Com apenas uma minoria cristã e uma grande população devota de Shiva e Ganesha, dezembro não é um mês que faz aflorar o espírito natalino no coração dos indianos. Mas como mais que um feriado religioso, o natal é o o dia internacional de dar presentes, é claro que lojas, shoppings e agências de publicidade não iam deixar passar em branco uma oportunidade tão boa para vender mais. Por isso, algumas cidades maiores e mais cosmopolitas já ensaiam comemorações e começam a esperar a chegada do bom velhinho, ainda que de forma tímida e até um pouco desajeitada.
Mesmo que a data não signifique nada, é possível ver algumas árvores e papais noeis aparecerem pelas ruas perto do dia 25. Na empresa em que trabalhávamos, um papai noel (um pouco medonho, tenho que admitir) apareceu no escritório distribuindo balas e doces para os funcionários. No dia 25, fomos acordados com esse mesmo papai noel (pelo menos era a mesma fantasia e acho que era a única fantasia à venda na cidade) que chegou em um carro cheio de luzes levando presente para as filhas do nosso vizinho.
Sei lá vocês, mas se eu fosse acordada com uma papai noel desses eu teria ~muito~ medo
Reparem na cara da Luíza de: “Que merda é essa?”
Uma família totalmente indiana e hindu que se reuniu para celebrar uma data cristã. Mas afinal, o sentido das celebrações natalinas não é reunir a parentaiada toda, comer até cair, lembrar as coisas legais do ano e desejar felicidades para todos os queridos? Acho que esses valores são universais e transcendem as barreiras culturais.
Na nossa casa, fizemos uma ceia, trocamos cartões e presentinhos e assistimos a filmes natalinos. Mas, entre os intercambistas, o sentimento era geral: faltava um pouco daquele espírito natalino gostoso que toma as ruas dos países cristãos todo fim de ano.
Como não achamos uma grande variedade de enfeites para a árvore, improvisamos com jornal
E tivemos uma ceia com direto à culinária de três países diferentes
Vai viajar? O seguro de viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável nas férias. Não fique desprotegido na Índia. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício para o país – e com cupom de desconto.
Inscreva-se na nossa newsletter
Que graça, obrigada por compartilhar sua experiência.
O prazer é meu, Milena!
Obrigada por comentar e volte sempre!
ISTO NAO DIZ TUDO
Até nos paizes cristão, existem diferenças quanto as festas natalinas, então não podemos estranhar que paizes de culturas e religiões diferentes ignoram ou pouco se importam com os nossos costumes e tradições. Vários paízes não sabem quem foi JESUS CRISTO.
“Reparem na cara da Luíza de: ‘Que merda é essa?'”
Eu ri alto aqui hahaha 😀 😀 😀
Êta Papai Noel estranho mesmo!
Tb ri muito kkkkkkkkkk