fbpx
Tags:
Atlas: Agra, Índia

O que fazer em Agra, Índia, além do Taj Mahal

Agra é uma das cidades mais visitadas da Índia. A razão é um monumento que todo mundo conhece: o Taj Mahal. Mas há mais muito mais o que fazer em Agra, afinal, a cidade foi capital do Império Mogol, que dominou praticamente toda a Índia entre os séculos 16 e 19. Por lá você vai encontrar uma mistura entre arquitetura islâmica e hindu, e, claro, bastante história.

Leia também: Tudo o que você precisa saber para visitar o Taj Mahal

Dá para visitar os principais pontos turísticos, incluindo o Taj Mahal, em um dia, fazendo um bate-volta partindo de Delhi. Para quem quer correr menos, em dois dias é possível ver tudo. Você também pode acrescentar um terceiro dia para visitar a cidade histórica de Fatehpur Sikri.

Tenha em mente que Agra é uma cidade bastante poluída e suja, ou seja, apesar dos monumentos grandiosos, esse não é um lugar exatamente agradável e não vale a pena ficar lá mais tempo do que o necessário para conhecer as atrações. A melhor forma de chegar e sair de Agra é de trem, que tem conexões partindo das principais cidades turísticas indianas. De Delhi, por exemplo, o trem leva de duas a três horas até o destino. Há uma opção executiva para bate-volta que inclui refeições, chamada Shatabdi Express. Ele sai de Delhi às 6h e retorna de Agra às 20h35. Leia mais sobre como viajar de trem na Índia.

Vai viajar? O seguro de viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável nas férias. Não fique desprotegido na Índia. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício para o país – e com cupom de desconto.

O que fazer em  Agra, Índia, além do Taj Mahal

  • Agra Fort
  • Akbar’s Mausoleum
  • Baby Taj
  • Mehtab Bagh
  • Jama Masjid
  • Fatehpur Sikri

Para saber onde escolher sua hospedagem, leia nosso guia de Onde ficar em Agra.

Encontre hotéis em Agra

O que fazer em Agra: conhecer o belo Agra Fort

O Agra Fort é um dos monumentos mais importantes da cidade. Ou seja, mesmo num bate-volta, é um dos lugares que devem ser visitados. Era ali que os governantes do Império Mogol viviam e foi ali que o idealizador do Taj Mahal, o imperador Shah Jahan, ficou preso pouco depois que o mausoléu para sua amada, a Mumtaz Mahal, ficou pronto.

Colagem Agra Fort

Agra Fort Vista

Dois de seus filhos o prenderam e tomaram o poder. Do forte, Jahan podia observar sua obra. Hoje você também tem uma vista legal do Taj Mahal a partir do Agra Fort, que é Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. O local é enorme, com várias alas, salões decorados, palácios e jardins. A entrada custa 300 rúpias.

O que fazer em Agra: Akbar’s Mausoleum

Outra construção que vale a visita em Agra é o Akbar’s Mausoleum. Esse mausoléu guarda a tumba de um dos maiores imperadores mogóis, o avô de Shah Jahan, Akbar. Todo o monumento foi planejado por ele, ainda em vida, claro. É uma construção grandiosa, feita de tijolos vermelhos e colunas de marfim, com amplos jardins. O mausoléu fica um pouco distante do centro de Agra, sendo necessário contratar um tuk-tuk ou táxi. A entrada custa 110 rúpias.

mausoleu akbar agra

Akbar Mausoleum

O que fazer em Agra: Baby Taj

O monumento é chamado oficialmente de Itmad-ud-Daula’s Tomb, mas é conhecido como Baby Taj, tudo porque a construção lembra um pouco o Taj Mahal. Tenha em mente que depois de visitar o Taj, a versão baby não tem muita graça. Mas se você estiver com tempo, é uma opção válida. A construção do Itmad-ud-Daula foi feita cerca de cinco anos antes do Taj Mahal, para guardar a tumba do avô de Mumtaz Mahal. A entrada custa 110 rúpias.

baby taj agra

O que fazer em Agra: Mehtab Bagh

Do outro lado do rio e exatamente alinhado com o Taj Mahal ficam jardins chamados Mehtab Bagh. Os jardins têm o formato de um quadrado e oferecem uma ótima vista do mausoléu, garantindo fotos sem ter que disputar espaço com a multidão de turistas. Fora isso, os jardins em si não têm nada de muito especial. Mulheres devem evitar visitar o local sozinhas, afinal se trata de uma área de pouco movimento. A entrada custa 100 rúpias.

jardins taj mahal

O que fazer em Agra: Jama Masjid

A Jama Masjid de Agra é uma das maiores mesquitas da Índia, construída em 1648 por ninguém mais ninguém menos do que Shah Jahan, o imperador do Taj Mahal, em homenagem à sua filha favorita, Jahanara Begum. Como se pode esperar das obras desse imperador, a mesquita é uma construção bonita e impecável, com destaque para o enorme domo de mármore. A entrada é gratuita.

Jama_Masjid_Agra

Crédito: Jonathan Freundlich/Wikimedia Commons

O que fazer em Agra: Fatehpur Sikri

Fatehpur Sikri foi fundada em 1569, pelo imperador Akbar. Serviu de capital do Império Mogol entre 1571 e 1585. Hoje é uma cidade histórica, com mesquita, palácios e mausoléus muito bem conservados, com estilo persa e hindu. A visita à Fatehpur Sikri rende um dia inteiro e o táxi partindo de Agra custa em torno de 280 rúpias.

Fatehpur Sikri

Crédito: Hans A. Rosbach/ CC BY-SA 3.0

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 34 anos e atualmente moro na Inglaterra, quando não estou viajando. Já tive casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitei 50 países pelo mundo afora. Além de escrever, sempre invento um hobbie novo: aquarela, costura, yoga... Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 comentários sobre o texto “O que fazer em Agra, Índia, além do Taj Mahal

  1. Boa Noite!

    Vou em Dezembro desse ano para a índia e fico 19 dias, gostaria de dividir bem o tempo! Quantos dias acha que devo ficar em cada cidade? Desembarco no aeroporto de Nova Delhi.

    Desde já agradeço!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.