Como tirar o cartão de Vacinação Internacional

Atualizado em Janeiro/2018 – Se você está indo viajar, se deparou com a informação de que precisa tirar um cartão de vacinação internacional e não sabe o que diabos é isso ou como consegui-lo, prepare-se para ter todas as respostas para suas dúvidas! O nome oficial desse cartão é Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) e ele é fornecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Atualmente, a única vacina internacionalmente exigida para entrar em alguns países é aquela contra a Febre Amarela. Não são poucos os países que exigem esse certificado de brasileiros, principalmente na Ásia, África e América do Sul.

Para conferir se os lugares que você pretende visitar têm alguma exigência sanitária, basta entrar no site da Anvisa. O bom dessa ferramenta é que ela é constantemente atualizada e também informa sobre outras questões, como cuidados específicos que você possa precisar além do CIVP. Não é exigida a vacinação contra a Febre Amarela para entrada no Brasil, apesar de a vacinação ser recomendada para todo mundo que vai viajar pelo país.

Passo a passo para tirar o Cartão de Vacinação Internacional

Em primeiro lugar, você precisa tomar a vacina contra a Febre Amarela (caso ainda não tenha tomado). Essa vacina é gratuita em qualquer posto de saúde. Não se esqueça de levar seu cartão nacional de vacinação ou de pegar um novo no posto. O carimbo e a assinatura do agente de saúde indicando a vacina no seu cartão é um dos documentos necessários para tirar o CIVP. Lembre-se que a vacina precisa ser tomada pelo menos dez dias antes do seu embarque.

Antigamente, a informação da OMS era de que a vacina valia 10 anos, porém, essa instrução foi alterada por conta de novos estudos e atualmente uma única dose é suficiente para proteger contra a transmissão da febre amarela.

Em posse do seu cartão de vacinação, você precisa ir a um Centro de Orientação ao Viajante, que é um posto cadastrado da Anvisa. Confira aqui os endereços desses centros e encontre o mais próximo de você. Você precisa ir lá pessoalmente, caso for maior de 18 anos.

É preciso apresentar:

– O Cartão Nacional de Vacinação preenchido com a data da administração da vacina, lote, assinatura do profissional que realizou e identificação da unidade de saúde;

– Documento de identidade (pode ser qualquer documento oficial com foto). Para menores de idade, apresentar a certidão de nascimento. A vacina é recomendada para crianças a partir de 9 meses.

E quem não pode tomar a vacina?

A vacina contra Febre Amarela é contraindicada em caso de gravidez, pessoas com doenças que causem alteração no quadro imunológico ou que tenham alergia a ovo de galinha. A vacina também não é recomendada para crianças menores de 6 meses.

Se você não puder tomar a vacina de Febre Amarela por algum motivo, pode pedir para seu médico emitir o Atestado de Isenção de Vacinação. É só seguir o modelo de atestado recomendado pela Anvisa. O documento também pode ser emitido nos postos da Anvisa, desde que você leve o atestado médico.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

89 comentários sobre o texto “Como tirar o cartão de Vacinação Internacional

  1. Oi Luiza td bom?
    Vou para a Europa daqui 20 dias e sei que não preciso da vacinação contra a febre amarela, mas eu queria saber se precisa de outro tipo de vacina, como sarampo etc, e se por acaso precisar eu tenho que tirar a CIVP?
    Obrigada!

  2. Olá boa tarde Luíza ,Estoj indo para Portugal em setembro,e tomei a vacinação da febre amarela a dois anos atrás e já não tenho o cartão Nacional, será que tenho de tratar novamente?outra pergunta:só posso tratar o cartão internacional 10dias antes do embarque?

  3. Olá Luiza,

    tenho um probleminha, infelizmente. Antes de sair do Brasil nao retirei a carteirinha internacional de vacinação. Agora estou em outro país por um ano e gostaria de viajar em países ao redor. Essa carteirinha (ou equivalente que mostre que sou vacinado) pode ser atestada por outro orgão além da Anvisa?

  4. Oi boa tarde.
    Estou indo para Cancun lá é exigido a carteirinha de vacinação internacional? Pois onde moro não tira só no aeroporto porém meu vôo é as 6 h da manhã

  5. Olá Luiza!

    Sou brasileira, vou para Portugal ano que vem e pretendo ficar um bom tempo por lá. Porém, de lá de Portugal irei para a Índia. O cartão internacional de vacinação é preciso ser tirado aqui no Brasil ainda, ou posso tirar ele em Portugal, para embarcar de Portugal para a Índia?

    1. Oi Roziane,

      Você pode tirar em Portugal, mas não sei dizer onde. E nem como você faz para tomar a vacina aqui ou se ela é gratuita. Então, aconselharia a tirar no Brasil mesmo.

  6. Boa tarde.
    Estou indo para os Estados unidos onde não precisa do Certificado de Vacina, porem vou fazer uma conexão no Panama, ficarei em torno de 02 horas no aeroporto.
    No Panama segundo o site da ANVISA exige o Certificado!
    Nesse caso?
    Preciso ou não?

    1. Oi Cleber,

      Boa pergunta. Não sei dizer se vão te cobrar na conexão. Se você não for desembarcar e só for ficar na área internacional do aeroporto, provavelmente não precisa.

      1. Estive num posto da Anvisa esse mês para emissão do meu CIVP e lá me informaram que mesmo que seja apenas conexão com países que o exige é necessário te-lo, pois a própria companhia aérea não permite seu embarque sem o certificado.

    2. Não precisa! Já fiz várias vezes este percurso para os EUA através do Panamá. Seria necessário se você desembarcar , SAIR DO AEROPORTO PARA VISITAR A CIDADE DEO PANAMÁ.

  7. OI LUIZA, TENHO UMA VIAJEM PARA COLOMBIA NO SABADO TOMEI A VACINA DE FEBRE AMARELA MAIS NAO FIZ O CARTAO INTERNACIONAL DE VACINA, PQ NAO ME ATENTEI QUE A AVISA DO AEROPORTO NAO FUNCIONA EM FINAIS DE SEMANA.
    AGORA ESTOU INDO PARA A VIAJEM E NAO SEI O QUE FAZER.

  8. Boa noite! Queria saber se para tirar este cartao no aeroporto precisa agendar?
    E se você sabe o site ?
    Queria do Galeão Rj
    Não estou achando aonde faz o cadastro 😕
    Estou com medo de ir lá atoa é preciso agendar
    Aguardo sua resposta beijao

  9. Ola Boa tarde
    Perdi meu cartao de vacinas. trabalho em Angola faz 10 anos. Sei que tenho as vacinas todas em ordem, a nao ser que a vacina da febre amarela tenha expirado apos estes 10 anos, tenho copias do cartao extraviado. Neste momento estou em Angola chego a Portugal dia 29 de Marco. e volto 5 semanas depois e preciso de um cartao de vacinas novo pois nao me deixaram entrar no pais se nao o tiver comigo. Estou ja a tartar deste assunto com antecedencia para ter a certeza que nas minhas 5 semanas de ferias consigo ter o carta novo a tempo.
    Muito Obrigado
    Sergio

    1. A vacina de febre amarela é apenas uma dose .Vale para o resto da vida. Não há necessidade de tomar outra dose. Procure um posto de saúde em Portugal e mostre suas cópias do cartão extraviado,eles farão outro para você.

  10. Olá
    Estou viajando para Paris e Londres a trabalho e tenho que levar meu filho de 11 anos. Já olhei os países com alerta mais fiquei insegura pois eles já não atualiçao o site a alguns meses. Agradeço se alguém tiver alguma informação.

  11. O pessoal da anvisa colocou no Certificado o número do meu RG, que foi emitido em 1983 pelo IFP-RJ. Vou para o Panamá. Vc acha que posso ter problemas por esta carteira ser tão antiga? Adianta se levar minha identidade profissional, que também faz menção a este RG (que aliás foi de onde eles copiaram o numero do RG ao invés de colocar o número do Registro profissional)?

  12. Olá tudo bem?Olha eu kero tirar o visto pra Portugal sou Angolana,Tenho cartão de febre amarela,só que é nacional será que ser?já está a mais de 5 meses .bjs

  13. Uma amiga já está na Europa e não levou o certificado internacional. Ela está pensando em ir para Malta, que exige a vacina. Eu também vou mas já tenho tudo. Como ela pode tirar o certificado na Europa? Ela já tomou a vacina e tem o nacional com ela mas não tirou essa carteira internacional.

  14. Luiza, boa tarde tenho mais de 70 anos sou obrigada a me vacinar contra a febre amarela para ir para a Costa Rica ? Aqui não estão vacinando maiores de 70 anos.Obrigada Vera Fernandes de São Paulo Capital.

    1. Oi Vera,

      Se não tem como vc se vacinar, você tem que levar o Atestado de Isenção de Vacinação assinado por um médico, tal como explico no post.

    1. Oi Triz,

      Desculpe a demora para responder. Os Estados Unidos não exigem nenhuma vacina de brasileiros, então você não precisa do certificado para ir para lá

  15. Olá, viajo dia 8(depois de amanhã) para cHina, tomei todas as vacinas no tempo correto mas acabei esquecendo do certificado internacional, e a anvisa nao abre no final de semana. O que faço nesse caso, corro o risco de não conseguir embarcar? Vale ressaltar que na china é inverno, e vou para um grande centro urbano quase irradicado caso de febre amarela, será que o fiscal me libera no aeroporto sem o certificado internacional?

    1. Oi Mariana,

      Não é o mais recomendado, mas acredito que não terá problemas, desde que você tenha tirado o cartão de vacinação internacional certinho

  16. Boa tarde….indo amanha para Tailandia…vc sabe me dizer se preciso apresentar o Certificado Internacional de vacinação da febre amarela? ainda vigora essa lei?

      1. Ola bom dia!
        Olha só,no meu caso eu ja tomei a vacina febre amarela mas perdi o cartao,qdo tomei estava no litoral norte e preciso da carteirinha e estou em sp agora,sera q no aeroporto de congonhas derrepente eles conseguem ver no sistema?pq perdi minh carteirinha qd vacinei F.B

  17. Luiza ,irei viajar nos mes de Dezembro com minha família, para Venezuela,so que,meu filho irá estar com 7 meses ainda,ele precisa do cartão de vacina internacional ou posso entrar so com a rg dele ? Me ajuda.

  18. Luiza, preciso de socorro!!!
    Estou na China e vou para Tailândia, mas não me atentei a necessidade da vacina contra a febre amarela. Estou com passagem comprada.
    Qual a sua orientação?

  19. Luís moro no Japão a 15 anos vim do brasil faz uns 3 anos já vou viajar para Malásia tenho minha carteirinha de vacinação do brasi tudo certinho mas não tenho a internacional será q tem algum problema

    1. Oi Otávio,

      Se você mora no Japão há tanto, não corre os riscos de transmitir doenças ou ter sido infectado com febre amarela. Acredito que se você levar um comprovante da seu status de residente no Japão não terá problemas.

      Abraço

  20. Olá estou indo morar nos EUA E tenho uma bebe de 9 meses .. ela tem que tomar mais ulgumas vacinas .. a pergunta e onde poso vacinar a minha filha nos EUA

    1. Oi Eduardo,

      Não sei te dizer. Nos Estados Unidos não há serviço público de saúde. Eu te aconselharia talvez a vaciná-la no que for possível no Brasil.

    1. Oi Marcos,

      Se você comprovar que mora no Japão com o visto e tudo mais, imagino que não precise da vacina. afinal, não estará vindo do Brasil

  21. Olá Luiza
    Me tira uma dúvida sobre esse assunto por favor?
    Preciso pegar a minha carteira de vacinação internacional, mas no site da ANVISA, eles sugerem realizar um pré-cadastro, porém o site não funciona de jeito nenhum. Sabe se é realmente necessário realizar esse pré-cadastro ou posso ir direto em um posto de atendimento da ANVISA?
    Muito Obrigada desde já.
    Abs
    Obs: adoro todas as postagens de vocês 🙂 já me ajudaram muito em algumas das minhas viagens rs

    1. Oi Camila,

      Eu não fiz nenhum pré-cadastro. Fui direto a um posto de atendimento.

      Se o site não funciona (tente em mais de um navegadore, esses sites do governo costumam ser ruins), você não tem muita escolha, não é mesmo?

      Abraço

  22. Olá Luiza, perdi meu cartão de vacina internacional e estou na Austrália, e vou viajar para Bali daqui alguns dias, como faço pra retirar o cartão de vacina no aeroporto ?

    1. Oi Luan,

      Olha, eu não sei como você pode tirar aí da Austrália.
      No Brasil a Anvisa fornece os cartão nos aeroportos, mas aí do outro lado do mundo é diferente!

      Liga na embaixada brasileira na Austrália e se informe com eles sobre como proceder

  23. Uma duvida,
    Tomei essa vacina da Febre Amarela em menos de 10 anos, mas perdi meu cartao de vacinação, como posso fazer para comprovar que tenho tais vacinas? Posso pedir algum tipo de exame para meu médico sobre vacinas e imunidades e apresentar la?

    1. Oi Cristhiane,

      agora você me pegou, sinceramente, não sei o que você pode fazer. O jeito é consultar um médico ou ir a um posto de saúde e explicar a situação, quem sabe eles não te dão um novo cartão de vacinação?

    1. Oi Raquel,

      Se você ainda tem o seu comprovante da vacina, digo, seu cartão de vacinação comum, acho que pode procurar a anvisa e tentar tirar uma segunda via do certificado internacional!

  24. Oi, Luiza! Tem outra vacina internacionalmente exigida também mas é para Camarões para viajantes até dezembro de 2014. Tive que tomar reforço para poliomielite e estou com 2 cartões internacionais, um da vacina contra febre amarela e outro da vacina contra polio. Foi exigido para conseguir o visto.

    Tem também um lugar muito legal em Belo Horizonte que faz as duas coisas, você toma as vacinas e recebe já o certificado internacional na hora. É a Central do Viajante da prefeitura, inaugurada em 2012. Fiz tudo lá rapidinho, sem burocracia e gratuito. rua Paraíba, nº 890, Funcionários.

    Abraço!

    1. ola estou precisando de tirar essa carteira.mas nao sei como e onde tirar, preciso de mais informaçã. telefone de contato. eu moro em vitoria espirito santo.tem como vcs me passa o numero do telefone?

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.