fbpx
Tags:
Atlas: Inglaterra, Londres, Reino Unido

A pegadinha do Natal em Londres

Ano passado eu vivi um pequeno dilema. Minha família chegaria na Europa no dia 27 de dezembro. Em Londres, mais precisamente. Eu estaria sozinha no Natal em Coimbra e considerei a possibilidade de ir para Londres uns dias antes. Afinal, a capital da Inglaterra é uma cidade interessante e passar o Natal por lá não me pareceu uma má ideia. Eles têm festas e mercados de Natal, pensei.

Porém, sorte a minha, antes de comprar minhas passagens, deixei um comentário para a Liliana, do Catálogo de Viagens, que mora em Londres e é uma blogueira muito querida. Ps. Não deixem de ler o post dela sobre as Feiras Natalinas em Londres.

Natal em Londres árvore

Leia também: Como é o Réveillon em Paris

Onde ficar em Londres – os melhores bairros

Ei Lili, tudo bom?

Estou com uma dúvida sobre Londres no Natal. Estou começando um mestrado em Portugal agora em setembro e dia 20 de dezembro começa o recesso de final de ano. Minha família vai passear pela Europa a partir do dia 27 de dezembro. Eu pensei em ir para Londres um pouco antes, no dia 22, para aproveitar mais a cidade e conhecê-la nessa época. Já sei que vai estar muito frio, mas minha dúvida é: vale a pena? Pergunto porque vou acabar passando o Natal sozinha, então queria saber se a cidade vai estar animada ou se as coisas fecham no período.

A resposta dela foi, ao mesmo tempo, um balde de água fria nos meus planos e uma salvação para as minhas festas de final de ano:

Luíza, antes do Natal as pessoas só falam e pensam nisso. É como o nosso Carnaval e Réveillon. A cidade fica em função do Natal. Por isso mesmo, nos dias do Natal a cidade morre. Não tem transporte público nenhum dia 25 e tudo funciona meio capenga de 24 a 26. Eu não acho que é a melhor época do ano para vir. Mas tudo tem dois lados. Tenta fazer tudo de museu, igreja, essas coisas até dia 24. Mas no dia 25 você terá a oportunidade de ver pontos turísticos totalmente vazios, do lado externo pelo menos, porque tudo fecha. Mas deve ser uma sensação legal não ver uma viva alma em torno do Big Ben, London Eye, Tower Bridge, etc. Isso se você ficar no centro, lógico. Caso contrário, prepare-se para ficar em volta do seu hotel porque nada funciona mesmo…

natal em londres decoração

Com isso, minha estadia em Londres foi do dia 26 a 30. A chegada no dia 26 foi um pouco tensa, eu realmente estava com medo do transporte público fechar, mas felizmente todas as linhas que eu precisei estavam funcionando normalmente. Mas a cidade realmente estava bem mais vazia que o normal nos dias 26 e 27.

Sem contar que era Boxing Day, um dia de promoções e compras muito famoso. Provavelmente, todo mundo estava lá fazendo compras e eu passei pela feirinha de natal de South Bank (de onde se tem uma vista ótima da London Eye e Big Ben) quase vazia.

natal em londres london eye

mercado de natal south bank londres

Nos dias seguintes, porém, tudo voltou ao normal e foi bem legal conhecer a cidade com a decoração de natal lindíssima. Estivemos na Winter Wonderland, a famosa feira de Natal do Hyde Park. É bem turística, mas eu achei um programa divertido, principalmente porque tomamos um chocolate quente maravilhoso. Também dei uma passada em Covent Garden com a minha mãe e a decoração estava maravilhosa (e o local, lotado).

winter wonderland natal em londres

natal em londres covent garden

E claro, para completar, o Natal em Hogwarts, no Estúdio Tour do Harry Potter. Foi legal ver o Salão Principal decorado para a festa e toda a neve na maquete do castelo. É uma visita especial. Eu já contei aqui como fazer.

Natal em Londres Hogwarta

Natal em Londres: o veredito

A conclusão é simples, o Natal em Londres vale a pena, tanto pelas decorações quanto pelo clima da cidade, desde que você evite os dias de Natal de fato, 24 e 25, quando tudo, de transporte público a lojas e museus, fecha.

Fora isso, se prepare para o frio e torça para não chover (não costuma nevar em Londres, mas vai que um milagre acontece). Dia 26 é um excelente dia para fazer compras, se você não ligar para multidão. Quem quiser fugir de multidão, pode ficar só passeando pela cidade, lembrando que algumas linhas de metrô fecham na data.

Se você quiser ter uma noção melhor de qual a programação de Natal na cidade, o site do Visit London lista todas as atrações, incluindo as feiras, pistas de patinação e eventos especiais do período.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 comentários sobre o texto “A pegadinha do Natal em Londres

  1. Eu passei o natal de 2012 sozinho em Londres. Transporte não funciona e na véspera e um dia depois fica tudo “meia boca”, só que foi incrível mesmo assim.

  2. Luíza,
    Obrigada por mencionar o blog e pelo querida(a reciproca verdade, você sabe!).
    Eu amo os dias que antecedem o Natal, e acho que mesmo com frio é uma época deliciosa para vir a Londres. Já depois, tem dessas coisas mesmo. Embora tenha seu charme, é bom vir com um roteiro bem preparado e com plano B caso algum local a ser visitado esteja fechado. bjs!

  3. Verdade Luiza, muitas das grandes cidades da Europa vivem em função do Natal, e no feriado… tudo às moscas. Difícil imaginar que em grandes cidades como Londres o transporte público simplesmente pare de funcionar! Informação muito boa pra quem lê o blog.

    Ano passado estava com a mesma dúvida, acabei decidindo passar o natal em Berlim e foi ótimo! Por boa parte da população ser de imigrantes não católicos, deu pra encontrar vários lugares abertos – mesmo tarde da noite na véspera de natal. Até conseguimos um frango assado numa rotisseria turca pra fazer as vezes de peru de natal hahaha no dia 25 algumas atrações estavam abertas, conseguimos ir no DDR Museum… Acabou salvando nossa programação 🙂

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.