9 cidades perto de São Paulo para visitar num final de semana

Não faltam cidades perto de São Paulo para você conhecer, seja no esquema bate-volta, seja para passar uma ou duas noites. E tem de tudo: cidade histórica, natureza, vilas charmosinhas, destinos românticos para casais, praia e centros religiosos.

Se você é da capital paulista e quer aproveitar um final de semana ou feriadão para viajar de carro, agora é só escolher o roteiro.

E uma dica importante para quem não tem carro: já explicamos como alugar um veículo com segurança, garantindo o melhor custo/benefício. Saiba como comparar preços, coberturas e reservar um carro online. 

Cidades perto de São Paulo para conhecer

  • Águas de São Pedro (185 km)

185 quilômetros e 2h30 de carro separam Águas de São Pedro da capital paulista. Com dois mil habitantes e o segundo menor território entre os municípios brasileiros, essa cidade é uma estância hidromineral – uma de suas fontes é riquíssima em enxofre.

O Parque Aquático Thermas e um hotel-escola que funciona no esquema meia pensão são os outros atrativos. Pela distância e atrações da cidade, vale a pena ficar pelo menos duas noites, mas quem tem apenas uma disponível não vai reclamar. Algumas opções de hospedagem:

cidades perto de são paulo para passear

Águas de São Pedro (Foto: Eduardo Shiroma, Wikimedia Commons)

  • Aparecida (180 km)

Não é preciso ser católico para que a ida até Aparecida, a 180 km da capital paulista, seja um programa interessante. Agora, que para os fiéis essa viagem é quase obrigatória, isso é inegável.

A cidade, que nasceu por conta da descoberta da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida no rio Paraíba do Sul, em 1717, é conhecida nacionalmente por causa de sua Catedral Basílica. Esse é o maior templo católico da América Latina – todos os anos, 13 milhões de fiéis passam por ali.

Durma pelo menos uma noite na cidade. Por estar no meio do caminho para o Rio de Janeiro, uma parada rápida e estratégica em Aparecida também é uma opção antes de seguir para a praia. Algumas opções de hospedagem:

Aparecida, São Paulo

Valter Campanato/ABr – Agência Brasil (Wikimedia Commons)

  • Paranapiacaba (60 km)

Uma vila de inspiração inglesa colada com a maior metrópole da América do Sul. Paranapiacaba não é uma cidade, mas um distrito de Santo André, a 63 quilômetros da capital. É tão perto que dá para ir de trem: o Expresso Turístico sai aos domingos, às 8h30, da Estação Luz. Detalhes no site da CPTM.

A vila nasceu para ser residência dos funcionários e sede da São Paulo Railway, uma companhia inglesa de trens que operou as estradas de ferro que levavam mercadorias para o porto de Santos. Hoje, é cenário batido em ensaios fotográficos, tanto pelo efeito “parou no tempo”, quando pela tradicional neblina que costuma encobrir a cidade. Algumas opções de hospedagem:

Paranapiacaba, São Paulo

Por Erica Catarina Pontes, shutterstock.com

  • Campos do Jordão (180 km)

O destino romântico número 1 de São Paulo e um dos mais importantes do Brasil. Essa é Campos do Jordão, que fica numa altitude de 1628 metros, no meio da Serra da Mantiqueira. Junte isso com as casas e construções em estilo europeu, bons restaurantes e temperaturas bem mais baixas do que as de São Paulo e vai ficar fácil entender por que o marketing turístico chama Campos do Jordão de Suíça brasileira.

O curioso é que a fama vem da tuberculose: por conta do clima de montanha, Campos do Jordão foi um importante destino sanatorial, onde as pessoas iam para buscar a cura da doença – exatamente como ocorria, na Europa, com a Suíça. As casas em estilo europeu vieram depois – e por causa – dessa fama.

Campos do Jordão é provavelmente o mais concorrido dos destinos desta lista, por isso convém reservar sua hospedagem com antecedência, principalmente em feriados e na alta temporada. Algumas opções de hospedagem:

cidades perto de São paulo

Pórtico de Campos do Jordão (Foto: User:OS2Warp)

  • Templo Zu Lai, em Cotia (30 km)

É tão perto que dá para ir de Uber (ou outro aplicativo). O Templo Zu Lai está em Cotia, uma cidade de 240 mil habitantes a apenas 30 quilômetros da Avenida Paulista.

O local é visitado não apenas por religiosos, mas também por quem se interessa em saber mais sobre o budismo ou simplesmente quer se sentir do outro lado do mundo.

Além de grandioso, o templo é cercado por uma área verde lindíssima. A entrada é gratuita e uma corrida para lá, num aplicativo de mobilidade, custa entre R$ 50 e R$ 60. Vá e volte no mesmo dia.

templo zulai

Paulo Lee, Wikimedia Commons (Shutterstock.com)

  • Holambra (135 km)

E segue o clima europeu – ou pelo menos à moda do Velho Continente. Se em Campos do Jordão o teletransporte é para a Suíça, em Holambra a viagem prometida é para os Países Baixos. E o nome não é coincidência: é uma junção das letras iniciais de Holanda, América e Brasil, uma homenagem aos imigrantes daquele país europeu que foram morar na região, após a Segunda Guerra Mundial.

Holambra é conhecida nacionalmente como a cidade das flores – esse é o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais do continente! Além de passear pelo centrinho, o grande programa por ali é conhecer um dos muitos campos de flores.

Vale ficar atento aos meses de agosto e setembro, quando ocorre a Expoflora, maior evento do tipo na América do Sul e que atrai pelo menos 300 mil visitantes por ano. Algumas opções de hospedagem:

Holambra, cidades perto de são paulo

Holambra (Foto: Por Paulo Nabas, Shutterstock.com)

  • Embu das Artes (25 km)

Mais um destino que combina com bate-volta, afinal Embu das Artes fica a menos de 30 km do centro da capital. O sobrenome “das Artes” é uma aquisição recente no nome da cidade, que há décadas tem vocação artística, e foi incorporado em 2011, após um plebiscito.

Por ali, as principais atrações são feiras, barraquinhas e lojas de artesanato, além de antiquários. Igrejas, casas históricas (e coloridas) e bons restaurantes completam a lista de atrações.

Se tiver mais tempo e quiser aproveitar o clima local, pode valer a pena passar uma noite na cidade. Algumas opções de hospedagem:

Embu das Artes

Por Roberto Epifanio, shutterstock.com

  • Santo Antônio do Pinhal (160 km)

Apenas 20 quilômetros separam Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal, distância que imediatamente coloca um destino junto com outro naquela pastinha de roteiros paulistas. Com seis mil habitantes, essa cidadezinha perdida tem clima tranquilo e está cercada pela natureza da Serra da Mantiqueira.

O principal programa por ali é perambular pelas praças, ruas e parques da cidade, que costuma ficar lotada em feriados e herdou um pouco do movimento da vizinha mais famosa. Para os aventureiros, trilhas, esportes radicais e cachoeiras também são opções. Hospedagem:

Santo Antônio do Pinhal, cidades perto de são paulo

Foto: IsmaelSilva, Wikimedia Commons

  • Atibaia (64 km)

Muita natureza, opções para descanso e bons restaurantes. A distância para a capital também é conveniente, e em menos de uma hora, pela BR-146/BR-381, você estará em Atibaia.

Uma das atrações é a Pedra Grande, que tem 1400 metros de altura e uma vista linda – é um bom passeio para trilheiros. A Igreja Nossa Senhora do Rosário, o Lago do Major e o Parque das Águas são outros cartões-postais de Atibaia, que também conta com um teleférico.

Atibaia é conhecida pelos esportes de aventura, como o paraglider a partir da Pedra Grande ou mesmo saltos de paraquedas. Por fim, algumas cachoeiras completam a lista de possibilidades. Hospedagem:

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 comentários sobre o texto “9 cidades perto de São Paulo para visitar num final de semana

  1. Oba! Ótimas dicas!
    Adoro os textos de toda a equipe, também li agorinha o texto sobre filmes em Veneza.
    Viajei um pouco, no momento estamos atracadas em casa por motivos de força maior e continuo viajando virtualmente com vocês!
    Brigada e beijos a todos

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.