Onde comer em Barreirinhas, nos Lençóis Maranhenses

Onde comer em Barreirinhas, nos Lençóis Maranhenses

Nós tínhamos planejado passar alguns dias cercados pelas belezas dos Lençóis Maranhenses, mas de quebra ganhamos Barreirinhas e seu rio Preguiças. Se a imagem das dunas sem fim e lagos esverdeados dos Lençóis é famosa em todo o Brasil, pouco se sabe sobre a cidade que funciona como porta de entrada para esse paraíso.

O resultado é surpreendente. Barreirinhas é simpática, junta as belezas do rio, que funciona como avenida, com bons restaurantes, alguns bares e, claro, comida boa. E de todos os tipos – lá você pode ter uma típica refeição caseira ou encarar bons pratos da culinária internacional.

Veja também: Como chegar em Barreirinhas 

Chegamos à cidade durante a madrugada, depois de quase cinco horas de viagem a partir de São Luís, trecho que fizemos de ônibus. No dia seguinte, como a programação não envolvia passeios na parte da manhã, queríamos aproveitar para tomar uma cerveja gelada. A escolha foi fácil: assim que saímos do nosso hotel, encontramos o Restaurante Bela Vista. O nome não mente. Ó:

Onde comer nos Lençóis Maranhenses

Foi daquela mesa lá na ponta do deck que curtimos nossa primeira manhã na cidade, com direito a céu azul, música e muitas lanchas compondo o visual. Assim que chegou a hora do almoço, pedimos sugestões para o garçom. A escolha envolveu baião de dois. E estava ótima.

Onde comer em Barreirinhas, Maranhão

O restaurante Bela Vista fica na Rua Anacleto Carvalho, uma das principais da cidade, de frente para o local de onde saem os ônibus da Cisne Branco (n° 617). Não faltam opções, – também com vistas parecidas e decks que entram no rio – por ali.

Mas o point de Barreirinhas é outro: a Avenida Beira Rio. É ali, perto da área onde param barcos e lanchas, que ficam alguns dos restaurantes mais concorridos da cidade. Nós testamos vários deles, com destaque para o Barlavento, um restaurante e pizzaria com preços bons (a partir de R$ 25 a pizza grande) e comida ótima. Ao lado dele fica A Canoa, onde é possível comer frutos do mar.

Nos dois casos, você pode ficar dentro do restaurante, mas nós preferimos ficar no calçadão, onde são montadas, toda noite, algumas mesinhas. E com música ao vivo.  Na foto abaixo você vê a área de manhã, durante uma de nossas andanças por lá. De noite o local fica cheio, pelo menos aos fins de semana.

Veja também: Onde ficar nos Lençóis Maranhenses

Avenida Beira Rio, Barreirinhas

Deck da Avenida Beira Rio, em frente aos restaurantes A Canoa e Barlavento

Na mesma avenida está o Bambu, apontado pelo TripAdvisor como o melhor restaurante de Barreirinhas. Nós não comemos lá. O Bambu serve de tudo, de comida regional, frutos do mar e até comida oriental. Pratos entre 60 e 80 reais.

Embora todos esses restaurantes sejam boas escolhas, as melhores estão fora da cidade. São casas de moradores ou restaurantes focados em comida caseira, que podem ser encontrados nas margens do Rio Preguiças ou em comunidades próximas. O preço é bom, a comida é boa e de quebra você conhece uma parte diferente da comunidade local.

Comemos em lugares assim algumas vezes, sempre esticando algum passeio pela região. Por exemplo, paramos no restaurante Zé Oreia, na outra margem do rio, depois de um passeio de barco. Nesse locais, a comida varia de acordo com o dia e com o que dono tem na geladeira. Galinha caipira e carne de sol costumam ser opções. Esses locais normalmente não aceitam cartão, por isso leve dinheiro vivo.

Onde comer Lençóis Maranhenses

Na dúvida, peça sugestões de lugares parecidos para seu guia ou na agência que você escolher para fazer os passeios pelos lençóis e pelo rio. Não faltam casas que abriram suas cozinhas para turistas.

Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014 voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura. Siga minhas viagens também no instagram, no perfil @rafael7camara.

6 comentários em Onde comer em Barreirinhas, nos Lençóis Maranhenses

  1. Existe um restaurante do lado da igreja chamado Deck Bistrô.
    Um lugarzinho na beira do rio, com uma vista linda e decoração super cuidadosa.
    Varias fitinhas, bandeirolas, cordeis, temperos pendurados em todo canto. Isso sem falar nos puffs pra gente descansar daquelas pernadas nas dunas.
    O chef serve uma comida maravilhosa e sempre faz o que eu peço, mesmo que esteja fora do cardápio. Não sou uma chata pra comer, mas depois que descobri o risoto de filé dele eu não quero mais nada! ;p
    Vale muito a pena ir a noite também, quando costuma tocar musica brasileira da melhor qualidade. É a melhor opção para tomar uma cervejinha e petiscar ao lado do rio.
    Fica a dica pros visitantes dessa cidadezinha que eu amo de paixão!

Deixe um comentário

RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem
ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem

Parceiros: