fbpx

O que fazer na Ilha de São Miguel: um guia de viagem para os Açores

A maior e principal ilha do arquipélago dos Açores, a Ilha de São Miguel é famosa por suas flores, coloração verde, campos com lindas vaquinhas e lagoas coloridas, que um dia já foram vulcões. Neste post, detalho para vocês o que fazer na Ilha de São Miguel em 7 dias e faço um guia de viagem para os Açores.

O arquipélago português fica no meio do Atlântico Norte, foi descoberto no século 15 e o pessoal de lá tem uma espécie de sotaque/dialeto próprio que nem os portugueses do continente conseguem entender direito. O mais importante, porém, é que vale cada minuto da visita.

ilha de são miguel açores furnas

Passagens para os Açores

A Ryanair e a Easyjet, além das portuguesas TAP e Sata / Azores Airlines, voam para o aeroporto de Ponta Delgada, em São Miguel, o que torna super acessível a chegada, partindo dos aeroportos de Lisboa ou Porto.

É possível encontrar bilhetes de ida e volta por 50 euros, apenas (foi o meu caso).

E tem outra informação importante: parte do acordo dos voos low costs para os Açores inclui também um voo gratuito para alguma das outras oito ilhas, desde que você não fique mais de 24 horas em São Miguel. Basta entrar no site da SATA, depois de comprar a passagem, e pedir o encaminhamento.

Onde ficar nos Açores: dicas de hotéis

Eu me hospedei na incrível Quinta do Bom Despacho, uma pousada histórica, com produção própria de alguns alimentos, piscina biológica e nota 9,2 no Booking. Quando estive lá, paguei apenas 30 euros pelo quarto duplo.

Acredito que a melhor cidade para se hospedar em São Miguel nos Açores é Ponta Delgada, onde fica o aeroporto da Ilha, um centro histórico e se concentram mais agências de turismo e restaurantes.

Mas, obviamente, há diversas outras cidades onde você pode se hospedar, por isso recomendo ler o post completo que fizemos sobre onde ficar nos Açores.

Abaixo, selecionei algumas das melhores opções de hospedagem na Ilha:

Como se locomover em São Miguel

É complicado conhecer a região sem alugar um carro. Tem ônibus (chamado de autocarro pelos portugueses), mas você fica a mercê dos horários e trajetos disponíveis.

Por exemplo, de Ponta Delgada a Sete Cidades são só dois ônibus por dia, que só funcionam durante a semana. Para lugares como a Lagoa do Fogo não tem nenhum ônibus.

De qualquer forma, se você quiser saber horários e trajetos, o site oficial dos Transportes de São Miguel é relativamente fácil de entender.

estrada ilha de são miguel açores

Dirigir por lá não é muito difícil, a não ser na região das montanhas, quando tem neblina. As estradas são sinalizadas, o GPS encontra os caminhos e não tem pedágio.

As distâncias também ajudam: apenas 65 km de uma ponta a outra. Além disso, o aluguel de carro também não é caro. Há diversas empresas e você pode alugar previamente pela internet ou negociar algum desconto com o seu hotel/hostel.

Eu, por exemplo, consegui alugar um Smart (o que é ótimo, porque é automático) por 25 euros por dia.

Se você quiser economizar no aluguel de carro, também recomendamos que faça a comparação na Rentcars, maior site do mercado, que compara os preços em dezenas de locadoras e está presente em mais de 60 países. A Rentcars é parceira do 360, então reservando por aqui você ainda ajuda o blog (e a gente agradece).

A outra opção é usar táxis ou excursões para fazer os percursos.

Quando viajar para os Açores?

Eu estive em São Miguel dos Açores na última semana de outubro, no outono. As temperaturas ficaram em torno dos 15 a 20 graus. Mas a variação térmica ao longo do dia era bem maluca: acordávamos com sol, pegávamos vento, chuva e neblina, mas o dia terminava com o pôr do sol mais maravilhoso, ó:

ilha de são miguel açores por do sol ribeira grande

A verdade é que não importa a época do ano, o clima do arquipélago no meio do Atlântico Norte sempre será essa loucura ao longo do dia, não há previsão do tempo que permita se planejar. Mas no verão e primavera o tempo costuma ser só um tiquinho mais firme e quente.

O que fazer na Ilha de São Miguel: quais cidades e passeios fazer nos Açores

Ponta Delgada e Vila Franca de Campo

Ponta Delgada é a maior cidade de São Miguel, onde está o aeroporto internacional do arquipélago e onde se concentram a maioria dos hotéis e empresas de animação turística.

Eu recomendaria tirar um dia para passear pela cidade, principalmente pelo centro histórico que é bem bonitinho, com igrejas e calçadas portuguesas.

Leia mais: O que fazer em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, Açores

ponta delgada são miguel açores

Também vale a pena fazer um tour em busca da arte de rua contemporânea, visto que há um festival anual em Ponta Delgada só sobre isso.

onde ficar em são miguel açores

Há algumas praias na cidade, assim como saem de Ponta Delgada boa parte dos passeios de barco que levam as pessoas para alto mar ver as baleias e golfinhos. Esse tipo de passeio custa em torno dos 35 euros e as empresas costumam garantir que devolvem o dinheiro se você não ver os animais.

Vila Franca de Campo é a maior cidade vizinha, que também tem um centro histórico charmosinho, diversas praias, além de um Ilhéu que forma uma piscina natural a 1 km da costa, que é área protegida.

Se você quiser mergulhar em São Miguel, é em Ponta Delgada e Vila Franca que se concentram as empresas de mergulho.

Não é preciso ser experiente para a prática: quem não tem certificado pode fazer o mergulho de batismo, com um instrutor do seu lado o tempo inteiro (eu paguei 70 euros, incluindo o mergulho de batismo e aluguel do equipamento). Veja no site oficial todos os pontos de mergulho e empresas autorizadas.

Veja como foi a minha experiência com o mergulho de batismo nos Açores. 

Lagoa das Sete Cidades e arredores

ilha de são miguel açores sete cidades

Cartão-postal dos Açores, a Lagoa das Sete Cidades é, na verdade, duas: a Lagoa Azul (maior) e a Lagoa Verde (menor), com uma estradinha que passa entre elas.

Toda região é uma reserva natural: a Paisagem Protegida das Sete Cidades. Também é considerada uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. Apesar de ver as lagoas a partir da margem ser bonito, sem dúvida é do alto que elas tiram o fôlego de todo mundo: coloque no GPS a Vista do Rei, um ponto a 656 metros de altitude que permite ver toda a paisagem de forma panorâmica.

Há diversos trilhas demarcadas no entorno das lagoas: a Mata do Canário, de 12km; a Serra Devassa, de 4,1km; e Vista do Rei, de 7,5km. É sempre bom checar nos links indicados se a trilha está aberta na época da sua visita.

Os arredores das Sete Cidades ficam numa serra com diversas lagoas menores e alguns picos. É uma estrada bonita, porém, com chuva e neblina, não dá para ver nada direito. Foi o que aconteceu conosco.

ilha de são miguel açores lagoa neblina

Ponta da Ferraria e Mosteiros

Na costa oeste da Ilha ficam dois lugares maravilhosos e que merecem, sem dúvidas, uma visita. A Ponta da Ferraria fica na freguesia de Ginetes e é uma formação geológica, fruto de erupções vulcânicas, que é única no mundo. A costa acidentada e as pedras de coloração escura dão a sensação de que você está em outro planeta. Ali há também uma fonte de água termal de origem vulcânica.

Ali pertinho está Mosteiros, que combina uma praia maravilhosa com piscinas naturais logo ao lado. Foi ali que eu vi um dos pores do sol mais lindos da minha vida.

ilha de são miguel açores mosteirosilha de são miguel açores por do sol mosteiros piscinas naturais

Lagoa das Furnas

A Lagoa das Furnas fica num conselho do mesmo nome, onde a atividade vulcânica ainda está bem presente. É preciso tempo bom para conseguir avistar a lagoa de cima.

furnas ilha de são miguel viagem para os açores

O ponto de vista do topo do Pico do Ferro é especialmente bonito. Na cidade de Furnas é onde você come um dos cozidos açoreanos feitos com o calor do vulcão (como já contei no post linkado).

cozido de furnas açores gastronomia

Também é na cidade que fica um parque cheirando a enxofre e diversas fumarolas borbulhantes espalhadas, assim como fontes de águas termais para beber. Vale a pena também circular a beira da lagoa e ver ainda mais atividade vulcânica contrastada com o cenário das águas calmas.

Leia também: Gastronomia nos Açores: comidas e bebidas típicas

ilha de são miguel açores lagoa de furnas

Prefere mergulhar nas fontes quentinhas? Há duas opções: o Parque Terra Nostra e o Poço da Dona Beja, ambos com piscinas térmicas naturais abertas ao público.

Saiba mais: Termas de São Miguel: onde tomar banhos quentes nos Açores 

Lagoa do Fogo e Ribeira Grande

A Lagoa do Fogo também fica numa zona de reserva natural, uma área bem alta da ilha. Talvez pela quantidade de neblina e chuva que pegamos por lá (que aparecia do nada e sumia com a mesma rapidez, num espaço de tempo de uma hora) não tinha nenhum ônibus ou mesmo carro com turistas por perto.

viagem para açores ilha de são miguel lagoa do fogo

A vista de Lombadas é maravilhosa e permite fazer uma caminhada pelas montanhas que dá para ver a ilha em 360 graus.

ilha de são miguel açores lagoa do fogo

Além disso, há três trilhas nessa região da ilha. No entorno da reserva natural também fica o Monumento Natural da Caldeia Velha, uma reserva biológica que tem cascatas de águas termais abertas a banhistas.

Descendo na direção da costa, bem pertinho, está a cidade de Ribeira Grande, praias e piscinas naturais lindíssimas. Mais um lugar incrível para se ver um pôr do sol.

viagem para os açores o que fazer

Quem gosta de bebidas também pode aproveitar a passada em Ribeira Grande para conhecer uma das fábricas dos famosos licores da região, a fábrica da “Mulher de Capote”. Não deixem de experimentar – e quem sabe até comprar como suvenir – o licor de maracujá e o de ananás.

Povoação, Vila de Nordeste e Pico da Vara

Eu não cheguei a conhecer, mas na região mais ao leste da Ilha de São Miguel ficam as praias de Povoação e Vila de Nordeste, que dizem ser muito bonitas, não só a costa, mas também as cidadezinhas e seus jardins e miradouros, especialmente em Nordeste.

Elas ficam no entorno do ponto mais alto da Ilha, o Pico da Vara, que tem 1105 metros de altura e está dentro de uma área de reserva florestal. As caminhadas por ali são consideradas difíceis e têm acesso limitado.

Chá da Gorreana e Estufas de Ananáses

Outros passeios famosos em São Miguel, nos Açores envolvem os produtos mais típicos da região: a produção de chá e de ananás. A fábrica de chá e plantações Gorreana fica a cerca de 13 km de Ribeira Grande. É a produção de chá mais antiga da Europa. É possível ver como é a fábrica e caminhar pelos campos.

Os tours abaixo incluem passeios pelas fábricas de chá e ananás:

ananás gastromia açores

Já a produção de ananás (uma espécie de abacaxi) fica nos arredores de Ponta Delgada, em Fajã de Baixo. É possível visitar as estufas onde a fruta é plantada. No blog Dobrando Fronteiras eles contam mais sobre a visita.

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 vote)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

29 comentários sobre o texto “O que fazer na Ilha de São Miguel: um guia de viagem para os Açores

  1. bom dia sou Joel estarei chegando em sao miguel dia 10-9 indo para ilha terceira 15-9 indo embora dia 19-9 gostaria de informaçoes sobre passeios e preço par ter um guia diario com a gente ou nao precisa ter um guia todo dia gostaria de informaçoes

  2. Sr João Cabral fez um comentário acurado do clima de São Miguel e suas belezas e cidades. Conheço as nove Ilhas e cada uma tem o seu diferencial. Gosto de todas por diferentes razões como da Ilha Terceira, patrimonio historico mundial/ Unesco, seus imperios e festas do Espirito Santo.
    A intimidade do Corvo com seus 400 habitantes, moinhos, praias e a magia da caldeira? O que dizer de São Jorge com suas belas fajãs e seu famoso queijo? No seculo XVIII, 24% da sua população partiu para o Sul do Brasil. Desde 24/3 vem sofrendo uma crise sismovulcânica com tremores quase diários. E as Flores, terra do poeta Pedro Silveira, de paisagem imensa e estonteante com suas cascatas e pendões, praias e lugares como o Mosteiro onde vivem cerca de vinte pessoas. A Ilha das Flores e ao lado do Corvo formam uma biosfera protegidas pela Unesco. E tem o Pico, a ilha montanha, com sua magia e seus mistérios. Sua extensa paisagem dos currais das vinhas é Patrimonio da Humanidade /Unesco. Vinhos produzidos hâ mais de três sêculos. Amo estar no Pico e percorrer de cabo a rabo: Madalena, Vila das Lajes e São Roque. Terra de Baleeiros ( o Boi do Mar) e de Dias de Melo. Realiza em junho o Festival Fringer de Arte. A ilha em frente é a cosmopolita FAIAL. A melhor visão do Pico é bem ali na elegante cidade da Horta. No por do sol, o Pico se veste de tons róseos e parece um mamilo firme e sensual. O Faial é a Ilha Azul. Cordões de Hortênsias cortam seus campos tal qual fios de miçangas azuis. Ali está o grande vulcão dos Capelinhos, a Caldeira, o Porto Pin, a marina da Horta de intenso vaievem e o famoso Bar do Peter paragem de toda gente com seu museu de peças em marfim ( da época da baleação) de grande beleza e valor. Ir ao Faial e não visitar os Capelinhos, tomar um ” Gin Tónico” no Peter, ir no restaurante do grande navegador Genuíno Madruga, visitar os Flamengos e os Cedros não conheceu a Ilha que guarda na sua historia a marca dos flamengos povoadores. Faltou citar a Graciosa tal qual seu nome diz é graciosa na forma e no jeito de ser e estar. A Vila de Guadalupe com uma tradição musical muito forte. Como suas irmãs tambem é vulcânica e pode-se entrar em suas entranhas ( como no Akgar do Carvão na Terceira) e por ultimo a primeira a ser descoberta em 1427 a Ilha de Santa Maria a mais oriental de todas. É linda! Com suas baias arredondadas de areia muito fina. A Vila do Porto; a Freguesia de Santa Barbara, os foliões do E.Santo com seu cantar unico, Impossivel definir e apontar uma ou outra. Todas são paradisíacas. Em São Miguel e no Pico sinto-me em casa.
    A concluir: os Açores possui uma excelente rede hoteleira. Sou cliente há muitos anos do São Miguel Park e do Neat Avenida na região central de Ponta Delgada.

  3. Olá boa noite. Vou com um grupo de amigos na sexta feira e regresso na terça feira dia 5 outubro. Será que viu apanhar bom tempo. Estou ansiosa. Acho que vou adorar embora pouco tempo. Obrigada por toda a informação.

  4. Sou da Ilha de São Miguel e é muito suspeitoso dizer que é a mais bonita. Todas as ilhas têm a sua beleza caraterística, mas em São Miguel tem uma maior variedade de pontos de interesse turístico. Há muito para ver e explorar e as temperaturas no Verão sobem mais do que os 23° C juntando à humidade que atinge muitas vezes os 100%. Ou seja um calor húmido insuportável. Mas para nós residentes já estamos habituados. Temos também cascatas perdidas no meio da vegetação e áreas cobertas de criptomérias que parecem sair de um conto de fadas. A primavera e o verão para mim são a altura melhor para visitar a ilha, não só pela beleza das azáleas e das hortênsias que ladeam as estradas, mas também pela temperatura para quem quer se banhar nas águas do mar, e pela melhor visibilidade para quem quer explorar os pontos mais altos da ilha sem apanhar com chuva ou nevoeiro. Além das suas nascentes de águas quentes, dos mais variados miradouros sobre as lagoas e o mar, dos seus jardins, e dos indescritíveis nasceres e pores do sol nesse Paraíso Encantado que com muito orgulho chamo de minha terra e meu lar.

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.