3 museus de arte alternativa em Berlim

Berlim é pobre, mas é sexy. O slogan não oficial da cidade, dito por um ex-prefeito local, resume bem a atmosfera encontrada ali. E boa parte dessa sensualidade vem de seus redutos alternativos e de sua vida cultural vibrante. Berlim tem um imã para jovens artistas, revolucionários, adeptos da contra-cultura que vêm dos mais variados andares do submundo.

Em entrevista à Lado B, Denis H, artista, arquiteto e consultor do espaço de arte urbana Urban Nation, afirma que esse fenômeno que abriu as portas para a arte alternativa na cidade se relaciona com a história local. Durante um tempo, Berlim foi uma cidade na qual nem os próprios alemães queriam viver. Cheia de espaços vazios, prédios abandonados e muros cinzas, Berlim foi ocupada por artistas que começaram a produzir ali. “É um lugar muito excitante, com muita história, liberdade e espaços onde se pode florescer a criatividade. Além disso, os preços de aluguel e custo de vida na cidade a tornam mais convidativa aos bolsos de artistas que outras capitais europeias, como Londres.  Conheça agora alguns museus e galerias de arte que vão te mostrar um pouco dessa cara alternativa de Berlim.

Museus de arte alternativa em Berlim: Urban Nation

Bülowstraße 97

www.urban-nation.com

De segunda a sexta, das 10h às 18h

Museus de arte alternativa em Berlim: Urban Nation

“Create. Conect. Care” são palavras que formam o manifesto da primeira fundação-museu de arte urbana do mundo. A instituição busca transportar a arte das ruas para as galerias e promover apoio a artistas independentes e grafiteiros a fim de que encontre um centro de difusão de seus trabalhos na cidade.

Museus de arte alternativa em Berlim: Bethanien

Toblerstrasse 51

www.bethanien.de/en/

Um antigo prédio de um hospital localizado no bairro de Kreuzberg abriga, desde 1975, o museu e centro de arte Künstlerhaus Bethanien. No passado, a construção esteve abandonada, mas acabou se convertendo em um ponto de difusão de artistas e tendências culturais e sociais. O prédio abriga galerias, espaço para shows e eventos, sedes de associações diversas e um museu, que oferece oficinas e cursos com os artistas que ali expõem. Uma casa anexa, hoje uma ocupação, chegou a servir de sede para os membros da RAF, o grupo radical de esquerda que atuou em Berlim até anos anos 1990.

Museus de arte alternativa em Berlim: Radial System

Holzmarktstraße, 33

www.radialsystem.de

Museus de arte alternativa em Berlim: Radial System

Localizado dentro de uma antiga estação de água, o Radial System é um espaço de artes que não foca apenas em artes plásticas, mas também dá atenção à musica e à dança. Está do outro lado do Rio Spree, perto do West Side Gallery, a porção mais famosa do Muro de Berlim. Recebe artistas de todos os estilos para proporcionar uma mescla de tradição e inovação nas artes.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Natália Becattini

Já chamei muito lugar de casa, mas é pra Belo Horizonte que eu sempre volto. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Além do 360, mantenho uma newsletter sobre o a vida, o universo e tudo mais, que eu chamo de Vírgulas Rebeldes. Vira e mexe eu também estou procrastinando lá no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.