Termas em São Miguel: onde tomar banhos quentes nos Açores

No arquipélago dos Açores, Portugal, há bastante atividade vulcânica adormecida. O resultado disso não são só paisagens lindas e diferentes, mas também muitas opções de termas: aquelas piscinas de água quente natural, ricas em minerais, que são uma delícia de mergulhar, algumas delas abertas em qualquer época do ano.

Leia também: O que fazer na Ilha de São Miguel
Onde ficar nos Açores: dicas de hospedagem
Comida típica dos Açores e dicas de restaurantes

Só na Ilha de São Miguel existem cinco locais para tomar banhos termais, com paisagens diferentes e temperaturas variadas. É importante dizer que é recomendável usar roupas de banho mais velhas, porque o ferro contido na água mancha o tecido e também pode afetar a elasticidade das peças. Outra dica que nem todo mundo dá é evitar mergulhar o cabelo na água, principalmente se você tiver cabelo tingido. Eu nunca tinha visto esse tipo de recomendação até que a minha amiga voltou para casa com todas as mechas loiras alaranjadas – e não teve tratamento que salvasse a situação.

Poço da D. Beija

Poço da d. beja são miguel açores

Esse foi o local que escolhemos para fazer o passeio das águas termais, simplesmente porque eles ficam abertos até às 23h e a ideia de ficar lá mergulhadas na água quentinha sob a luz do luar pareceu ótima. E de fato, foi. O Poço da D. Beija, que fica na cidade das Furnas, desvia a água natural de uma espécie de riacho e tem cinco piscinas naturais, uma delas com cascata. A temperatura da água pode chegar até 40º e eles oferecem estrutura de escaninhos e ducha.

poço d. beija açores são miguel

Crédito: Divulgação

Serviço:
Entrada: 4 euros
Horário: 7h às 23h
Site: pocadadonabeija.com
Endereço: Lomba das Barracas s/n – Furnas

Caldeira Velha

termas são miguel caldeira velha

Crédito: David Samuel Santos (CC BY-NC-SA 2.0)

A Caldeira Velha é bem diferente do Poço da D. Beja. Trata-se de um Monumento Natural, ou seja, essas termas ficam dentro de um parque e o cenário no entorno das “piscinas quentes” é basicamente uma floresta. Além disso, não dá para entrar em “qualquer poça” por ali, visto que algumas dessas são de água fervente – claro, sinalizadas com placas. São duas poças para banho, uma junto a uma cascata, com temperatura de 25 graus e a outra com temperatura entre 35ºC e os 38ºC.

Serviço:
Entrada: 2 euros
Horário: Novembro a Fevereiro – 09:00 às 17:00; Março e Outubro -10:00 às 18:00; Abril a Setembro – 09:00 às 20:30
Site: Centro de Interpretação Ambiental Caldeira Velha
Endereço: Estrada Regional da Lagoa do Fogo, Ribeira Grande

Ponta da Ferraria

A Ponta da Ferraria é uma formação vulcânica única do mundo. Realmente, o cenário acidentado, as pedras de cor negra e o mar batendo forte tornam toda a paisagem especial. Ali é bem interessante porque tem uma praia com piscina natural termal perto das pedras e de água salgada. Dependendo da hora do dia e da maré, dá para sentir a mistura a água fria e quente, que fica em torno dos 40 graus. É ótimo porque além de lindo, é grátis.

ponta da ferraria spa são miguel açores

Mas só dá para visitar com tempo bom, porque o acesso às piscinas é difícil – quando eu fui, em outubro, mal dava para ver a paisagem com a força da tempestade. Também há ali um Spa Termal, com tratamentos especiais e piscinas de águas termais, as Termas da Ferraria.

Serviço
Entrada: Gratuita na piscina natural. Para o Spa, consultar os preços dos tratamentos
Horário: Os Spa funciona de 11H-19H (Excepto Segundas-Feiras). Eles também têm serviço de bar e restaurante.
Site: Termas da Ferraria
Endereço: Ponta da Ferraria, Ginetes

Parque Terra Nostra

termas são miguel parque terra nostra

Crédito: David Samuel Santos (CC BY-NC-SA 2.0)

O Parque Terra Nostra fica na propriedade de um hotel chique de mesmo nome e a grande piscina termal ali localizada foi construída em 1780, pelo então cônsul americano nos Açores. Além do enorme tanque com águas férreas a cerca de 40 graus, em volta fica um belo jardim botânico, com várias espécies de flora diferentes. Está aberto para visitação para o público em geral, mas os hóspedes podem ficar na piscina termal até às 22h.

Serviço
Entrada: 6 euros
Horário: (1 Abr. a 30 Set.) 10h00 – 19h00; (1 Out. a 31 Jan.) 10h00 – 17h00; (1 Fev. a 31 Mar.) 10h00 – 17h30
Site: Parque Terra Nostra
Endereço: Rua Padre José Jacinto Botelho, 5 Furnas

Praia do Fogo, Ribeira Quente

Praia do Fogo, Ribeira Quente

Assim como a Ponta da Ferraria, essa é uma praia em forma de baía, com nascentes hidrotermais submarinas, ou seja, águas termais salgadas. E de graça. No verão, as águas ficam em torno dos 23 graus, o que não é mega quentinho, mas muito agradável. No inverno é mais frio, tanto que eu nem arrisquei de ir, por conta da chuva e vento.

Serviço
Entrada e acesso livres
Site: Visit Portugal
Endereço: Ribeira Quente – Povoação

*Crédito imagem destacada: Divulgação Poço da D.Beija


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

8 comentários sobre o texto “Termas em São Miguel: onde tomar banhos quentes nos Açores

  1. Nossa que lugar lindo! Serio, nem parece que é Brasil.

    Luiza, sou do Espirito Santo, e aqui na minha cidade tem varias pessoas que largaram tudo para viajar ao mundo, espero um dia ter essa coragem.

    Luiza, no seu blog tem uma categoria de destinos no Brasil?

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.