fbpx

O que fazer em Jaisalmer, a cidade dourada da Índia

Do alto, Jaisalmer se confunde com as areias do deserto. Não é sem motivo que a cidade ganhou como apelido a cor que pinta as paredes das casas – no Rajastão das vilas coloridas, Jaisalmer é a cidade dourada.

Localizada no deserto do Thar, Jaisalmer é um dos principais destinos turísticos do Rajastão. A explicação toma conta do horizonte da cidade: o forte. É verdade que não faltam fortes nessa região da Índia.

Jaipur tem o Forte Amber e Jodpur também tem o seu, mas o gigante de Jaisalmer, um dos maiores do mundo, tem atrativos diferentes. Ao contrário dos outros, esse forte ainda é moradia para boa parte da população da cidade.

Vista do forte de Jaisalmer

Há 800 anos Jaisalmer ganhou importância como rota de camelos. Era por ali que fluía o comercio entre o Oriente Médio, a África, a Europa e a Índia. Parada que só deixou de ser obrigatória com a abertura do porto de Mumbai e o começo das grandes navegações. Foi assim que Jaisalmer caiu no esquecimento.

Forte de Jaisalmer - Rajastão

Até chegar o turismo. Hoje o forte está novamente lotado e atrai pessoas de todas as partes do mundo. Restaurantes, lojas de souvenirs, vacas e tuk-tuks estão dentro da imensa estrutura, um conjunto de ruelas e becos onde é fácil se perder. Não que isso seja exatamente um problema.

Hotéis de luxo também estão ali, uma ocupação que pegou o forte desprevenido. Parte da estrutura milenar já ruiu, problema que gerou esforços para evitar que Jaisalmer perca sua maior atração.

Ao contrário dos outros fortes do Rajastão, você não precisa pagar para entrar. O ingresso só é cobrado para quem quiser entrar no Palácio do Marajá e no museu que fica dentro do forte, o que é dispensável. A beleza do forte de Jaisalmer está nas ruelas e nas casas da cor de areia.

Família em Jaisalmer, Índia

Os camelos voltaram a ser personagens importantes da região, não mais por causa do transporte de especiarias, mas de turistas: o safári de camelo é programa obrigatório para todos os turistas que visitam Jaisalmer.

Safari de Camelo no Deserto de Thar

Informações turísticas sobre Jaisalmer

Onde se hospedar em Jaisalmer

A cidade é pequena, mas quanto mais perto do forte você ficar, melhor. Há hotéis dentro do forte, mas alguns guias de viagem (incluindo o Lonely Planet) levantam o ponto da preservação do local. Hospedar-se ali não é considerado sustentável.  Veja uma lista de opções de hospedagem em Jaisalmer.

Quanto tempo ficar

Um dia para ver a cidade e outro para fazer o safári de camelo. Ou muitos outros, já que é possível ficar até 20 dias explorando o deserto. Basta querer (e pagar por isso).

De lá ir para…

Se Jaisalmer for sua primeira parada no Rajastão, é melhor seguir para Jodhpur, que fica a 5 horas e 200 rúpias (R$ 7) de distância via ônibus. Outra saída é seguir para Delhi e de lá continuar a viagem. O trem demora cerca de 18 horas para fazer o percurso.

Vai viajar? O seguro de viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável nas férias. Não fique desprotegido na Índia. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício para o país – e com cupom de desconto.

Camelos em Jaisalmer, Índia

Conheça 21 fatos inacreditáveis sobre a Índia clique aqui.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

13 comentários sobre o texto “O que fazer em Jaisalmer, a cidade dourada da Índia

  1. Oi Rafael, como foi esse ônibus de Jaisalmer para Jodhpur. Foi relativamente “tranquilo”? Você comprou na hora mesmo? Tem trecho noturno? Estou querendo fazer o caminho inverso.
    Obrigada.

  2. Bom dia Rafael!

    Qual hotel vocês se hospedaram? Porque olhei no link “onde se hospedar”, e os preços estão impraticáveis. 3 dias está como R$500,00 – 1500,00. Acho caro pra India não?

    1. Bem caro, Mila. Muito caro. Há hotéis mais simples e hostels, lugares que normalmente não ficam em sites de buscas como o Booking. A gente chegou lá e achou o hotel na hora.

      Abraço.

  3. Opa, tudo bem?
    Você tem noção de quanto custa mais ou menos o aluguel de um carro particular com motorista de Delhi para Jaisalmer? A distância é de 765 km.

    Pergunto isso pois comprei este trecho de trem mas estou na lista de espera. Sou o primeiro da WL, há grande chances de eu conseguir viajar mas em último caso terei que contratar um motorista mesmo.

    Muito obrigado pela atenção!

    1. Oi, Mateus.

      Para esse trecho eu não sei, mas já li relatos de quem pagou 50 dólares para trechos de 250 quilômetros. Se seguir essa lógica, imagino que seriam uns 150 dólares.

      Mas é na base do chute. Uma coisa é certa: é bem mais barato do que seria no Brasil ou em outras partes do mundo.

      1. Obrigado, Rafael.

        Para garantir, comprei mais uma passagem um dia antes. Caso a do dia seguinte seja confirmada eu cancelo esta do dia anterior. Se der errado eu perco um dia em Delhi mas pelo menos minha viagem está garantida.

        Este blog está sendo essencial em meu planejamento, muito obrigado mesmo.

        Abraço!

  4. esse passeio de turismo tbem tem em Bikaner senão me engano…e li que no deserto a paz é sempre quebrada por mtos vendedores ! o que não me surpreende! haha

    mas vce acha que vale gastar pelo passeio em Jaisalmer ou arrisco com uma tentativa do mesmo passeio em outro lugar?

    abs!!!!

    1. Oi Carol, Nós fizemos o safari em Jaisalmer e foi muito bom. Conseguimos um tour com uma empresa que fugiu dos lugares mais batidos, então praticamente não encontramos vendedores no meio do caminho, acredite de quiser hehehe. O nome da empresa é Adventure Camels, e definitivamente valeu a pena fazer o passeio. Você acha mais detalhes neste post aqui: https://www.360meridianos.com/dica/safari-de-camelo

      Qualquer dúvida é só falar! Abraço!

  5. tudo isso é muito lindo para meus olhos, e um dos meus maiores desejos é conhecer esse país a india esse é um sonho que é quase impossivel para mim. Eu amo a India mesmo sem conhecer.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.