fbpx

Lisboa: o que fazer na cidade num roteiro de três dias ou mais

Esse é um texto para quem busca um roteiro em Lisboa detalhado, com todas as dicas de o que fazer na capital Portuguesa, incluindo pontos turísticos, incluindo onde comer, onde aproveitar a noite lisboeta e outras coisas coisas que só os locais conhecem. Ah, ainda tem ideias de bate-voltas.

Apesar desse ser um roteiro de o que fazer em Lisboa em 3 dias, acredite, a cidade rende mais do que isso! Então, ao longo do roteiro e no final do texto, dou mais dicas para quem quer ficar na cidade mais tempo.

o que fazer em lisboa vista tejo

No mais, prepare um bom tênis de caminhada e disposição para subir e descer ladeiras. E clique nos links ao longo do post para ler os textos específicos que já escrevemos sobre os pontos turísticos de Lisboa.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem.

Roteiro em Lisboa: dicas importantes!

Antes de começar seu roteiro em Lisboa, aqui vão algumas dicas importantes para você aproveitar melhor a visita à cidade:

O que fazer em Lisboa em 3 dias

Dia 1: Centro Histórico, Bairro Alto e Alfama

o que fazer em lisboa praca do comercio

Comece o primeiro dia de roteiro em Lisboa na Praça do Comércio, cartão-postal da cidade. Para quem não sabe, boa parte do centro histórico foi destruído pelo terremoto de 1755. Essa praça, antes o Terreiro do Paço, à beira do Tejo, era um ponto de desembarque de navios e local de residência real. Depois do desastre, o Marques de Pombal mandou fazer uma praça nova, simbolizando a nova fase da cidade. Ali ao centro, mandou colocar uma grande estátua em homenagem ao rei D. José I. No entorno, prédio públicos, que hoje funcionam voltados para o turismo.

Saiba mais: A história da Praça do Comércio

E a frente, seguindo para a baixa, o Arco Triunfal da Rua Augusta, que é a entrada para as ruas retas e planejadas por Pombal. Além de observar os Arcos da Augusta de baixo, é possível também subir o monumento, por uma entrada lateral. Custa €2,50. Quem quer uma ideia de passeio extra pode visitar o Lisboa Story Center, um museu interativo que conta toda a história da cidade, inclusive com um filme em 3D do terremoto.

o que fazer em lisboa rua augusta

Siga então pela Rua Augusta, sempre movimentada. No cruzamento com a rua de Santa Justa, não deixe de dar uma olhada para a esquerda para ver e fotografar o famoso Elevador de Santa Justa – sinceramente, eu acho bobagem pagar para subir, mas vale a espiada de fora. Quem quiser visitar apenas o miradouro lá no alto pode pagar um bilhete mais barato para isso.

o que fazer em lisboa elevador santa justa

No final dos longos quarteirões fechados para pedestres você chegará na Praça do Rossio – e logo ao lado fica a Praça da Figueira. Após apreciar a arquitetura dos prédios no entorno dessas praças, em especial a estação de trem do Rossio, é hora de seguir. Mas antes fica aqui uma dica para quem estiver por ali perto da hora do almoço.

Dica de onde comer: já escrevi um post aqui no blog sobre o restaurante O Bacalhoeiro/A Licorista, como uma dica para quem quer um excelente bacalhau português, com um bom preço.

Siga caminhando pelas ruas da Baixa (e apreciando os prédios e o movimento, afinal, o melhor de Portugal são as ruas) na direção do bairro Alfama. Esse bairro já foi o grande núcleo urbano na época do domínio árabe, inclusive a igreja que indico a seguir, que era uma mesquita.

Mas a Sé de Lisboa hoje nada lembra seu passado – é sim uma grande catedral católica. A entrada é gratuita.

o que fazer em lisboa se

De lá, suba mais um pouco até a atração mais visitada da cidade: o Castelo de São Jorge. O castelo também foi construído pelos muçulmanos e somente no século 14 tornou-se residência dos reis portugueses e ganhou seu nome católico. A visita vale a pena tanto pelo monumento histórico, quanto pela vista incrível que se tem da cidade.

A entrada no Castelo não está incluída no Lisboa Card, mas você pode comprar diretamente aqui e evitar as longas filas de entrada.

Leia também: A história do Castelo de São Jorge

o que fazer em lisboa castelo

Caminhe pelas ruas de Alfama sem muita pressa: o bairro é uma delícia, casa de muitos bares e da tradicional música portuguesa, o fado. Um bom local para se ter uma vista incrível de toda essa região é o miradouro das Portas do Sol. Pare ali para uma foto, um vinho, um lanche.

Depois, siga pelas ruas do bairro acima até o Panteão Nacional, monumento que parece uma igreja (e costumava ser, até 1910), mas foi transformado em monumento em homenagem a cidadãos portugueses de prestígio.

o que fazer em lisboa miradouro porta do sol

o que fazer em lisboa panteao nacional

Outro passeio extra para quem quiser aproveitar mais o bairro de Alfama é o Museu do Fado. Pequeno e bem montado, o museu conta a história desse estilo musical de forma interativa e, claro, com muita música.

Se você estiver cansado, essa é uma boa hora para pegar o metrô: na Estação Santa Apolônia, pegue a linha azul até a Baixa/Chiado. Se quiser, também dá para ir andando, são só 2 km, mas será uma boa subidinha.

É hora de conhecer o Convento do Carmo, que na verdade é um museu arqueológico com as ruínas de um antigo convento do século 14 que foi destruído durante o terremoto. Esse passeio só será possível se você tiver começado o dia cedo, porque o local fecha às 18h.

Saiba mais: O que fazer no Centro Histórico de Lisboa

Mas tudo bem, porque a região seguinte a ser visitada é muito mais interessante no fim da tarde e noite adentro, o Bairro Alto. Suba a Rua Garret, cheia de lojinhas e cafés até o Largo do Chiado/Praça de Camões: recomendo o gelateria Amorino e o melhor pastel de nata da cidade, na Manteigaria.

Dali, é só seguir pelas ruelas, à esquerda e à direita, lotadas de bares, restaurantes e pessoas. Já experimentamos a Casa da Índia, no Príncipe do Calhariz, no Stacha e no Alfaia. Recomendo todos!

Dica de local: se você quiser ouvir um fado tradicional, mas sem gastar uma fortuna num jantar pega-turista, recomendo demais ir a Tasca do Chico (com dois endereços, um em Alfama e outro no Bairro Alto). Lá, escuta-se o fado vadio, ou seja, uma série de artistas se apresentam livremente para o público, de uma forma descontraída. É necessário reservar! Saiba mais sobre a experiência: Não interrompa o Fado Vadio

o que fazer em lisboa praca luis de camoes

Para sair um pouco do ambiente turístico do Bairro Alto, a noite no bairro Rato é muito bem recomendada pelos meus amigos portugueses.

Dia 2: Belém e Cais de Sodré

O segundo dia é do outro lado da cidade. Comece o passeio no Palácio Nacional da Ajuda, um museu/palácio pouco visitado, que foi construído em 1761 pela família real, depois do terremoto, e viveu os períodos das invasões napoleônicas, fuga da nobreza para o Brasil, idas e vindas até 1910, com a instalação da república. É lindo e interessante.

De lá, desça alguns quarteirões (cerca de 2km) até chegar no Jardim de Belém e no bairro de onde partiram os navios para conquistar o Brasil.

Leia também: 5 museus para conhecer em Lisboa

O primeiro monumento por ali é o Mosteiro dos Jerônimos, um prédio histórico maravilhoso, cuja construção começou em 1501 e onde estão enterrados Vasco da Gama, Luis Vaz de Camões e Fernando Pessoa. Logo em frente também está o Padrão dos Descobrimentos, um monumento recente e grandioso, para comemorar os feitos antigos da navegação portuguesa. É possível subir até o terraço.

Caminhe alguns metros até a Torre de Belém, outra construção famosa da cidade e cartão-postal, que foi inaugurada em 1520, como parte do sistema de defesa do Rio Tejo. P

or fim, é hora de provar os famosos Pastéis de Belém (no resto da cidade, o nome é pastel de nata!)

Saiba mais: Belém, em Lisboa: onde nossa história começou

Rosa dos Ventos de Belém

Levando em consideração que Belém é relativamente longe do centro, há três museus nessa região que merecem sua atenção, caso tenha tempo: dá para conhecer gratuitamente o Museu Coleção Berardo, de arte moderna e contemporânea. Se você preferir uma exposição mais histórica, tem o Museu Nacional dos Coches, que trata da história das carruagens por três séculos. Por fim, ainda não conheço, mas tem o novíssimo MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia.

Outra parada extra, para quem curte cultura urbana, arquitetura, música e modernices é a LXFactory, uma antiga fábrica transformada em espaço de artes, design, moda, restaurantes, etc. Para chegar lá será preciso pegar um autocarro (ônibus) ou trem, partindo de Belém até Alcântara-Mar.

Depois, é hora de seguir para o Cais de Sodré, uma região renovada de Lisboa. Por ali, há dois pontos interessantes de serem visitados. Em primeiro lugar, bem em frente a estação de trem está o Mercado da Ribeira. Um espaço gastronômico, com restaurantes de chefs famosos e outras comidinhas boas a preços justos.

o que fazer em lisboa mercado da ribeira

Em seguida, um excelente local para apreciar o pôr-do-sol ou simplesmente tomar um vinho e ver pessoas é a Av. Ribeira das Naus, que fica em frente ao Rio Tejo. Ali há uma espécie de prainha, com cadeiras, alguns bares e muita gente aproveitando o dia.

Se você quiser curtir mais da noite em Lisboa nessa região, tem várias boates no Cais. E também tem bares e muita gente na região da Rua Nova do Carvalho, também conhecida como Rua Rosa, cujo chão é pintado de rosa, bem difícil de errar.

Dia 3: Parque das Nações e Miradouros

O dia será de passeio na região do Parque das Nações, que foi construído especialmente para a Expo 98 e teve como tema o mar, os 500 anos das navegações e descobrimentos e a apresentação de uma Lisboa moderna. Eu já fiz um post bem detalhadinho com um passo a passo do que visitar por lá.

o que fazer em lisboa parque das nacoes

Por aqui, um resumo da lista: a Estação Oriente, o Oceanário, o Pavilhão do Conhecimento, os jardins e o teleférico. Espere gastar uma manhã inteira por lá. Se estiver com pressa, vá somente ao Oceanário, que é realmente um passeio incrível: dura umas 2 a 3 horas.

Terminada essa visita você tem como opção conhecer o Jardim Zoológico de Lisboa – pegue o metrô até Sete Rios. Eu nunca escrevi sobre o local aqui no blog, mas é uma visita muito interessante, porque o lugar participa de um programa europeu de conservação de espécies ameaçadas e reintrodução de animais no habitat natural. Desde as jaulas diferenciadas até a forma que os animais são alimentados, é um espaço que realmente demonstra se preocupar com os bichos e não somente com o entretenimento das pessoas. E outra coisa bem legal da visita é que tem um teleférico que circula no alto do zoológico por 20 minutos, permitindo uma vista panorâmica dos animais.

Se você não quiser ir ao Zoo, siga direto para a Av. Liberdade (metro Avenida), a mais chique de Lisboa, com lojas luxuosas daquelas marcas que quase ninguém pode pagar. A avenida também é muito bonita e agradável para uma caminhada.

Para quem quer uma dica de lugar legal para jantar, numa das ruas laterais da avenida fica um restaurante bem gostosinho e pequeno, chamado A Venda Lusitana, que serve pratos estilo menu degustação de comidas portuguesas.

Depois de passear por ali, sugiro uma coisa bem típica de Lisboa. Na esquina da Liberdade com a Calçada da Glória, entre na fila para pegar o Ascensor da Glória, um bondinho que circula apenas nessa rua, levando as pessoas de cima para baixo, desde 1885. É um dos quatro da cidade que servem a essa função (também tem o Elevador de Santa Justa, o Ascensor da Bica e Ascensor do Lavra). O bilhete é adquirido a bordo e está incluído no Lisboa Card.

o que fazer em lisboa ascensor gloria

Caso resolva subir a pé, prepare as pernas. Porque a próxima parada fica lá no alto, bem na paragem do ascensor: o Miradouro São Pedro Alcântara, um local com vista panorâmica da cidade, onde dá para sentar e aproveitar o fim do dia. Você também já estará na parte alta do Bairro Alto, caso queira aproveitar mais uma noite em Lisboa.

o que fazer em lisboa mirarouro pedro alcantaa

Mais passeios para fazer em Lisboa

Veja bem, além desse roteiro de 3 dias com o que fazer em Lisboa, é claro que várias coisas ficaram de fora, inclusive o meu programa favorito, que é andar sem pressa, sem hora marcada, só observando as ruas, os azulejos, as pessoas e os cheiros.

o que fazer em lisboa rua azulejos

Mas, claro, tem muito mais para ver. Só de museus, por exemplo, falta o Museu Nacional do Azulejo, o Museu Calouste Gulbenkian, entre vários outros. Igrejas? A Basílica da Estrela e seus jardins, que também são um miradouro frequentado pelos locais, a Igreja de São Domingos e muitas mais.

E claro, não podemos deixar de lado os Miradouros: há várias vistas panorâmicas para você se sentar e ver a vista de uma das cidades mais bonitas do mundo.

Bate-voltas a partir de Lisboa

Se você ficar mais do que três dias na cidade, já começa a valer a pena fazer alguns bate-voltas nos arredores de Lisboa. Os destinos mais clássicos são Sintra e Cascais – que nós já desvendamos detalhadamente para vocês:

Além disso, também temos um post com 7 ideias de bate-volta para fazer a partir de Lisboa, incluíndo cidades como Óbidos e Coimbra – e como chegar lá. Para quem fica em Portugal por mais tempo, vale a pena ler as nossas ideias de roteiro em Portugal para 15, 20 e 30 dias.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

56 comentários sobre o texto “Lisboa: o que fazer na cidade num roteiro de três dias ou mais

  1. Boa noite Luiza!
    Estou pretendendo ir com minha mãe de 81 anos a Portugal no ano que vem, porém estou receosa devido a idade dela. Ela não consegue fazer longas caminhadas. Você teria dicas pra me dar de quais passeios seriam mais viáveis?
    Desde já agradeço.

    1. Oi Fabiana, tudo bem?

      Desculpe a demora para responder.

      Acredito que você teria que organizar bem os dias, com poucos passeios. Ver como contratar transporte, como tuktuks ou transfers para ajudar a sua mãe a caminhar menos.

  2. Oi 360 meridianos,

    Gostaria de ver se vocês tem fotos de Portugal para baixar, pois gostaria de colocar como fundo de tela no meu computador.
    Muito bom o blog de vocês, consultei-o bastante quando fomos para Portugal em 2017.
    Obrigado.

  3. Estou encantada com o material e dicas disponibilizadas aqui: meus parabéns. Irei a Portugal pela primeira vez agora em nov/2019, e no dia 10 iremos fazer a tradicional meia maratona de Nazaré. Qual seria o meio de transporte mais adequado para pegarmos, considerando que a corrida larga as 10:00 e precisamos chegar aproximadamente às 9:00 em Nazaré. Há a possibilidade de irmos a Peniche visitar as Ilhas das Berlengas de transporte público? Desde já agradeço.

    1. Oi Cyntia,

      Minha primeira recomendação, como vão fazer uma maratona, é ir para Nazaré um dia antes, e não no dia da própria corrida. Vocês conseguem ir de Lisboa a Nazaré de ônibus (autocarro), carro alugado, ou com uma agência de transfer/turismo. No caso dessa última opção, a gente conhece o trabalho do pessoal da Alma Nazaré Tours: https://almanazaretours.wixsite.com/almanazaretours/contact

      Tem sim opção de ônibus entre Nazaré e Peniche. Dá uma olhada na Rodotejo https://www.rodotejo.pt/

  4. Olá Luiza! Adorei a sua postagem, está muito completa! Visitarei Lisboa no próximo mês com o meu marido e vamos realizar um passeio para conhecer a cidade. Escolhemos aqui livingtours.com/pt/viagens/passeios/excursoes-lisboa-portugal um passeio que visita Belem e o Cristo Rei. As vistas do miradouro do cristo rei parecem espantosas, estamos ansiosos pela viagem. Grata pelas dicas! Teresa

  5. Olá Luiza tudo bem. Gostaria de saber se muitos desses trajetos que você sugeriu consigo fazer a pé? Irei viajar agora em janeiro de 2019, sei que é um tempo frio e de chuvas. Acha necessário contratar empresa de turismo, ou eu mesmo consigo fazer esse tour pela cidade?

    1. Oi Luiz,

      Você consegue fazer tudo a pé ou usando transporte público. Te garanto isso porque nunca fiz nada disso por nenhuma agência, tudo por conta própria e te garanto que é tranquilo.

  6. OLA LUIZA
    Adorei seus posts. Parabens!!! Estou indo a Portugal , mais precisamente à Lisboa para levar minha mãe de 87 anos com mobilidade reduzida para conhecer. Alugamos um carro, pois como disse, ela nao anda direito e pretendemos ir aos lugares mais turisticos, sem a utilização do transporte público local. Como fazemos para estacionar ? quais locais sao imperdiveis? temos 4 dias inteiros em Lisboa e temos a intencao de irmos a Obidos, Cascais, Sintra, Nazare e FATIMA. Muito obrigada Andréa

    1. Oi Andrea,

      Nesse caso da sua mãe realmente o carro é bem importante. Mas estacionar realmente será uma dificuldade, até porque em algumas regiões mais históricas, realmente não tem muita opção e você vai acabar tendo que estacionar longe. A solução para mim é usar táxi ou aplicativo como uber ou cabify – e ainda, aqueles tuktuks que tem para alugar. Saí um pouco mais caro do que o aluguel, mas evita o problema de procurar e pagar por estacionamento.

  7. Olá Luiza,
    Chegaremos em Lisboa em 14/10/2018 já ao final da tarde, pode nos dar alguma dica para algo bem leve nesta primeira noite? No dia 15 pretendemos conhecer Lisboa, estou usando sua postagem do roteiro de 3 dias como base para tentar fazer um dia, já que dia 16 iremos para Cascais e dia 17 para Sintra, ambos usando o LisboaCard. O que você sugere para este dia em Lisboa? Dia 18 iremos para Cascais de carro, a seguir no dia 19 para Porto, com uma paradinha em Coimbra. Em Porto ficaremos até 23/10.

    1. Oi Pedro,

      Se vocês gostarem mais de bares e movimento, sugiro dar uma volta pelo Bairro Alto, começando pelo Largo do Chiado. Ali também tem muitos restaurantes. Também dá para ir para um dos miradouros ver a cidade a noite.

      Outra opção é ir para o Mercado da Ribeira e depois fazer uma caminhada ali pela orla até a Praça do Comércio

      1. Obrigado Luiza, provavelmente optaremos pelo passeio pelo Mercado da Ribeira e a caminhada, é mais nosso estilo. As postagens são excelentes, já com algumas novas ideias para viagens futuras.

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.