Há alguns anos, um viajante encontrou um mapa que o levaria até uma ilha secreta no litoral da Tailândia. Junto com outros dois mochileiros, o cara partiu em busca do tal lugar e, depois de muitas aventuras e confusões, eles acharam o paraíso. E desde então milhões de outros turistas os seguiram, afinal o cara era o Leornado DiCaprio e a história do paraíso perdido foi contada no filme “A Praia”, lançado em 2000. A praia mostrada nas telonas existe: são as ilhas Phi Phi, em Phuket, província no sul da Tailândia.
Phi Phi ou Phuket – Como escolher entre as ilhas paradisíacas da Tailândia
Ilhas? No plural mesmo? Pois é, se nas telonas a ilha perdida era uma só, na vida real o paraíso é um arquipélago composto por seis ilhas que pertencem à província de Phuket. Das seis ilhas, duas são mais conhecidas e podem ser visitadas: Phi Phi Don, que conta com infraestrutura turística, e Phi Phi Leh, que é desabitada e uma área de proteção.
Phuket é também o nome da maior ilha da Tailândia e da capital dessa província. Esse é um dos destinos turísticos mais buscado no país, tanto pelo acesso facilitado às ilhas Phi Phi quanto por suas próprias praias e festas que duram a noite inteira.
O mais bonito cenário do filme A Praia – e um dos mais famosos cartões-postais da Tailândia – é a Maya Beach, essa da foto abaixo. A Maya Beach fica na ilha Phi Phi Leh. O que não significa deserta, já que turistas desembarcam por lá aos montes, todos os dias, em vários tours oferecidos por empresas tailandesas.
Vista tradicional da Maya Beach
Como ir de Phuket a Phi Phi
A distância entre Phuket e Phi Phi é de 45 quilômetros. A única maneira de fazer o trajeto é através dos barcos que saem do pier Rossada várias vezes por dia. O trajeto demora cerca de 45 minutos, mas esse tempo pode variar de acordo com a maré. O passeio custa cerca de 800 baht (R$140) de lancha rápida.
Você pode consultar e reservas as passagens através do site 12asia, um buscador muito usado no país. Se preferir reservar um tour completo, com parada para snorkeling, traslado de ida e volta a partir do hotel e outras comodidades, há diversas opções aqui. Veja algumas que selecionamos abaixo:
Phi Phi: o paraíso mais cobiçado da Tailândia
Foi num tour assim que nós embarcamos. Saímos de ferry de Phuket (falamos sobre esse lugar daqui a pouco), em uma viagem que durou quase duas horas. Esse tipo de tour – que pode ser adquirido em qualquer esquina da Patong Beach, em Phuket – costuma incluir almoço e uma parada na Maya Beach, ponto alto de qualquer visita ao arquipélago.
Infelizmente esse não é sempre o caso. Por causa das condições climáticas, algumas vezes os barcos podem apenas entrar na baía, mas os passageiros ficam impedidos de descer na praia.
Foi o que aconteceu em nossa primeira viagem à Tailândia: vimos o famoso cenário apenas do ponto de vista contrário, sentido praia, e fomos forçados a deixar a Maya Beach para uma outra ocasião. Depois de algumas fotos na entrada da baía e uma parada para snorkeling, seguimos para a ilha Phi Phi Don, a única das seis que é habitada.
Veja também:
• Onde ficar em Phi Phi: melhores praias e dicas de hotéis
• Como evitar roubadas ao fazer passeios de barco na Tailândia
Ficar em Phi Phi Don é, inclusive, a melhor opção para quem quer explorar direito toda a beleza do lugar. Há várias opções de hotéis e resorts ali e, embora os preços sejam mais altos do que no restante da Tailândia, vale o investimento, afinal Phi Phi Don também é linda e está muito mais perto da Maya Beach do que qualquer outro lugar.
Se você for do tipo que topa um programa sem muitos luxos, também é possível dormir na Maya Beach – basta acampar. Saiba como fazer isso clicando aqui. Ps. Importante lembrar que essa praia está fechada para preservação ambiental até 2021.
Ahh, quer saber quais são as outras quatro ilhas? Mai Phai, Yung, Nok e Nai, mas são apenas ilhotas normalmente visitadas de barco a partir de Phi Phi Don ou em algum tour que você contratar em Phuket.
Onde ficar em Phi Phi Don
Por causa da praticidade, a principal região para ficar em Phi Phi é Tonsai. É ali que fica o centrinho da ilha e também o pier onde os barcos deixam os passageiros. Por isso, a maior parte dos hotéis e restaurantes ficam por ali, mas há regiões um pouco mais afastadas (Tonai East e West) e outras praias isoladas para quem busca mais reclusão (Long Beach, Laem Tong e Loh Ba Kao). Loh Dalum é o reduto dos mochileiros na região.
Para saber mais sobre as praias de Phi Phi leia o nosso guia de hospedagem.
Alguns hotéis recomendados no centro de Tonsai são:
- P2 Wood Loft (3 estrelas, 150 metros da praia)
- Phi Phi Inn (pousada econômica, 50 metros da praia)
- Panmanee Hotel (2 estrelas, 2 minutos do pier, bons preços)
- P.P. Palmtree Resort (Hotel com piscina)
- O hostel mais famoso da ilha é o The Pier 519
Phuket: a meca dos mochileiros na Tailândia
“Mas espera um minuto, o que diabos é Phuket?” A resposta é simples: uma outra ilha que não faz parte do arquipélago de Phi Phi, mas que fica convenientemente perto de lá. Além disso, Phuket é a maior ilha da região e um dos maiores destinos turísticos do sudeste asiático. Phuket tem até aeroporto internacional com voos diretos para parte da Ásia e até mesmo para a Austrália.
Ou seja, muito gringo entra na Tailândia direto por Phuket e nem mesmo passa pela capital do país, Bangkok. E Phuket tem, além disso tudo, uma vida noturna legendária e praias com infraestrutura turística, tipo a Patong, onde tudo acontece.
Phuket foi também o maior erro que cometemos ao planejar nossa passagem pela Tailândia.
Veja também:
• O que fazer em Phuket: atrações e roteiros
• Onde ficar em Phuket: melhores praias e dicas de hotéis
Phuket
Acontece que, como já explicamos, Phuket não é só uma praia. Quando as pessoas dizem que vão para Phuket, em geral estão se referindo à praia mais famosa da ilha, Patong Beach. E é provavelmente lá que você vai parar se estiver viajando desavisado. Mas apesar de ter uma estrutura turística bem diversa, Patong não agrada todo mundo.
Explorada à exaustão, essa não é a praia mais bonita nem a mais limpa na qual você pode ficar em Phuket. Além disso, a tal da noite extraordinária é bastante questionável e é fácil identificar locais onde o turismo sexual é praticado de forma escancarada com a conivência das autoridades locais, o que acaba deixando o ambiente meio deprimente.
Mas Patong Beach é uma localização conveniente para viaja com o orçamento mais enxuto, por exemplo, e é a mais próxima de Phuket Town.
E Phuket não pode ser reduzida a Patong. A ilha tem diversas outras praias, algumas mais desertas e paradisíacas, outras com um bom movimento de festa, restaurantes e turistas. Karon Beach, Kata Beach, Nai Harn, Surin e Bang Tao, por exemplo, são outras opções de hospedagem que fogem bastante da confusão de Patong.
- Karon Beach: Mais vazia e limpa que Patong, a Karon Beach se assemelha mais ao ideal de praia no sudeste asiático. O mar é bem azul e conta com beach clubs e restaurantes na orla.
- Kata Beach: Próxima a Karon Beach, Kata é uma praia bem pequena e pouco frequentada, mas que ainda tem alguns restaurantes e hotéis próximos à orla. Fica mais limpa e tem uma galera mais descoladinha.
- Surin: Fica mais ao norte da ilha, afastada das multidões de Patong. Concentra alguns resorts cinco estrelas e é bem mais vazia.
- Nai Thon Beach: Também localizada ao norte, está entre as praias mais tranquilas da ilha. Uma parte dela pertence ao parque nacional e, por isso, está cercada de floresta tropical.
Onde ficar em Phuket
Para ver um guia completo de hospedagem, veja nosso guia de onde ficar em Phuket.
Acomodações recomendadas em Patong Beach:
- Bedbox Guesthouse and Hostel: Acomodação econômica na rodovia Nanai.
- Panda Phuket Hostel: Hostel para mochileiros. Quartos compartilhados.
- Priew Wan Guest House: Pousada familiar a 10 minutos da praia.
- Chang Club Hotel: Acomodação econômica muito bem avaliada perto do agito.
- Breezhotel: Hotel 3 estrelas a 800 metros da praia.
- Devana Patong Resort & Spa: Resort 4 estrelas.
Algumas acomodações recomendadas em Karon Beach:
- Casa Brazil Homestay: Pousada familiar a 5 minutos da praia.
- Thira House: Pousada charmosa e com avaliação excelente.
- Wynn House: Apartamentos para alugar por temporada.
- Le Meridien Phuket Beach Resort: Resort 5 estrelas.
Algumas acomodações recomendadas em Kata Beach:
- Da Bangalows: Suites e bangalows a preços acessíveis.
- SueCozy Guesthouse: Pousada a 250 metros da praia.
- The Shore at Katathani: Resort 5 estrelas (Adults Only).
Seguro de viagem para a Tailândia
O seguro de viagem não é obrigatório para viajar para a Tailândia. Nós, no entanto, não recomendamos que você embarque para essa ou qualquer outra viagem sem um. No caso de uma emergência médica, roubo, extravio de bagagem ou necessidade de interromper a viagem por conta de algum grande imprevisto, você estará protegido.
Na Tailândia, onde muitas vezes os turistas participam de atividades radicais, como caiaque, snorkel ou mergulho, é ainda mais importante contratar uma boa cobertura que te proteja caso você sofra qualquer acidente durante essas atividades e se machuque.
Para cotar o seu seguro, nós recomendamos a Seguros Promo, um buscador que compara os melhores preços e coberturas do mercado e te ajuda encontrar o melhor custo/benefício para a sua viagem. Clique aqui para fazer sua busca e garantir um cupom de desconto para os leitores do blog ou utilize a caixa abaixo:
Deuses e sereias ganham vida no teatro de marionetes da Tailândia veja.
Primeiramente gostaria de dizer que as opiniões a seguir não devem interferir em nada o planejamento de ninguém, serve apenas como “dicas” e comentário da viagem.
Apos chegar a Bangkok , via Singapura nos hospedamos no Novotel ao lado aeroporto, hotel muito caro, (US$ 136,00) porem não tinha jeito , pois o mesmo não tem hora de check in e precisávamos descansar , depois de um longo vôo.
No dia seguinte pegamos vôo da Thay para Krabi as 08:00h chegando as 09:20h, fiz reserva daqui do Brasil para transfer do Aeroporto de Krabi para o píer e também compramos o ticket de ferry para PHI PHI , (Andaman Wave Máster) tudo isso custou 500Bath/900Bath respectivamente para duas pessoas através do site http://www.krabishuttle.com) caminho do aeroporto para o decadente porto de Krabi muito feio, e também não aconselho ninguém a comprar o ticket antecipadamente, pois chegamos lá às 10:30 , nosso barco era as 13:30h e nesse intervalo saiu uns dois barcos com tarifa ate mais barata.
Barco que pegamos para PHI PHI , extremamente velho, mal cuidado , parte de baixo beirava tranquilamente uns 40 graus, tripulação um bando de garotos despreparados, outra dica nunca coloque sua mala primeiro , pois você será um dos últimos a deixar o barco devido à quantidade de malas e mochilas em cima da sua., mas tudo ok valeu pela aventura apesar de 55/50 anos ainda encaramos tudo na boa sem muita reclamação.
Chegando a PHI PHI DON você é logo cobrado em 20 BAHT (Menos de 1 USD) fomos para o Andaman resort Becah, (Reservado pelo site Agoda) super engraçado o cara vai andando em um carrinho com suas malas e você atrás , chegando lá de resort não tem nada , quanto muito é uma pousada razoável , a praia em frente não presta , alias todos jogam esgoto in natura na praia (Um absurdo) , não estou confundindo simplicidade com qualidade , mas o hotel era muito mas muito ruim , banheiro , sem um box ou uma cortina então após o banho o mesmo ficava encharcado, café da manha podre , embora nossa diária nos desse direito , no segundo dia tomamos café na Rua , pois a coisa era feia , pratos e copos fedendo a ovo, funcionários escondendo iogurte para os hospede não comerem enfim . HORROROSO, mas tudo nbem o que vale é aventuura ,
Dia seguinte fizemos o passei de barco por 600 Bath por pessoa que incluía almoço (atenção é uma caixinha de isopor com arroz e três cubinhos de frango), água, melancia então levem frutas e sanduíche, locais visitados foram : Monkey bay, Viking cave,Pileh Bay, Loh samah bay, Maya Bay (MARAVILHOSA), Nui Bay, Mosquito Island, Bamboo Island, Runtee Bay , e passagem por Long Beach.
Realmente passeio maravilhoso, preço excelente , e você faz tudo em um dia, no terceiro dia planejei alugar um barco e ir ate Maya Bay para passar umas 5 horas ,mas lá não tem estrutura , então resolvemos caminhar ate long beache que foi uma surpresa maravilhosa , praia limpa, tranqüila , restaurante em frente com preços idênticos ao da vila , na volta pegamos um táxi boat 200 Bath por pessoap , no dia seguinte fizemos à mesma coisa fomos para Long Beach e passamos o dia inteiro lá ,
Lá existe um hotel lindíssimo chamado Paradise Pearl Bungalow, diária 3500 Bath com pés na areia, não tem piscina (eu não vi) me disseram que água é meio salobra..
Confesso que não tive coragem de provar a comida Thailandesa , então não posso falar absolutamente nada porém, jantamos em um bom restaurante (Carlitos) comemos peixe, arroz, cebola frita, cerveja,coca cola pagamos 750 Bath , pizza em um bom restaurante Italiano 140 Bath (US$ 5,00) , bem no dia seguinte fomos para Phuket pegamos o ferry das 09:00h (300 Bath por pessoa, recomendo pagar na entrada o transfer para qualquer lugar em Phuket , paguei 300,00 Bath do píer de Phuket para Pataong Beache).
BANGKOK (FINAL)
Bem essa foi a parte mais decepcionante e enjoada da viagem a Thailandia ficamos 4 noites no Furama Hotel (Reservado pela Decolar) hotel muito bom, café da manha fartissimo, piscina linda, funcionários simpáticos , quarto bom. No dia seguinte fomos Grande Palace (Ingresso 500 Bath) que é lindo porem pra mim que não entendo a cultura a oriental fico uma coisa assim, fui porque todo mundo vai. Depois fomos aoWar Pho, lindíssimo também , onde fiz massagem .
Dia seguinte fiz um passeios ate o famoso mercado flutuante de Damnoen Saduak , na realidade achei uma decepção , pois somente comercio mais nada e pior quando você não compra eles ficam mal criados, , depois fomos fazer o passeio de elefante realmente uma coisa diferente impossível de fazer no Brasil. , porem ambos os passeios tinham que ser feitos.
No Ultimo dia fomos ate o mercado de chatuchak, uma feira com produtos baratissimos onde se vende de tudo , porem nada excepcional, com relação a PATONG , lugar nojento , vendedores extremamente mal educados , falsificação de péssima qualidade , nunca fui a ao comercio de São Paulo , mas tenho que certeza que lá se compra melhor do que em PATONG NIGHT, lugar sujo.
Bem diria que me viagem a Thailandia valeu pelo fato de não ter gasto com passagens, pois usei todos os meus pontos da “tam” nas empresas da STAR ALLIANCE (Bem esse é um capitulo a parte dessa famigerada “tam-chilena” pois queriam me cobrar mais pontos pelo trecho RIO/New York/Rio do que empresas aéreas de verdade tipo Singapore, e Thay) pois sinceramente se tivesse que ter pago essa passagem creio que estaria reclamando ate hoje, bem próxima viagem programada Roma ou algum cruzeiro pelo Caribe. Se algum tiver Dica me avise.
Espero ter ajudado
PHUKET
Quase todos falaram muito mal de Phuket, fui para o AMATA HOTEL , bem no coração de Patong Beache , hotel bom em relação ao preço , a noite fomos a Patong Beache , realmente muita prostituição , nada que Rio e São Paulo não tenham , muitos bares , mas você caminha tranqüilo e nada disso me nos pertuba, a praia de Patong realmente muito suja , porem no dia seguinte fizemos um passeio MARAVILHOSO pagamos 1700 Bath por pessoa para visitar :Panak Island.Hong Island,JAMES BOND ISLAND, Tum Talu, Penyi Island, Khao Khian , tudo perfeito , almoço farto, frutas, sucos tripulação simpática a cada parada você mergulhava quando voltava era recepcionado com um suco ou água, sensacional , pena que somente tivemos dois dias em Phuket , pois o que não falta lá é passeio e dos bons.
Oi Rafael!
Tenho apenas 11 dias para conhecer a Tailandia e gostaria muito de ir a Siem Reap, mas meu roteiro acabaria ficando bem apertado. Basicamente tenho duas opções de roteiro:
A) 3 dias Bangkok + 2,5 dias em Siem Reap + 2 dias krabi + 2 dias phiphi
B) 4 dias Bangkok + 7 dias praias (phiphi/krabi/maya/etc)
Acabei de chegar de PHI PHI, PHUKET, BANGKOK, tenho preços de tudo que fiz, , vou postar com calma.
Relatório muito bacana, obrigada!
Boa Tarde
Vou partir daqui a 2 dias para a tailandia!
3 dias em bangkok e 5 dias nas phi phi!
Sugestões para excursões nos dois sitios please!
Obrigado 🙂
Mandei errado.. haha
Entaoo, depois que eu ficar uns 3 dias no max em Bangkok, é melhor eu pegar um avião pra Chang Mai (pra fazer o passeio dos elefantes e ver os tigres etc, max 2 dias tbm.. Não queria perder mto “tempo”) ?? Isso?
Dai de Chang Mai eu pego outro avião pra Krabi??
Dai de Krabi vou pra Phi Phi por ferry
Fico uns 4 dias por lá conhecendo todo
Volto pra Krabi de novo, dai de la vou pra Koh Phangam ou Kah Samui (não decidi kk) de ferry? E conheço essa outra parte e pego a moon party..
Ainda to meio confusa ahhaha
Mas é isso?
🙂
Rafael, juro é a ultima vez que fico perguntando haha
Oiii Filipa
Vou te mandar um email sim! Obrigada haha
Conversamos por la =)