Tags:
Atlas: Chandigarh, Índia

Como é o natal na Índia

Com apenas uma minoria cristã e uma grande população devota de Shiva e Ganesha, dezembro não é um mês que faz aflorar o espírito natalino no coração dos indianos. Mas como mais que um feriado religioso, o natal é o o dia internacional de dar presentes, é claro que lojas, shoppings e agências de publicidade não iam deixar passar em branco uma oportunidade tão boa para vender mais. Por isso, algumas cidades maiores e mais cosmopolitas já ensaiam comemorações e começam a esperar a chegada do bom velhinho, ainda que de forma tímida e até um pouco desajeitada.

Mesmo que a data não signifique nada, é possível ver algumas árvores e papais noeis aparecerem pelas ruas perto do dia 25. Na empresa em que trabalhávamos, um papai noel (um pouco medonho, tenho que admitir) apareceu no escritório distribuindo balas e doces para os funcionários. No dia 25, fomos acordados com esse mesmo papai noel (pelo menos era a mesma fantasia e acho que era a única fantasia à venda na cidade) que chegou em um carro cheio de luzes levando presente para as filhas do nosso vizinho.

natal_india

Sei lá vocês, mas se eu fosse acordada com uma papai noel desses eu teria ~muito~ medo

natal no escritório índia

Reparem na cara da Luíza de: “Que merda é essa?”

Uma família totalmente indiana e hindu que se reuniu para celebrar uma data cristã. Mas afinal, o sentido das celebrações natalinas não é reunir a parentaiada toda, comer até cair, lembrar as coisas legais do ano e desejar felicidades para todos os queridos? Acho que esses valores são universais e transcendem as barreiras culturais.

Papai-Noel-medonho

Na nossa casa, fizemos uma ceia, trocamos cartões e presentinhos e assistimos a filmes natalinos. Mas, entre os intercambistas, o sentimento era geral: faltava um pouco daquele espírito natalino gostoso que toma as ruas dos países cristãos todo fim de ano.

arvore-de-natal

Como não achamos uma grande variedade de enfeites para a árvore, improvisamos com jornal

ceia de natal índia

E tivemos uma ceia com direto à culinária de três países diferentes

Vai viajar? O seguro de viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável nas férias. Não fique desprotegido na Índia. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício para o país – e com cupom de desconto.

Clube Grandes Viajantes

Olá, somos a Luíza Antunes, o Rafael Sette Câmara e a Natália Becattini. Há 10 anos fazemos o 360meridianos, um blog que nasceu da nossa vontade de conhecer outras terras, outros povos, outras formas de ver o mundo. Mas nós começamos a sonhar com a estrada ainda crianças e sem sair de casa, por meio de livros sobre lugares fantásticos. A gente acredita que algumas das histórias mais incríveis do mundo são sobre viagens: a Ilíada, de Homero, Dom Quixote, de Cervantes; Harry Potter, Senhor dos Anéis e Guerra dos Tronos. Todo bom livro é uma viagem no tempo e no espaço. E foi por isso que nasceu o Grandes Viajantes: o clube literário do 360meridianos. Uma comunidade feita para você que ama ler, escrever e viajar.

Somos especialistas em achar livros raros, já esquecidos pelo tempo. Fazemos a curadoria de crônicas, contos e histórias de escritores e escritoras incríveis, que atualizamos numa edição moderna e bonita. A cada mês você receberá em seu e-mail uma nova aventura sempre no formato de livro digital, que são super práticos, para você ler onde, quando e como quiser.

Além do livro raro e do bônus exclusivo, recompensas que todos os nossos associados recebem, oferecemos duas experiências diferentes à sua escolha:

1) Para quem quer se aprofundar nas histórias e conhecer pessoas com interesses parecidos;< br/>
2) Para quem, além de ler, também quer escrever seus relatos.

Conheça cada uma das categorias e escolha a que combina melhor com você. Venha fazer parte do Clube Grandes Viajantes.

recompensas clube recompensas clube


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Natália Becattini

Jornalista, escritora e mochileira. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Já chamei muito lugar de casa, mas é pra BH que eu sempre volto. Além do 360, mantenho uma newsletter inconstante, a Vírgulas Rebeldes, na qual publico crônicas e contos . Siga também no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 comentários sobre o texto “Como é o natal na Índia

  1. Até nos paizes cristão, existem diferenças quanto as festas natalinas, então não podemos estranhar que paizes de culturas e religiões diferentes ignoram ou pouco se importam com os nossos costumes e tradições. Vários paízes não sabem quem foi JESUS CRISTO.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.