fbpx

Águas de São Pedro: por dentro de um hotel-escola

Para o garçom que nos atendia, aquele era mais do que um dia de trabalho: ele estava também em sala de aula, dando mais um passo na formação educacional da carreira que tinha escolhido. Assim funciona num hotel-escola, onde hospitalidade é a palavra de ordem, mas também vale nota no diário de classe. Vivemos essa experiência durante uma visita ao Grande Hotel Águas de São Pedro, do Senac.

Além do jornalismo, nosso ramo de atuação, trabalhos na área de turismo também facilitam um estilo de vida mais viajante. Essa foi a maior razão para aceitarmos o convite para passar um fim de semana no hotel-escola do Senac, em Águas de São Pedro, interior de São Paulo. Muitos dos nossos leitores frequentemente perguntam o que fazer para viajar e trabalhar ao mesmo tempo. Existem várias formas, mas escolher uma profissão que se adeque a esse modelo ajuda bastante.

Grande Hotel Águas de São Pedro

Um bom exemplo é o da Flávia, gerente do Águas de São Pedro e que nos acompanhou durante um tour pelas instalações do hotel. Formada em hotelaria pelo Senac, ela rodou o mundo trabalhando em hotéis, incluindo na lista lugares que fazem parte dos sonhos de muita gente, tipo Maldivas e Marrocos. Depois de se aventurar pelo planeta, a Flávia voltou para o Águas de São Pedro, dessa vez como profissional. O caso dela é somente um exemplo bem sucedido de como certas carreiras permitem viajar e trabalhar – uma boa formação na área de hotelaria ou gastronomia pode te ajudar a abrir portas ao redor do globo, se esse for o seu objetivo. Com os brasileiros viajando cada vez mais ( e gastando rios de dinheiro por onde passam), também há demanda para trabalhar com turismo em outros países, atendendo a multidão de brazucas que viaja todos os anos.

A Escola

Um hotel-escola não é apenas um local de hospedagem e lazer: é um Centro de Educação. No caso do Grande Hotel Águas de São Pedro, no mesmo local onde hóspedes se divertem com suas famílias funciona um Campus Universitário, com cursos de graduação nas áreas de turismo, hotelaria, gastronomia, lazer e meio ambiente. Dali, o estudante sai pronto para trabalhar nessas áreas, seja um emprego fixo numa cidade ou mesmo de forma itinerante, num cruzeiro, por exemplo.

Quarto do Grande Hotel Águas de São Pedro

O Grande Hotel Águas de São Pedro tem também funcionários já formados. Logo de cara, o hóspede aprende a diferenciar quem é funcionário e quem é aluno pelo uniforme. O Campus Águas de São Pedro tem também coisas que muitos hóspedes não se dão conta, como uma Cozinha Pedagógica, um Laboratório de Hospedagem, um Laboratório de informática e uma Biblioteca Universitária. Ali os alunos vivem o dia a dia de um hotel de grande porte, aprendendo cada detalhe na prática. Já na década de 1980 o Governo estadual doou definitivamente o local para o Senac, que se comprometeu a manter o estabelecimento como um hotel-escola de forma permanente.

Hotel Águas de São Pedro

O Grande Hotel  existe desde o começo do século 20. Surgiu mais ou menos na mesma época em que foram encontradas águas termais e ricas em minerais na região, causando também o desenvolvimento da cidade. A escola veio só mais tarde, no fim da década de 60, tornando o que era somente um hotel de luxo também um local de aprendizado.

Grande Hotel Águas de São Pedro 2

Grande Hotel Águas de São Pedro

O Hotel

O Grande Hotel Águas de São Pedro é aquele tipo de lugar para passar um fim de semana ou uma data especial. Embora a cidade também tenha coisas interessantes (como  águas termais) o hotel é o atrativo principal. Ficar de bobeira na piscina, fazer esportes nas quadras ou até no campo de golfe ou usar o spa são algumas das possibilidades. No nosso caso, a atividade favorita foi a de sempre: comer. E bem.

águas de são pedro

O hotel funciona no esquema todas as refeições inclusas (exceto bebidas). Do café da manhã ao jantar, os alunos se esforçam mesmo para tirar boas notas e agradar aos professores e hóspedes.

Além do restaurante principal, hóspedes que queiram comida ainda mais sofisticada podem reservar uma mesa no Restaurante Engenho das Águas, estrelado há oito anos seguidos pelo Guia 4 Rodas, da Editora Abril.

Hotel Águas de São Pedro

*Fizemos essa viagem à convite do Grande Hotel Águas de São Pedro, em julho de 2013. 

 

Avalie este post

Compartilhe!







Banner para newsletter gratuita

Receba grátis nosso kit de Planejamento de Viagem

Eu quero!

 

 




Rafael

Siga minhas viagens também no perfil @rafael7camara no Instagram - Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014, voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

7 comentários sobre o texto “Águas de São Pedro: por dentro de um hotel-escola

  1. BOM DIA TENHO UNS AMIGOS MAIS ESPOSAS,E GOSTARIAMOS DE SABER, MAIS SOBRE O HOTEL E PONTOS TURISTICOS MAIS INTERESSANTES QUE VOCES TEM AGUAS DE SAO PEDRO.A FAIXA DE IDADE E DE 50 A 60 ANOS,TEMOS UM CLUBE DE BUGGYS E VIAJAMOS PARA ALGUMAS CIDADES DO INTERIOR,TAMBEM ALEM DA HOSPEDAGEM LUGAR SEGURO PARA GUARDAR NOSSO BUGGYS.MEU NOME LUIGI

  2. Trabalho como garçom, mais meu sonho é ser cozinheiro chef.
    Como eu poderia ser chef de cozinha se não tenho condições financeiro.
    Gostaria muito de aprender muito nas Águas de São Pedro..
    Quero resposta obrigado!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.