Turismo em Karlovy Vary, a cidade das águas termais

Karlovy Vary, na República Tcheca, é uma cidade real em muitos sentidos: foi fundada por volta de 1350, porque o Rei Carlos IV, que também era Sacro Imperador Romano, estava numa caçada nas florestas da região, passou mal e tomou das águas do rio que passava por ali. Pronto! Estavam descobertas as águas termais minerais, de propriedade terapêutica, mais famosas do país. O nome da cidade, inclusive, é uma homenagem ao nome desse rei.

Com o passar dos anos, foi ganhando fama como uma cidade de spas de luxo. No século 18, chegou a ser frequentada por um pessoal bem famoso, em busca de tratamento e relaxamento nas águas. Gente tipo Beethoven, Wagner, Brahms, Tolstoy e Marx. A fama diminuiu um pouco, mas a importância não.

turismo karlovy vary república Tcheca geral cidade

Karlovy Vary está a cerca de 1h30 de Praga, permitindo que seja incluída num roteiro tanto como um bate-volta, quanto como uma viagem de dois dias e uma noite. Tenha em mente que não existem banhos públicos em piscinas termais, como em Budapeste, por exemplo.

Com isso, só é possível mergulhar nas águas de propriedades terapêuticas se você pagar por pelo menos uma hora de tratamento num spa (o mais barato que encontrei custava 600 CZK, ou seja, cerca de 100 reais) ou ficar hospedado num hotel que ofereça os serviços. Porém, há piscinas comuns que você pode frequentar em alguns hotéis, pagando pela hora.

Logo, se você não for um turista ryco ou uma pessoa em busca de tratamentos especiais, o principal passeio por Karlovy Vary implica em comprar uma xícara muito simpática, um waffler famoso e circular pelas colunatas e gazebos que abrigam as 12 fontes de águas termais espalhadas pelo centro histórico. As águas vêm de profundidades diferentes e variam de temperatura, de 13º a 73º graus. O sabor é aquele meio ferroso do enxofre.

turismo karlovy vary república Tcheca canal

Mas antes que você pense que este é um passeio chato, tenha em vista que Karlovy Vary é linda. Seus prédios são uma mistura de arquitetura tcheca e alemã. Os hotéis luxuosos, incluindo o famoso Grandhotel Pupp (foto abaixo) – onde foi filmado um James Bond e ocorre o Festival de Cinema de Karlovy Vary – mais parecem palácios, de tão bonitos. Ou seja, é daqueles lugares agradáveis, que mesmo não tendo um monte de coisas para fazer, vale a pena aproveitar cada minuto.

turismo karlovy vary república Tcheca hotel pupp

As Colunatas e Fontes Termais de Karlovy Vary

As fontes estão listadas aqui na ordem que você vai conhecê-las se for caminhando na direção contrária dos hotéis-spa.

Hot Spring Colonnade (Vřídelní kolonáda)

turismo karlovy vary república Tcheca colunata futurista

Comece o seu passeio pelas fontes de águas termais nesse espaço. Mesmo ele sendo estranho por fora, uma mistura de ferro, concreto e vidro, construída nos anos 70, em estilo funcionalista. Lá dentro, porém, você encontra um geyser, o Vřídlo, que espirra água 12 metros acima, a 73 graus. Mas calma, você não vai precisar enfrentar a força da natureza para provar a água mineral: no pavilhão ao lado, a mesma água é dividida em cinco fontes diferentes, onde é resfriada entre temperaturas de 30º a 50º.

turismo karlovy vary república Tcheca geiser

turismo karlovy vary república Tcheca fontes

E, antes que você se pergunte: como beber? Ali mesmo, dentro da estrutura da Hot Spring, ficam diversas barraquinhas que vendem, a preços e tamanhos variados, as xícaras que você pode usar para provar as águas. Parece um pequeno bule e você deve beber do bico. (Mas também é plenamente aceitável encher a sua garrafa de plástico)

turismo karlovy vary república Tcheca loja de suvenirs

karlovy vary república Tcheca xicara especial

É também ali nos arredores que é vendido o biscoito Oplatky, um waffler doce, que o pessoal come para tirar o gosto ferroso da água da boca. A consistência lembra aquela casquinha de sorvete mais fininha, e ele é vendido em sabores como baunilha ou chocolate, por cerca de 9 CZK (R$1,50).

turismo karlovy vary república Tcheca platky

Market Colonnade (Tržní kolonáda)

colunata do mercado karlovy vary república Tcheca

karlovy vary república Tcheca colunata do mercado

Logo em frente a Hot Spring fica essa construção branca lindinha, que é a Market Colonnade, construída em estilo suíço por arquitetos vienenses, em 1883. Ali você encontra mais três fontes minerais, todas mais quentes: acima de 50º.

Castle Colonnade (Zámecká kolonáda)

turismo karlovy vary república Tcheca castelo fonte

Subindo a rua de trás da Market Colonnade você chegará ao ponto mais alto da cidade, onde fica a Castle Colonnade, que divide o nome e as águas com o luxuoso Castle Spa (Zámecké lázně), que não é aberto ao público. Esse espaço foi construído em 1912.

Mill Colonnade

turismo karlovy vary república Tcheca mill colunas

turismo karlovy vary república Tcheca colunas

A Mill Colonnade é a maior das colunatas de Karlovy Vary e também é um dos melhores lugares para você entender o que diabos significa uma colunata: nada mais é que uma construção com muitas colunas. Construída em 1881, num estilo imitando o renascentista, na Mill você encontrará diversas estátuas e cinco fontes de águas minerais.

Gazebo “Freedom Spring”

turismo karlovy vary república Tcheca gazebo branco

O gazebo de madeira da foto acima, em formato octogonal, é conhecido por este nome desde 1946, fim da guerra, mas a fonte de água mineral está ali desde muito antes: 1865.

Park Colonnade (Sadová kolonáda)

turismo karlovy vary república Tcheca snake caminho

turismo karlovy vary república Tcheca gazebo

Essa foi a colunata que considerei mais bonita, toda feita de ferro, num estilo romântico, no meio de um parque. A fonte ali é uma das mais recentes de Kalovy Vary. A Snake Spring, ou Fonte da Cobra, foi colocada ali em 2001.

turismo karlovy vary república Tcheca fonte cobra

Talvez por seu formato curioso ou pelo ambiente bonito, essa foi a única das fontes onde havia fila para provar as águas termais. Essa fonte, especificamente, tem menos minerais e mais CO² e água é meio fria, com temperatura de 27º.

Outros pontos turísticos de Karlovy Vary

Não deixe de caminhar pela região dos hotéis de luxo e spas, nem que seja só por fora, afinal, são construções lindas. O Grandhotel Pupp tem um restaurante e café abertos ao público – irei escrever sobre isso em breve!

turismo karlovy vary república Tcheca área rica

turismo karlovy vary república Tcheca hoteis da cidade

Dois prédios que chamam atenção nas caminhadas pelo centro histórico têm fins culturais: o primeiro é o Imperial Spa, que no século 19 era o point mais prestigiado para o pessoal do Império Austro Húngaro. Foi perdendo seu status com os anos e em 1994 acabou fechando. Hoje, o prédio foi reformado e é um centro cultural. O outro edifício no mesmo estilo imponente é o Teatro Municipal, inaugurado em 1886.

turismo karlovy vary república Tcheca teatro opera

turismo karlovy vary república Tcheca teatro

Um passeio que vale a pena é pegar o Funicular e subir até a Torre Diana, um ponto de observação da cidade. O funicular também faz uma parada intermediária, para quem deseja fazer uma pequena trilha na floresta e chegar a um segundo ponto de observação, o “Deer Jump“, onde você encontra uma estátua de um cervo.

turismo karlovy vary república Tcheca torre diana

turismo karlovy vary república Tcheca vista cidade

Também há igrejas em Karlovy Vary. As maiores delas são a Igreja de Santa Maria Madalena, que fica atrás da Hot Spring, fundada em 1736, em estilo barroco; e a Igreja Ortodoxa de São Pedro e Paulo, de 1898, em estilo bizantino e teto azul e dourado.

A cidade também é conhecida pela produção do licor, que mistura as famosas águas da cidade e 32 ervas, chamado Becherovka. Eu não gostei muito, achei que tem gosto de remédio, mas vale a pena pelo menos provar (e quem sabe levar uma garrafa de presente).

Onde ficar em Karlovy Vary, República Tcheca

Eu, como viajante econômica, não tive condições de me hospedar num Hotel-Spa. Escolhi uma espécie de pousada familiar, que ficava na parte alta da cidade, pertinho da floresta e um tiquinho afastada do centro (mas perto para eu ir andando tranquilamente). Foi a Family Pension, que tem nota 9,2 no Booking (ou seja, é considerada Fantástica). Fiquei sozinha numa suíte e gostei bastante do fato deles oferecerem uma cozinha equipada para os hóspedes.

turismo karlovy vary república Tcheca hotel family pension

Como os valores são variáveis em Karlovy Vary, a minha dica é que você busque, de acordo com o seu orçamento, um hotel que fique dentro da área do centro histórico e das fontes termais. Neste link você encontra todas as opções.

turismo karlovy vary república Tcheca predios

Se você quiser ficar num SPA, saiba que há 69 hotéis com essa opção. Você pode conferir esse tipo de acomodação aqui.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários sobre o texto “Turismo em Karlovy Vary, a cidade das águas termais

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.