fbpx

9 cidades perto de São Paulo para visitar num final de semana

Não faltam cidades perto de São Paulo para você conhecer, seja no esquema bate-volta, seja para passar uma ou duas noites. E tem de tudo: cidade histórica, natureza, vilas charmosinhas, destinos românticos para casais, praia e centros religiosos.

Se você é da capital paulista e quer aproveitar um final de semana ou feriadão para viajar de carro, agora é só escolher o roteiro.

E uma dica importante para quem não tem carro: já explicamos como alugar um veículo com segurança, garantindo o melhor custo/benefício. Saiba como comparar preços, coberturas e reservar um carro online. 

Cidades perto de São Paulo para conhecer

  • Águas de São Pedro (185 km)

185 quilômetros e 2h30 de carro separam Águas de São Pedro da capital paulista. Com dois mil habitantes e o segundo menor território entre os municípios brasileiros, essa cidade é uma estância hidromineral – uma de suas fontes é riquíssima em enxofre.

O Parque Aquático Thermas e um hotel-escola que funciona no esquema meia pensão são os outros atrativos. Pela distância e atrações da cidade, vale a pena ficar pelo menos duas noites, mas quem tem apenas uma disponível não vai reclamar. Algumas opções de hospedagem:

cidades perto de são paulo para passear

Águas de São Pedro (Foto: Eduardo Shiroma, Wikimedia Commons)

  • Aparecida (180 km)

Não é preciso ser católico para que a ida até Aparecida, a 180 km da capital paulista, seja um programa interessante. Agora, que para os fiéis essa viagem é quase obrigatória, isso é inegável.

A cidade, que nasceu por conta da descoberta da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida no rio Paraíba do Sul, em 1717, é conhecida nacionalmente por causa de sua Catedral Basílica. Esse é o maior templo católico da América Latina – todos os anos, 13 milhões de fiéis passam por ali.

Durma pelo menos uma noite na cidade. Por estar no meio do caminho para o Rio de Janeiro, uma parada rápida e estratégica em Aparecida também é uma opção antes de seguir para a praia. Algumas opções de hospedagem:

Aparecida, São Paulo

Valter Campanato/ABr – Agência Brasil (Wikimedia Commons)

  • Paranapiacaba (60 km)

Uma vila de inspiração inglesa colada com a maior metrópole da América do Sul. Paranapiacaba não é uma cidade, mas um distrito de Santo André, a 63 quilômetros da capital. É tão perto que dá para ir de trem: o Expresso Turístico sai aos domingos, às 8h30, da Estação Luz. Detalhes no site da CPTM.

A vila nasceu para ser residência dos funcionários e sede da São Paulo Railway, uma companhia inglesa de trens que operou as estradas de ferro que levavam mercadorias para o porto de Santos. Hoje, é cenário batido em ensaios fotográficos, tanto pelo efeito “parou no tempo”, quando pela tradicional neblina que costuma encobrir a cidade. Algumas opções de hospedagem:

Paranapiacaba, São Paulo

Por Erica Catarina Pontes, shutterstock.com

  • Campos do Jordão (180 km)

O destino romântico número 1 de São Paulo e um dos mais importantes do Brasil. Essa é Campos do Jordão, que fica numa altitude de 1628 metros, no meio da Serra da Mantiqueira. Junte isso com as casas e construções em estilo europeu, bons restaurantes e temperaturas bem mais baixas do que as de São Paulo e vai ficar fácil entender por que o marketing turístico chama Campos do Jordão de Suíça brasileira.

O curioso é que a fama vem da tuberculose: por conta do clima de montanha, Campos do Jordão foi um importante destino sanatorial, onde as pessoas iam para buscar a cura da doença – exatamente como ocorria, na Europa, com a Suíça. As casas em estilo europeu vieram depois – e por causa – dessa fama.

Campos do Jordão é provavelmente o mais concorrido dos destinos desta lista, por isso convém reservar sua hospedagem com antecedência, principalmente em feriados e na alta temporada. Algumas opções de hospedagem:

cidades perto de São paulo

Pórtico de Campos do Jordão (Foto: User:OS2Warp)

  • Templo Zu Lai, em Cotia (30 km)

É tão perto que dá para ir de Uber (ou outro aplicativo). O Templo Zu Lai está em Cotia, uma cidade de 240 mil habitantes a apenas 30 quilômetros da Avenida Paulista.

O local é visitado não apenas por religiosos, mas também por quem se interessa em saber mais sobre o budismo ou simplesmente quer se sentir do outro lado do mundo.

Além de grandioso, o templo é cercado por uma área verde lindíssima. A entrada é gratuita e uma corrida para lá, num aplicativo de mobilidade, custa entre R$ 50 e R$ 60. Vá e volte no mesmo dia.

templo zulai

Paulo Lee, Wikimedia Commons (Shutterstock.com)

  • Holambra (135 km)

E segue o clima europeu – ou pelo menos à moda do Velho Continente. Se em Campos do Jordão o teletransporte é para a Suíça, em Holambra a viagem prometida é para os Países Baixos. E o nome não é coincidência: é uma junção das letras iniciais de Holanda, América e Brasil, uma homenagem aos imigrantes daquele país europeu que foram morar na região, após a Segunda Guerra Mundial.

Holambra é conhecida nacionalmente como a cidade das flores – esse é o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais do continente! Além de passear pelo centrinho, o grande programa por ali é conhecer um dos muitos campos de flores.

Vale ficar atento aos meses de agosto e setembro, quando ocorre a Expoflora, maior evento do tipo na América do Sul e que atrai pelo menos 300 mil visitantes por ano. Algumas opções de hospedagem:

Holambra, cidades perto de são paulo

Holambra (Foto: Por Paulo Nabas, Shutterstock.com)

  • Embu das Artes (25 km)

Mais um destino que combina com bate-volta, afinal Embu das Artes fica a menos de 30 km do centro da capital. O sobrenome “das Artes” é uma aquisição recente no nome da cidade, que há décadas tem vocação artística, e foi incorporado em 2011, após um plebiscito.

Por ali, as principais atrações são feiras, barraquinhas e lojas de artesanato, além de antiquários. Igrejas, casas históricas (e coloridas) e bons restaurantes completam a lista de atrações.

Se tiver mais tempo e quiser aproveitar o clima local, pode valer a pena passar uma noite na cidade. Algumas opções de hospedagem:

Embu das Artes

Por Roberto Epifanio, shutterstock.com

  • Santo Antônio do Pinhal (160 km)

Apenas 20 quilômetros separam Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal, distância que imediatamente coloca um destino junto com outro naquela pastinha de roteiros paulistas. Com seis mil habitantes, essa cidadezinha perdida tem clima tranquilo e está cercada pela natureza da Serra da Mantiqueira.

O principal programa por ali é perambular pelas praças, ruas e parques da cidade, que costuma ficar lotada em feriados e herdou um pouco do movimento da vizinha mais famosa. Para os aventureiros, trilhas, esportes radicais e cachoeiras também são opções. Hospedagem:

Santo Antônio do Pinhal, cidades perto de são paulo

Foto: IsmaelSilva, Wikimedia Commons

  • Atibaia (64 km)

Muita natureza, opções para descanso e bons restaurantes. A distância para a capital também é conveniente, e em menos de uma hora, pela BR-146/BR-381, você estará em Atibaia.

Uma das atrações é a Pedra Grande, que tem 1400 metros de altura e uma vista linda – é um bom passeio para trilheiros. A Igreja Nossa Senhora do Rosário, o Lago do Major e o Parque das Águas são outros cartões-postais de Atibaia, que também conta com um teleférico.

Atibaia é conhecida pelos esportes de aventura, como o paraglider a partir da Pedra Grande ou mesmo saltos de paraquedas. Por fim, algumas cachoeiras completam a lista de possibilidades. Hospedagem:


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Rafael

Siga minhas viagens também no perfil @rafael7camara no Instagram - Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014, voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários sobre o texto “9 cidades perto de São Paulo para visitar num final de semana

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.