Apesar da comida turca ter dezenas de variações do kebab – que é basicamente carne cozinhando no espeto – tem também muito mais delícias que isso. A culinária do país é rica e guarda semelhanças com a comida árabe e também com a culinária dos Bálcãs e a Grega. Isso tem a ver, principalmente, com o longo período de dominação do Império Turco-Otomano nessa região.
A mistura de sabores da Turquia foi das melhores que já experimentei na vida – e me fez lamentar todos os kebabs sem gosto que já provei nas esquinas do mundo.
Leia também: O que fazer em Istambul: 14 atrações imperdíveis
10 pratos da Comida Turca:
Kebab turco
A primeira coisa que eu aprendi quando desembarquei na Turquia foi que kebab é muito mais do que eu imaginava. Não é só aquele grande espeto de carne servido numa espécie de sanduíche, como na foto aí em cima. O kebab, na Turquia, pode ser feito com carne de vaca, cordeiro ou frango. Pode sim estar no espeto girando, com versões enormes e recheadas com batata, cenoura e outros legumes. Mas também tem outros formatos, como pequenos rolinhos ou um espetinho.
Vai para Turquia? Leia também:
Um guia completo de viagem para Bodrum
Onde ficar em Istambul: dicas de bairros e hotéis
Doner Kebab. Foto: f.odabasi – Shutterstock e Foto: gorkem demir – shutterstock
O estilo que é clássico de comida de rua eles chamam de dürüm ou döner (foto acima). É servido com pão pita e salada de recheio. Uma curiosidade: a palavra döner significa “girando” e as versões shawarma (árabe) e gyros (grega) são todas derivadas da invenção turca.
Mas essa mesma carne também pode ser servida no prato, com molhos e acompanhamentos. Por exemplo, o İskender kebab, com molho de tomate, iogurte e manteiga derretida.
Já os rolinhos de kebab têm nome especial. O Adana Kebab é um dos mais famosos. Picante, é feito com carne de cordeiro e servido com pão e salada. Eu provei também o Manisa Kebab (foto abaixo), servido com pão, molho de tomate, iogurte e pimenta.
Saiba mais: Os principais pratos da comida grega
Como é a culinária dos Bálcãs
Kofte
Outro prato de carne é o kofte, ou almôndegas. São servidas de várias formas e o nome específico do prato vai de acordo com a região: İzmir köfte ou Islama köfte, por exemplo. Pode ser servido sozinho com pão e salada, gratinadas com queijo, misturadas com farinha como num kibe e até cruas.
Foto: zi3000 – Shutterstock
Pide e Lahmacun
Fotos: gorkem demir (esq) – Shutterstock
Como pizzas, Pide e Lahmacun são massas com recheio. A diferença é no tipo de pão e no formato. O pide lembra um barco, com as laterais mais altas e massa mais firme. Queijo, tomate, ovo, carne, espinafre e pimenta são recheios tradicionais. O lahmacun é um pão de massa lêveda e é tradicionalmente servido com carne moída, mas pode ter qualquer recheio. Inclusive, é chamado de pizza turca.
Gözleme
Foto: GMMaria – Shutterstock
Com uma massa bem fininha, que lembra um crepe, o Gözleme pode ter recheios doces ou salgados. É um lanche comum, encontrado nas ruas de qualquer cidade.
Manti
Foto: Nadir Keklik – Shutterstock
Uma massa bem leve, recheada com carne moída e servida com molho de iogurte e alho, tomate e azeite de oliva. O Manti é daqueles pratos que aquecem o coração e é uma comida turca que faz parte das receitas de família.
Café da Manhã turco
Pão, pepinos, tomate, azeitonas, ovo, queijo. Tudo isso acompanhado de café ou chá preto. Esse era nosso café da manhã na Turquia, todos os dias. É bem tradicional e é o que você vai encontrar na maioria dos hotéis e também nas mesas de muitos turcos.
Baclava
Foto: korkut kazcin – Shutterstock
Dentre diversos doces turcos, a Baclava merece seu posto no pódio. É uma massa folhada recheada com creme de pistache. Apesar de ser encontrada em vários lugares do Oriente Médio, é considerada um dos pratos nacionais da Turquia.
çorba ou sopa
Toda refeição na Turquia começa com uma sopa. A variedade mais comum é de lentilha. Mas tomate, repolho, tripas e outros ingredientes também são bastante encontrados. Não estranhe, inclusive, ver no auge do verão os turcos pedindo sopa de entrada.
Café e Chá
Foto: Leyla Ismet – Shutterstock
Uma pausa para um café ou chá, na Turquia, é regra. Você pode ler meu texto completo sobre a história do café turco. Já o chá preto, que é produzido no país, também é uma instituição que envolve o copo próprio para servir e toda a roda de conversa que a pausa para beber permite. Inclusive, os turcos consideram deselegante tomar chá muito rápido.
Conheça Bodrum: um guia de viagem completo para o paraíso na Turquia Saiba mais.
Inscreva-se na nossa newsletter
Suas matérias são fascinantes. Sou agente de turismo e vc acaba me ajudando muito com dicas e histórias preciosas.
Obrigada Thais =)
Lugar e comida maravilhosos!
Unico prolema : tomar chá quente no calor
hahahahaha vc pode não tomar o chá. Ou pedir uma pedra de gelo hahaha
Acabo de fazer uma tatuagem com a imagem de um dôner rodando, esse é o nível do meu amor pelo kebap…..rs zueira claro.
Muito interesante o texto, curti demais saber mais detalhes sobre as comidas, estou morando uns tempos em Istanbul e está sendo muito bom poder experimentar todas essas comidas, para quem gosta de comidas de rua bem temperadas e baratas, como eu digasse de passagem, é o paraíso.
Luiza você sabe porque em alguns lugares chamam de Kebap (com P) e outros de Kebab (com B)?
Oi Jeffeson,
Sério que vc tem uma tatuagem de kebab? hahahahaha
Eu ainda não estive em Istambul, mas morro de vontade.
Não sei dizer o porque da diferença entre Kebab ou Kebap, eu imagino que tenha algo a ver com a tradução da palavra
Gostei da sua postagem, sempre estou visitando seu blog e lendo suas postagens.. Seu blog está salvo em meus favoritos..
Parabéns!
Amo seu blog ❤️..
Obrigada Carol
PAREM DE ME MANDAR ALERTA
Oi Isadora,
Se você está recebendo alertas no Chrome foi porque você assinou os alertas. Infelizmente não temos como cancelar isso para você! Mas é bastante simples: você só tem que ir nas configurações do navegador, em alertas, e tirar a autorização ou bloqueá-la
Sou brasileiro, professor e conheço apenas 5 países da América do Sul. Meu sonho ainda é, dar a volta ao mundo!
Torço para que realize José!
Abraço,