Perguntas: Em uma manhã, aproximadamente, uma hora e meia em cada lugar, dá para ter uma boa noção das atrações? Aonde poderei estacionar em Sintra? é fácil conseguir local para estacionamento?
    Em Évora, pretendo chegar por volta das 8:30h e retornar por volta das 15h, pois, a noite tenho uma reserva na Faia para assistir ao Fado, na sua opinião o que devo conhecer em Évora no tempo que lá estarei?
    Obrigado,
    Tadeu

    • Olá Tadeu, acredito que com uma hora e meia dá para ver as atrações sim. Fui de trem, então não sei onde estacionar ou se é fácil conseguir estacionamento. E não conheço Évora, por isso não sei te responder essa pergunta também.

      Abraços!

  • Olá Natália, adorei o post!

    Não vou ter tempo de passar um dia inteiro em Sintra, mas não gostaria deixar de dar uma "passadinha" por lá. Infelizmente terei apenas meio dia por lá e gostaria de conhecer o Palácio da Pena, Castelo dos Mouros e Quinta da regaleira. Você acha que se eu conhecer só o exterior dos lugares (jardins e área externa) dá tempo de visitar? Será que vale a pena ir até Sintra nesse caso? Tirarei depois um dia para Fátima e um dia e meio para ficar em Lisboa.

    Obrigada!!

    • Ei Anelise,

      Se você correr acho que dá para ver as três, sim, nem que for só o exterior. Mas, nesse caso, eu cogitaria ficar só em Lisboa. Isso depende muito do seu ritmo de viagem e preferência, mas às vezes é melhor ver as coisas com calma, conhecer direito os lugares em vez de passar correndo por eles. Dois dias em Lisboa já é bem pouco para ver tudo.

      Abraços

  • Ainda bem que existem turistas que não se ficam apenas por Lisboa....Apenas uma observação, Queluz é uma cidade por isso não é utilizado o masculino como no texto indica: " E o Queluz é conhecido....."(não sei se foi lapso).

    • Olá Beatriz, obrigada por seu comentário. Na verdade, o Queluz do texto se refere ao Palácio Nacional de Queluz e não à cidade. Por isso está certo o masculino.

      Abraços! =)

  • Olá! Muito boa a sua descrição acerca do que visitou em Sintra.
    Peço a sua ajuda para tirar uma dúvida: esse ônibus que você citou no seu texto, pode-se subir e descer dele ao longo dos pontos turísticos pagando apenas uma passagem?
    Obrigado e parabéns pelo excelente relato.

    • Sim, Bruno, eles têm um bilhete ilimitado por 12 euros, um para um ciclo completo que é 5 e outro que cobre apenas um trecho por 3 euros.

      Abraços!

  • Oi Natália, adorei o post.
    Vou para Lisboa em dezembro e quero fazer 1 dia de Sintra.
    Olhando pelo mapa do google verifiquei que Monserrate fica um pouco distante do Palácio de Pena e gostaria de saber se este ônibus que você pegou na estação se ele leva até Monserrate e se depois podemos pegar ele novamente até o próximo Palácio.
    Obrigada.

  • Olá, parabéns pelo blog, excelente conteúdo! Nesse passeio à Sintra, vocês fizeram os deslocamentos de uma atração a outra de ônibus ou fizeram à pé?? abs.

  • Olá! Primeiro que dizer que AMEI o site e já viajei só de navegar por ele :) Escrevo aqui como pedem na página de contato, mas é pra falar de um assunto bem abrangente!
    Bem, estou me planejando para viajar para a Europa no ano que vem (abril ou maio de 2015) período menos frio, né?!

    A dúvida agora é: quais países conhecer? Pretendo ficar uns 15 dias, mas não tenho ideia de por onde começar. Sou de Recife, e aqui tem voo direto pra Lisboa, seria uma alternativa, mas e a partir daí?

    Quero conhecer a França, Itália e Londres. Meu namorado também queria Alemanha... São boas opções? Qual seria a melhor ordem?

    Obrigada e mais uma vez PARABÉNS pelo site :)

    • Ei Elis! como seu voo é para Lisboa, sugiro passar uns dias por lá! É uma cidade linda. A partir daí, fica a seu critério. É muito difícil dizer para alguém qual deveria ser o roteiro da pessoa pq não existe roteiro certo ou errado. Existe o que você quer conhecer. As opções que você citou são ótimas, eu só tiraria uma ou duas da lista para não ficar muito corrido. Poderia ser: Lisboa, França e Itália / Lisboa, França e Londres / Lisboa, França e Alemanha, para aproveitar o posicionamento geogáfico de cada país.

      Abraços!

Compartilhar
Publicado por
Natália Becattini

Posts Recentes

Quanto custa uma viagem para a Disney? Dicas para economizar!

Tem o sonho de viajar para Orlando, mas não faz ideia de quanto custa uma…

5 dias atrás

Onde ficar em Arraial d’Ajuda: pousadas baratas na vila e na praia

Onde ficar em Arraial d'Ajuda, Bahia? Essa vila é parte de Porto Seguro e acessível…

6 dias atrás

Onde ficar em Mendoza: Bons Hotéis nas Vinícolas e no Centro

Escolher bem onde ficar em Mendoza é essencial para apreciar o que a cidade tem…

6 dias atrás

Onde ficar em Amsterdam: melhores bairros e hotéis baratos

Escolher onde ficar em Amsterdam não é tarefa complicada. Bonita e bem cuidada, a cidade…

6 dias atrás

Onde ficar em Roma: 7 Melhores Bairros e Hotéis Bem Localizados

Na hora de decidir onde ficar em Roma, é fundamental fazer escolhas inteligentes. Isso porque…

6 dias atrás

Onde Ficar em Oslo: Melhores Bairros e Dicas de Hotéis

Nesse texto você descobre onde ficar em Oslo, garantindo acomodação bem localizada e com valores…

1 semana atrás