Tags:
Atlas: Açores, Portugal

Onde comer as comidas típicas do Açores, em Portugal: dicas de restaurantes

Um arquipélago no meio do Oceano Atlântico e parte de Portugal. Estive nos Açores, mais exatamente na Ilha de São Miguel, a maior dentre as nove, no final de outubro do ano passado e voltei maravilhada do lugar. Entre as paisagens impressionantes, o clima meio maluco e as pessoas simpáticas, porém incompreensíveis (o português difícil de lá é motivo de piada em Portugal), a gastronomia dali também chama a atenção. É fácil comer bem num lugar que é famoso por suas produções típicas.

Leia também: Onde ficar nos Açores, dicas de hospedagem

Veja agora algumas dicas dos melhores restaurantes para provar as comidas típicas dos Açores.

Cozido das Furnas

lagoa de furnas caldeira e cozidos açores

cozido de furnas açores gastronomia

Você já pensou em comer uma coisa assada nos calores de um vulcão? Pois é, na Ilha de São Miguel você pode ter essa experiência, digamos, no mínimo inusitada. O prato mais tradicional envolve colocar vários tipos de carne e vegetais numa panela bem grande e vedada, e deixá-la por 6 horas cozinhando no calor da atividade vulcânica abaixo da terra.

Ali, os gases tipo enxofre fazem o trabalho de aquecimento. Além de comer o cozido nos restaurantes da cidade de Furnas, também dá para assistir o momento que o pessoal vai lá içar a panela das caldeiras, ou, ainda, levar o seu panelão para fazer a própria comida (apesar de que você vai precisar de um morador local para te explicar o método correto).

cozido de furnas açores gastronomia

cozido de furnas açores gastronomia

O resultado é uma comida com um sabor bem típico, forte, mas difícil de ser explicado. O prato não é exatamente bonito de se ver: é bem rústico e costuma ter como recheio carne de vaca, de porco, de frango, morcela, chouriço, repolho, batata, inhame, cenoura…

Convém ligar para o restaurante na cidade de Furnas pelo menos algumas horas (ou até mesmo um dia antes) e reservar o seu prato. Depois de muito pesquisar, segui a indicação do meu hotel e fui ao Tony’s. É um restaurante simples, mas que sempre costuma ter o cozido disponível. O prato individual custou 11 euros.

restaurante tonys açores

Peixes e mariscos

Claro que, em um arquipélago, boa parte da comida típica envolveria peixes e frutos do mar. Mas são tantos mariscos que eu nunca tinha provado no Brasil, que vale a pena comentar. Por exemplo, eles comem cracas. Vocês devem estar se perguntando, o quê? Isso:

craca e lapa

Foto: Luis Miguel Bugallo Sánchez – CC BY-SA 3.0

1200px-Lapas_grelhadas

Foto: Adriao – CC BY-SA 2.5

Sim, esse trequinho que gruda na pedra da praia ou em navios naufragados. Dizem que as cracas (que são uma colônia de animais, ok) dos Açores são mais desenvolvidas, tem mais carne e mais sabor. Eles comem de entrada, cozidas. Também comem lapas grelhadas, que lembram um pouco as ostras no aspecto, mas só existem no noroeste do Atlântico e no Mar Mediterrâneo (foto acima).

Além disso, lagostas, caranguejos, camarões, mais comuns ao nosso paladar, também são encontrados por lá. Quanto aos peixes, há diversas espécies marinhas, consumidas bem frescas. São comuns os grelhados, as caldeiradas (cozidos) e sopas. E, como no resto de Portugal, diversos pratos com polvo (eu não costumava gostar muito até me mudar para cá!).

sopa gastronomia açores

Carne de Vaca e Queijo

Se você for a qualquer supermercado português, verá uma grande quantidade de laticínios vindos dos Açores: leite, manteiga, queijos. É que não tem canto que você dirija nas ilhas sem ver belas vaquinhas (sério, elas são muito lindinhas) pastando. Tem gente que dá aos Açores a alcunha de Terra das Vacas Felizes – mas claro que ninguém perguntou para elas se curtiam fazer parte da indústria alimentícia #ironia.

prato açores gastronomia

1200px-Azores_(3240489010)

Foto: Feliciano Guimarães – CC BY 2.0

Enfim, vale a pena provar o Queijo de São Jorge, que tem um sabor bem forte e diversas texturas. É comum vir em entradas, principalmente sua versão fresca, servida com pimenta. Há diversos pratos de carne, o mais famoso deles é o ensopado de alcatra da Ilha Terceira.

1200px-Sao_Jorge_Cheese

Foto: MOs810 –  GFDL

Frutas

O clima e o regime de chuvas nos Açores favorecem a plantação de diversos tipos de frutas. O principal cultivo, motivo de orgulho e que ainda atrai turistas para visitar as estufas, é o ananás. Antes que você pergunte qual é a diferença entre o ananás açoriano e o abacaxi comum, eu te conto: na textura e sabor, o ananás é mais azedo e mais amarelo que o abacaxi. Algumas pesquisas mostram que ele tem uma enzima a mais. O ananás está em praticamente todas as sobremesas açorianas. Mas eu não provei, porque sou alérgica.

ananás gastromia açores

Eles também produzem outras frutas consideradas exóticas na Europa, como maracujá, anona (a nossa fruta do conde ou prinhã) e o araça, além de bananas e maças, mais comuns.

Bebidas

Das frutas acima são feitos licores. Há fábricas de licores e aguardente abertas para visitação, com degustação de produtos. Também existe produção de vinho por lá. Mas a bebida mais famosa produzida nos Açores não é alcoólica – é o chá. Há uma enorme produção de chá por lá, que é exportado para o todo o continente. É possível visitar as fábricas Gorreana e Porto Formoso, que são também uma espécie de museu sobre o cultivo e a história do chá na região.

mulher de capote açores licor

Dicas de restaurante em Ponta Delgada, Ilha de São Miguel.

Dos lugares que fui durante a minha estadia em Ponta Delgada, sem dúvida A Tasca foi meu favorito. O lugar é legal, está sempre cheio e a comida é deliciosa (além de barata). Tão bom que fomos lá duas vezes. Se você estiver na dúvida do que pedir, observe no quadro quais são as opções de prato do dia e escolha sem medo. À noite, eles costumam ter eventos e música ao vivo.

Tasca restaurante açores

Outra dica legal é a Forneria São Dinis. Eles não servem pratos típicos, mas, ainda assim, tudo é muito gostoso, especialmente o pão de alho, na entrada, e o bolo de chocolate, de sobremesa. Aliás, tem dias que eu sonho com comer esse bolo novamente, de tão maravilhoso.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 comentários sobre o texto “Onde comer as comidas típicas do Açores, em Portugal: dicas de restaurantes

  1. Gostei de todas as informações, por favor poderia em informar qual é a melhor época do ano para visitar os Açores?. E além de São Miguel qual outra ilha que eu poderia incluir no roteiro que você considera bem giro.

    1. Oi Joel,

      Acredito que primavera ou verão são as melhores épocas. Eu não cheguei a conhecer outra ilha, mas falam muito bem do Pico e da Terceira.

  2. Adorei as dicas, vou conhecer POrtugual e estou a procura de dicas.
    Como que eu faço para fazer a reserva do restaurante que você come no vulcão? qual o nome? não entendi direito.
    Guardo
    um beijo
    Tatiana

  3. Fui aos Açores algumas semanas atrás, ilha de São Miguel. Fiquei encantada, o lugar é lindo e curioso pelas histórias dos baleeiros. Achei tudo muito diferente de Portugal continental, inclusive, acho que Portugal nos surpreende por tanta coisa interessante e diversa. Com certeza visitarei outras ilhas dos Açores numa próxima viagem a Portugal. Indico os Açores a todos os turistas com destino a Portugal!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.