Como tirar o visto americano pra menores de idade e idosos

Atenção! A nova lei de imigração do Governo Trump, em vigor desde 2017, mudou as regras de isenção de entrevista, criadas durante o governo Obama. A partir de agora, os critérios para se encaixar no Visa Interview Waiver são:

– Pedir renovação de um visto vencido há menos de 12 meses (antes o prazo era 48 meses)

– Crianças com 13 anos ou menos (antes, adolescentes de 14 ou 15 anos não precisavam comparecer à entrevista. Agora a idade mudou)

– Idosos acima de 80 anos (antes, quem tinha entre 66 e 79 também estava dispensado da entrevista.

À parte das mudanças no perfil de quem se encaixa na isenção, o resto do procedimento continua o mesmo e está descrito no post abaixo, que foi atualizado com as novas regras.

—-

Muita gente tem dúvidas sobre como solicitar o visto americano para crianças ou pessoas idosas porque o procedimento muda um pouco com relação ao padrão. Na verdade, o processo todo se torna bem mais simples, pois menores de 13 anos e 11 meses e maiores de 79 anos e 11 meses não precisam comparecer a uma das etapas obrigatórias para todo o resto do povo: a entrevista do consulado.

Se você é uma dessas pessoas que se enquadram na isenção da entrevista ou precisa tirar o visto para alguém assim, segue um pequeno tutorial sobre como proceder.

Não é uma boa ideia viajar para os Estados Unidos sem um seguro de saúde internacional, já que os custos hospitalares lá são altíssimos. Leia aqui como achar um seguro com bom custo/benefício e com desconto!.

Menores de 13 e maiores de 80 não precisam fazer a entrevista no consulado

Como eu disse, cidadãos brasileiros que se candidatam a um visto tipo B1/B2 (negócios ou turismo) que tenham até 13 anos de idade ou mais que 80 estão dispensados de comparecer ao consulado dos Estados Unidos para a entrevista. Eles se enquadram no programa de isenção de entrevista do consulado.

Vamos deixar as coisas claras: isso não quer dizer que o visto será automaticamente concedido e nem que o consulado não possa, se achar necessário, convidar essa pessoa para comparecer lá. Eles podem, em casos excepcionais, pedir a presença dessas pessoas, mas isso é muito raro. E a isenção só vale se o solicitante nunca teve o visto recusado antes. Se isso já tiver acontecido, a presença da pessoa no processo é exigida.

Atenção: Adolescentes com 14, 15, 16 ou 17 anos precisam comparecer à entrevista e, por isso, devem seguir o procedimento padrão. Veja nosso tutorial aqui. É recomendável que um dos responsáveis os acompanhem os adolescentes na entrevista, embora isso não seja uma exigência. Caso um dos responsáveis não possa ir, recomenda-se enviar outro adulto com uma carta de autorização dos país firmada em cartório.

Atenção 2: Caso o solicitante já tenha tido um passaporte roubado ou perdido, ele não se qualifica para o programa de isenção de entrevista, a menos que ele já tenha recebido um visto americano depois da ocorrência.

Atenção 3: Se um dos pais da criança tiver passaporte americano, ela não se qualifica para a isenção da entrevista e deve ser agendado tanto o CASV quanto a entrevista consular.

Para solicitar o visto americano com isenção de entrevista, você vai precisar de:

1. Preencher um formulário DS-160. Temos um post explicando como fazer.

2. Pagar a taxa do visto e agendar o dia da visita ao CASV.

3. No dia da visita, um dos pais (também pode ser um despachante ou qualquer pessoa – incluindo parentes, como tios, avós, etc – que puder fazer isso) deve comparecer ao CASV, portando:

– O passaporte brasileiro válido do solicitante – Recibo de pagamento da taxa do visto (MRV) – Página de confirmação do formulário DS-160 – Uma foto recente 5×5 ou 5×7 fundo branco. A foto deve estar de acordo com essas especificações da embaixada. – Se o solicitante estiver renovando o visto, incluir também o passaporte com o visto antigo. – Uma carta de autorização dos país não é obrigatória, mas pode ser incluída como documento de apoio para melhores resultados.

4. Se tudo der certo, o processo acaba aqui. Boa sorte!

Não é necessário apresentar procuração dos pais para entregar a documentação de menores de idade no CASV


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Natália Becattini

Jornalista, escritora e mochileira. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Já chamei muito lugar de casa, mas é pra BH que eu sempre volto. Além do 360, mantenho uma newsletter inconstante, a Vírgulas Rebeldes, na qual publico crônicas e contos . Siga também no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

656 comentários sobre o texto “Como tirar o visto americano pra menores de idade e idosos

  1. Boa noite, Natália, eu Minha esposa temos o visto, conseguimos retirar pela segunda vez que tentamos, na primeira vez foi negado pra mim e minha esposa. O meu filho de 1 ano não tem visto eu fui tentar o visto para ele porém me pediram para um dos pais ir em uma entrevista até Brasília, disseram que não iria cobrar a taxa novamente, porém eu não estou conseguindo marcar a entrevista sem pagar a taxa, você sabe dizer como faço?
    Obrigado.

    1. Olá Rodrigo, infelizmente não sei nesse caso. Acredito que você precise entrar em contato com o consulado e seguir as orientações deles.

  2. Eu e meu marido já temos visto americano! Estou tirando de minhas duas filhas porém na data agendada não vou ter como comparecer e minha mãe que está renovando o visto dela vai estar presente é ser responsável pela entrega da documentação! Gostaria de saber se ela necessita de uma procuração minha para representar minhas filhas! Desde já agradeço.

    1. Olá Elisa? Qual a idade das suas filhas? Se elas forem menores de 14 anos e dispensadas da entrevista, sua mãe pode levar sim, não é necessário procuração

  3. Ola Natalia!
    Muito bom o conteudo do seu blog.
    Voce saberia me dizer se posso acompanhar minha mae de 68 anos a entrevista do visto americano?
    Muito obrigada

    1. Nara,

      Em geral, acompanhantes só são permitidos em casos especiais, como menores de idade e pessoas com deficiência que precisem de auxílio, por isso não sei dizer se a sua entrada no consulado seria permitida.

      Abraços

  4. Bom dia. Uma criança de 4 anos cujos pais são separados, para a mãe pleitear o visto do filho, é necessário a autorização do pai?

  5. Moro nos EUA e gostaria de trazer pra passear minhas 2 sobrinhas de 8 anos. Que devo fazer? Minha irmã mora no Brazil. Nunca pediram o visto. Elas tem que ir à entrevista? Vão viajar sozinhas até Miami.

    1. Olá Rose,

      Conforme eu explico no texto, elas não precisam ir à entrevista, apenas entregar os documentos no CASV!

      Para viajar sozinhas, os trâmites são com a companhia aérea.

      Um abraço e boa sorte!

  6. Olá Natália tudo bem?
    Eu e meu marido não temos o visto. Mas queremos tirar da nossa filha que irá em 2020 para Disney com meu irmão.
    Será que consigo?

    1. Olá Ariana, mesmo que vocês não tenham visto, podem solicitar para a sua filha sem problema. Não consigo dizer se será aprovado ou não pois há uma série de fatores, mas isso não é um impeditivo a priori

      Abraços

  7. Boa noite!
    Sobre o Caso para renovação ou para os isentos, vi que pode ser através de um procurador, não precisa a pessoa ir. É isso mesmo? Existe algum documento que autorize outra pessoa entregar meu documentos?

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.