Onde ficar em Veneza: melhores bairros

Onde ficar em Veneza: melhores bairros

Veneza é uma das cidades mais turísticas do mundo e tem triste a fama de ser cara também. Além disso, a parte central da cidade, onde ficam as ilhas, é um labirinto onde carros não entram. Por isso, além da questão da economia, entender um pouco o mapa de Veneza pode ser uma boa ideia antes de escolher o seu hotel. Afinal, você pode ter que andar por um monte de ruas e pontes com sua mala até achar o local da hospedagem. Sem contar que o transporte público no centro é feito por barcos (Vaporettos) e é um dos mais caros do mundo – custa 7 euros a corrida.

Nós já demos dicas de como economizar e manter seu orçamento baixo na cidade. Agora, segue uma explicação sobre onde ficar em Veneza. Antes de mais nada, vamos estudar o mapa da cidade?

Veja também: Dica de seguro de viagem com cupom de desconto

O que fazer em Veneza: roteiro e pontos turísticos

Mapa de bairros de Veneza

Imagem: Frassionsistematiche/Wikimedia Commons

Para começar, já viu que Veneza não é formada só de ilhas e canais, né? Tem uma boa parte da cidade que fica no continente. A questão é que toda essa área acima faz parte da Comune di Veneza, o que seria, basicamente, a região metropolitana de Veneza.

No mapa acima, a parte azul é a Ilha de Veneza + Murano e Burano (duas ilhas um pouco afastadas). É lá que ficam todas as atrações turísticas. Já a parte vermelha é o litoral de Veneza, onde ficam as cidades Lido e Pellestrina. Por fim, as áreas de 3 a 6 são a Veneza Continental, onde fica a maior parte da população e que inclui cidades como Mestre e Campalto, além do Aeroporto Marco Polo, em Tessera, e da área portuária, em Marghera.

Depois de entender isso, ainda é preciso analisar outro mapa. Acontece que a área da Ilha de Veneza é dividida em seis bairros, chamados sestieri. São eles: Cannaregio (roxo), Castello (azul),  Dorsoduro – incluí a ilha Giudecca (amarelo),  San Marco (verde escuro), San Polo (verde claro) e Santa Croce (vermelho).

sestieri ou bairros ilhas de veneza

Crédito: Giovanni Fasano/Wikimedia Commons

Afinal, onde ficar em Veneza?

Carnareggio: onde ficar em Veneza

Cannaregio

Em Cannaregio fica a estação de trem Santa Lucia e a ligação das ilhas com o continente, via Ponte della Libertà. É lá que você vai chegar em Veneza, se estiver vindo de trem. É uma área menos lotada de turistas e com mais moradores da cidade. A área não é a mais charmosa de Veneza, mas também não é feia. Além disso, os preços são melhores ali do que em qualquer outro sestieri.

Veja opções de hotel em Cannaregio.

San Marco

Como já diz o nome, esse é o sestieri onde fica a Piazza e a Basílica di San Marco, além da Ponte Rialto. Ou seja, é ali que estão os pontos turísticos mais visitados de Veneza. Restaurantes, turistas, hotéis, gondoleiros e tudo mais. É isso que você encontra em San Marco. Como quase todas as placas da cidade indicam Rialto e San Marco, fica mais difícil ficar perdido. Mas isso tem um preço: os hotéis mais caros da cidade. Mas não se desespere, dá para achar hospedagem ali pagando por volta de 50 euros no quarto duplo – isso, claro, na baixa temporada. Na alta os preços dobram ou triplicam.

Veja opções de hotel em San Marco

San Marco: onde ficar em Veneza

Castello

O Castello faz  divisa com San Marco, sendo o sestieri mais a leste da ilha. Ali, as multidões diminuem um pouco, apesar de ser o local onde há parques e onde acontece a Bienal de Arte de Veneza. Essa região tem bastante hotéis sofisticados, então vá para lá se você quiser paz e beleza, mas tiver grana para pagar por isso. Para quem não tem essa grana, há opções mais em conta como hostels e Bed and Breakfasts. Tenha em mente que o Castello fica um pouco afastado e você vai ter que andar bastante para chegar e sair de lá.

Veja opções de hotel em Castello

San Polo

É o menor sestieri de Veneza, onde fica o mercado da cidade, ao norte da Ponte Rialto. Essa também é uma das partes mais antigas da cidade: existe desde 1097. É uma região que sempre vai estar lotada de turistas, com bons restaurantes e opções de hotel mais em conta, bem no centro da cidade.

Veja opções de hotel em San Polo

Santa Croce

Santa Croce também é uma das portas de entrada de Veneza. É ali que fica a Piazzale Roma, estação de ônibus. Ou seja, ali chegam os ônibus vindo de Mestre e arredores e também saem os shutters para o aeroporto. Essa é uma região menos turística, mas nem por isso pouco bonita. Algumas igrejas e campos abertos fazem parte do cenário, como o Campo San Giacomo dell’Orio, uma praça muito agradável onde os moradores velhinhos se reúnem para ler jornal e conversar. Os preços em Santa Croce são razoáveis.

Veja opções de hotel em Santa Croce

Dorsoduro

Essa é a parte mais bonita de Veneza, pelo menos para mim. Por ali ficam a Ponte Dell’Accademia, o museu de mesmo nome e também o Peggy Guggenheim. As ruazinhas labirínticas e canais da região são muito charmosos e agradáveis para se perder.  Os preços ali estão mais para caros do que baratos, mas se eu fosse escolher uma das seis regiões para pagar um pouco mais, Dorsoduro e seu charme sem dúvida seriam minha escolha.

Veja opções de hotel em Dorsoduro

Dorsoduro: onde ficar em Veneza

La Giudecca

La Giudecca faz parte de Dorsoduro, mas, ao contrário dos outros sestieri, é uma ilha um pouco mais afastada, sendo necessário pegar um Vaporetto para chegar e sair de lá. É uma área menos lotada de turistas, que tem opções de hostels e hotéis de luxo. Independente do preço do hotel, tenha em mente que você precisará comprar o passe para o transporte aquático para se locomover entre sua hospedagem e os pontos turísticos da cidade – ou seja, pode sair ainda mais caro. Mas a vista, sem dúvida, é incrível.

Veja opções de hotel na Giudecca.

Mestre e Arredores

Escolher ficar fora da área das ilhas de Veneza é uma decisão em nome da economia, mas nem por isso uma opção ruim. Muito pelo contrário. Mestre, Campalto ou Favaro Veneto são as cidades continentais na Comune di Veneza que têm boas opções de hotel e transporte público direto para as ilhas. Você vai pagar 1,30 euro e, em no máximo 20 minutos, já estará na Piazzale Roma.

Além disso, ficando nessas cidades, você terá mais opções de supermercados e restaurantes em conta. O lado ruim é que não vai ter a vista de Veneza tradicional na sua janela. Por outro lado, você pode passar o dia inteiro zanzando pelos labirintos e só voltar para o seu hotel tarde da noite, pois os ônibus funcionam entre as 5h e 1h.

Veja opções de hotel em Mestre, Campalto e Favaro Veneto

Hostels e Campings: hospedagem barata em Veneza

Se você quer mesmo economizar, ficar num quarto coletivo de um hostel ou em um camping pode ser uma boa ideia. Veja as opções disponíveis para esse tipo de hospedagem em Veneza e arredores. Nós ficamos no Camping Rialto, em Campalto. Nesse camping, havia chalés, ou seja, você não precisa levar barraca e toda aquela tranqueira para ficar lá.

Ao fazer sua reserva a partir dos links listados aqui, o blog ganha uma pequena comissão. Essa é uma forma de ajudar o 360meridianos, mas você não paga nada a mais por isso. Para mais detalhes, veja as políticas do blog.

Sou jornalista, tenho 29 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

76 comentários em Onde ficar em Veneza: melhores bairros

  1. Excelentes dicas!
    Vamos para Veneza com duas crianças sem janeiro. Estamos na dúvida entre o hotel sofitel de Murano ( muito bem avaliado e dizem ter transporte de graça para Veneza) e o Hilton de Mestre. Tenho preocupação com a volta para o hotel já que vai ser bem frio. Será que pode me ajudar com os prós e cone contras? O me dar uma dica? Como todos não quero pagar muito por hospedagem, nem transporte e tb não tenho condições de ficar arrastando mala.
    Se puder me ajudar…

  2. Olá!!! Estava lendo seu blog e achei super interessante as dicas. Me ajuda numa parte… estarei com carro alugado em Veneza, pois será minha última parada antes do aeroporto em verona… Nesse caso qual seria a melhor região p/se hospedar?
    Pelo que entendi, em San Marco, o único acesso é via Vaporetto? Ficarei 2 dias, não sei qual a melhor opção… Tenho que fechar acomodação já. Posso me hospedar nessas regiões que vc citou Cannaregio e Santa Croce para poder deixar o carro no hotel e de lá pegar um transporte até o Passeio de Gondola e demais pontos turísticos?
    Beijão

    • Oi Simone,

      De fato, carro em Veneza é completamente inútil, porque dentro da ilha o acesso é proibido. Nesse caso, recomendo que você fique em Mestre ou Maghera.

      Passeio de Gôndola não é para levar aos pontos turísticos, visto que custa 80 euros! Para ir aos Pontos Turísticos você pode caminhar, ir de Vaporetto ou pegar um táxi/barco.

  3. Adorei as dicas! Vou no final de setembro e os preços das hospedagens estão super caros, então ficarei em um BNB no Mestre! Achei muito melhor essa opção pois vai ficar muito mais econômica e nem por isso deixaremos de aproveitar Veneza.

    Optei por comprar o Rolling Venice, que custa 6 euros e dá desconto na compra do City Pass de transporte de 3 dias, o qual já garante as passagens de onibus e vaporetto 🙂

    Vamos aproveitar o vaporetto para fazer um passeio pelas ilhas!

  4. Luiza estou amando suas dicas.
    Chegarei em Milão no dia 16/09, ficaremos dois dias, e alugaremos um carro para passar por Verona e direto para Veneza.
    Quanto tempo de carro? Onde podemos deixar o carro. Queremos um hotel em Veneza,um lugar não tão cheio de turistas.
    Mas com bons hotéis e restaurantes, com facilidade de conhecermos os pontos turísticos.
    A minha preocupação é em carregar as malas, pois tenho muita dificuldade de locomoção.
    Vou viajar com meu marido, e não quero aborrece-lo, ter que lidar com as malas.
    Tem um serviço de carregadores, que possam levar nossas malas até o nosso hotel?
    Aceitamos sugestão de bons hotéis.

  5. Gostaria de saber se dá p ir à pé de Santa Crocce até Castello. Ficaremos em Castello e pegaremos ônibus p Aeroporto qdo formos embora e deixaremos o carro em q chegaremos de Modena na Estação de trem Santa Lúcia . Se não der p ir à pé, teria outra opção?

    • Oi Sianis,

      Dá para ir a pé sim. Eu fiz Veneza inteira a pé. Só é complicado as vezes se localizar, porque a cidade é um labirinto. Mas baixe o mapa offline no google maps que fica mais fácil.

  6. Ola Luiza… seu blog já me ajudou bastante numa viagem a Argentina… estou volta para lhe perguntar a respeito do que deveria fazer quanto a minha hospedagem. Ficarei em Veneza apenas um dia e logo em seguida parto para Praga de trem a noite. Lhe pergunto… onde seria melhor ficar hospedada? A estação de trem é VENEZIA MESTRE? Obrigada

  7. Oi Luiza,
    òtimas suas dicas, estou aproveitando muito.

    Farei uma viagem para a Italia chegando em Veneza dia 25/05 , de trem vindo de roma ,e partindo dia 28, num cruzeiros. Só que irei com minha mãe, que tem 80 anos, então gostaria de ficar num hotel proximo do porto de onde parte o cruzeiro, por causa das malas, pois os passeios poderemos fazer pelos vaporettos.
    Você ppode me indicar a região que devo procurar hoteis??

    voc~e poderia me indicar qual região tenho que procurar hoteis?/ chega

  8. Gostaria de saber quais são os locais que ficam no continente de Veneza. Meus bisavós nasceram no continente de Veneza, mas não sei em qual bairro de lá, se é assim que se pode chamar, por isso estou em busca de alguém que more lá ou conheça bem para poder me ajudar na busca de informações e documentos.

  9. Olá Luíza,
    Estou indo para Veneza em abril/2017, irei de transfer da Costa cruzeiros, pois meu cruzeiro chega em Savona, devemos chegar a Veneza por volta de 21 hs, desembarcando próximo ao Porto, ficarei três dias e depois volto pelo aeroporto Marco Polo, sendo que meu voo é as 06:55 da manhã, tenho que sair do hotel acredito entre 04 e 04:30 da madrugada, e ainda estarei com minha mãe de 82 anos e malas. Pelo q entendi o melhor local para mim seria Santa Croce, correto? E teria dificuldade de ir para o aeroporto esta hora?

    • Oi Nadia,

      Isso, fique na região de Santa Croce. Não é difícil ir para o aeroporto porque tem ônibus que saem de hora em hora na Piazzale Roma.
      Abraço

  10. Olá gente. Parabéns pelo blog.
    Vou com minha esposa e filhos 9 e 7 anos para Veneza partindo de trem de Florença.
    Qual melhor estação chegar e qual região Para ficar. Uma vez que estaremos de passagem parà outro país.
    É estaremos viajando em Janeiro.
    Desde já muito obrigado.

    • Oi Ricardo,

      Não existe uma região melhor do que a outra, existe o que vocês buscam na sua viagem. Se for um problema transitar pelas ruas labirínticas carregando mala, então é melhor ficar em Cannaregio. Porém, se vocês preferirem estar do lado das atrações turísticas, San Marco pode ser mais interessante.

      Enfim, dá uma olhada nas descrições das regiões que eu fiz no texto, isso pode te ajudar a decidir melhor

      Abraço

  11. Luiza, estarei com minha mulher em Veneza em julho de 2017. Vou fazer um cruzeiro para o Mediterraneo saindo de lá então a minha dúvida. Chego em Veneza vindo de Zurique (avião) e passo dois dias em Veneza para depois pegar o Cruzeiro. Então minha pergunta. qual seria o melhor lugar para se hospedar em Veneza, lembrando que estaremos com malas e teremos que pegar o Cruzeiro. Não quero ter que ficar arrastando mala pela cidade. De onde partem os Cruzeiros ? Desde já agradeço a atenção.

    • Oi Fernando,

      Como você quer evitar ficar circulando com as malas, o ideal é ficar em Santa Croce mesmo, que é onde o ônibus que vem do aeroporto para e onde os cruzeiros saem do porto também.

  12. Luisa estarei em Veneza 03/10/2016 e como irei sozinha, gostaria de saber para chegar a zona Cannaregio hotel fica a estação de trem Santa Lucia do aeroporto como faço ?

    • Oi Sofia,

      Desculpe não ter respondido a tempo. O transporte do aeroporto para Santa Lucia é feito de ônibus. Depois, você pode caminhar da estação para o hotel, se ele fica em Cannaregio

  13. Olá, pessoal! Parabéns pelas dicas! Tenho uma dúvida! Ficarei do dia 04/11 ao dia 07/11 em Veneza. Será bem no fim de semana, então se eu quiser sair e voltar mais tarde (de madrugada) para o hotel, vale a pena ficar em Mestre ou pago um pouco mais para ficar no centro de Veneza? O passe que dá direito ao ônibus e o vaporeto também funciona o dia inteiro? Muito obrigada!

    • Olá Fernanda,

      Desculpe a demora para responder!

      Se você quiser voltar tarde/de madrugada é melhor ficar no centro de Veneza mesmo, porque pode ser difícil o deslocamento com os ônibus noturnos (não sei te informar exatamente qual é a frequência e se circulam a noite toda).

      O passe não expira por conta do horário.

  14. Oi, tbm estou adorando as sugestões… bom sendo até um pouco repetitiva, mas quero ser bem prática.

    Chego de Barcelona a Veneza por volta de 12:20 do dia 20/11 (domingo), vou passar o restante do dia e o no dia seguinte a noite sigo para Florença de trem.

    O que você sugere de localização para otimizar o meu tempo?

    Obrigada!

  15. Olá,estou indo para veneza em novembro de 2016.. vou ficar em veneza mestre..gostaria de uma dica para ir de veneza mestre ate alguma cidade tipo de interior para passar o dia…vou ficar 5 dias..o que vc me indica para passeio

  16. Por favor peço sua ajuda estou indo em março de 2017 para veneza de navio,chego com muita bagagens. E tenho 4 dias para ficar quero iR à Milão, e também ficar perto de estação de ônibus e trem, Vi suas dicas de ficar em santa croce, mais como eu chego do porto até lá? De vaporeto ou pego um carregador de mala. Agradeço de coração, Deus abençoe.

  17. Olá querida Luiza, iremos para Veneza de trem saindo de Florença e depois de 3 dias iremos para Milão de trem tb..Gostaria de saber se a praça San Marco é perto da estação de trem para ir a pé de malas?Se não for, qual seria o melhor lugar para nossa hospedagem?Mil bjss e meus PARABÉNS pelo ótimo blog.

    • Oi Eleonora,

      San Marco não é longe da estação de trem, mas os caminhos são bem confusos. Se vocês não tiverem malas muitos grandes e pesadas, é tranquilo ficar nessa região mais turística.

      Se não, melhor ficar no entorno da estação, em Cannaregio ou Santa Croce

  18. Boa noite Carmencita!
    Adorei tuas dicas e estou lendo diariamente porque em Outubro farei uma viagem com meu filho( 29 anos )Chegaremos em Florença ( 2 noites), Roma( 4 ), Atenas ( 3 ) e Veneza( 2) e voltaremos pr Florença (1). Até então segui tuas dicas e agora estou em dúvida onde n hospedarmos em Veneza. Chegaremos de trem em 21/10/16 e sairemos dia 23/10/16, onde ficaremos somente 3 dias e 2 noites. Qual dos 2 bairros ficaremos melhor Cannaregio ou Dorsoduro? Gostaríamos de conhecer Verona em um dia, vale a pena? Agradeço tuas dicas, Magda

    • Oi Magda,

      Vocês tem bem pouco tempo em Veneza, praticamente só um dia inteiro, não sei se vale a pena ir a Verona. Não acho que dá tempo.

      Dorsoduro é um bairro mais bonito e é pertinho de todos os pontos turísticos. Cannaregio é um bairro simpático, mas a sua proximidade é com a estação de trem. Aí fica a dúvida: vocês preferem andar para os pontos turísticos ou para pegar trem?

  19. Hola, adorei as dicas.
    Vc poderia me orientar na escolha da melhor localização de hospedagem chegando a Veneza em Cruzeiro, e retornado ao Brasil de avião.
    Ficaremos 2 dias em Veneza antes do Retorno.
    Nosso objetivo é conhecer pontos turísticos e andar a pé pela cidade.
    Obrigada,
    Carmen

    • Oi Carmencita,

      Tanto faz. Você não precisa ficar perto da Piazzale Roma/Santa Croce só porque vai chegar e sair dali. Pode ficar numa região mais turística e se locomover até lá na hora de ir embora.

  20. Ola Luiza, viajarei pela Italia. com esposa e 02 adolescentes, entre 17/12/2016 e 05/01/2017, neste periodo estaremos com carro alugado, chegaremos em Veneza 30/12, de onde partiremos 05/01 (Aeroporto Marco Polo), estaremos com muitas malas e equipamentos de Ski, como li alguns comentarios sobre as dificuldades com transitar com veiculo e malas em Veneza, gostaria que voce me ajudasse dizendo o que posso fazer para minimizar estas dificuldades, fico com o veiculo e me hospedo em algum lugar que possa entrar com o carro, ou devolvo-o antes e depois vou para o aeroporto de transfer privado?

    • Oi Rubens,

      Olha, realmente, não tem como andar de carro na região turística de Veneza. O transporte são barcos e gôndolas. Dessa forma, eu sugiro que você fique na região de Mestre ou Favaro, onde o preço do estacionamento não será uma fortuna como é na Piazzale Roma or Tronchetto. E aí vocês pegam todos os dias ônibus para ir a Veneza. Eu fiz isso e foi bem tranquilo.

      Há alguma possibilidade de devolver o carro no aeroporto? Muitas empresas de aluguel tem quiosques lá. Se não, da Piazzale Roma saem transfers e ônibus para os aeroportos nos arredores.

  21. Luiza , parabéns pelo blog.

    Pretendo ir a Veneza entre novembro e dezembro, como é o tempo nessa época do ano ?
    Vale a pena se hospedar fora de Veneza , como na cidade de Pádua ou Vicenza, me de umas dicas , obrigado

    • Oi Alcides,

      Essa época do ano costuma ser mais fria e chuvosa, mas só mais perto dará para você saber… o tempo varia muito.

      Eu não iria tão longe. Vale mais a pena se hospedar em Mestre ou outras cidades nos arredores, mas que você gasta menos de meia hora para estar em Veneza.

  22. Olá, parabéns pelo blog! .
    Chegarei em Veneza de trem no dia 02 de junho, provavelmente no final da tarde, e sairei de Veneza no dia 04 de junho, por volta de 10 da manhã pelo aeroporto.
    Como ficarei pouco tempo em Veneza que local você sugere que eu fique para aproveitar o máximo dessa cidade? Qual o bairro que fica o aeroporto? Consegui um hotel pagando até 100 euros?
    Obrigada

  23. Olá Luiza,

    Seguindo as suas recomendações fiz uma reserva no Camping Rialto.
    Estarei chegando de Verona e gostaria de saber qual estação de trem fica mais próxima do Camping e se ele é muito longe de Veneza, qual meio de transporte você utilizou?

    Obrigada!

  24. Ola Luiza,
    Viajarei com meu marido para Europa agora dia 24 de abril, chegaremos em Paris no dia 25 e ficaremos até dia 28 quando pegaremos um voo para Veneza. Lá ficaremos do dia 28 ate dia 30 de abril. Dia 30 partiremos para Florença de trem e ficaremos por la tambem dois dias. Dia 02 de maio partiremos também de trem para nosso ultimo destino que será Roma, no qual ficaremos até a manhã do dia 5, sendo um total de 3 dias. só temos programações e hospedagem em Paris, então gostaria de saber dicas de passeis e locais para hospedar em Veneza, Florença e Roma.

    Obrigada e parabéns pelo blog.

  25. Luiza, por gentileza, como vi que respondeu tão bem a todos, estou me dando esse luxo de poder perguntar a voce com todo respeito, e agradecimento. Ganhei uma viagem para Milão, em agosto, posso escolher qualquer data dentro de agosto, e eu gostaria muito de conhecer Veneza e Verona. Como faço quando chegar em Milão, fico em um hotel ali em Milão, e de lá depois vou para Veneza, ou já consigo ir direto sem ficar em hotel em milão e ir para Veneza.

    • Oi Cleonice,

      Ir de Milão a Veneza de trem é bem fácil e relativamente rápido.

      Sobre ficar ou não em Milão é uma decisão sua: você pode tirar um ou mais dias para conhecer a cidade se quiser. Se não quiser, pode seguir para Veneza direto.

      Eu ficaria em Milão pelo menos um dia, é um cidade muito bonita.

  26. Olá Luiza! Parabéns pelo blog!
    Estou fazendo a primeira viagem a Europa, junto com minha esposa, e tá me ajudando demais! Então vou chegar em Veneza de trem, mas vou embora pelo Marco Polo, daí não sei se fico em Cannaregio ou Santa Croce (para ir ao aeroporto, melhor de ônibus né?), para ir para as atrações turísticas dá quase na mesma os dois lugares?

    Muito obrigado!

    • Oi Ricardo,

      Desculpe não responder antes, seu comentário ficou perdido na caixa.

      Dos dois lugares você vai para as atrações turísticas facilmente. Como você pode ver pelo mapa, são bairros vizinhos!

  27. Boa noite Luiza. Acabei de encontrar seu site no Google e estou adorando as dicas!

    Mas é informação demais e estou um pouco perdido rsrs

    Eu e minha noiva vamos de lua de mel em Agosto/2016 para a Europa e faremos o seguinte trajeto:
    Chegamos em Paris dia 08/08 e temos que ir para Veneza pegar um navio de cruzeiro no dia 13/08. Nossa ideia é ficar em Paris até o dia 11 e pegar o trem para Veneza (por causa das malas, já que avião tem taxas para o mesmo trajeto). Chegando dia 12 em Veneza, pegar uma diária apenas e dia 13 a tarde ir para o navio. Em Veneza fazemos questão de fazer o passeio de gondola, entao gostariamos de nos hospedar numa regiao boa pra fazer o trajeto trem > hotel > navio. Tem alguma sugestão para nós?

    Ah, o navio retorna dia 13 para Veneza mesmo e depois queremos ir direto para Roma (também de trem por causa das malas) onde ficaremos até o dia 24, entao voltamos para SP.

    • Oi Felipe,

      Você sabe me dizer de onde o seu cruzeiro vai sair? Porque, pelo que eu li existe mais deu um ponto de saída de cruzeiros!

      A região mais bonita de Veneza, e que fica relativamente perto da estação de trem, é Dorsoduro. Dali, vai ser facinho pegar um passeio de gôndola e aproveitar um pouco da cidade antes de ir embora.

      Porém, vocês vão ter que andar um pouco nos labirintos e os preços ali são mais caros.

      Outra opção, mais fácil é o Cannaregio, onde fica a estação de trem. Mais fácil pq vocês podem deixar a mala no hotel que vai ser mais perto da estação e depois sair a pé para visitar as outras zonas da cidade e fazer o passeio de gongola. Como você pode ver no mapa, Cannaregio é vizinho de Dorsoduro e San Marco.

    • Gostaria de uma ajuda vou com meu marido e meu filho de 4 anos fazer um passeio de navio companhia norwegian em agosto. Vamos chegar pelo aeroporto marco polo e teremos que ficar um dia em um hotel antes de pegar navio..onde devemos ficar? O q vc nos sugere?

      • Oi Bárbara,

        Vocês podem tanto ficar na região de Mestre, quanto em Cannaregio. Nos dois lugares, será fácil a locomoção do aeroporto para cidade e depois para o porto.

        abraço

  28. Olá! Luiza Antunes,
    Amei sua dicas…parabéns em ajudar a todos.
    Estarei em Veneza em maio,ficarei 3 dias.
    Mas,estarei na França,em abril,irei,para Milão ,estou em duvida,de aviao ou trem. Apenas 2 dias,meu sonho e conhecer Veneja,irei comemorar 10 anos de casada.
    Vc acha melhor sair de Milão pegar onibus,para ver as paisagem,ou de trem? E qual empresa faz esse trajeto?Gosto muito da natureza,e olhar as plantas e etc e tal.
    Estou vendo o que vc esta ensinando,vou salvar,para entender melhor Veneza.
    Sou boa de geografia e historia,tirava boas notas…rs.
    Agradeço desde de já sua lindas dicas.
    Abraço
    Eliete Pena

  29. oi Luiza,

    adorei as suas dicas!!!!

    Vou chegar de carro (alugado) em veneza, onde é melhor entrega-lo?
    li alguns posts sobre a dificuldade de se andar com malas na ilha, onde podemos nos hospedar, considerando que nao pretendemos nos locomover com vaporetto

    • Oi Luciana,

      Você não consegue entrar de carro nas ruas da ilha. Provavelmente o lugar melhor para deixá-lo é na estação de trem Santa Lucia.
      Essa é a região chamada Cannaregio, que eu explico no post.

      É meio chato andar pelos labirintos de Veneza com mala mesmo. Então, se ficar andando com a mala pelos labirintos for um problema para você, as regiões do Cannaregio e Santa Croce podem ser uma boa opção.

  30. Oi, Luiza! Eu, meu marido e nossas duas formas filhas iremos para Veneza em janeiro. Ficaremos no Hilton, Giudecca. Sei que tem que pegar um barco do hotel para Veneza… Vc acha que vale a pena? Obrigada!

    • Oi Márcia,

      Eu em geral gosto de facilitar a minha locomoção, então, pessoalmente, não ficaria na Giudecca, apesar da vista de lá ser linda.

      Pelo que eu entendi do seu post, o próprio hotel tem um barco para fazer esse traslado né? Isso, sem dúvida, é um ponto positivo, já que pelo menos vocês não teriam o custo extra de pagar o transporte.

  31. Oi, Luiza! Adorei as dicas sobre Veneza! E acredito que temos uma meta em comum (30 países antes dos 30 haha)
    Tenho uma dúvida, estou indo para Veneza no dia 29 de Novembro, vou descer no aeroporto Treviso perto das 19 e estou com medo de me perder.
    Estou pensando em bookar um hostel em Veneza Mestre perto da Estação. Achas que é mais fácil? Ainda mais que passarei apenas uma noite e no dia seguinte pegarei o trem para Roma na estação Sta Lucia.
    Obrigada pelas dicas, essa vai ser minha primeira viagem grande pela Europa e ainda mais sozinha! Friozinho na barriga haha
    Parabéns pelo trabalho!

    • Oi Jéssica,

      No seu caso acho que é melhor ficar perto da Estação mesmo, vai facilitar muito a sua locomoção, tanto na chegada quanto na partida.

      bjs

  32. Olá, adorei o site!
    Viajarei para Veneza em dezembro deste ano, chegarei no aeroporto Marco Polo meia noite do dia 20 de dezembro e por conta do horário complicado gostaria muito de dicas de hotel e de como me locomover. .

    Obrigada 🙂

  33. Oi Luiza, achei seu blog e estou adorando suas dicas!Estou em uma dúvida crucial..fico em um hotel perto da ponte Rialto ou perto da praça San Marcos?? Se puder me ajudar, agradeceria

    • Oi Marina,

      As duas localizações são excelentes, não acho que uma seja melhor do que a outra. Isso vai depender do seu gosto e também do preço dos hotéis!
      pode escolher aquele que você gostar mais sem medo!

  34. Luiza, vou me hospedar agora em out/15 em um hotel na região de Canarregio. Vou precisar necessariamente do vaporetto para ir nas atrações turísticas ou não?

    • Oi Paula,

      Só se você quiser. Toda a parte da ilha é alcançável a pé. Eu fiquei lá uma semana e só usei o Vaporetto para ir às ilhas ao redor.

  35. Nossa! Muito obrigado pelas dicas!
    Legal que tenham pessoas como vocês, para nos ajudar.
    Eu não sabia nada sobre Veneza… Só pude viajar após os 50 anos…
    Boa sorte e complete a sua meta!

Deixe um comentário

RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem
ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem

Parceiros: