26 carimbos mais legais para ter no seu passaporte

Todo viajante sabe que um carimbo no passaporte não é apenas uma forma de controle das fronteiras. É uma recordação importante. Tão cobiçada quanto os imãs de geladeira e as bandeirinhas que a gente prega na mochila. É uma forma de contar nossa história por meio dos lugares onde a gente já pisou, das experiências que viveu e das pessoas em quem esbarrou.

Não é raro escutar a lamentação: “Poxa, mas nem deu pra ganhar o carimbo”, quando, por algum motivo, os agentes da imigração não estampam nossos passaportes. Por isso, selecionei alguns carimbos legais, inusitados e cobiçados que ficam bem em qualquer coleção.

1. Machu Picchu

Carimbo de Machu Picchu, Peru

Esse talvez seja o mais famoso dos carimbos inusitados para passaporte. Um dos destinos mais desejados da América do Sul, Machu Picchu deixa a marca como souvenir para qualquer visitante que procurar o centro de informações na entrada do parque. E o melhor é que eles não cobram nada por isso.

2. Check Point Charlie, Berlim

Carimbo Checkpoint Charlie - Berlim

Foto: Benjamin Vander Steen (CC BY 2.0)

Quando o Muro de Berlim estava de pé, apenas alguns pontos de passagem oficiais ligavam o lado soviético à Alemanha Ocidental. Um desses pontos era o Checkpoint Charlie, que fica ali na Potsdamer Platz. Hoje, o lugar virou atração turística e você pode pagar para ter uma série de carimbos de aparência retrô, iguais aos que eram usados na época da Guerra Fria. Um baita souvenir histórico esse, não acham?

3. San Marino

Carimbo de passaporte San MarinoFoto: ENIT – Italian National Tourist Board

Dificilmente você vai precisar mostrar seu passaporte em San Marino. É que o principal acesso a esse pequeno país é pela Itália e, como ambos fazem parte da Zona de Schengen, você não precisa passar pela imigração toda vez que atravessar uma fronteira.

E eu sei, isso é o “chato” da Europa: agora a gente quase não ganha carimbo nenhum ao viajar pelo continente. Mas em San Marino é diferente. Quem quiser marcar a presença no passaporte, basta se dirigir ao Centro de Informações Turísticas, que fica perto do bondinho, e pagar uma taxa de 6 euros para ganhar um selo e um carimbo oficial do país.

4. Ushuaia, Argentina

Carimbo Ushuaia

Foto: GAdventures

Em Ushuaia, a cidade mais ao sul do mundo, viajantes podem ganhar um carimbo de souvenir no escritório de informações turísticas. Quer dizer, um não. São seis modelos para você escolher como você quer decorar seu passaporte. Esse ai, que prova que você esteve no fim do mundo e voltou, é bem legal.

5. Lago Titicaca, Peru

Lago Titicaca, Peru - Carimbo

Foto: Katrina Mauro

Quem visita o Lago Titicaca, no Peru, pode levar para casa um carimbo-souvenir de Uros, uma sociedade pré-inca que vive em ilhas flutuantes nesse lago.

6. Ilha de Páscoa

Carimbo da Ilha de Páscoa

Foto: LecomteB (CC)

A centenas de quilômetros de distância da costa do Chile, a Ilha de Páscoa é um dos lugares mais afastados do planeta e dona de uma história tão trágica quanto interessante.  Se você também sempre se interessou pelas gigantes estátuas de pedra que adornam a ilha, não deixe de levar para casa um carimbo com o desenho dos moais. Basta ir até o posto dos correios. É de graça.

7. Užupis, Vilnius, Lithuania

República de Uzupis carimbo lituania

Užupis é uma pequena “república” de artistas localizada dentro de Vilnius, a capital da Lituânia. Quem visita o lugar pode ganhar um carimbo de graça no Centro de Informações local.

8. Galápagos

Carimbo de Galápagos, Ecuador

Tenha uma prova da sua visita ao arquipélago que inspirou Darwin com os carimbos que ilustram algumas das espécies endêmicas de Galápagos, como o tubarão martelo e a tartaruga gigante.

9. Antártica

Antártica: Carimbos de passaporte

Acho que poucos carimbos devem ser mais legais de ter que os das estações da Antártica. Por ser um continente difícil de visitar, qualquer colecionador de selos no passaporte vai entender o valor de uma marca tão rara.

10. Itaipu

Itaipu - Carimbo

Foto: Divulgação

O Brasil também tem seu carimbo bonitinho para turistas lá em Itaipu. Quem visita a usina pode entregar o passaporte na recepção do Complexo Turístico Itaipu e solicitar o carimbo. É de graça.

11. Palestina

Carimbo da Palestina

Em protesto contra as restrições impostas por Israel nos territórios palestinos, o artista Khaled Jarrar criou um carimbo de passaporte simbólico para seu país. Ele se aproxima de turistas e pergunta se eles gostariam de ter um carimbo da Palestina em seu passaporte. Não é todo mundo que aceita, por medo de represálias. No entanto, o artista afirma que, aqueles que topam, estão ajudando a espalhar a mensagem dos que lutam pela liberdade do país. Jarrar também criou selos e camisetas com a estampa. Você pode conhecer mais do trabalho dele nesta página do Facebook.

12. Círculo Polar Ártico

Carimbo do Círculo Polar Ártico, Finlândia

Rovaniemi, na Finlândia, é uma cidade que fica bem no lugar onde passa a linha imaginária do Círculo Polar Ártico. Mais um carimbo legal para ter no passaporte.

13. Nações Unidas, Nova York

Carimbo da Onu

Ao visitar o prédio da ONU, em Nova York, não deixe de pedir o carimbo do seu passaporte no final. A construção é um território neutro, ou seja, não pertence aos Estados Unidos. Por isso, o carimbo tem valor oficial.

14. Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch, País de Gales

Carimbos de Passaporte - País de Gales

Foto: Divulgação

A cidade com o maior nome da Grã-Bretanha estampa seu passaporte com um carimbo legal na loja e centro de informações James Pringle Weavers.

15. Republica de Molossia

Republica de Molossia, Carimbo

Foto: Ryan Jerz (CC BY-NC-SA 2.0)

A República de Molossia é uma autoproclamada micronação que fica dentro de Nevada, nos Estados Unidos. Como toda micronação que se preze, garante um carimbo a todos os visitantes que cruzam a fronteira.

16. Principado de Seborga

Principado de Seborga - Carimbo

Foto: Divulgacão

Outra micronação autoproclamada, só que essa fica no norte da Itália. Ao contrário da Molossia, Seborga conta com algumas centenas de habitantes: são mais de 300 pessoas vivendo ali. Como não foi mencionado nos decretos de unificação da Itália e em nenhum dos decretos anteriores, o Principado se considera independente e possui bandeira, moeda, uma monarquia e, claro, um carimbo de passaporte próprio.

17. República da Concha

República das Conchas - Carimbo

E já que estamos falando de gente que resolveu se proclamar independente, a República das Conchas é mais uma do time das micronações. Situada nas ilhas Key West, no sul da Flórida, existe desde 1982 e emite seu próprio passaporte, que pode ser comprado. Assim como na Molossia, a identidade da República está mais para brincadeira que para realidade política.

18. Manitoba, Canada

Manitoba, Canadá - Carimbo

Foto: Divulgacão

Manitoba, no Canadá, é conhecida por ser a capital mundial do urso polar. Visitantes podem conseguir um carimbo gratuito na agência de correios de Churchill.

19. Ciudad Mitad del Mundo, Equador

Ciudad de la Mitad del Mundo - Ecuador (Carimbo)

Quando você visitar a Cidade da Metade do Mundo, ali onde passa a linha do Equador, vá a um quiosque turístico para ter seu passaporte carimbado.

20. Reserva Nacional de Tambopata, Peru

Reserva nacional Tambopata, Peru - Carimbo

Com mais de 10 hectares de área protegida e entrada gratuita, o Parque Nacional Tambopata, no Peru, deixa nossos passaportes mas bonitos com esse carimbo.

21. Poker Creek, Estados Unidos

Poker Creek, Alaska Carimbo

Por falar em carimbos bonitos, olha esse do Poker Creek, no Alasca. Esse é o ponto de fronteira mais ao norte do estado.

22. Skagway, Estados Unidos

Skagway, alasca: carimbo

Também no Alasca, só que nesse caso no Porto de Skagway, uma cidade com 920 habitantes que, no verão, chega a receber mais de 900.000 pessoas por conta dos cruzeiros que passam por ali.

23. Dorasan Station, Coreia do Sul

Carimbo da Dorasan Station, Coreia do Sul

Se você pegar o trem que, antigamente, fazia o caminho entre Seul e Pyongyang, na Coreia do Norte, na última estação da Coreia do Sul você recebe esse carimbo.

24. Andorra

Andorra - Carimbo

Foto: (c) 2012 Doug Rathburn

Mesmo caso de San Marino, em Andorra, país pequenininho que a gente acessa a partir da Espanha, você também pode ganhar um carimbo ainda que não precise mostrar seu passaporte. Basta pedir a algum dos guardas da fronteira que eles o farão de boa vontade.

25. Liechtenstein

Liechtenstein carimbo no passaporte

O mesmo vale para Liechtenstein, mas, nesse caso, você precisa passar no Centro de Informação Turística do país.

26. One Foot Island

One Foot Island - CarimboFoto: Trip Advisor/Bishop Cruises 

E esse pé? É o carimbo da One Foot Island, uma pequena ilha que faz parte do arquipélago das Ilhas Cook e que teoricamente tem o formato de um pé. Para ganhar o seu, basta se dirigir ao posto de correio do lugar.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Natália Becattini

Já chamei muito lugar de casa, mas é pra Belo Horizonte que eu sempre volto. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Além do 360, mantenho uma newsletter sobre o a vida, o universo e tudo mais, que eu chamo de Vírgulas Rebeldes. Vira e mexe eu também estou procrastinando lá no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

116 comentários sobre o texto “26 carimbos mais legais para ter no seu passaporte

  1. Adorei o post!

    Em Foz do Iguaçu/PR, além do carimbo da Usina Itaipu, é possível pegar o carimbo do Marco das 3 Fronteiras, das Cataratas do lado brasileiro e das Cataratas do lado argentino.

    E tem o de Torres del Paine, no Chile!

      1. Passando via Barco(Ferry Boat) no canal da mancha de Dover(UK) para Calais(França) você consegue o carimbo da França. Estive lá agora em agosto/19.

        1. Ei Jorge, sim, essa é uma forma! Mas aí vc está vindo de fora do Espaço Schengen. Dessa forma vc consegue em qualquer país, e por qualquer via (barco, avião, carro, etc), mas uma vez lá dentro, não ganha outros ao mudar de país ou já estando lá dentro 😉

          Abraços e obrigada por comentar!

  2. Olá, irei viajar ao Chile e terei uma conexão de 8h em Buenos Aires. Será q eu teria o carimbo da Argentina também mesmo só de passagem/conexão?

  3. Olá!
    Vou fazer um tourzinho pro Paraguai e Argentina de ônibus. Na fronteira de Foz do Iguaçu com Paraguai, sabe se a imigração carimba o passaporte ou isso só acontece em aeroporto?

  4. Eu vou para os EUA e de lá passo uns dias no Canadá e volto para os EUA. Eu consigo o carimbo entre EUA-CANADÁ?
    Pergunto pois quando fui para a Europa só recebi o de Roma (acabei de ler que tinha como tentar o do Vaticano).

    1. Olá Isabelle, sim você pegará carimbo no EUA e Canadá. Na Europa a gente só pega na entrada porque não passamos pela imigração entre países do espaço schengen.

      Abraços

  5. Pesquisando em inglês, acabei encontrando uma resposta sobre carimbar o passaporte na sede da ONU de Genebra. E sim, lá também se carimba. Por ser um território neutro, eles tem seu próprio posto de Correio, onde você pode solicitar. É só confirmar pelo link a seguir e buscar o trecho do texto que confirma esta informação: https://diaryofamadhausfrau.com/2016/02/four-great-things-to-do-in-geneva.html
    Fun fact: The UN in NYC and Geneva are both international territories. Each has their own post office where you can buy and send postcards with UN issued stamps and even get your passport stamped.

    1. Olá André, de acordo com o que eu pesquisei, dá pra conseguir na agência de correios que fica na saída do museu do Vaticano. Se encontrar, volta pra contar pra gente!

      Abraços

  6. sabe me dizer se na onde consigo esses carimbos na Itália, Munique- Alemanha- Paris e em Londres; gostaria muito desses carimbos mais procuro na internet e não acho os lugares ou se tem algum lugar que carimbam por onde vou passar obrigada 🙂

    1. Eduarda, você só conseguirá carimbos nesses países ao passar pela imigração. Mas na Europa só passamos pela imigração uma vez…

      Abraços

  7. Olá, tenho uma dúvida em relação à imigração; Tenho um voo para a China com ”Escala em Madri”. Sendo que não haverá troca de aeronave, queria saber como são os procedimentos neste caso? Na escala, permaneço no avião ou preciso sair para passar na imigração e carimbar o passaporte, retornando novamente ou é só aguardar mesmo e só ganhar na chegada o de Pequim? Abraço!

    1. Carlos, nesse caso você desembarca mas espera dentro da área internacional pelo seu próximo vôo, a não ser que a companhia aérea te oriente de outra forma ou que você tenha uma conexão longa e queira entrar na Espanha para passear, por exemplo. A imigração mesmo ocorre no destino final.

      1. Obrigado pela informação. E ganho carimbo da Espanha nesse caso também? Escala será de 2 horas, visto que não há tempo pra sair, aguardo na sala até o próximo embarque na mesma aeronave? Abs!

        1. Carlos, como você não entrará na Espanha, não passa pela imigração e não ganha carimbo. Vi agora que vc disse que não há troca de aeronave, provavelmente terá que esperar dentro do avião, mas não se preocupe que a companhia te orientará. Qualquer dúvida, também pode perguntar para os comissários de bordo. Eles estão acostumados com esse tipo de situação e dúvidas.

          Abraços!

  8. Queria tirar uma dúvida! Estou vendo uma viagem pra Roma, e faz uma conexão em Zurique. Na conexão se eu quiser sair pra conhecer a cidade eles carimbam o passaporte? Se for conexão de poucas horas (que n dá pra sair) eles carimbam também? (Nunca fiz conexão em nenhuma viagem).

    1. Henrique, independente de você sair do aeroporto ou não, terá seu passaporte carimbado em Roma pois a passagem pela imigração na zona schengen sempre se dá no país de chegada. Só vão carimbar na saída quando você deixar a zona schengen, não quando sair da Itália.

      Abraçøs

  9. Olá, boa tarde. Nós, brasileiros, se visitarmos esses lugares do Brasil (Itaipu, por exemplo) e estivermos com os nossos passaportes em mãos também temos o direito de ter esses carimbos em nossos passaportes?

  10. Olá! Eu sou apaixonada por tudo que lembra minhas viagens. Vou para uma Eurotrip com uma amiga em fevereiro e estamos na dúvida: só se pega os carimbos de entrada e saída quando fazemos a imigração? Ou mesmo não saindo do Tratado de Schengen a gente consegue pegar em todas as fronteiras??

    Obrigada pelas dicas! Adoro o blog!

      1. Na verdade, não. Se você for ao Reino Unido, depois de chegar à Europa, por qualquer país, você recebe o carimbo do próximo país depois do Reino Unido. E depois o do outro país que você for sair. Aconteceu comigo em 2014, quando cheguei à Europa por Portugal (carimbo Lisboa), fui à Londres (carimbo Londres) e depois à Berlim (carimbo Berlim) e saí por Amsterdã (carimbo Amsterdã!

  11. Oi Natália, tudo bem?

    Me tire uma dúvida por favor. Ao desembarcar em Buenos Aires Argentina e Montevidéu Uruguai é possível carimbar os passaportes, quero ter esses carimbos, pois futuramente facilitará para um visto Canadense por exemplo.

    Obrigado..

  12. Um amigo me perguntou aqui e não soube responder, mas no caso de um país da América do sul, caso ele tire o passaporte depois, teria como conseguir o carimbo após a viagem?! Grato

  13. Sempre to viajando, mas nunca me liguei nessa de carimbar o passaporte em pontos turisticos como ja vi de alguns amigos. Quando algum ponto turístico carimba, é na mesma area que tem o carimbo de imigração ou no verso da folha

  14. Natália.
    Irei para Dublin, porém, farei escala em Madri.
    Terei o carimbo espanhol somente por fazer escala? E se caso eu decida conhecer a cidade, mesmo que um ‘bate e volta’, também poderei ter o passaporte carimbado?
    No caso de está na Irlanda e conhecer por exemplo a Inglaterra, eles carimbam o passaporte?

    1. Ítalo, você só terá o passaporte carimbado se passar pela imigração. Ou seja, se for conhecer a cidade, sim. Na Irlanda também vão carimbar…

      Abraços

  15. Natália, boa tarde!

    Uma duvida, estarei indo para o Peru em Maio/2017, vou carimbar meu passaporte em M. Pichu e Puno, queria saber se posso bater em Lima tbm, Pois deixarei Cusco, sentido a Lima, se eu quiser, posso bater na entrada em Lima, ou só poderei bater na saida, quando deixarei o País?

  16. Natalia bom dia!!! estou com o passaporte carimbado com o de Machu Picchu e aquele de Berlim do Check Point Charlie…nunca tive problemas inclusive quando entrei por Lisboa o oficial ate questionou “esteve em Machu Picchu sim, Jonatas?” pq viu o carimbo..creio que foi positivo pra mim ne rsrs e quando fui da Alemanha p Holanda de Bus numa fiscalização no meio da estrada um agente pegou meu passaporte viu o carimbo das Alemanhas e tipo questionou pro outro que carimbo era aquele e ai ouvi quando ele disse “Carimbo turistico” me entregou e nada aconteceu..” graças a Deus” kkk e quando fui entrar na Inglaterra a oficial viu o carimbo e colocou o de entrada em Londres na pagina ao lado e tmbm nada questionou…mas agora to numa insegurança de ir com esses carimbos….rsrs ja pensei ate em tirar outro passaporte que vc acha:? vc tem carimbos turisticos tmbm?
    Abraços e parabens pelo site de vcs!!!

    1. Jonatas, eu acho que se esses carimbos fossem um problema, eles não existiriam. Não existe nada que diga que eles são proibidos ou qualquer coisa do tipo. Você mesmo disse que nunca teve problema e eu também não. O que pode acontecer é pegar um cara na imigração que tá a fim de implicar e implicar com isso, mas, sinceramente, eles podem implicar até com a cor do seu cabelo se quiserem. Na imigração estamos nas mãos deles. Eu não tiraria outro passaporte, relaxa!

    1. Na dúvida você pode pegar um passaporte antigo e levar para carimbar. Quando não estou com o passaporte antigo eu peço pra carimbar no atual mesmo. Hoje mesmo ganhei um carimbo lindo do Cabo da Boa Esperança na África do Sul.

  17. Em Itaipu não tinha, porém na cataratas Iguaçu parte brasileira tem um carimbo super legal na sala de turismo perto de onde adquire os ingressos

  18. Bem bacana o post! Parabéns!

    Lá no Japão, existem diversos locais em que você carimba de graça (eles chamam de “stamps”.

    Museus, aquários, estações de trem, pontos turísticos em geral… Parece uma cultura bem difundida… Na maioria desses lugares, o carimbo fica disponível e cada um registra no papel que estiver a mão. Alguns lugares fornecem um papel específico para carimbar. Não paguei por nenhum deles…

  19. Que legal!!! Já perdi algumas oportunidades de pegar esses carimbos… acho que vou ter que revisitar alguns lugares… hahaha…

    Tenho só o de Ushuaia, e também já me perguntaram sobre ele em uma imigração, como alguns comentaram… é bom saber que isso pode acontecer sim…

  20. Meu irmão e eu temos os carimbos do Checkpoint Charlie (pegamos em 2011). No ano seguinte fomos a Portugal e na imigração, eu passei direto e o agente que verificou o passaporte do meu irmão disse que não podia deixá-lo entrar por conta desses carimbos… enfim, ele precisou convencer o agente de que os carimbos não invalidam o passaporte.
    Em 2013 voltamos à Alemanha e, na saída (já na volta pro BR), policiais estavam checando passaportes de alguns passageiros…chamaram meu irmão, folhearam o passaporte, viram os carimbinhos e fizeram cara de que, se fosse na entrada, causariam problemas.
    Enfim, chequei na Polícia Federal aqui no Brasil e disseram que não há problemas. Mas, fica o alerta..

    1. Que engraçado, Monika, acho que não há nenhuma regra que torne os carimbos algo indesejável, mas quando passamos pela imigração estamos nas mãos de um funcionário e do que passar pela cabeça dele. Vale o alerta!

      Abraços!

      1. Natália,
        acho que se causassem problemas, eles seriam proibidos…
        É realmente coisa de funcionário que “quer mostrar serviço”, ser chato, sei lá… o agente disse pro meu irmão: “recomendo que você retire do seu passaporte essas folhas com os carimbos”. Como se as folhas não fossem numeradas…rsrsrs
        História que já entrou pra nossa lista de anedotas de viagem…

        Abraços!

  21. Gente, que demais! Não sabia desses carimbos turísticos, não! Eu sou louca por esses carimbos.
    Meus carimbos preferidos são do Egito, tanto os do aeroporto quanto da fronteira terrestre em Taba. Tenho 4 carimbos e na página ao lado o visto emitido pelo consulado do Rio, que também é bem lindo 🙂

    E é muito lame pedir carimbo em Foz? Vou tentar 😛

  22. Gerente!! Ola!!!
    Algum de vcs sabem se a imigração encrenca mesmo com esse lance de carimbos turísticos no passaporte? Pq vi alguns comentários de que alguns oficiais reclamaram alguns viajantes por terem esses carimbos no passaporte ..inclusive l do Check Point Charlie… 🙁 estou em Berlim e queria muito esse carimbo hahha alguém sabe de algo? Recentemente passei por Lisboa o oficial la viu o meu de Machu Picchu e ate questionou ” aah vc esteve no Peru tmbm correto?” Mas so isso não teve sermão.
    ..e ai q acham? Obrigado 🙂

    1. Jonatas, nunca ouvi falar de imigração implicando com carimbo no passaporte, só em casos extremos, como países inimigos, por exemplo.

      Abraços

  23. Nossaaa amei todas as dicas.
    Meu sonho embarcar nessas aventuras,mas os idiomas e que me travam . Já que o mais fácil de falar e o espanhol,fui à Cusco,lima no Perú e também em Buenos Aires na Argentina foi uma loucura mais valeu à pena.

  24. Aqui na papelaria do lado tem um carimbo maneiríssimo que vc pode colocar no seu passaporte! Ele diz: “PAGO”. Também no restaurante da esquina tem um de “RECEBIDO” que vai ficar lindo!

  25. No Equador, do lado do Parque Mitad Del Mundo, onde passa a linha do Equador tem o Museo Intiñan e lá eles também carimbam o passaporte.
    Linha do Equador -> Metade do Mundo.

  26. Nossa, não sabia que podíamos pedir carimbo no passaporte sem necessariamente a imigração fazer isso. Muito legal, agora vou pedir em todo lugar =D

    1. Pois é Ana, e em muitos desses lugares a gente não fica sabendo a menos que pergunte ou que já tenha lido a informação em algum lugar.

      Abraços

  27. Na Bolívia, na reserva onde fica a laguna colorada, a caminho do Salário de Uyuni, eles tb tem um carimbo bonito q vc pode pedir pro seu passaporte. Não sei se é prática carimbar no passaporte ou se é mais comum no bilhete de entrada, mas qdo eu fui, uma menina pediu e todo mundo foi atrás. O carimbo tem um flamingo =)

      1. Concordo com Fernanda, acho caro para uma carimbada! Mas, como tudo na vida, é uma questão de prioridades. Certamente não seria a minha! Rsrs

      2. Nossa, eu acho 10 euros caríssimo para uma carimbada. Nem sabia que já tava tão caro! Ainda mais em uma cidade barata igual Berlim, onde eu paguei 11 euros pela diária do hostel. Mas como todos dizem, é questão de prioridade. Paga quem quer.

          1. Olá Juliano, o Checkpoint é um post no meio da rua que marcava a passagem do lado ocidental para o oriental de Berlim, não é um museu 😉

            Abraços!

      1. Carimbamos no Check Point Charlie, 5€ por 6 carimbos. Fomos para Saint Moritz, na estação de trem tem um carimbo da cidade, a gente mesmo que carimba o passaporte

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.