Holi, o festival indiano das cores

Holi, o festival indiano das cores

Todos os anos, entre os meses de fevereiro e o final de março, mais cores se juntam aos saaris esvoaçantes na tarefa de tornar a Índia um lugar colorido. É nessa época que os hindus comemoram o Holi, a festa indiana que celebra a chegada da primavera.

No principal dia da festa, que cai na primeira lua cheia do mês hindu de Falguna, crianças e adultos saem às ruas para jogar tinta e água em quem quer que esteja dando bobeira. O resultado é que é impossível escapar impune.

Veja também: Baixe um ebook com milhares de dicas sobre a Índia

Holi festa indiana

A galera do 360meridianos participou do Holi em 2012. Na época, estávamos no meio da parte indiana da nossa viagem de volta ao mundo. Escolhemos a tranquila cidade de Udaipur para comemorar a festa.

Esse ano, diversas fotos de pessoas pintadas apareceram no nosso Facebook e fizeram bater aquela saudade. Para não deixar passar em branco, separamos algumas fotos legais do festival. Quem sabe a gente não te inspira a comemorar o Holi na Índia no ano que vem?

pessoas no Holi

Holi, festa das cores

Em muitas cidades, o Holi também é festejado com um festival de música e dança, além de fogos de artifício e uma grande fogueira.

Festividade do Holi, Índia

Em Udaipur, centenas de estrangeiros se jutaram aos indianos na comemoração do Holi.

tinta Holi

Repórter no Holi, Índia

Uma dica importante para participar desse tipo de festival na Índia é sair cedo e voltar para casa antes das ruas ficarem muito cheias e a multidão ficar fora do controle. Essa dica é importante principalmente se você for mulher ou estiver viajando com uma.

Quando as ruas ficam muito cheias, é mais fácil de alguém passar dos limites, faltar com o respeito e estragar seu dia. No dia do Holi, nós já havíamos sido orientadas por várias pessoas sobre os moleques bêbados e sem noção que povoam as ruas da Índia nos festivais.

Nós saímos do hotel por volta de 9h da manhã, quando só pais com crianças e famílias estavam nas ruas. Foi ótimo e muito divertido. Por volta de meio dia, percebemos que as ruas estavam bem mais cheias e que a multidão estava ficando mais agressiva com a chegada de gente que “não sabe brincar”. Decidimos voltar para o hotel e passamos o resto do dia sem sair, aproveitando para colocar os posts do blog em dia. Foi a melhor decisão que tomamos. Não tivemos nenhum inconveniente e só ficaram boas memórias

Veja também: Conheça os principais festivais da Índia

360meridianos no Holi

Quer saber como a gente terminou o dia? Então veja as fotos abaixo:

Holi, Índia

Holi, Índia

Holi, Índia

Holi, Índia

O dono do hotel não ficou muito contente com o nosso estado…

Já chamei de casa a Cidade do Cabo, Chandigarh, Buenos Aires e Barcelona, mas acabo sempre voltando pra minha querida BH. Gosto de literatura, cervejas, música e artigos de papelaria, mas minha grande paixão é contar histórias. Por isso, desde 2011 viajo o mundo e escrevo sobre o que vi. Também estou no blog sobre escrita criativa Oxford Comma.

Siga @natybecattini no Instagram

25 comentários em Holi, o festival indiano das cores

  1. Pessoal! Tudo bom?
    To indo pra India passar um tempo, não sei o quanto ainda, mas estarei lá para o Holi com certeza.
    Estou muitoooo em dúvida de onde passar. Queria decidir para já reservar Hostel e não ter nenhum problema.
    Quanto mais eu pesquiso mais em dúvida eu fico!
    Acabei paramndo em 2 principais opções: Mathura e Jaipur.
    Alguma opnião sobre isso? Ou alguma sugestão melhor?
    Muito obrigada!
    Alias parabens pelo Blog!!! esta me ajudando muito a planejar a viagem!
    beijos

    • Mathura tem um holi bem tradicional, mas confesso que nunca estive lá.
      Jaipur é bem caótica, se quiser passar no Rajastão recomendo Udaipur que é mais tranquila e agradável.

      Abraços

  2. Nomes:Daniel do Nascimento Batista, Daniel L. Peixoto, David de Almeida, Anderson, Iury, Igor Gonzalez.

    Holi festival indiano das cores
    É bom ir cedo as ruas, porque com o passar das horas as ruas ficam cheias e a multidão perde o controle devido as bebidas alcóolicas e outra coisa é a falta de respeito de alguns que não tem um pingo de educação com a população.

  3. Ola! Sou portuguesa e tenho uma viagem programada com o meu namorado para a india em Março/2014, 3 semanas (o que era o meu sonho de viagem). Vou estar em Deli no dia do Holi. Depois das recentes noticias de mais e mais violações em 2014 a turistas começo a ficar com algum receio de ir!!! Sabem que zonas devo evitar em Deli? Que zonas evitar na india ?(tinhamos programado ir a Deli, varanasi, rishikesh, shimla, mcleod, amristar, mumbay, ellora e ajanta, jaipur, agra)
    Parabéns pelo site, está espectacular 🙂 Beijinho

    • Oi Rita,

      Você só vai em cidades turísticas, então é mais tranquilo. Evite sair a noite e em lugares ermos. Também use sempre roupas mais comportadas, cobrindo ombros e joelhos.

      Sobre o Holi, tente participar da festa mais cedo e voltar pro hotel na hora do almoço, assim você evita as pessoas mais bêbadas. Também é bom fugir de grandes aglomerações de gente e tentar descobrir onde as famílias indianas comemoram.

      Se tiver mais dúvidas, só avisar.

      bjs

    • Ei Rita, seu roteiro está ótimo, não precisa evitar nenhum desses lugares, pois são bastante turísticos. Aqui eu dou algumas recomendações para mulheres na índia: http://www.360meridianos.com/2013/02/guia-para-mulheres-viajar-india.html
      Evite sair sozinha e falar com estranhos e use roupas pouco chamativas. Evite multidões no Holi, se quiser participar da festa não vá a lugares onde a concentração de pessoas é muito grande e tente voltar para casa cedo. Quando eu fui, de manhã só tinham crianças e pais, mas depois do almoço homens inconvenientes começaram a chegar. Abraços e boa viagem!

      • Oi!!! Obrigada por terem respondido logo 😀 Ja li quase todos os vossos posts sobre a india e estão mesmo impecáveis! Uma pergunta o que sabem sobre voos dentro da india? costumam atrasar muito? sao seguros? ja agora algumas vez compraram voos pelo site cleartrip.com ? correu tudo bem com a compra dos voos?
        Beijos enormes às duas e obrigada pela ajuda que me estão a dar na organização da viagem

  4. Adorei esse post! Lembro dessa festa na novela: “Caminho das Índias”. Achi o máximo! Quem sabe em 2014 eu não participe do Holi tbm?! Com mta ajuda do 360° meridianos, é claro!!!

  5. I had a lot of fun at our Holi Festival in Lafayette. I even made a video out of it!

    Glad that you had a good time!

    Congrats on doing so well in the BigBlogExchange.org. Boa Sorte!

    Andy
    BackpackingDiplomacy.com

    • Celebrating the Holi was an amazing experience! We love it! Its nice that you had the chance to celebrate it too!

      Thank you for visiting! And congratulations for your position at the Big Blog Exchange =)!

      Abraços!

  6. Como assim??? Como eu só fui descobrir esse blog agora??? PERFEITO! Parabéns aos organizadores. Posts muito bem escritos e informativos, nível top! Um abraço a vocês!

    ps: Um dia serei como vocês: corajosos e felizes ao extremo. Holi me aguarda! 😉

    • Ei Clarissa! Obrigada por passar aqui! Fico feliz que você está gostando do post! E participa do Holi sim, é muito legal! Abraços!

    • Ei Mirella! Evitar multidões na Índia é sempre uma boa ideia. Depois escutamos uma estrangeira falando que tinha tido problemas mais tarde. Infelizmente alguns caras perdem a noção e podem estragar a festa, mas com as precauções certas, participar do Holi pode ser muito divertido. Abraços! =)

Deixe um comentário