fbpx

La Fortuna, Costa Rica: visita ao Vulcão Arenal e mais atrações

Uma pequena vila aos pés do vulcão mais famoso da Costa Rica, La Fortuna de San Carlos tem esse nome por causa da sua sorte: as terras férteis, nas quais plantando tudo dá, somadas à excelente localização para as mais diversas atividades turísticas, proporcionaram um alto desenvolvimento econômico.

E tudo isso sem perder a cara hippie que atrai mochileiros do mundo inteiro em busca de contato com a natureza e um pouquinho de aventura, entre águas termais, cachoeiras, cavernas e floresta tropical.

Tanta vocação para o turismo tem seu lado negativo. Quase tudo ali é explorado e os preços cobrados pelas agências não são dos mais convidativos. La Fortuna pode muito bem se mostrar uma grande pegadinha com pouca autenticidade, principalmente se você não souber exatamente o que foi fazer ali.

Até dá para fazer as coisas por conta própria, mas você vai precisar de alugar um carro, já que o acesso às atrações por transporte público é bastante restrito.

Como chegar em La Fortuna, Costa Rica

Para chegar lá, é preciso encarar quatro horas de ônibus de San José, saindo do Terminal 7-10. Há três saídas diárias: às 5h, às 8h40 e às 11h, e a passagem custa cerca de 5 dólares. Dá para comprar na hora, mas se esse for o seu plano, recomenda-se chegar com alguma antecedência ao local.

Assegure-se de que você tem um assento designado, já que na Costa Rica é possível vender tickets mesmo com o ônibus cheio, e quem comer mosca pode ter que viajar no corredor. A região é bastante montanhosa e a estrada vai em zigue-zague por um bom tempo. Lembre-se disso se você costuma ficar enjoado nesse tipo de situação.

Uma maneira mais rápida e confortável de viajar é alugando um carro. Os ônibus costumam parar em tudo quanto é cidade e isso faz o trajeto durar o dobro do tempo. Como as estradas são boas e a infraestrutura local é uma das melhores da região, essa é uma opção viável e segura. Só tome cuidado com as curvas na estrada (região montanhosa, lembra?) Saiba como alugar um carro gastando pouco.

Veja todos os nossos posts sobre a Costa Rica

La Fortuna, Costa Rica

Seguro de viagem para a Costa Rica

Não se esqueça de contratar um seguro de viagem para a Costa Rica. Embora não seja obrigatório para entrar no país, o seguro é essencial em qualquer viagem, pois te protege em caso de emergência médica, extravio de bagagem ou cancelamento da viagem. Clique aqui para encontrar o melhor custo/benefício entre as principais seguradoras do país ou utilize nosso cupom de desconto 360MERIDIANOS05 em uma das ofertas abaixo:

Seguro Viagem:
America Central
Intermac I60 Am. Latina +Covid-19 Intermac I60 Am. Latina +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 150.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19 Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 800 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Parque Nacional do Vulcão Arenal: como visitar

Em dias claros, o Arenal rouba a cena em La Fortuna. Lá está ele, no fim da avenida, compondo o cartão-postal junto com a simpática igrejinha principal. O Arenal ainda é considerado um vulcão ativo e teve a última erupção em 2010. É, sem dúvidas, o principal objetivo de quem inclui La Fortuna no roteiro e o principal passeio oferecido pelas agências locais.

Para chegar lá por conta própria, a melhor forma é de carro. Dizem que há um único ônibus diário que faz o trajeto entre a estação de ônibus da cidade e o Parque Nacional do Vulcão Arenal e que sai todos os dias às 7h, com destino a Tilaran. É preciso descer em frente a um posto de polícia e caminhar até o parque (peça ajuda ao motorista).

O problema é que nem na internet, nem na cidade, encontrei informações consistentes sobre essa linha. O trajeto em táxi sai em torno de 20 dólares e é uma boa alternativa se você quer fugir dos tours de agência e, principalmente, se tem com quem dividir a tarifa.

O parque abre das 08:00 às 18:00 e a entrada custa 15 dólares. Os passeios guiados vendidos pelas agências incluem entradas, transporte, almoço e lanchinhos por 50 dólares, além de outras atrações durante o dia.

Vulcão Arenal, Costa Rica

A trilha que leva ao vulcão, de onde também é possível apreciar a vista do Lago Arenal, dura duas horas. Recomenda-se usar sapatos adequados para caminhada e que você não se importe de sujar de lama (as meninas de all star branco quase tiveram um treco). Leve também água e uma jaqueta, já que o tempo ali pode mudar de repente.

A trilha até o mirante do Vulcão Arenal é uma caminhada difícil, mas o clima úmido e a subida pedem fôlego. O lugar é ótimo para observar a fauna nativa, em especial as várias espécies de pássaro que habitam a região. Se você for sozinho, evite sair dos caminhos demarcados, já que o parque também abriga diversas espécies de cobras venenosas.

Dentro do parque, vale a pena conferir o Cerro Chato, um vulcão extinto há mais de 3000 mil anos e que hoje é uma pequena serra. Há trilhas que levam ao topo, mas essa caminhada exige um maior preparo físico. E quem quiser se refrescar pode dar um mergulho na Cachoeira do Rio Fortuna, uma queda de 70 metros sobre rocha vulcânica.

Vulcão Arenal, La Fortuna

O que fazer em La Fortuna, Costa Rica: outras atrações

Águas termais públicas

A água quente do Rio Cholin é perfeita para quem quer aproveitar a atividade termal da região sem pagar o preço dos vários spas distribuídos pelas redondezas. Para chegar lá por conta própria, só de carro ou de táxi, indo para a entrada das termas do Tabacon Resort (é diferente da entrada do hotel). Há um estacionamento público ali.

Do outro lado da estrada, siga por uma pequena trilha de concreto entre a mata para chegar à parte pública do rio, que tem até pequenas piscinas naturais para relaxar. Evite levar pertences com você, já que furtos na área são bastante comuns e não há um lugar seguro para deixar suas coisas por ali, assim como qualquer tipo de estrutura turística. É apenas um trecho de um rio que corre paralelo a uma estrada. Tome bastante cuidado, pois as pedras podem ser escorregadias. A não ser que você esteja com uma excursão guiada, evite visitar o local durante à noite.

Spas de águas termais em La Fortuna

Atividade preferida de quem visita La Fortuna em lua de mel ou viagem romântica, os arredores da cidade estão repletos de spas e resorts. Quem não quiser se hospedar em um deles pode comprar o passe diário e aproveitar as piscinas de águas termais, massagem e atividades terapêuticas. Veja aqui alguns dos melhores spas e resorts da região.

Rio Celeste

Rio Celeste, Costa Rica

Foto: Martijn Smeets, Shutterstock

O azul-piscina do Rio Celeste parece de mentirinha, mas é resultado do encontro das águas limpas de dois rios e de um tipo de mineral revestido de silicone, oxigênio e alumínio. Para ver essa maravilha da natureza é preciso fazer uma trilha no Parque Nacional do Vulcão Tenório, que está, na verdade, fora de La Fortuna, em um município chamado Bijagua de Upala.

Essa é outra atração na qual se chega mais facilmente de carro ou com tour contratado (que custa 60 dólares). A viagem dura 1h30. Não há transporte público direto e essa dificuldade acabou me fazendo desistir do passeio, apesar das fotos. Você também pode contratar um serviço de shutter ou táxi (entre 30 e 40 dólares, com a vantagem de que no táxi dá para dividir esse valor com mais pessoas).

Como há um limite de 1200 visitantes por dia no parque, e apenas 400 por vez, o recomendado é chegar cedo. Há duas trilhas de dificuldade baixa, uma de 6 km e outra de 1,5 km. Ambas podem estar bem lamacentas. É proibido nadar lá dentro.

Onde ficar em La Fortuna: dica de hospedagem

La Fortuna está repleta de opções de hospedagem. São mais de 150 estabelecimentos, que vão desde resorts cinco estrelas a pousadinhas familiares e hostels para mochileiros.

Eu me hospedei no La Choza Inn, um hostel mega confortável que tem quartos coletivos por 9 dólares e privativos por 30, com café da manhã incluído e vista para as montanhas. Quem preferir pode buscar aqui entre as outras hospedagens em La Fortuna e escolher a melhor para cada estilo de viagem.

O 360meridianos é parceiro do Booking e da Seguros Promo. Ao fazer suas reservas nos links citados neste post você ajuda o blog a se manter como um veículo independente e a continuar trazendo informação de qualidade sobre o universo das viagens, sem pagar nada a mais por isso.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.