Como tirar o cartão de Vacinação Internacional

Atualizado em Janeiro/2018 – Se você está indo viajar, se deparou com a informação de que precisa tirar um cartão de vacinação internacional e não sabe o que diabos é isso ou como consegui-lo, prepare-se para ter todas as respostas para suas dúvidas! O nome oficial desse cartão é Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) e ele é fornecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Atualmente, a única vacina internacionalmente exigida para entrar em alguns países é aquela contra a Febre Amarela. Não são poucos os países que exigem esse certificado de brasileiros, principalmente na Ásia, África e América do Sul.

Para conferir se os lugares que você pretende visitar têm alguma exigência sanitária, basta entrar no site da Anvisa. O bom dessa ferramenta é que ela é constantemente atualizada e também informa sobre outras questões, como cuidados específicos que você possa precisar além do CIVP. Não é exigida a vacinação contra a Febre Amarela para entrada no Brasil, apesar de a vacinação ser recomendada para todo mundo que vai viajar pelo país.

Passo a passo para tirar o Cartão de Vacinação Internacional

Em primeiro lugar, você precisa tomar a vacina contra a Febre Amarela (caso ainda não tenha tomado). Essa vacina é gratuita em qualquer posto de saúde. Não se esqueça de levar seu cartão nacional de vacinação ou de pegar um novo no posto. O carimbo e a assinatura do agente de saúde indicando a vacina no seu cartão é um dos documentos necessários para tirar o CIVP. Lembre-se que a vacina precisa ser tomada pelo menos dez dias antes do seu embarque.

Antigamente, a informação da OMS era de que a vacina valia 10 anos, porém, essa instrução foi alterada por conta de novos estudos e atualmente uma única dose é suficiente para proteger contra a transmissão da febre amarela.

Em posse do seu cartão de vacinação, você precisa ir a um Centro de Orientação ao Viajante, que é um posto cadastrado da Anvisa. Confira aqui os endereços desses centros e encontre o mais próximo de você. Você precisa ir lá pessoalmente, caso for maior de 18 anos.

É preciso apresentar:

– O Cartão Nacional de Vacinação preenchido com a data da administração da vacina, lote, assinatura do profissional que realizou e identificação da unidade de saúde;

– Documento de identidade (pode ser qualquer documento oficial com foto). Para menores de idade, apresentar a certidão de nascimento. A vacina é recomendada para crianças a partir de 9 meses.

E quem não pode tomar a vacina?

A vacina contra Febre Amarela é contraindicada em caso de gravidez, pessoas com doenças que causem alteração no quadro imunológico ou que tenham alergia a ovo de galinha. A vacina também não é recomendada para crianças menores de 6 meses.

Se você não puder tomar a vacina de Febre Amarela por algum motivo, pode pedir para seu médico emitir o Atestado de Isenção de Vacinação. É só seguir o modelo de atestado recomendado pela Anvisa. O documento também pode ser emitido nos postos da Anvisa, desde que você leve o atestado médico.


Compartilhe!







Quer nosso kit de Planejamento de Viagens?
Contém um Ebook, tabelas de orçamento,
roteiro e check-list (DE GRAÇA!)




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

89 comentários sobre o texto “Como tirar o cartão de Vacinação Internacional

  1. Oi Luiza td bom?
    Vou para a Europa daqui 20 dias e sei que não preciso da vacinação contra a febre amarela, mas eu queria saber se precisa de outro tipo de vacina, como sarampo etc, e se por acaso precisar eu tenho que tirar a CIVP?
    Obrigada!

  2. Olá boa tarde Luíza ,Estoj indo para Portugal em setembro,e tomei a vacinação da febre amarela a dois anos atrás e já não tenho o cartão Nacional, será que tenho de tratar novamente?outra pergunta:só posso tratar o cartão internacional 10dias antes do embarque?

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.