Tags:
Atlas: Veneza, Itália

Dicas de filmes que se passam em Veneza

Veneza parece uma cidade cenográfica, tão bonita que é. Até as paredes descascadas de casas antigas têm seu charme, junto, claro, com os canais, cada um mais impressionante que o outro. Sem contar o valor histórico da cidade, que já foi palco de algumas narrativas surpreendentes da vida real.

Hollywood concorda comigo, tanto que, para fazer essa lista, tive que filtrar as centenas de opções que me apareciam no IMDb. Então, se você estiver procurando alguma ideia de longa que te faça viajar enquanto assiste, seguem algumas dicas de filmes que se passam em Veneza.

Leia também: Saiba onde ficar em Veneza

Asas do Amor

Esse filme, de 1997, é baseado num livro de Henry James e tem a Helena Bonham-Carter como uma das personagens principais. Ela é rica e apaixonada por um homem pobre, o que é um problemão para a família. A história muda quando outra moça rica aparece, fica amiga do casal e os convida para ir a Veneza. Passeios pelos canais, palácios e vários outros cenários da cidade fazem parte da trama do filme.

Só Você

Quem curte comédias românticas provavelmente já viu esse filme, um clássico do gênero com Marisa Tomei e Robert Downey Jr. (muito antes do Homem de Ferro). Se você ainda não viu, corre para ver. A personagem principal, quando criança, descobre o nome do amor de sua vida num jogo de tabuleiro e, quando está prestes a se casar, recebe uma ligação de um amigo do seu noivo que tem o tal nome. Com isso, ela larga tudo e vai atrás dele em Veneza. São várias cenas da cidade e do luxuoso Hotel Danieli. Para completar, o filme também mostra Roma e a cenários da Toscana.

Cassino Royale

James Bond adora um cenário famoso (ou exótico) para fazer suas cenas de perseguição, conhecer a mocinha num jantar chique ou brigar com o vilão pulando de janela em janela. No filme, o primeiro de Daniel Craig no papel do agente secreto, Veneza é cenário para as férias românticas de Bond com sua amada, o que obviamente não dá certo e vira motivo para “tiro, porrada e bomba”. Enquanto isso, podemos observar o Grand Canal, as pontes Rialto e Della Academia, entre outros marcos turísticos importantes de Veneza.

Uma saída de mestre

Se você curtiu a ideia de perseguições de barco pelos canais de Veneza, Uma Saída de Mestre também é um filme para você. O enredo tem bons atores – Edward Norton, Charlize Theron, Donald SutherlandMark Wahlberg, entre outros – e conta a história de um grupo de ladrões que faz um roubo em Veneza, só que dá errado e daí segue a história do filme. Como você pode ver no clipe abaixo, tem até direito a gôndola partida ao meio.

O Senhor dos Ladrões

Esse filme super bonitinho, baseado num livro infantil com o mesmo nome, conta a história de dois órfãos que fogem para Veneza e vivem escondidos nos canais e ruelas labirínticas da cidade. Eles acabam ficando amigos de uma gangue de meninos que tem como líder o tal Senhor dos Ladrões do título. O filme mostra uma Veneza mágica e um pouco diferente da que estamos acostumados.

O mercador de Veneza

Para terminar, uma das histórias mais clássicas sobre a cidade, obra de William Shakespeare. O filme é de 2004, e tem Al Pacino no papel do judeu agiota. Para quem não conhece a narrativa, O mercador de Veneza se passa numa Veneza do século 16 e gira em torno de um empréstimo que um mercador faz com um agiota para ajudar um amigo a se casar com a amada. O problema é que o preço pelo ouro emprestado deve ser pago em carne e sangue, caso a dívida não seja quitada dentro do prazo.

Claro, essas são só algumas opções. Você encontra pela internet afora várias listas de filmes sobre a cidade mais romântica do mundo. E não se esqueça de deixar sua sugestão de filmes que se passam em Veneza!


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

7 comentários sobre o texto “Dicas de filmes que se passam em Veneza

  1. Baixei Only You por conta dessa indicação e não mostra nada de Veneza (nada além do Hotel, no qual nem check in elas chegam a fazer, já que correm atrás do cara em Roma), o filme praticamente todo se passa em Roma, e mesmo assim c/ poucas tomadas exteriores, além de ter um enredo terrível, isso vindo de quem ama comédias românticas, mas várias coisas são surreais demais, além de muitos erros de continuidade. Sei que é chato, mas fiz questão de deixar o comentário, pois antes de fazer uma indicação, é preciso avaliar o que se propõe. É bom ressaltar que li vários posts muito bons por aqui, parabéns pelo blog!

  2. Amo Veneza, desde os 10 anos de idade quando li uma fotonovela em 1975 publicada pela Editora Vecchi: Como é triste Veneza. Sonho até com a cidade. Procuro ler ou assistir tudo referente a esse lugar fascinante e único no mundo. Vou lá. Tenho certeza disso!!!

  3. Que legal a lista, vou conferir esses filmes. Estivemos lá recentemente e fiz minha passagem por Veneza inspirado no “Todos Dizem eu Te Amo”, do Woody Allen, indo atrás das locações mesmo. Foi bem legal. Abraços.

  4. Tem um filme muito bom chamado O Turista, com Angelina Jolie e Johnny Depp. O cenário é simplesmente sensacional e depois de ver esse filme prometi a mim mesmo visitar Veneza um dia.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.