Não faltam cidades perto de São Paulo para você conhecer, seja no esquema bate-volta, seja para passar uma ou duas noites. E tem de tudo: cidade histórica, natureza, vilas charmosinhas, destinos românticos para casais, praia e centros religiosos.
Se você é da capital paulista e quer aproveitar um final de semana ou feriadão para viajar de carro, agora é só escolher o roteiro.
E uma dica importante para quem não tem carro: já explicamos como alugar um veículo com segurança, garantindo o melhor custo/benefício. Saiba como comparar preços, coberturas e reservar um carro online.
Cidades perto de São Paulo para conhecer
-
Águas de São Pedro (185 km)
185 quilômetros e 2h30 de carro separam Águas de São Pedro da capital paulista. Com dois mil habitantes e o segundo menor território entre os municípios brasileiros, essa cidade é uma estância hidromineral – uma de suas fontes é riquíssima em enxofre.
O Parque Aquático Thermas e um hotel-escola que funciona no esquema meia pensão são os outros atrativos. Pela distância e atrações da cidade, vale a pena ficar pelo menos duas noites, mas quem tem apenas uma disponível não vai reclamar. Algumas opções de hospedagem:
- Piccola Pousada – Muito bem avaliada pela localização e custo/benefício.
- Hotel Portal das Aguas – Tem piscina e preços interessantes
- Pousada San Pietro – Piscina, pôr do sol e uma das melhores opções da cidade
Águas de São Pedro (Foto: Eduardo Shiroma, Wikimedia Commons)
-
Aparecida (180 km)
Não é preciso ser católico para que a ida até Aparecida, a 180 km da capital paulista, seja um programa interessante. Agora, que para os fiéis essa viagem é quase obrigatória, isso é inegável.
A cidade, que nasceu por conta da descoberta da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida no rio Paraíba do Sul, em 1717, é conhecida nacionalmente por causa de sua Catedral Basílica. Esse é o maior templo católico da América Latina – todos os anos, 13 milhões de fiéis passam por ali.
- Veja também: 6 comidas típicas de São Paulo
- 17 museus em São Paulo, gratuitos ou não, que valem a visita
- Onde ir em São Paulo – lugares secretos da capital paulista
Durma pelo menos uma noite na cidade. Por estar no meio do caminho para o Rio de Janeiro, uma parada rápida e estratégica em Aparecida também é uma opção antes de seguir para a praia. Algumas opções de hospedagem:
- Pousada do Bom Jesus – Hospedagem mais bem avaliada da cidade, fica num prédio lindo
- Hotel Pousada Recanto da Madá – Opção mais econômica. Está a dois quilômetros do santuário
- Santuário Palace Hotel – Localização incrível, de frente pra Basílica
Agência Brasil (Wikimedia Commons)
–-
Paranapiacaba (60 km)
Uma vila de inspiração inglesa colada com a maior metrópole da América do Sul. Paranapiacaba não é uma cidade, mas um distrito de Santo André, a 63 quilômetros da capital. É tão perto que dá para ir de trem: o Expresso Turístico sai aos domingos, às 8h30, da Estação Luz. Detalhes no site da CPTM.
A vila nasceu para ser residência dos funcionários e sede da São Paulo Railway, uma companhia inglesa de trens que operou as estradas de ferro que levavam mercadorias para o porto de Santos. Hoje, é cenário batido em ensaios fotográficos, tanto pelo efeito “parou no tempo”, quando pela tradicional neblina que costuma encobrir a cidade. Algumas opções de hospedagem:
- pousada ferreira’s – Boa localização, custo/benefício e bem avaliada no Booking
- Pousada Avalon – Outra queridinha da cidade, com ótima avaliação
- Hospedaria Os Memorialistas – Charmosa e com boa localização
Por Erica Catarina Pontes, shutterstock.com
-
Campos do Jordão (180 km)
O destino romântico número 1 de São Paulo e um dos mais importantes do Brasil. Essa é Campos do Jordão, que fica numa altitude de 1628 metros, no meio da Serra da Mantiqueira. Junte isso com as casas e construções em estilo europeu, bons restaurantes e temperaturas bem mais baixas do que as de São Paulo e vai ficar fácil entender por que o marketing turístico chama Campos do Jordão de Suíça brasileira.
O curioso é que a fama vem da tuberculose: por conta do clima de montanha, Campos do Jordão foi um importante destino sanatorial, onde as pessoas iam para buscar a cura da doença – exatamente como ocorria, na Europa, com a Suíça. As casas em estilo europeu vieram depois – e por causa – dessa fama.
Campos do Jordão é provavelmente o mais concorrido dos destinos desta lista, por isso convém reservar sua hospedagem com antecedência, principalmente em feriados e na alta temporada. Algumas opções de hospedagem:
- Pousada Cantinho da Serra – Ótima escolha, com bom café da manhã.
- Pousada Recanto dos Sonhos – Outra opção muito boa, procurada principalmente por casais
- Nacional Inn Campos do Jordão – Piscina coberta, sauna e academia, tudo isso num casarão lindo
- Hotel Leão da Montanha – Escolha tradicional, fica num prédio grande e tem boa localização
Pórtico de Campos do Jordão (Foto: User:OS2Warp)
-
Templo Zu Lai, em Cotia (30 km)
É tão perto que dá para ir de Uber (ou outro aplicativo). O Templo Zu Lai está em Cotia, uma cidade de 240 mil habitantes a apenas 30 quilômetros da Avenida Paulista.
O local é visitado não apenas por religiosos, mas também por quem se interessa em saber mais sobre o budismo ou simplesmente quer se sentir do outro lado do mundo.
Além de grandioso, o templo é cercado por uma área verde lindíssima. A entrada é gratuita e uma corrida para lá, num aplicativo de mobilidade, custa entre R$ 50 e R$ 60. Vá e volte no mesmo dia.
Paulo Lee, Wikimedia Commons (Shutterstock.com)
-
Holambra (135 km)
E segue o clima europeu – ou pelo menos à moda do Velho Continente. Se em Campos do Jordão o teletransporte é para a Suíça, em Holambra a viagem prometida é para os Países Baixos. E o nome não é coincidência: é uma junção das letras iniciais de Holanda, América e Brasil, uma homenagem aos imigrantes daquele país europeu que foram morar na região, após a Segunda Guerra Mundial.
Holambra é conhecida nacionalmente como a cidade das flores – esse é o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais do continente! Além de passear pelo centrinho, o grande programa por ali é conhecer um dos muitos campos de flores.
Vale ficar atento aos meses de agosto e setembro, quando ocorre a Expoflora, maior evento do tipo na América do Sul e que atrai pelo menos 300 mil visitantes por ano. Algumas opções de hospedagem:
- Holambra Garden Hotel – Uma das principais escolhas da cidade e apontado como “fabuloso” pelos hóspedes
- Rancho da Cachaça Pousada – Piscina, jardim e bom café da manhã
- Hotel 1948 – Opção quatro estrelas, pra quem busca um pouco mais de conforto
Holambra (Foto: Por Paulo Nabas, Shutterstock.com)
-
Embu das Artes (25 km)
Mais um destino que combina com bate-volta, afinal Embu das Artes fica a menos de 30 km do centro da capital. O sobrenome “das Artes” é uma aquisição recente no nome da cidade, que há décadas tem vocação artística, e foi incorporado em 2011, após um plebiscito.
Por ali, as principais atrações são feiras, barraquinhas e lojas de artesanato, além de antiquários. Igrejas, casas históricas (e coloridas) e bons restaurantes completam a lista de atrações.
Se tiver mais tempo e quiser aproveitar o clima local, pode valer a pena passar uma noite na cidade. Algumas opções de hospedagem:
- Pousada Du Valle – Diárias com preços interessantes e boa localização
- Hotel Vale das Artes – No mesmo esquema, simples, mas bom
Por Roberto Epifanio, shutterstock.com
-
Santo Antônio do Pinhal (160 km)
Apenas 20 quilômetros separam Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal, distância que imediatamente coloca um destino junto com outro naquela pastinha de roteiros paulistas. Com seis mil habitantes, essa cidadezinha perdida tem clima tranquilo e está cercada pela natureza da Serra da Mantiqueira.
O principal programa por ali é perambular pelas praças, ruas e parques da cidade, que costuma ficar lotada em feriados e herdou um pouco do movimento da vizinha mais famosa. Para os aventureiros, trilhas, esportes radicais e cachoeiras também são opções. Hospedagem:
- Recanto das Águas – Tem vários chalés, piscina e boa localização
- Pousada Vale Monte Azul – Afastada do centro e com vista incrível para as montanhas, tem chalés com banheira e lareira
- Quinta dos Pinhais Pouso e Charme – Outra com vista panorâmica e perfeita para um fim de semana romântico perto de São Paulo
Foto: IsmaelSilva, Wikimedia Commons
-
Atibaia (64 km)
Muita natureza, opções para descanso e bons restaurantes. A distância para a capital também é conveniente, e em menos de uma hora, pela BR-146/BR-381, você estará em Atibaia.
Uma das atrações é a Pedra Grande, que tem 1400 metros de altura e uma vista linda – é um bom passeio para trilheiros. A Igreja Nossa Senhora do Rosário, o Lago do Major e o Parque das Águas são outros cartões-postais de Atibaia, que também conta com um teleférico.
Atibaia é conhecida pelos esportes de aventura, como o paraglider a partir da Pedra Grande ou mesmo saltos de paraquedas. Por fim, algumas cachoeiras completam a lista de possibilidades. Hospedagem:
- Refugio do Saci Hotel: Pousada com duas piscinas, quadra, sauna, academia e estrutura de lazer.
- Pousada Atibaia: Bom custo/benefício e elogiada por casais.
- Recanto Da Paz Hotel Fazenda: Num casarão lindo, tem quartos, casas e chalés. Boa opção para famílias.
- Tauá Hotel & Convention Atibaia: Com estrutura de resort e centro de convenções. Muito procurado por famílias com crianças.
Inscreva-se na nossa newsletter
Oba! Ótimas dicas!
Adoro os textos de toda a equipe, também li agorinha o texto sobre filmes em Veneza.
Viajei um pouco, no momento estamos atracadas em casa por motivos de força maior e continuo viajando virtualmente com vocês!
Brigada e beijos a todos
Adorei!
Que bom, Claudia.
Abraço!