Há alguns anos, um viajante encontrou um mapa que o levaria até uma ilha secreta no litoral da Tailândia. Junto com outros dois mochileiros, o cara partiu em busca do tal lugar e, depois de muitas aventuras e confusões, eles acharam o paraíso. E desde então milhões de outros turistas os seguiram, afinal o cara era o Leornado DiCaprio e a história do paraíso perdido foi contada no filme “A Praia”, lançado em 2000. A praia mostrada nas telonas existe: são as ilhas Phi Phi, em Phuket, província no sul da Tailândia.
Phi Phi ou Phuket – Como escolher entre as ilhas paradisíacas da Tailândia
Ilhas? No plural mesmo? Pois é, se nas telonas a ilha perdida era uma só, na vida real o paraíso é um arquipélago composto por seis ilhas que pertencem à província de Phuket. Das seis ilhas, duas são mais conhecidas e podem ser visitadas: Phi Phi Don, que conta com infraestrutura turística, e Phi Phi Leh, que é desabitada e uma área de proteção.
Phuket é também o nome da maior ilha da Tailândia e da capital dessa província. Esse é um dos destinos turísticos mais buscado no país, tanto pelo acesso facilitado às ilhas Phi Phi quanto por suas próprias praias e festas que duram a noite inteira.
O mais bonito cenário do filme A Praia – e um dos mais famosos cartões-postais da Tailândia – é a Maya Beach, essa da foto abaixo. A Maya Beach fica na ilha Phi Phi Leh. O que não significa deserta, já que turistas desembarcam por lá aos montes, todos os dias, em vários tours oferecidos por empresas tailandesas.
Vista tradicional da Maya Beach
Como ir de Phuket a Phi Phi
A distância entre Phuket e Phi Phi é de 45 quilômetros. A única maneira de fazer o trajeto é através dos barcos que saem do pier Rossada várias vezes por dia. O trajeto demora cerca de 45 minutos, mas esse tempo pode variar de acordo com a maré. O passeio custa cerca de 800 baht (R$140) de lancha rápida.
Você pode consultar e reservas as passagens através do site 12asia, um buscador muito usado no país. Se preferir reservar um tour completo, com parada para snorkeling, traslado de ida e volta a partir do hotel e outras comodidades, há diversas opções aqui. Veja algumas que selecionamos abaixo:
Phi Phi: o paraíso mais cobiçado da Tailândia
Foi num tour assim que nós embarcamos. Saímos de ferry de Phuket (falamos sobre esse lugar daqui a pouco), em uma viagem que durou quase duas horas. Esse tipo de tour – que pode ser adquirido em qualquer esquina da Patong Beach, em Phuket – costuma incluir almoço e uma parada na Maya Beach, ponto alto de qualquer visita ao arquipélago.
Infelizmente esse não é sempre o caso. Por causa das condições climáticas, algumas vezes os barcos podem apenas entrar na baía, mas os passageiros ficam impedidos de descer na praia.
Foi o que aconteceu em nossa primeira viagem à Tailândia: vimos o famoso cenário apenas do ponto de vista contrário, sentido praia, e fomos forçados a deixar a Maya Beach para uma outra ocasião. Depois de algumas fotos na entrada da baía e uma parada para snorkeling, seguimos para a ilha Phi Phi Don, a única das seis que é habitada.
Veja também:
• Onde ficar em Phi Phi: melhores praias e dicas de hotéis
• Como evitar roubadas ao fazer passeios de barco na Tailândia
Ficar em Phi Phi Don é, inclusive, a melhor opção para quem quer explorar direito toda a beleza do lugar. Há várias opções de hotéis e resorts ali e, embora os preços sejam mais altos do que no restante da Tailândia, vale o investimento, afinal Phi Phi Don também é linda e está muito mais perto da Maya Beach do que qualquer outro lugar.
Se você for do tipo que topa um programa sem muitos luxos, também é possível dormir na Maya Beach – basta acampar. Saiba como fazer isso clicando aqui. Ps. Importante lembrar que essa praia está fechada para preservação ambiental até 2021.
Ahh, quer saber quais são as outras quatro ilhas? Mai Phai, Yung, Nok e Nai, mas são apenas ilhotas normalmente visitadas de barco a partir de Phi Phi Don ou em algum tour que você contratar em Phuket.
Onde ficar em Phi Phi Don
Por causa da praticidade, a principal região para ficar em Phi Phi é Tonsai. É ali que fica o centrinho da ilha e também o pier onde os barcos deixam os passageiros. Por isso, a maior parte dos hotéis e restaurantes ficam por ali, mas há regiões um pouco mais afastadas (Tonai East e West) e outras praias isoladas para quem busca mais reclusão (Long Beach, Laem Tong e Loh Ba Kao). Loh Dalum é o reduto dos mochileiros na região.
Para saber mais sobre as praias de Phi Phi leia o nosso guia de hospedagem.
Alguns hotéis recomendados no centro de Tonsai são:
- P2 Wood Loft (3 estrelas, 150 metros da praia)
- Phi Phi Inn (pousada econômica, 50 metros da praia)
- Panmanee Hotel (2 estrelas, 2 minutos do pier, bons preços)
- P.P. Palmtree Resort (Hotel com piscina)
- O hostel mais famoso da ilha é o The Pier 519
Phuket: a meca dos mochileiros na Tailândia
“Mas espera um minuto, o que diabos é Phuket?” A resposta é simples: uma outra ilha que não faz parte do arquipélago de Phi Phi, mas que fica convenientemente perto de lá. Além disso, Phuket é a maior ilha da região e um dos maiores destinos turísticos do sudeste asiático. Phuket tem até aeroporto internacional com voos diretos para parte da Ásia e até mesmo para a Austrália.
Ou seja, muito gringo entra na Tailândia direto por Phuket e nem mesmo passa pela capital do país, Bangkok. E Phuket tem, além disso tudo, uma vida noturna legendária e praias com infraestrutura turística, tipo a Patong, onde tudo acontece.
Phuket foi também o maior erro que cometemos ao planejar nossa passagem pela Tailândia.
Veja também:
• O que fazer em Phuket: atrações e roteiros
• Onde ficar em Phuket: melhores praias e dicas de hotéis
Phuket
Acontece que, como já explicamos, Phuket não é só uma praia. Quando as pessoas dizem que vão para Phuket, em geral estão se referindo à praia mais famosa da ilha, Patong Beach. E é provavelmente lá que você vai parar se estiver viajando desavisado. Mas apesar de ter uma estrutura turística bem diversa, Patong não agrada todo mundo.
Explorada à exaustão, essa não é a praia mais bonita nem a mais limpa na qual você pode ficar em Phuket. Além disso, a tal da noite extraordinária é bastante questionável e é fácil identificar locais onde o turismo sexual é praticado de forma escancarada com a conivência das autoridades locais, o que acaba deixando o ambiente meio deprimente.
Mas Patong Beach é uma localização conveniente para viaja com o orçamento mais enxuto, por exemplo, e é a mais próxima de Phuket Town.
E Phuket não pode ser reduzida a Patong. A ilha tem diversas outras praias, algumas mais desertas e paradisíacas, outras com um bom movimento de festa, restaurantes e turistas. Karon Beach, Kata Beach, Nai Harn, Surin e Bang Tao, por exemplo, são outras opções de hospedagem que fogem bastante da confusão de Patong.
- Karon Beach: Mais vazia e limpa que Patong, a Karon Beach se assemelha mais ao ideal de praia no sudeste asiático. O mar é bem azul e conta com beach clubs e restaurantes na orla.
- Kata Beach: Próxima a Karon Beach, Kata é uma praia bem pequena e pouco frequentada, mas que ainda tem alguns restaurantes e hotéis próximos à orla. Fica mais limpa e tem uma galera mais descoladinha.
- Surin: Fica mais ao norte da ilha, afastada das multidões de Patong. Concentra alguns resorts cinco estrelas e é bem mais vazia.
- Nai Thon Beach: Também localizada ao norte, está entre as praias mais tranquilas da ilha. Uma parte dela pertence ao parque nacional e, por isso, está cercada de floresta tropical.
Onde ficar em Phuket
Para ver um guia completo de hospedagem, veja nosso guia de onde ficar em Phuket.
Acomodações recomendadas em Patong Beach:
- Bedbox Guesthouse and Hostel: Acomodação econômica na rodovia Nanai.
- Panda Phuket Hostel: Hostel para mochileiros. Quartos compartilhados.
- Priew Wan Guest House: Pousada familiar a 10 minutos da praia.
- Chang Club Hotel: Acomodação econômica muito bem avaliada perto do agito.
- Breezhotel: Hotel 3 estrelas a 800 metros da praia.
- Devana Patong Resort & Spa: Resort 4 estrelas.
Algumas acomodações recomendadas em Karon Beach:
- Casa Brazil Homestay: Pousada familiar a 5 minutos da praia.
- Thira House: Pousada charmosa e com avaliação excelente.
- Wynn House: Apartamentos para alugar por temporada.
- Le Meridien Phuket Beach Resort: Resort 5 estrelas.
Algumas acomodações recomendadas em Kata Beach:
- Da Bangalows: Suites e bangalows a preços acessíveis.
- SueCozy Guesthouse: Pousada a 250 metros da praia.
- The Shore at Katathani: Resort 5 estrelas (Adults Only).
Seguro de viagem para a Tailândia
O seguro de viagem não é obrigatório para viajar para a Tailândia. Nós, no entanto, não recomendamos que você embarque para essa ou qualquer outra viagem sem um. No caso de uma emergência médica, roubo, extravio de bagagem ou necessidade de interromper a viagem por conta de algum grande imprevisto, você estará protegido.
Na Tailândia, onde muitas vezes os turistas participam de atividades radicais, como caiaque, snorkel ou mergulho, é ainda mais importante contratar uma boa cobertura que te proteja caso você sofra qualquer acidente durante essas atividades e se machuque.
Para cotar o seu seguro, nós recomendamos a Seguros Promo, um buscador que compara os melhores preços e coberturas do mercado e te ajuda encontrar o melhor custo/benefício para a sua viagem. Clique aqui para fazer sua busca e garantir um cupom de desconto para os leitores do blog ou utilize a caixa abaixo:
Deuses e sereias ganham vida no teatro de marionetes da Tailândia veja.
Oi Rafael, agradeço muito as dicas do que fazer quando estiver por Bangcoc e também a opção que deu de ir mais ao norte.
Sei que meu tempo é limitado, mas sou intenso(frenético), quase que um Jumper (filme) quando viajo kkkkkk
Me diz o que você faria nesses 3 dias restantes e outra, estou acertando no tempo que tenho que ficar em cada lugar ou você mexeria nisso?
Veja bem, se acha que eu tenho que arrumar mais uns dias para aproveitar direito já que a viajem é longa, por favor.
Abração
Olá Rafael!!!
Antes de mais nada, parabéns pelo Blog,tá bombando!! 🙂
Então, estou querendo ir para Tailandia no fim de Fev, início de Março de 2014. Mais precisamente saindo daqui no dia 25 Fev.(terça) e retornando no dia 9 Março (Domingo)
Como não sabia nada da Tailandia, comecei a pesquisar e logo vi que a grande maioria das agências oferecem o mesmo tipo de pacote e não conformado comecei a pesquisar, até chegar a esse blog, que só veio confirmar que estava certo com relação ao roteiro que incluia vários dias em Phuket.
Os roteiros oferecidos são basicamente assim:
. 4 dias Bangkok
. 3 dias Koh Samui
. 3 dias Phuket
Acredito que BangKok seja praticamente indispensável, mas tenho muitas dúvidas quanto ao resto, mas que aos poucos vão diminuindo.
Pensei em um roteiro mais ou menos assim:
. 4 dias em BangKok
. 4 dias em Phi Phi Dom
. 3 dias (ainda a serem definidos) Preciso da ajuda de vocês agora 🙂
meu perfil: tenho 36 anos, sou bem aventureiro, gosto muito da natureza (trilhas, praias, mergulhos e ect…) não ligo nada para luxo.
Pode me ajudar?
Abraços
Hugo, em Phuket não curtimos praia, pq não deu tempo. nem sei o nome, pq chegamos à noite. daí, a partir do hotel, fomos caminhando até a parte da balada, uns 20min. pode pegar taxi tb.
em Ko Phi Phi, vc pode ficar hospedado em Phi Phi Don, que tem muitos hotéis. Vc faz tudo à pé, não fica dependendo de barco. é bem melhor assim. pra quem pode investir mais, existem os resorts isolados que, estes sim, precisam de barco pra se deslocar.
Legal demais sua viagem! Muita sorte!
Seguinte,hugo: você chega em Phucket pegando um avião a partir de Bangcoc e vai seguir até a parte turística de carro, 1h30min. Este você pode reservar pelo hotel em que vc vai se hospedar em Pucket, que é legal apenas para passear um dia ou dois, mais pela noitada que vc pode ter. Eu escolheria passar uma noite, se fosse você. De lá, vc pega uma barca até Ko Phi Phi. Para isso, do hotel até o atracadouro você vai precisar de outro carro, e gasta 1h (pro caso do hotel que ficamos). Em Phi Phi vc poder ficar mais dias.`Você vai escolher passeios saindo de lá, pode fazer muitos passeios de barco e até mergulho. Mas a noite é mais zen…
Eu e meu esposo fomos ano passado, e em Phucket ficamos no Anchalee Inn e em Ko Phi Phi ficamos no Andaman Beach Resort.
Muito importante: em Ko Phi Phi, para fazer o passeio da volta pelo arquipélago, em vez de pegar lanchas com varias pessoas, vale a pena fazer com os barcos menores, que nem sei o nome, que vão até seis pessoas. vc pode passear sozinho com sua galera e de quebra, pedir que pare em certas praias particulares, desertas e maravilhosas que tem lá.
Espero ter ajudado. Curta muito, é viagem de sonho!
Prezada Lilian
Muito obrigado pelos esclarecimentos , somente uma duvida e uma orientação em PHUKET eu devo ficar em que praia , me parece que patong é a mais badalada . em Phi Phi me disseram que ficamos totalmente isolado sem suporte nenhum se quiser sair do hotel para ir ao centrinho tem que pegar barco que custa US$ 30,00 SERIA ISSO ?
Eu na realidae estou indo via Singapura depois de Phuket irei ficar uns 5 dias em Bangkok (Eu já estive lá) e depois acredite estou indo para New York , ouseja é uma volta ao mundo.
Muito obrigado
Estou indo em novembro para Thailandia, gostaria de ir PUCKET , porem jpa li e não entendi onde devo ficar para fazer os tours em PHUKET ou em PHI PHI , realmente cada vez que lio me perco mais.
Hugo,
Acabei de voltar da Tailandia. Uma coisa e fato: use Phuket somente pra chegar e sair. De la, pegue um barco e fique hospedado em Phi Phi. Eu fiquei em um hotel 4/5* chamado Zeavola, que fica em uma praia bem ao norte da ilha. Nao e um hotel barato, porem dentre as opcoes da ilha, acredito que seja um dos melhores. Ele oferece traslado gratuito do aeroporto de Phuket ate o hotel e vice versa. Esse e um hotel pe na areia, e os quartos sao bem integrados a natureza, ou seja, literalmente no meio do mato! Rs..
Se voce quiser agito, nao compensa ficar nele. Compensa ficar no centro mesmo.
Otimo post e dicas!
Vou pra Tailandia esse final de semana que ficarei 3 noites em Phi Phi.
Phuket so vou conhecer o aeroporto mesmo.
Sei que e epoca das moncoes, mas essa viagem foi uma daquelas oportunidades inesperadas e nao tive como mudar a data. Ficarei 03 noites em BKK, 03 em Chiang Mai e 03 Phi Phi (Zeavola Resort, que parece bem bacana).
abs
marcelo
Muito obrigado pela resposta!
Depois darei o meu feedback da viagem!
Penso que terei que voltar à Tailândia mais tarde pois só vou conseguir ver um pouquinho do que aquilo realmente é!
Cumprimentos
Pedro martins
Olá Boa Noite!
Estive aqui a ver e apesar de toda a informação gostava também de uma pequena ajuda!
Vou à Tailandia em Novembro, decidi fazer Bangkok e Phi Phi, saltando Pucket!
Em termos de alojamento estou minimamente orientado, só estou indeciso em relação à localização! É preferivel ficar do lado este ou oeste da ilha?
Outra questão é o clima! O que acha do clima nas ilhas Phi Phi para aproveitar a praia nas duas semanas do meio de Novembro??
probabilidade de Chuva?
Em relação às excursões, além de maya bay que é imperdível que mais aconselha a fazer??
Cumprimentos
Estive a conversar com outras pessoas e mudamos um pouco o rumo. Em vez de ko lanta, partir para KO phangan. Ou seja, Bangkok, Kabri e depois Ko phangan.
Que achas?
Obrigada
Olá.
Vou agora de férias a tailândia 2 semanas, de 12 a 28 setembro.
Gostaria de saber o que me recomendam. Isso porque estive a ler acerca da metereologia e falam em épocas chuvosas, mas tb já li que são chuvas pacificas e que até podem “ajudar” a divertir.
Pretendo chegar a Bangkok, ontem fico 3 dias. Depois partir de avião para Krabi, onde fico como base por 4 dias (visitando as ilhas phi phi, fazendo a excurssão das 4 ilhas). Fazer o passeio de elefante.
Daí partir para koh lanta e ficar uns dias a relaxar.
De koh lanta retorno a krabi, onde pego o aviao para bangkok e depois retorno par aPortugal.
Gostaria de saber se recomendam outra rota, devido as épocas chuvosas. Que excurssões ou oq fazer nestes locais.
Obrigada