fbpx

O que fazer em Nova Delhi: atrações e roteiro de 3 dias

Em dúvidas sobre o que fazer em Nova Delhi? Não se preocupe! Existe uma opção de atividade para cada turista na capital da Índia.

Se você está em busca daquele típico caos indiano, Nova Delhi tem. Se você procura monumentos históricos e museus, Nova Delhi tem. Comida de rua? Nova Delhi tem. Restaurantes chiques e caros? Também tem. Festas badaladas com jovens de todas as partes do mundo? Tem. Retiros espirituais? Tem.

Louco para gastar suas rúpias comprando de tudo em mercados e shoppings por um preço infinitamente mais barato do que no Brasil? Confere. Não importa o que você veio encontrar, Nova Delhi tem um pouquinho de cada aspecto da Índia.

Capital do país desde a independência e, antes disso, sucessora de Calcutá como capital da colônia britânica, a cidade foi construída dentro da área metropolitana de Delhi (ou Old Delhi, como as pessoas costumam chamar).

Isso quer dizer que a divisão entre moderno e antigo é apenas simbólica. A velha e a Nova Delhi dividem os pontos turísticos, o trânsito infernal, o sistema de transporte e uma história milenar, que remonta às dinastias Lodi e Mogol e que faz dessa uma das cidades mais antigas do mundo.

Nova Delhi é, junto com Mumbai, a principal porta de entrada de turistas no país. Isso quer dizer que, ainda que seu único interesse na Índia seja ver o Taj Mahal ou se internar em um monastério budista no meio do Himalaia, é muito provável que você vá passar por ali.

Por isso, segue uma lista de alguns dos lugares mais legais que visitamos para você saber o que fazer em Nova Delhi.

O que fazer em Nova Delhi: as principais atrações

As principais atrações turísticas de Nova Delhi são:

  • Portão da Índia
  • Túmulo de Humayun
  • Red Fort
  • Lotus Temple
  • Memorial do Gandhi
  • Connaught Place
  • Museu Nacional
  • Qutub Minar
  • Chandni Chowk
  • Jantar Mantar

Na hora de organizar seu roteiro, planeje ficar três ou quatro dias na cidade. Divida as atrações por distrito: vale a pena fazer tudo da parte de Old Delhi (que incluem os mercados e fortes) em um ou dois dias, deixar um dia para a parte mais moderna da cidade (Connaught Place) e regiões para outro dia.

Quem tiver mais tempo pode escolher alguma atração mais afastada dessas duas áreas, como o Lotus Temple, ou um bate-volta até o Mehrauli Archaeological Park.

Para otimizar seu tempo e conhecer várias atrações acompanhado por um guia, considere fazer um Free Walking tour por Nova Delhi! Nessa modalidade de passeio, você percorre os principais pontos turísticos da cidade e só paga uma gorjeta ao final. Reserve seu lugar gratuitamente por aqui.

E, claro, há também quem se aventure a conhecer o Taj Mahal em um bate-volta partindo de Nova Delhi. O Shatabdi Express é um trem executivo que sai de Delhi às 6h e retorna de Agra às 20h35.

O expresso é pensado justamente em quem quer conhecer o Taj e voltar para a capital no mesmo dia e inclui refeições durante a viagem. Para saber mais, leia nosso guia de como viajar de trem na Índia.

Agências de turismo também fazem o traslado privado entre as duas cidades, e você ainda fura fila pra entrar no Taj. Veja aqui.

Encontre hotéis em Nova Delhi

1. Portão da Índia

O que fazer em Nova Delhi: Portão da Índia

O grande portão localizado no centro de uma praça ampla e bonita foi construído em homenagem aos soldados mortos na Primeira Guerra Mundial e nas Guerras Afegãs de 1919. Ao todo, 85.000 nomes foram gravados nas paredes do monumento.

Hoje, a praça na qual ele fica é ponto de reunião de indianos e turistas, seja em busca de lazer ou para fazer protestos políticos.

2. Túmulo de Humayun

O que fazer em Nova Delhi: Túmulo de Humayun

Um antigo mausoléu construído para um rei mogol no século 16. O local é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco e é famoso por ter servido de inspiração para o Taj Mahal e por ser o primeiro mausoléu a ser erguido no subcontinente indiano.

A entrada custa Rs. 600 ($7). Endereço: Mathura Road, do lado oposto ao Dargah Nizamuddin

3. Forte Vermelho (Red Fort)

O que fazer em Nova Delhi: Red Fort

Um viajante do século 17 descreveu o Forte Vermelho como uma maravilha superior às prometidas no paraíso. Talvez a descrição tenha sido um tanto quanto exagerada, mas o fato é que essa é um dos principais itens da lista sobre o que fazer em Nova Delhi, embora na minha opinião, o Red Fort seja muito menos interessante que os fortes do Rajastão, por exemplo.

Em todo o caso, a construção é do século 17 e utiliza pedras de tom marrom avermelhado, daí o nome. O local é enorme e já chegou a abrigar 11 palácios dentro de seus muros. Construído pelo imperador Shah Jahan, o mesmo que presenteou o mundo com o Taj Mahal e acabou se dando mal por ser megalomaníaco.

Ao pôr do sol, as muralhas vermelhas ganham um tom dourado, criando um contraste espetacular com o céu. E para os curiosos pela cultura local, não deixe de explorar o mercado Chatta Chowk, uma galeria coberta repleta de lojas vendendo artesanato, joias e tecidos finos.

E se você estiver lá no dia 15 de agosto, reserve a data para ir ao forte. Todos os anos, no Dia da Independência da Índia, o Primeiro Ministro hasteia a bandeira nacional ali e discursa para a nação, um lembrete de que este antigo símbolo de poder agora representa a democracia e a soberania da Índia.

A entrada custa Rs. 500 ($6). Endereço: Netaji Subhash Marg, Lal Qila, Chandni Chowk

4. Templo de Lotus

O que fazer em Nova Delhi: TEmplo de Lotus

Além da arquitetura, em forma de flor de lótus, o que mais me chamou a atenção no Lotus Temple foi a proposta dele: receber todas as pessoas que queiram exercer sua espiritualidade ali, independente das crenças ou religiões.

Por este motivo, o local não possui altares ou símbolos que identifiquem determinada fé.

Os jardins ao redor do templo são um espetáculo à parte. Muito bem cuidados, eles oferecem um refúgio perfeito do caos da cidade. Bancos espalhados pelo local proporcionam lugares perfeitos para se sentar, ler um livro, ou simplesmente apreciar a beleza natural.

Dicas para visitantes: O Templo de Lótus é aberto a todos, sem cobrança de entrada. É recomendável visitar durante o nascer ou o pôr do sol, quando o mármore branco do templo brilha reflete a luz do sol. E, claro, lembre-se de manter o respeito e a tranquilidade durante sua visita.

Endereço: Lotus Temple Rd, Bahapur, Shambhu Dayal Bagh, Kalkaji.

5. Indira Gandhi Memorial Museum

Formado por um museu e um jardim, o memorial conta a história de Mahatma Gandhi. Construído no lugar onde foi a residência e também o palco de seu assassinato, o local reconstrói o modo de vida e os últimos passos do maior herói da Índia, até o local onde ele foi morto.

O museu é repleto de fotografias, cartas pessoais e pertences que narram sua jornada desde a infância, passando pelos anos como Primeira-Ministra, até seus últimos momentos.

Uma das exibições mais impactantes é o sári que ela usava no dia de seu assassinato. A preservação deste item, junto com as manchas de sangue, serve como um lembrete sombrio dos eventos trágicos de sua morte. Além disso, um trilha do caminho que ela percorreu em seus últimos momentos foi marcada no jardim.

Fica logo atrás do Red Fort, por isso é uma boa ideia combinar as visitas.

Entrada Gratuita. Fecha às segundas. Endereço: Safdarjung Road, 1. Site oficial.

6. Connaught Place

Região cheia de lojas e restaurantes para você ir às compras ou sair para jantar em um lugar legal. Os prédios ficam em volta da praça na foto, mas a exposição de ursos (Bear Parade?) era temporária. 

Connaught Place é uma área mais moderna da cidade, com cara de metrópole, e um dos principais centros financeiros e comerciais de Nova Delhi. Nos arredores de Connaught Place ficam também os palácios do governo e alguns templos.

Veja a histórias de uma viagem de trem pela Índia clique aqui.

7. Museu Nacional de Nova Delhi

O Museu Nacional de Nova Delhi está localizado perto de Connaught Place e é uma parada obrigatória para entender a vasta e diversificada herança do país.

Ao entrar no Museu Nacional, você inicia uma viagem através de mais de 5.000 anos de história indiana. O museu abriga uma coleção gigantesca que inclui desde artefatos da era pré-histórica até peças contemporâneas.

Destaques Imperdíveis

  • Galeria Harappan: Descubra os mistérios da Civilização do Vale do Indo com artefatos que datam de 2500 a.C.
  • Coleção de Miniaturas: Uma coleção fascinante de pinturas em miniatura, representando várias escolas de arte indianas.
  • Artefatos Budistas: Incluindo relíquias e esculturas que traçam a jornada do budismo na Índia.
  • Armas e Armaduras: Uma exibição intrigante de armas e armaduras que contam histórias de bravura e arte marcial.

Endereço: Janpath Rd, Rajpath Area, Central Secretariat.

8. Qutub Minar

O que fazer em Nova Delhi: Qutub Minar

O Qutub Minar é uma torre de seus 72,5 metros de altura, este minarete não é apenas o mais alto do mundo, mas também um símbolo eloquente da rica história da Índia. Um verdadeiro arranha-céu medieval!

Construído no século 13, esse é um excelente exemplo da arquitetura indo-islâmica. Cada um dos seus cinco andares é adornado com inscrições em caligrafia árabe e desenhos intrincados, contando a história de suas origens e dos governantes que contribuíram para sua construção e restauração ao longo dos séculos.

A torre fica dentro do complexo Qutb, que é repleto de monumentos históricos. Você encontrará lá a primeira mesquita construída na Índia, a Quwwat-ul-Islam, e o misterioso Pilar de Ferro, que desafia a corrosão há mais de mil anos.

Dicas para visitantes: Use sapatos confortáveis, pois há muito para explorar a pé. E lembre-se, embora você possa admirar Qutub Minar por fora, a entrada na torre em si não é permitida por razões de segurança.

Entrada: 600 rúpias ($7). Endereço: Seth Sarai, Mehrauli.

9. Chandni Chowk

Visitar o Chandni Chowk, o mercado mais icônico de Old Delhi, é uma experiência e tanto!

O local é formado por ruas estreitas e sinuosas, apinhadas de lojas que parecem ter saído de um conto de fadas oriental. Desde especiarias exóticas até tecidos brilhantes, joias e artesanato, ali você encontra de tudo um pouco.

Você também encontrará uma das melhores comidas de rua da Índia, incluindo parathas recheadas, kebabs, doces e, claro, o famoso chá indiano, o chai.

Fundado no século 17, durante o auge do império Mogol, o mercado era conhecido por sua praça central adornada com um extinto canal que refletia a luz da lua, daí o nome “Chandni” (Lua) Chowk (Praça).

Vá preparado para multidões e negocie os preços – pechinchar é parte da experiência de Chandni Chowk. Além disso, tenha uma mente aberta e esteja pronto para se perder nas ruas labirínticas.

Gosta de comida indiana? Então que tal fazer um tour gastronômico por Nova Delhi, acompanhado de um guia local? Clique aqui e saiba mais detalhes.

10. Jantar Mantar

Jantar Mantar em Nova Delhi não é um observatório astronômico, construído no século 18 pelo Maharaja Jai Singh II de Jaipur.

Ao primeiro olhar, Jantar Mantar parece um labirinto de estruturas gigantescas e bizarras. No entanto, cada uma dessas estruturas tem um propósito científico específico. São 13 instrumentos arquitetônicos que medem o tempo, preveem eclipses, rastreiam a localização de estrelas e muito mais. A precisão e a escala desses instrumentos são um testemunho da engenhosidade e conhecimento avançado dos antigos astrônomos indianos.

O mais impressionante entre esses instrumentos é o Samrat Yantra, um relógio de sol gigante que pode medir o tempo com uma precisão de até dois segundos. É incrível pensar que, séculos atrás, sem a tecnologia moderna, os astrônomos conseguiam realizar cálculos tão precisos.

Reserve um tempo para realmente entender a função de cada instrumento. Se possível, contrate um guia local que possa explicar a ciência por trás dessas maravilhas arquitetônicas.

Endereço: J6G8+RMC, Connaught Place

Roteiro de viagem de 3 dias em Nova Delhi

Veja agora um roteiro de três dias prontinho para usar em Nova Delhi! Você também pode contratar um tour privado por Old e New Delhi. Custa apenas $14 por pessoa. Confira aqui.

Roteiro na Índia: Nova Delhi

Dia 1: Central Delhi – História e Cultura Moderna

Manhã: Portão da Índia e Rajpath

  • Explore o Portão da Índia e caminhe pela Rajpath.

Tarde: Connaught Place e Museu Nacional

  • Almoce em Connaught Place, depois visite o Museu Nacional.

Noite: Vida Noturna em Connaught Place

  • Jante e desfrute da vida noturna em Connaught Place.

Dia 2: Sul de Delhi – Maravilhas Arquitetônicas

Manhã: Qutub Minar

  • Comece o dia com a visita ao Qutub Minar.

Tarde: Humayun’s Tomb e Templo de Lótus

  • Após o almoço, visite o Túmulo de Humayun. Se der tempo, passe no Templo de Lótus para o por do sol.

Noite: Jantar em South Delhi

  • Escolha um dos restaurantes de South Delhi para jantar.

Dia 3: Old Delhi – Imersão Histórica e Cultural

Manhã: Forte Vermelho e Jama Masjid

  • Visite o Forte Vermelho e depois a Jama Masjid.

Tarde: Chandni Chowk e Museu Memorial Indira Gandhi

  • Explore Chandni Chowk e suas delícias culinárias.
  • Visite o Museu Memorial Indira Gandhi.

Noite: Jantar em Karim’s em Old Delhi

  • Finalize o dia com um jantar no famoso Karim’s.

Onde ficar em Nova Delhi

Na hora de escolher a hospedagem, vale a pena focar nos bairros próximos a essas atrações. Tanto Old Delhi quanto Connaught Place são boas ideias.

No primeiro, você vai ter  uma experiência mais crua da Índia e seu dia a dia caótico, no segundo, verá uma capital mais moderna, com avenidas amplas e praças arborizadas, e estará perto dos melhores restaurantes da cidade.

Para saber mais sobre as regiões da cidade, não deixe de ler nosso guia de onde ficar em Nova Delhi.

Hotéis em Nova Delhi

Como chegar e circular em Nova Delhi: Dicas de Transporte

Nova Delhi é bem servida por diversas opções de transporte, tanto para chegar à cidade quanto para se locomover por ela. Vamos ver as melhores maneiras de chegar e circular em Delhi.

Chegando em Nova Delhi

1. Por Ar

  • Aeroporto Internacional Indira Gandhi: Principal ponto de entrada para visitantes internacionais e nacionais. O aeroporto está conectado à cidade por táxis, ônibus expressos e até mesmo pelo Airport Express Metro Line.

2. Por Trem

  • Estações de Trem: Nova Delhi tem várias estações de trem, incluindo a New Delhi Railway Station, Old Delhi Railway Station e Hazrat Nizamuddin Railway Station. Os trens conectam Delhi a várias cidades indianas. Se você for partir da cidade por essa via, certifique-se de que está se dirigindo à estação correta. Caso contrário, você corre o risco de chegar ao lugar errado e perder o trem (quase aconteceu comigo).

3. Por Estrada

  • Ônibus: Várias linhas de ônibus intermunicipais e interestaduais operam para e de Delhi, conectando-a a outras cidades importantes. Os ônibus na Índia não são lá muito confortáveis, mas essa é a melhor maneira para viajar para o norte do país, que é montanhoso e menos atendido pelas linhas de trem.

Circulando por Nova Delhi

Para mais comodidade, considere contratar um transfer para deslocamentos pontuais pela cidade, como de e para o aeroporto. Você pode fazer isso com segurança por aqui.

1. Metrô

  • Delhi Metro: Uma das maneiras mais eficientes de se deslocar. O metrô cobre a maioria das áreas turísticas e é econômico, rápido e limpo, embora esteja constantemente cheio. Há um vagão exclusivo para mulheres, não hesite em usá-lo.
  • Dicas: Compre um cartão inteligente para viagens múltiplas para evitar filas nas bilheterias.

2. Táxis e Aplicativos de Carona

  • Táxis Tradicionais e Aplicativos: Táxis podem ser contratados nas ruas, embora seja mais seguro e conveniente usar aplicativos de carona como Ola e Uber.
  • Dicas: Certifique-se de negociar o preço com táxis tradicionais antes da viagem ou use o taxímetro.

3. Riquixás

  • Auto Riquixás (Tuk-Tuks): Uma experiência única de Delhi, ideal para distâncias curtas e para experimentar a cidade de maneira mais aberta.
  • Dicas: Negocie o preço antes de iniciar a viagem.

4. Ônibus

  • Rede de Ônibus: Opção mais econômica, mas pode ser um pouco confusa para turistas. Ônibus são bons para rotas onde o metrô não chega.
  • Dicas: Tenha o troco certo para passagens, já que os condutores podem não ter troco para notas grandes.

Dicas Gerais

  • Trânsito: Delhi é conhecida pelo seu tráfego intenso. Sempre aloque tempo extra para deslocamentos.
  • Segurança: À noite, prefira modos de transporte mais seguros como táxis ou aplicativos de carona.
  • Mapas e Apps: Utilize aplicativos de mapas para planejar rotas e verificar distâncias.

Como ir de Nova Delhi para outras cidades da Índia

Taj Maha, Agra, um bate-volta a partir de Nova Delhi

Delhi é cercada por várias cidades incríveis, cada uma delas oferecendo uma experiência única. Veja como chegar até elas:

1. Agra

  • Distância de Delhi: Cerca de 230 km.
  • Atração Principal: Taj Mahal.
  • Como Chegar:
    • Trem: Vários trens, incluindo o rápido Gatimaan Express, conectam Delhi a Agra.
    • Ônibus: Ônibus regulares e de luxo partem de Delhi para Agra.
    • Carro: Uma viagem de carro leva cerca de 3-4 horas pela Yamuna Expressway.

2. Jaipur

  • Distância de Delhi: Aproximadamente 280 km.
  • Atração Principal: Fortes e palácios, incluindo o Amber Fort e o Palácio dos Ventos.
  • Como Chegar:
    • Trem: Opções de trens diários, incluindo o Rajdhani e o Shatabdi Express.
    • Ônibus: Ônibus regulares e Volvo partem de Delhi para Jaipur.
    • Carro: A viagem de carro pode levar cerca de 5-6 horas.
  • Como alternativa, você também pode fazer o trajeto com agência de turismo, em uma viagem bate-volta. Veja mais detalhes aqui.

3. Rishikesh e Haridwar

  • Distância de Delhi: Cerca de 230 km até Haridwar e 250 km até Rishikesh.
  • Atração Principal: Yoga e espiritualidade em Rishikesh; o Rio Ganges e templos em Haridwar.
  • Como Chegar:
    • Trem: Trens para Haridwar partem regularmente de Delhi.
    • Ônibus: Ônibus para Rishikesh e Haridwar estão disponíveis de Delhi.
    • Carro: Uma viagem de carro leva em torno de 5-6 horas.

4. Shimla

  • Distância de Delhi: Aproximadamente 345 km.
  • Atração Principal: Estação de montanha, arquitetura colonial.
  • Como Chegar:
    • Trem: Viagem de trem até Kalka e depois o Kalka-Shimla Railway até Shimla.
    • Ônibus: Ônibus regulares e Volvo estão disponíveis para Shimla.
    • Carro: Uma viagem de carro leva cerca de 7-8 horas.

5. Mussoorie

  • Distância de Delhi: Cerca de 290 km.
  • Atração Principal: Estação de montanha com vistas deslumbrantes.
  • Como Chegar:
    • Trem: Trens para Dehradun, seguidos de um táxi ou ônibus para Mussoorie.
    • Ônibus: Ônibus diretos para Mussoorie estão disponíveis.
    • Carro: Viagem de carro leva em torno de 6-7 horas.

Dicas de Viagem para os arredores de Delhi

  • Reservas Antecipadas: É aconselhável reservar bilhetes de trem e ônibus com antecedência, especialmente durante a alta temporada.
  • Verifique o Clima: As condições climáticas podem variar muito entre Delhi e estas cidades, especialmente as estações de montanha.

Seguro de Viagem para a Índia

O seguro viagem é fundamental para as férias de qualquer pessoa, não importa o país de destino, mas ainda mais importante para visitar lugares como a Índia, onde tudo é muito diferente do que estamos acostumados, principalmente a alimentação.

Passamos vários meses no país e utilizamos o seguro em pelo menos três ocasiões.

Clique aqui para fazer sua cotação e use o cupom 360MERIDIANOS05 para obter até 25% de desconto nos seguros de viagem!

Seguro Viagem:
Ásia
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Quantos dias ficar em Nova Delhi

A escolha de quanto tempo ficar em Nova Delhi varia conforme o que você procura na sua viagem. Para aqueles com tempo limitado ou que estão apenas de passagem, 2 a 3 dias são suficientes para experimentar os pontos turísticos mais emblemáticos da cidade, como o Portão da Índia e o Forte Vermelho, além de uma rápida incursão pelos mercados vibrantes como o de Chandni Chowk.

Se você pode se dar ao luxo de passar 4 a 5 dias, terá a oportunidade de mergulhar mais na cultura e história da cidade. Este tempo permite explorar as principais atrações com mais calma, visitar museus como o Museu Nacional, e ainda poderá incluir uma viagem de um dia para locais próximos, como Agra ou Jaipur.

Para os viajantes que desejam uma experiência completa e sem pressa, uma estadia de 6 dias ou mais é o ideal. Além de cobrir todas as atrações turísticas, você terá tempo para explorar os bairros menos conhecidos, participar de eventos culturais, e até se inscrever em atividades como aulas de culinária indiana ou yoga.

Essa opção é excelente para quem busca não apenas ver, mas vivenciar o ritmo e o estilo de vida de Delhi, mergulhando profundamente na riqueza cultural e histórica que a cidade tem a oferecer.

Qual a melhor época para viajar para Nova Delhi

A melhor época para visitar Nova Delhi é entre outubro e março, quando o clima é mais ameno e propício para explorar a cidade.

Durante estes meses, as temperaturas diurnas são agradáveis, oscilando entre 20°C e 25°C, embora possam cair significativamente à noite, especialmente entre dezembro e janeiro. Este período também coincide com alguns festivais culturais, como Diwali e Holi, oferecendo uma rica experiência cultural.

Evite viajar no verão, de abril a junho, quando o calor intenso pode tornar as visitas a locais ao ar livre desconfortáveis. Julho a setembro marca a estação das monções, trazendo chuvas pesadas que podem impactar as atividades turísticas.

Além de escolher a época certa, é aconselhável vestir-se adequadamente para o clima e estar ciente da qualidade do ar durante o inverno, quando a poluição pode ser alta.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

50 comentários sobre o texto “O que fazer em Nova Delhi: atrações e roteiro de 3 dias

    1. Olá Andressa, tome cuidado com essas pessoas que você mal conhece na internet e já te chamam para cruzar o mundo atrás deles. Não seria melhor ele vir te visitar primeiro, na sua casa, em um país que você conhece e fala a língua e sabe se virar sozinha?

      Abraços!

  1. Tenho uma opcao de roteiro pra Istambul nova Delhi, Jaipur, Amber, Fatehpur, Agra, Dubai que preve visita aos pontos turisticos.
    Gostaria de incluir algo zen . Como estar em um
    Ashram e conhecer um mestre. O q vc sugere?

  2. Olá, gostaria muito de um dia visitar a Índia, principalmente,Nova Delhi.
    Quero saber como são as pessoas lá e principalmente os homens quando vêm uma pessoa de fora chegar,e se realmente o jeito deles demonstrarem que gosta de vc é dizendo te amo?

    1. Oioi!!
      Vá visitar!!
      Sinta, viva e reconstrua tudo que falam sobre ela…
      A Índia tem seus encantos, é uma mistura de aromas, cores e sabores… até amores!!

      P.S
      Essa não é uma prática comum dos homens indianos.

    1. Guilherme,

      Em todas, todas, não te garanto. Nas mais centrais, sim. De qualquer forma, é quase mais fácil (e menos sufocante) se locomover de tuk-tuk or lá…

      Abraços!

  3. Oi meu filho foi chamado por uma agência en Délhi 3 meses de contrato,estou com meu coração um pouco apertado, pode me decir sim é seguro mesmo morar lá é sobre as agências de modelos que tem lá? Obrigada um abraço

    1. Cláudia, eu não sei como é agência de modelos, se são confiáveis ou não, mas eu morei lá 6 meses e adorei a experiência.

      Abraços

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.