fbpx
Tags:
Atlas: Bruxelas, Bélgica

Onde ficar em Bruxelas: 7 Dicas de Bairros e Hotéis Bem Localizados

Neste post você encontra todas as dicas de onde ficar em Bruxelas, para ajudar você a escolher o melhor bairro para sua estadia, de acordo com a proximidade das atrações, vida noturna e acesso a transporte público.

Também selecionamos as melhores dicas de hotéis em Bruxelas, todos bem localizados, e divididos entre diferentes perfis de viajantes, do mochileiro ao luxo.

Você também encontra outras dicas básicas para viajar para a Bélgica, como quantos dias ficar na cidade e se vale a pena se hospedar em Bruges ou Gent.

Entenda Bruxelas

Bruxelas, capital da Bélgica e sede da União Europeia, é uma cidade grande e dividida em 19 distritos.

Para os turistas, as melhores opções de hospedagem estão no centro de Bruxelas e seus arredores, onde ficam concentrados a maioria dos pontos turísticos e das estações de trem que levam para o aeroporto e cidades nos arredores.

onde ficar em bruxelas grand place

É bastante fácil se locomover usando o transporte público da cidade ou a pé. Assim como é fácil ir de Bruxelas para as cidades nos arredores, dada a boa oferta de trens e ônibus na Bélgica.

É bom ficar atento aos nomes, sempre bilíngues, da cidade: tudo tem nome em Francês e em Holandês, o que pode confundir um pouco na hora de abrir o mapa e se localizar.

Também tenha em mente que Bruxelas recebe muitos viajantes de negócios. Com isso, uma diária no final de semana por lá sai muito mais barata do que durante a semana. Se quiser economizar, essa é uma cidade preciosa na hora de montar o roteiro!

Qual preço médio de uma diária de hotel em Bruxelas?

Um hotel confortável com bom custo/benefício custa em média 100-120 euros a diária. Já um hotel econômico custa em torno de 60-80 euros. Uma cama em dormitório pode ser encontrada por volta de 25 euros. E por fim, um hotel luxuoso sai por a partir de 150 euros.

Qual o melhor local para se hospedar em Bruxelas?

Mais abaixo, descrevemos todos esses bairros e damos dicas de hotéis bem localizados por ali.

Onde ficar em Bruxelas bom e barato?

  • Saint-Josse-ten-Noode
  • Anderlecht
  • Molenbeek-Saint-Jean

Quantos dias é o ideal para ficar em Bruxelas?

Em 2 dias você consegue ver as principais atrações de Bruxelas. Fique 3 dias ou mais caso você ame cerveja ou chocolate, ou queira fazer bate-voltas nos arredores em lugares lindos como Bruges ou Gent.

Também é possível enxugar o roteiro para quem só tem 1 dia para a capital da Bélgica. Temos um texto com um roteiro completo de 1, 2 ou 3 dias na capital da Bélgica.

Onde evitar se hospedar em Bruxelas?

Bruxelas é considerada uma cidade bastante segura, mas como qualquer cidade grande no mundo, tem seus problemas. Em geral, ao invés de evitar um bairro ou outro, os próprios moradores comentam que é uma questão de uma rua ou outra ser mais insegura.

Logo, escolhendo hotéis com boas reviews, a chance de você estar bem localizado é enorme. Também é bom evitar se hospedar nos arredores das estações de trem, onde circular a noite é mais complicado e furtos são comuns.

Onde ficar em Bruxelas: dicas de bairros e hotéis

Abaixo, descrevemos cada um 7 dos melhores bairros para se hospedar em Bruxelas, com dicas de hotéis em cada um deles, para perfis variados de viajantes: mochileiros, econômicos, conforto (com bom custo/benefício) e luxuoso.

Centro de Bruxelas

O Centro de Bruxelas, também conhecido como Petite Ceinture ou Pentágono (pelo seu formato), é bem marcado por largas avenidas, que algumas centenas de anos atrás eram traços de uma cidade fortificada.

A Grand-Place é a principal praça de Bruxelas e coração do centro da cidade. Ao redor, ficam os museus, palácios, pontos turísticos, cafés, lojas de chocolate e quiosques de waffles e batatas fritas.

No centro de Bruxelas também estão o Jardins du Mont des Arts, o Palácio Real, o Maneken Pis, entre outras atrações da cidade.

onde ficar em bruxelas centro

Se hospedar no centro de Bruxelas tem a grande vantagem de que você estará perto de tudo. É o ideal para quem visita a cidade pela primeira vez, ou quem gosta de ficar no burburinho turístico.

Tenha em mente que um hotel no Petite Ceinture tem um custo financeiro relativamente elevado. Uma alternativa é buscar hotéis nas regiões de Sablon e Marelles, que ficam dentro do pentágono que forma o centro, mas são bem mais baratas do que nos arredores da Grand Place.

Melhores Hotéis no Centro de Bruxelas

Veja mais opções de acomodação localizadas no Centro de Bruxelas

Saint-Gilles

Saint-Gilles é um bairro residencial, famoso por seus belos prédios de Art Nouveau e seu clima boêmio. É considerado o bairro da moda de Bruxelas, com restaurantes, bares, galerias de arte e cafés frequentados pela população cool da cidade.

Sem dúvida, Saint-Gilles é uma das melhores opções de bairro para se hospedar em Bruxelas. Esse foi o distrito onde me fiquei na minha primeira visita à cidade. E ficaria lá novamente.

Dada a configuração do bairro, as opções de acomodação nessa região de Bruxelas são mais no estilo apartamentos, B&Bs, pousadas e hotéis boutique. As diárias nessa região tem um bom custo/benefício para quem busca conforto ou economia.

parvis saint-gilles onde ficar em bruxelas

Foto: Magnus Franklin – (CC BY-NC 2.0)

Apesar de estar fora do centro turístico, Saint-Gilles fica muito perto de tudo, e é bem fácil ir a pé de lá para Grand-Place: são cerca de 2 km. Para quem não curte tanto caminhadas, há linhas de ônibus e trams que levam de Saint-Gilles a todos os outros cantos da cidade com facilidade.

Outra vantagem é que em Saint-Gilles está a Estação de Trem Midi, o que facilita a vida de quem quer fazer bate-volta para outras cidades belgas e para quem chega no aeroporto de Charleroi: tanto o trem quanto o transfer saem e chegam dali.

Melhores hotéis em Saint-Gilles

Veja todas as opções de hotéis em Saint-Gilles

Ixelles / Flagey

Marcado pela Avenida Louise, o distrito de Ixelles é elegante movimentando e fashionista. Tal como Saint Gilles, tem uma vibe mais residencial, com mais acomodações estilo hotel boutique.

Basicamente, dá para dividir essa região de Bruxelas em duas partes.

Para quem quer uma acomodação luxuosa, a região da Avenida Louise é ideal. Não é tão turística e cheia como o centro, fica ao redor das melhores lojas da cidade.

Já para quem quer economizar e curtir alguns dos melhores bares da cidade, os arredores da Praça Flagey são imbatíveis. Durante o dia, lá você encontra uma feirinha e durante a noite, é onde os jovens de Bruxelas frequentam bares como Café Belga e o Le Pantin.

onde ficar em bruxelas ixelles

Eu me hospedei em Flagey na segunda vez em Bruxelas e amei a experiência. Também foi um dos lugares que mais curti para sair à noite em Bruxelas.  Há um terminal de ônibus, linhas de metrô e tram que passam por ali. Além disso, dá para ir a pé até a Grand-Place.

Melhores hotéis em Ixelles / Flagey

Veja mais opções de hotéis em Ixelles

Distrito Europeu

Entre os prédios modernos do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia e os engravatados que circulam por ali, o Distrito Europeu de Bruxelas é uma região muito bonita.

Apesar do ar mais político/empresarial, por ali também fica o lindo Parque Cinquantenaire, que tem dois museus e um Arco do Triunfo.

onde ficar em bruxelas distrito europeu

O Distrito Europeu fica logo atrás do Palácio Real de Bruxelas, ou seja, está colado com o centro. É bem fácil caminhar por ali. E, obviamente, por ser uma região com trabalhadores do continente todo, há diversas opções de transporte público para todas as áreas da cidade. A vida noturna, porém, é bem menos interessante.

Em termos de hospedagem, essa região tem várias opções de acomodação de rede e hotéis 5 estrelas em Bruxelas.

Melhores Hotéis no Distrito Europeu:

Veja todas as opções de hospedagem no Distrito Europeu

Saint-Josse-ten-Noode

O bairro de Saint-Josse-ten-Noode, também conhecido como Sint-Joost, fica colado no centro. É o bairro com a maior comunidade turca da cidade e também de muitos estudantes. Seus ares multiculturais e a proximidade dos pontos turísticos fazem com que essa seja uma boa opção para quem quer economizar na estadia em Bruxelas.

O Jardim Botânico e o Belgian Comic Strip ficam em Sint-Joost. Mas um grande atrativo também é a proximidade com a estação de trem Brussels Nord – que conecta diretamente com o Aeroporto Internacional de Bruxelas Zaventem.

Em termos de opções de acomodação, em Saint-Josse-ten-Noode você encontra bons hostels, B&B e também alguns hotéis de grandes redes com excelente custo/benefício.

Melhores Hotéis em Saint-Josse-ten-Noode:

Veja todas as opções de acomodação em Saint-Josse-ten-Noode

Anderlecht e Molenbeek-Saint-Jean

Tanto Anderlecht e Molenbeek são bairros mais empobrecidos em Bruxelas, porém, como já expliquei ali em cima, apenas algumas ruas são consideradas perigosas.

Além disso, algumas regiões por ali são bastante gentrificadas, com boas opções de restaurantes e bares.

Tudo isso faz com que as acomodações próximas ao centro nesses bairros sejam bastante atrativas para quem busca hospedagem boa e barata em Bruxelas.

Selecionamos ali embaixo hotéis econômicos com boas reviews nesses bairros.

Melhores Hotéis em Anderlecht e Molenbeek:

Veja todas as opções de hospedagem econômica em Bruxelas

Tenha em mente que Bruxelas é uma cidade grande, com transporte público excelente. Você pode filtrar sua busca só por hostels, apartamentos, ou ainda alojamentos locais.

Vale a pena ficar em Bruges ou Gent?

Se você prefere cidades menores (e fofinhas), ficar em Bruges ou Gent pode ser uma opção melhor do que Bruxelas.

o que fazer em bruges roteiro de 1 dia

 

Leia aqui sobre Bruges, na Bélgica: um guia completo do que fazer por lá e confira também as melhores opções de hospedagem na cidadezinha.

Se preferir, descubra 10 coisas para fazer em Gent, na Bélgica e veja uma lista de bons hotéis e hostels lá.

Oi leitor. Esse post contém links de afiliado. Isso significa que ganhamos uma comissão caso você reserve um dos hotéis que indicamos. Você não paga nada a mais com isso e ainda ajuda o site a se manter e continuar produzindo conteúdos como esse!

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 vote)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

32 comentários sobre o texto “Onde ficar em Bruxelas: 7 Dicas de Bairros e Hotéis Bem Localizados

  1. Oi Luiza,
    eu tenho uma questão muito particular: tenho um vôo para Lisboa às 6,20h( am ) saindo do terminal 1 do Brussels Airport. Acho que vou ter que estar no aeroporto ao menos 1.30h antes. Além da opção óbvia do taxi você tem alguma sugestão tipo, trem/metrô? Como ainda não tenho hotel reservado esta questão também será decisiva nesta escolha.
    Espero que possa me ajudar, apesar da especificidade do assunto. Caso não tenha uma resposta poderia me indicar onde posso obte-la( metrô, cia. de trem, etc ).
    Obrigado,
    Vitor
    PS. se puder responder por email seria ótimo!

    1. Olá Vitor,

      O primeiro trem parte da estação Bruxellles Midi às 4h36, passa pela estação central de Bruxelas, e chega ao aeroporto por volta das 5h.
      Perto da estação Bruxelas Nord você consegue pegar o ônibus 620, que passa a partir das 3h.

  2. Oi Luiza, estou adorando as suas dicas sobre Bruxelas. Pretendo fazer um novo roteiro para Europa e quero incluir essa cidade. Setembro é uma boa época para conhece-la???

  3. Olá,

    Eu estarei em maio por lá, sendo meu ultimo destino na Europa, chegarei de Paris.
    Recomenda algum lugar de fácil acesso da estação de trem e para as melhores atrações? Estando próximo do aeroporto, pois meu vôo será no domingo de madrugada.

    1. Oi Paulo,

      Próximo ao aeroporto e das atrações é meio complicado, porque são longe um do outro. Aliás, são dois aeroportos na cidade, então não sei bem qual seria o seu.

      De qualquer forma, acredito que o Centro de Bruxelas ou a região de Saint Gilles, próximo a estação midi, são boas opções

  4. Vou p Bruxelas em maio/18 e reservei um hotel proximo da Estação de Bruxelas Norte, …fica uns 8 minutos de caminhada(segundo google), porém chego às 22h de um sábado.É perigoso ir andando?Estou aflita!!

    1. OI Gisela,

      São só 8 minutos e Bruxelas é uma cidade tranquila. O conceito de “perigoso” para europeus é bem diferente do perigoso para brasileiros.

  5. Luzia, boa tarde!

    Chegar de Bruges a noite, no último trem, e ir de Brussels Midi para meu hotel em Grand-Place ou em Saint-Gilles é perigoso? Estarei eu e minha esposa…Como fazer? Ao retornarmos de Bruges como ir da estação para essas localidades dado que você mencionou ser perigoso estar nessa região a noite?
    Muito obrigado

    1. Oi Lucas,

      Como eu falo no post, eu andei ali de madrugada com meu namorado para ir para estação e não tive problemas. Não achei perigoso, só vazio. Se estivesse sozinha talvez eu não andaria, mas um casal eu acho trnaquilo.

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.