Tags:
Atlas: Brno, República Tcheca

Turismo em Brno, República Tcheca

Eu não acho que incluiria Brno no meu roteiro pela República Tcheca não fosse o fato de eu ter uma amiga que mora lá. Mas, uma vez na segunda maior cidade do país e uma das principais cidades universitárias, não me arrependi de ter ido. Veja bem, Brno não tem o mesmo charme de Praga ou Cesky Krumlov. Suas construções históricas não são tão grandiosas ou belas, mas há coisas interessantes, principalmente no subterrâneo.

E, ao mesmo tempo, a vida noturna é animada, as microcervejarias são movimentadas e os bares de drinks da cidade valem a pena. Logo, se você incluir Brno na sua viagem, passe lá uma noite pelo menos e aproveite minhas dicas do que fazer de turismo na cidade. E, veja bem, não sou só eu a dizer isso – o The New York Times incluiu a cidade na sua lista de 52 lugares a visitar em 2016.

Apesar de Brno ser grande, seu centro histórico é pequeno. Com duas horas de caminhada você já terá visto muitas das atrações citadas nesse post. Para algumas delas, porém, vale a pena dedicar mais tempo.

Leia também: Como organizar uma viagem pela República Tcheca

O que fazer em Brno, República Tcheca

Praça da Liberdade (Náměstí Svobody)

turismo em brno república tcheca praça liberdade

A maior e mais antiga praça de Brno. É o local mais movimentado da cidade, onde tudo acontece. Envolta por prédios históricos que já foram reconstruídos muitas vezes ao longo dos anos, também chama atenção na praça uma fonte moderna, de 2006, com palavras de um poeta da cidade; um coluna barroca de 1689, memorial das vítimas da peste negra durante a Idade Média; e um dos relógios mais estranhos que eu já vi na vida. Antes de eu explicar, dá só uma olhada:

turismo em brno república tcheca relogio

Pois é, esse relógio em formato fálico foi feito com granito vindo da Africa do Sul. E tem um funcionamento estranho: às 11 da manhã, ele anuncia que é meio-dia com uma melodia (!) – e também solta uma bolinha de mármore, que uma pessoa que consiga achar o compartimento especial do relógio na hora certa pode fazer de suvernir. Tudo bem se você não entendeu nada. É comum que turistas, e também alguns habitantes de cidade, fiquem olhando para o tal relógio e se perguntando: que m.. é essa?

turismo em brno república tcheca relogio perto

Catedral de São Pedro e São Paulo (Petrov)

Essa bela igreja se destaca na vista de Brno. Não se sabe ao certo qual a data de sua fundação, mas estima-se que seja algo no entorno do ano 1170. Claro, depois disso vieram diversas reconstruções, as principais delas no século 14, quando a Catedral foi remodelada para o estilo gótico. É possível não só visitar o interior da igreja, mas também a torre, que permite uma vista incrível (40 czk) e a crípta (20 czk).

turismo em brno república tcheca igreja

turismo em brno república tcheca igreja

turismo em brno república tcheca vista cidade

Nos arredores da catedral fica o simpático Parque Denis (Denisovy sady). Os jardins são acompanhados de muralhas e elevados, de forma que o passeio também garante uma vista legal da cidade.

Praça do Mercado do Repolho (Zelný trh)

turismo em brno república tcheca praça

Esse nome engraçado da praça vem de um mercado que existia ali desde a Idade Média. A praça é muito bonita, com uma fonte histórica no centro, a Parnas Fountain, construída em 1690. Um dos prédios que mais chama a atenção é o Palácio Dietrichstein, que hoje abriga o Museu da Morávia, fundado em 1817, com uma coleção de artefatos, documentos que vão da literatura à zoologia. Na praça também ficam casas históricas e teatros.

turismo em brno república tcheca fonte

Labirintos abaixo do Mercado do Repolho (Labyrint pod Zelným trhem) e outros pontos do subsolo

Meu passeio favorito em Brno foi conhecer o subsolo da cidade, tema que vai até render outro post aqui no blog. É que tem uma segunda cidade construída abaixo das ruas. O projeto Brno Underground permite visitar três “trilhas” embaixo da terra. Eu conheci o Labirinto abaixo do Mercado do Repolho, uma visita guiada que dura cerca de uma hora e conta muito da história da cidade. O passeio custa 160 czk.

turismo em brno república tcheca tuneis

Outra visita interessante é o Ossuário abaixo da igreja St. James, uma cripta que desde o século 17 acumulou cerca de 50 mil ossos de pessoas. Por fim, eu não visitei, mas também está aberta para visita a Adega do Mint Master (Mincmistrovský sklep), que fica abaixo da Praça Dominicana.

turismo em brno república tcheca ossuario

Antiga Prefeitura (Stará radnice)

O prédio da antiga prefeitura, na rua Radnická, foi construído em 1240 e serviu como prédio administrativo de 1373 to 1935. Hoje, é lá que funciona o Centro de Informações Turísticas. Mas, mais do que isso, é nesse edifício que estão algumas das principais lendas de Brno.

Como o pináculo torcido, bem na entrada. Uma lenda que conta que o artesão responsável pelo monumento não recebeu o dinheiro adiantado da administração da cidade e por isso ordenou que seus aprendizes fizessem uma obra retorcida, tal como a palavra dos governantes. Está lá até hoje.

turismo em brno república tcheca torre torta

turismo em brno república tcheca torre torta

Crédito fotos: Shutterstock

Além disso, a passagem abaixo do prédio guarda o famoso “Dragão de Brno”. Quando cheguei lá, fiquei meio frustrada, afinal, o tal dragão é na verdade um crocodilo. Entre as lendas para o tal “monstro” em exposição é que ele teria sido trazido de uma Cruzada, ou que foi um presente de um Sultão Turco. Ou, ainda, não seria presente de ninguém, mas um misterioso habitante do rio que circula a cidade.

É possível subir os 63 metros até o topo da Torre para observar a cidade do alto.

Castelo de Spilberk

república tcheca turismo brno

O Castelo de Brno foi fundado no século 13 e por anos serviu como casa da família real, até que, no século 17 foi convertido em fortaleza e prisão. Serviu a esse propósito até 1855 e depois tornou-se um quartel militar, que inclusive foi ocupado pelos alemães durante a Segunda Guerra. Só nos anos 1960 tornou-se um monumento nacional cultural e, finalmente, nos anos 90, virou o Museu da Cidade de Brno. A entrada para todas as atrações do complexo custa 200 czk.

Outras atrações fora do centro histórico

Nos arredores do centro fica o museu Mendelianum, um centro de ciência focado em genética. Para quem não sabe, Gregório Mendel, o pais da genética (lembrança rápida das aulas de biologia: as leis de Mendel eram aquelas das ervilhas =P ), era um padre e desenvolveu suas terias quando morava num mosteiro em Brno.

Outra local famoso é a Villa Tugendhat, uma mansão do início dos anos 30 que é considerada um exemplo de arquitetura moderna, listado como Patrimônio da Unesco.

Passeio nos arredores: Lago de Brno e Castelo de Veverí

turismo em brno república tcheca ossuario

O Lago de Brno, ou melhor, a barragem de Brno, é um local bonito, cercado de florestas, onde as famílias tchecas se reúnem para aproveitar a praia no verão. Dali, você pega uma ferry que cruza todo o lago até o Castelo de Veverí, uma antiga residência do século 12, com o clássico formato de uma fortaleza medieval, mas que passou por várias reconstruções ao longo dos séculos. Uma boa parte do castelo ainda está sendo reformada, mas a visita guiada leva os visitantes (em grande maioria tchecos) pelos antigos quartos e salões.

turismo em brno república tcheca castel

turismo em brno república tcheca veveri 1

Mais informações no site oficial.

Brno à noite: dicas de lugares

Como disse no início do post, a vida noturna em Brno é animada. Aproveitei o fato de estar lá com uma amiga tcheca para conhecer alguns dos lugares mais populares e legais da cidade. O pub Na Stojáka era um desses points. No verão, centenas de pessoas se aglomeram na calçada em frente ao pub, na rua Běhounská, 16, após comprar a cerveja lá centro.

turismo em brno república tcheca noite

Entre os bares de drinks, que são super famosos na cidade, conheci o Bar Který Neexistuje, cujo nome significa “o bar que não existe”. O cardápio de drinks deles é interminável e tudo muito interessante. O difícil ali é conseguir mesa, dentro ou do lado de fora.

E uma dica da Anna, minha amiga, é um bar que abriu recentemente, depois que eu já tinha ido embora, o Super Panda Circus, que serve drinks em recipientes diferentes, como um sapato ou uma Barbie no copo. O local também foi indicado pelo NYT. Por fim, a indicação de boate que estive é a Livingstone, que toca música pop, rock e dance e fica bem cheia lá para 1h da manhã.

Onde ficar em Brno: dicas de hospedagem

Se você for a Brno, passe lá pelo menos uma noite e siga viagem na manhã seguinte (ou vá para Veverí). De qualquer forma, escolha hotéis que fiquem dentro do centro histórico, o que vai facilitar muito a sua locomoção, já que o sistema de ônibus e trams da cidade é até muito bom, mas completamente confuso. Veja aqui todas as opções de hospedagem no centro histórico de Brno.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 comentários sobre o texto “Turismo em Brno, República Tcheca

  1. Ola Luiza
    Gostei muito do Blog! Já compartilhei!
    Pretendo viajar para Brno em agosto para assistir uma corrida de Moto Velocidade (MotoGP). Voce tem informações de onde fica o autodromo? Como ir da cidade até la?

  2. Estou indo pra Brno neste final de semana e adorei seu post.
    Obrigada pelas informações e queria ser igual a vc!
    Morar em um aeroporto e viver viajando .
    Beijos

  3. Lindo demais!! Fiquei babando nas imagens!!! Ainda pretendo voltar à República Tcheca e, quem sabe, poderei incluir Brno. É a cidade natal de Milan Kundera, né? Mais um motivo pra ir pra lá!!!! Mas, pelamor… como se pronuncia Brno??

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.