fbpx

6 séries na Netflix para quem gosta de viajar

Sou viciado em séries e o caso é grave: assisto uma atrás da outra, várias ao mesmo tempo e dos mais variados assuntos. Assisti Friends mais vezes do que consigo contar e não passa uma semana sem que um episódio de How I Met Your Mother seja exibido na minha televisão. Se o vício já era grave há tempos, piorou com a chegada dos canais de TV por streaming, como a Netflix. Assisti as novas temporadas de House of Cards e Better Call Saul numa sentada. E também não perco um episódio de Game of Thrones, da HBO.

Mas gosto também de séries menos, vamos dizer, populares. E com pegada histórica. Dramas baseados em fatos reais – por mais que tenham licença poética para alterar aquilo que foi registrado nos livros – são uma baita oportunidade de descobrir fatos que desconhecíamos e, claro, viajar.

Essa é a linha geral desta lista: indicar dramas históricos que me ensinaram um pouco sobre outros países e me deixaram com vontade de cair na estrada. Esta lista não é, portanto, uma seleção das melhores séries na Netflix – se fosse eu teria que incluir Breaking Bad, né? Também não é uma lista só com séries sobre viagens, embora algumas delas contem a história de aventureiros. Por outro lado, todas instigam o aventureiro que há em cada um de nós.

Veja também: 14 filmes sobre viagem na Netflix para te inspirar 

14 livros de viagem escritos por mulheres 

Marco Polo

Produção própria da Netflix lançada no final de 2014, Marco Polo conta a história de um dos mais famosos viajantes do Ocidente. O mercador de Veneza percorreu a Rota da Seda e passou alguns anos na corte de Kublai Khan, o quinto grande Khan do Império Mongol e neto de Gengis Khan, o imperador que mais conquistou territórios em toda a história.

A fotografia da série é linda, eu curti o enredo e fiquei com muita vontade de conhecer a Mongólia e a China, os dois Impérios retratados na primeira temporada. Marco Polo foi gravada no Cazaquistão, na Malásia e na Itália e se tornou a produção mais cara da Netflix.

O seriado também aguçou minha curiosidade pelo Marco Polo, o primeiro ocidental a escrever sobre o Oriente. A segunda temporada da série será lançada em julho. Não deixe de assistir também “Marco Polo – One Hundred Eyes”, episódio especial que conta a história de um dos principais personagens da série.

séries para quem gosta de viajar

Downton Abbey

Sucesso de crítica e público, Downton Abbey é uma série britânica lançada em 2010 para o canal ITV. Conta a história da família Crawley, aristocratas britânicos que vivem no começo do século 20. Embora a história dos personagens não seja baseada em fatos reais, o pano de fundo é, com a série começando a partir do naufrágio do Titanic e passando pelos horrores da Primeira Guerra Mundial.

No meio de um mundo em mudança, a família Crawley luta para se adaptar e para manter Downton Abbey, a casa de campo do Conde Robert Crawley e sua família. A série também mostra – e essa talvez seja a parte mais interessante da trama – a vida e o complexo sistema hierárquico dos criados da família. O castelo usado nas filmagens existe e pode ser visitado: é o Highclere Castle, em Berkshire. A Mariana Amaral, do Viaje na Viagem, conta como é a visita nesse texto aqui.

Cinco das seis temporadas de Downton Abbey estão disponíveis na Netflix.

Downton Abbey

Vikings

Comecei a assistir Vikings, do History Channel, no ano passado, logo depois que a temporada de GoT chegou ao fim e eu fiquei órfão de um das minhas séries favoritas. Vikings é frequentemente comparada com a série da HBO, embora existam diferenças fundamentais. A série baseada nos livros de George R. R. Martin é de fantasia. E embora Vikings tenha componentes fantásticos ao falar da fé e religião, seja nórdica ou cristã, a série é baseada numa história real, a de Ragnar Lothbrok, um guerreiro e rei viking que habitou as regiões que hoje são a Suécia e a Dinamarca.

Ragnar, que viveu entre os séculos 8 e 9, conquistou territórios na Inglaterra e teria até mesmo tentado conquistar Paris, ao navegar pelo Rio Sena, embora boa parte de sua história esteja cercada de mistérios e seja complicado separar o que de fato ocorreu do que é apenas lenda.

Vikings foi filmada na Irlanda, tem cenários lindos e dá uma enorme curiosidade de conhecer mais sobre a cultura e a religião nórdica. A quarta temporada foi lançada em 2016 e as três anteriores já estão disponíveis na Netflix. A quinta temporada está confirmada para o ano que vem.

Série Vikings

Os Bórgias

Já começo com a má notícia: planejada para ser exibida em quatro temporadas, a série Os Bórgias foi cancelada na terceira. Segundo os produtores do Showtime, canal pago dos Estados Unidos, o cancelamento foi por conta dos custos da produção. E não adiantou que os fãs implorassem pela finalização da trama. A série ficou sem fim mesmo.

Apesar disso, eu acho que vale assistir. Os Bórgias eram de uma família espanhola que dominou o Vaticano – e consequentemente boa parte do mundo – durante o Renascimento. Rodrigo Bórgia, principal personagem da série, se tornou Papa em 1492 e foi líder do mundo católico até sua morte, em 1503. Ele adotou o nome Alexandre VI.

Basta você jogar esse nome no Google para perceber que o Papa Bórgia é um frequentador assíduo de um tipo de lista nada lisonjeiro: a de piores papas da Igreja Católica. Ele tinha oito filhos, várias amantes, dava festas de arromba no Vaticano e foi acusado de comprar os votos que garantiram o Trono de Pedro. Enfim, nada que não tenha sido feito por muitos Papas da mesma época.

Além de Rodrigo, a série foca em César Bórgia, que teria inspirado Maquiável a escrever o livro O Príncipe, e Lucrécia Bórgia. A história das cidades-Estado italianas, os segredos do Vaticano e a recriação de lugares históricos, como a antiga Basílica de São Pedro, são outros pontos altos da série. Que me deixou morrendo de vontade voltar para a Itália.

Caso você goste de Os Bórgias, duas séries na mesma linha disponíveis na Netflix são Reign, produção com cara um pouco mais adolescente e que conta a história de Mary Stuart, Rainha da Escócia, outra figura histórica incrível; e Os Tudors, uma das mais poderosas famílias de monarcas britânicos.

séries Netflix viagem

Black Sails

Eu não tinha lido nada sobre a série Black Sails e nem conhecia o enredo da história quando resolvi assistir ao primeiro capítulo. Fui até o final das duas temporadas disponíveis na Netflix (três já foram exibidas e a quarta está confirmada para o ano que vem).

Produzida pelo canal de TV a cabo Starz, dos Estados Unidos, a série relata a história do Capitão Flint, personagem de Robert Louis Stevenson no livro “A Ilha do Tesouro”. A história mostrada na série é uma espécie de prequência da obra do escritor escocês.

Embora o personagem central seja fictício, a série fala da Era de Ouro da Pirataria, que marcou o Caribe e Oceano Atlântico durante os séculos 17 e 18. E piratas reais (e famosos) aparecem na trama, como Anne Bonny, Charles Vane e Edward Thatch, o Barba Negra. A série está ambientada em Nassau, nas Bahamas, que chegou a ser uma autoproclamada República Pirata.

Black Sails foi gravada em Cape Town, na África do Sul, mas me deixou morrendo de vontade de conhecer a história e as praias das Bahamas, pais com quase três mil ilhas que fica perto de Cuba, do Haiti e da Flórida, nos Estados Unidos.

Séries do Netflix

Spartacus

Quase deixei Spartacus de fora desta lista por motivos de “eu gosto, mas não conheço mais ninguém que diga o mesmo”. Resolvi superar o medo da indicação ser considerada ruim por muitos. Spartacus, um dos maiores sucessos do Canal Starz, tem efeitos especiais duvidosos e violência,  nudez e sexo escapando por todos os lados (não que as séries anteriores não tenham nada disso). Se esse tipo de coisa te afasta, pule a série.

Eu já gostava da história do Spartacus, um soldado trácio que foi aprisionado pelos romanos e transformado em escravo, por conta do famoso filme de 1960, dirigido por Stanley Kubrick e estrelado por Kirk Douglas.

Vendido para uma escola de gladiadores de Cápua, Spartacus se tornou um campeão nas arenas da cidade e mais tarde liderou uma revolta de escravos contra os romanos. Roma, na época uma República, teve dificuldade para derrotar Spartacus e seus generais – ele chegou a liderar um exército de 40 mil ex-escravos.

Spartacus-on-Netflix

Ao terminar de ver a série e passar algumas horas lendo todas as referências sobre a história real por trás dos personagens mostrados na televisão, me perguntei o que seria do mundo se Roma tivesse perdido o confronto. O Império teria existido?

Além disso, séries que mostram etapas da história romana são sempre um convite para conhecer Roma e outras partes do antigo Império. Eu resolvi colocar Cápua, que fica a 25 quilômetros de Nápoles, no roteiro de uma próxima viagem pela Itália.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

14 comentários sobre o texto “6 séries na Netflix para quem gosta de viajar

  1. Gostaria que vocês indicassem séries de empreendedorismo e negócios, assunto do atual momento da economia. Para quem está desempregado, é um prato cheio assistir a esses séries para aprender mais. Estou pensando em comprar uma franquia e já vi dezenas de filmes, mas séries ainda estão muito em falta!

  2. Não entendo pq ninguém dá muita bola pra Marco Polo! A série é ótima e a fotografia e direção de arte são impecáveis. Estou a muito tempo esperando esse segunda temporada! Que bom que vai sair mesmo!

  3. Tambem sou viciada em series… e concordo com a Lore, Sense8 e uma serie bem interessante e mostra a vida de 8 pessoas vivendo em lugares bem diferentes. Assisti a primeira temporada em um dia e no aguardo da segunda!!
    Outra serie que me deu aquela vontade de viajar foi Outlander, a primeira temporada passa na Escocia com muitas paisagens lindas!!! Matei um pouco a vontade e fui pra Edinburgo mes passado mas ainda quero voltar la para conhecer o interior e seus inumeros castelos. Ainda nao assisti a segunda, que se passa na Franca…

    1. Esqueci completamente de Sense8. Falha minha, Poliana. Já Outlander eu não conhecia mesmo. Obrigado pela dica! 🙂

  4. Downtown Abbey já acabamos, foi a melhor série que assistimos até hoje. Agora estamos viciados em Vikings que, como você bem disse, é uma ótima oportunidade de aprender um pouco mais sobre os países nórdicos! 😀

  5. Assiste algumas dessas sérias e são muito boas mesmos. Também tem uma séria na NETFLIX chamada SENSE 8, só a primeira temporada, que mostra 8 pessoas vivendo em 8 lugares no mundo na atualidade, e deixa a gente com vontade de conhecer vários deles, principalmente a Islândia. Estou esperando a 2.temporada,

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.