Tags:
Atlas: Turquia

Comida Turca: 1001 tipos de Kebab e outras delícias

Apesar da comida turca ter dezenas de variações do kebab – que é basicamente carne cozinhando no espeto – tem também muito mais delícias que isso. A culinária do país é rica e guarda semelhanças com a comida árabe e também com a culinária dos Bálcãs e a Grega. Isso tem a ver, principalmente, com o longo período de dominação do Império Turco-Otomano nessa região.

Saiba mais: Os principais pratos da comida grega
Como é a culinária dos Bálcãs

A mistura de sabores da Turquia foi das melhores que já experimentei na vida – e me fez lamentar todos os kebabs sem gosto que já provei nas esquinas do mundo.

10 pratos da Comida Turca:

Kebab

donner kebab comida turca

A primeira coisa que eu aprendi quando desembarquei na Turquia foi que kebab é muito mais do que eu imaginava. Não é só aquele grande espeto de carne servido numa espécie de sanduíche, como na foto aí em cima. O kebab, na Turquia, pode ser feito com carne de vaca, cordeiro ou frango. Pode sim estar no espeto girando, com versões enormes e recheadas com batata, cenoura e outros legumes. Mas também tem outros formatos, como pequenos rolinhos ou um espetinho.

Vai para Turquia? Leia também:
Um guia completo de viagem para Bodrum
Onde ficar em Istambul: dicas de bairros e hotéis

comida turca donner kebab

Doner Kebab. Foto: f.odabasi – Shutterstock

O estilo que é clássico de comida de rua eles chamam de dürüm ou döner (foto acima). É servido com pão pita e salada de recheio. Uma curiosidade: a palavra döner significa “girando” e as versões shawarma (árabe) e gyros (grega) são todas derivadas da invenção turca.

comida turca carne

Foto: gorkem demir – shutterstock

Mas essa mesma carne também pode ser servida no prato, com molhos e acompanhamentos. Por exemplo, o İskender kebab, com molho de tomate, iogurte e manteiga derretida.

comida turca kebab e kofte

Já os rolinhos de kebab têm nome especial. O Adana Kebab é um dos mais famosos. Picante, é feito com carne de cordeiro e servido com pão e salada. Eu provei também o Manisa Kebab (foto abaixo), servido com pão, molho de tomate, iogurte e pimenta.

comida turca manisa kebab

Kofte

Outro prato de carne é o kofte, ou almôndegas. São servidas de várias formas e o nome específico do prato vai de acordo com a região: İzmir köfte ou Islama köfte, por exemplo. Pode ser servido sozinho com pão e salada, gratinadas com queijo, misturadas com farinha como num kibe e até cruas.

comida turca kofte

Foto: zi3000 – Shutterstock

Pide e Lahmacun

comida turca pide comida turca Lahmacun

Fotos: gorkem demir (esq) AS Food studio (dir) – Shutterstock

Como pizzas, Pide e Lahmacun são massas com recheio. A diferença é no tipo de pão e no formato. O pide lembra um barco, com as laterais mais altas e massa mais firme. Queijo, tomate, ovo, carne, espinafre e pimenta são recheios tradicionais. O lahmacun é um pão de massa lêveda e é tradicionalmente servido com carne moída, mas pode ter qualquer recheio. Inclusive, é chamado de pizza turca.

Gözleme

comida turca gozleme

Foto: GMMaria – Shutterstock

Com uma massa bem fininha, que lembra um crepe, o Gözleme pode ter recheios doces ou salgados. É um lanche comum, encontrado nas ruas de qualquer cidade.

Manti

comida turca manti

Foto: Nadir Keklik – Shutterstock

Uma massa bem leve, recheada com carne moída e servida com molho de iogurte e alho, tomate e azeite de oliva. O Manti é daqueles pratos que aquecem o coração e é uma comida turca que faz parte das receitas de família.

Café da Manhã turco

comida turca cafe da manha

Pão, pepinos, tomate, azeitonas, ovo, queijo. Tudo isso acompanhado de café ou chá preto. Esse era nosso café da manhã na Turquia, todos os dias. É bem tradicional e é o que você vai encontrar na maioria dos hotéis e também nas mesas de muitos turcos.

Baclava

comida turca baklava

Foto: korkut kazcin – Shutterstock

Dentre diversos doces turcos, a Baclava merece seu posto no pódio. É uma massa folhada recheada com creme de pistache. Apesar de ser encontrada em vários lugares do Oriente Médio, é considerada um dos pratos nacionais da Turquia.

çorba ou sopa

Toda refeição na Turquia começa com uma sopa. A variedade mais comum é de lentilha. Mas tomate, repolho, tripas e outros ingredientes também são bastante encontrados. Não estranhe, inclusive, ver no auge do verão os turcos pedindo sopa de entrada.

Café e Chá

comida turca cha

Foto: Leyla Ismet – Shutterstock

Uma pausa para um café ou chá, na Turquia, é regra. Você pode ler meu texto completo sobre a história do café turco. Já o chá preto, que é produzido no país, também é uma instituição que envolve o copo próprio para servir e toda a roda de conversa que a pausa para beber permite. Inclusive, os turcos consideram deselegante tomar chá muito rápido.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

8 comentários sobre o texto “Comida Turca: 1001 tipos de Kebab e outras delícias

  1. Acabo de fazer uma tatuagem com a imagem de um dôner rodando, esse é o nível do meu amor pelo kebap…..rs zueira claro.
    Muito interesante o texto, curti demais saber mais detalhes sobre as comidas, estou morando uns tempos em Istanbul e está sendo muito bom poder experimentar todas essas comidas, para quem gosta de comidas de rua bem temperadas e baratas, como eu digasse de passagem, é o paraíso.
    Luiza você sabe porque em alguns lugares chamam de Kebap (com P) e outros de Kebab (com B)?

    1. Oi Jeffeson,

      Sério que vc tem uma tatuagem de kebab? hahahahaha

      Eu ainda não estive em Istambul, mas morro de vontade.

      Não sei dizer o porque da diferença entre Kebab ou Kebap, eu imagino que tenha algo a ver com a tradução da palavra

  2. Gostei da sua postagem, sempre estou visitando seu blog e lendo suas postagens.. Seu blog está salvo em meus favoritos..

    Parabéns!

    Amo seu blog ❤️..

    1. Oi Isadora,

      Se você está recebendo alertas no Chrome foi porque você assinou os alertas. Infelizmente não temos como cancelar isso para você! Mas é bastante simples: você só tem que ir nas configurações do navegador, em alertas, e tirar a autorização ou bloqueá-la

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.