fbpx
Tags:
Atlas: Xangai, China

Onde ficar em Xangai: melhores bairros e hotéis (com preços)

Onde ficar em Xangai? Maior cidade do mundo, com 24 milhões de habitantes, e a segunda maior região metropolitana do planeta, Xangai é o centro econômico da China e serve de porta de entrada para muitos turistas que passam pelo país.

Por ser gigantesca, percorrer a cidade de ponta a ponta pode levar horas, ainda mais em horário de pico. Por isso, escolher onde se hospedar em Xangai é uma das decisões mais importantes no planejamento da sua viagem.

Veja tambémPelas ruelas de um labirinto chinês – a cidade velha de Xangai
Roteiro de três dias em Xangai, na China

Onde ficar em Xangai: as regiões

Xangai se espalha ao longo das margens e ilhas do Rio Huangpu, que tem 113 quilômetros de extensão e deságua no Mar da China Oriental.

Duas das principais áreas da cidade estão em margens opostas, uma de frente para a outra. The Bund, nome que significa algo como “aterro” ou “dique”, é uma das áreas mais antigas. Do outro lado do rio fica Pudong, nome que significa “margem leste”.

Hotéis em Xangai no The Bund

dicas onde ficar em xangai

The Bund

Eu fiquei no The Bund e acho que essa é a melhor região para se hospedar em Xangai. Em primeiro lugar, porque é uma região lindíssima, com prédios em estilo europeu, marcas da colonização e forte presença ocidental em Xangai, se misturando com construções, letreiros e pontos turísticos totalmente chineses.

Além disso, é do The Bund que é possível ter a melhor vista de Xangai, que é a de Pudong. Como o Skyline de Xangai é o mais bonito da China (e um dos mais belos do mundo), garantir a melhor vista é certamente uma boa decisão.

É também no The Bund que começa a Nanjing Road, que em português você pode chamar de Rua de Nanquim, muito prazer. Essa é a principal rua comercial de Xangai e uma espécie de Times Square da China, sempre movimentada, dia e noite, e o coração da cidade.

Procure por um hotel no começo dessa via e perto da estação de metrô Nanjing East Road. Ficar ali significa que o transporte do aeroporto até esse ponto é facílimo e feito rapidamente, numa combinação entre o maglev, o trem de alta velocidade, e o metrô.

Em termos de localização você não poderia escolher lugar melhor em Xangai, mas tenha em mente que isso tem um preço, ainda mais se o hotel tiver uma vista legal.

  • O Fairmont Peace Hotel é um dos mais tradicionais, uma espécie de Copacabana Palace de Xangai. Não estranhe se observar gente tirando fotos da fachada do hotel, que é quase uma atração turística. Diárias a 240 dólares. 
  • Outro hotel do mesmo nível e nessa região é o The Peninsula Shanghai. Uma opção ótima para quem busca luxo e está numa viagem especial. Diárias a 400 dólares.  
  • Hyatt on the Bund – Foi onde me hospedei e recomendo. Tem uma vista espetacular da cidade. Piscina aquecida, spa, vários bares e restaurantes e uma equipe que fala inglês foram outros pontos positivos do hotel, que foi um dos melhores em que já me hospedei na vida. Valeu o investimento, mas lembre-se de pedir na reserva um quarto com vista para o rio e para Pudong. Fez toda diferença. Diárias a 160 dólares. 
  • Jinjiang Inn Nanjing Road – Como o nome indica, fica na Nanjing Road, rua de pedestres e polo econômico chinês. Diárias a 50 dólares. 
  • Shanghai Fish Inn – Pousada simples, confortável, bem localizada e com diárias a 50 dólares. 

Veja mais opções de hospedagem no The Bund

dicas de hotéis em xangai

Pudong vista a partir do The Bund

Hotéis em Xangai na Praça do Povo

Principal praça, sede do governo e onde fica o museu mais importante de Xangai. Essa é a Praça do Povo, que está no lado sul da Nanjing Road, a pouco mais de dois quilômetros do The Bund.

Essa região concentra muitos dos hotéis de Xangai, incluindo mais opções econômicas do que as que você encontra na frente do rio.

Há várias estações de metrô por perto e dá para ir a pé até o The Bund, caminhando pela Nanjing Road, que em vários trechos é uma rua só para pedestres. A Cidade Velha e a French Concession também não estão longe.

Hotéis no French Concession

A guerra do ópio levou aos tratados desiguais, que permitiram que partes do território que hoje é Xangai fossem colonizadas e governadas por potências ocidentais – eram as concessões estrangeiras.

Delas, nenhuma é mais charmosa que a French Concession, que foi território da França por quase 100 anos, até a Segunda Guerra Mundial.

Situada entre a Praça do Povo e a Cidade Velha, essa região é hoje uma das mais bonitas de Xangai: tem prédios em estilo colonial, ruas arborizadas e boulevards. Algumas áreas da French Concession estão repletas de bares e boates, que ocupam antigos casarões coloniais.

Essa é a região para quem prefere ficar numa pousada do que num hotel; para quem prefere ruas charmosas do que a muvuca da metrópole.

  • Shanghai Hengshan Moller Villa – Essa pousada funciona num casarão histórico perto de tudo. Você estará em Xangai, mas com lembranças da cidade de 100 anos atrás. Diárias a 140 dólares. 
  • La Villa – Uma das pousadas mais procuradas dessa região, com diárias a 140 dólares no apartamento para até quatro pessoas. 

Hotéis em Pudong

Cruze o rio e você estará em Pudong, a região onde estão os arranha-céus mais famosos da cidade e na ponta oposta ao The Bund.

O crescimento de Pudong é impressionante e se deu principalmente a partir da década de 1990, quando Xangai ocupou de vez seu lugar como uma das capitais do mundo.

Como essa é uma área enorme e que engloba toda a margem leste do Rio Huangpu, da ponta oposta ao The Bund ao aeroporto, confira bem a localização antes de reservar seu hotel. Quando mais perto das torres, melhor.

  • Grand Kempinski é uma boa alternativa de hotel por ali. Tem duas piscinas e ótima avaliação, principalmente de casais. Diárias a 200 dólares. 
  • The Ritz-Carlton Shanghai – Outro hotel de rede, cinco estrelas e que tem presença forte na China. Diárias a 220 dólares. 

Veja mais opções de hospedagem em Pudong

onde ficar em xangai

Pudong

Hotéis próximos ao aeroporto de Xangai

Passei meu último dia na China em Pequim, de onde peguei um trem para Xangai. É que meu voo de volta ao Brasil sairia de lá, do Aeroporto Internacional de Pudong, que está a 40 quilômetros do coração da cidade e a 60 da Hongqiao, a principal estação de trens de Xangai.

Como o voo era na manhã seguinte, optamos por passar essa última noite perto do aeroporto, no Shanghai Deco Hotel, que tem transfer gratuito, custo/benefício muito bom e está a menos de 10 minutos do aeroporto. É uma boa opção caso você tenha um voo cedo no dia seguinte. Diárias a 60 dólares. 

Onde ficar em Xangai: dicas importantes

Tenha em mente que as tarifas mais econômicas dos estabelecimentos, mesmo os de luxo, não costumam incluir café da manhã. Você até poderia pagar um pouco a mais por isso e acrescentar o serviço na reserva, mas acho que essa é uma boa desculpa para sair mais cedo do hotel e testar as muitas opções de café da manhã da cidade. Vai ficar mais barato, inclusive.

Lembre-se que os preços mostrados podem não incluir impostos e são feitos com base numa cotação informal e do dia da pesquisa, estimada pelo Booking. Para não ter erro, veja os valores em yuans, que é a moeda em que você pagará, e verifique o que está e o que não está incluso no valor.

Não se esqueça de ter anotados o nome e o endereço do seu hotel em chinês. O Booking tem essas informações na reserva (basta imprimir) e você também pode pedir um cartão de visitas com esses dados, na hora do check-in.

Isso vai ser fundamental caso você se perca, tenha que pedir informações ou pegar um táxi. Parece óbvio, mas não custa dizer: muitas vezes os hotéis têm dois nomes, um chinês e um mais ocidental. Taxistas e mesmo moradores tendem a só conhecer o nome chinês.

Preciso de um seguro viagem para a China?

O seguro viagem não é obrigatório para passar pela imigração, mas é altamente recomendado. Imagina se você tiver um problema de saúde enquanto estiver em Xangai e precisar de um hospital?

A parte boa é que o seguro não é caro e não ocupa de forma significativa seu orçamento de viagem. Sobre isso, leia o texto com dicas de seguro viagem para a Ásia.

Seguro Viagem:
Ásia
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Vai seguir viagem? Veja também?

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 vote)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Um comentário sobre o texto “Onde ficar em Xangai: melhores bairros e hotéis (com preços)

  1. Oi Rafael,
    Estou planejando a sonhada viagem para a China no final do ano e estou maratonando teus posts.
    Queria te perguntar uma coisa: você usou dinheiro vivo/cash na China ou tudo tá meio no digital e/ou cartão?
    Prefiro o velho e bom dinheiro em papel…
    Obrigada por dividir tuas vivências de forma fácil e super explicada!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.