Tags:
Atlas: Bangkok, Tailândia

Guia da comida de rua em Bangkok

Os muitos clientes se amontoavam no pequeno restaurante de paredes e mesas brancas. Do lado de fora casa 442 da rua Yaowarat, em plena Chinatown, templo da comida de rua tailandesa em Bangkok, um senhor cortava a carne de porco com um facão e separava os pedaços que seriam usados na preparação do Guay Jub, uma sopa de origem vietnamita bastante popular na Tailândia, preparada com noodles de arroz. O prato veio servido em uma tigela de plástico e uma espécie de colher específica para as sopas locais. Molhos, açúcar e pimenta eram adicionados ao gosto do freguês.

Guia completo de Bangkok, na Tailândia:
Onde ficar em Bangkok
O que fazer em Bangkok
Onde comer em Bangkok
Como se locomover em Bangkok

Onde comer street food em Bangkok - Chinatown

Longe tanto da sofisticação dos restaurantes estrelados que fazem a fama da gastronomia tailandesa, quanto do reduto 100% internacional da Khao San Road, é nos becos e barraquinhas que formam a Chinatown de Bangkok que a comida de rua se torna parte da vida na capital. Todos os fins de tarde, as mesas e cadeiras de plástico se enchem de gente em busca de uma refeição barata depois do serviço. Ali, é possível conseguir um banquete completo, da entrada à sobremesa, apenas se deslocando entre as diferentes especialidades dos carrinhos.

Comida de rua em Bangkok

Comida de rua em Bangkok

Comida de rua em Bangkok

Principais pratos da comida de rua tailandesa

A comida de rua de Bangkok surpreende pela variedade. Na cidade, é possível encontrar representantes de todas as tradições gastronômicas do país e, inclusive, das culturas ao redor, sempre a preços módicos e porções generosas. Os famosos espetinhos de insetos, que despertam a curiosidade de muitos, no entanto, passam longe da Chinatown: a venda das iguarias se restringe aos turistas da Khao San Road.

Leia também:
As pessoas realmente comem insetos na Tailândia?
Pratos típicos da culinária tailandesa
A história por trás do Pad Thai

Comida de rua em Bangkok

Comida de rua em Bangkok

Um campeão de vendas nacional é o Mango Sticky Rice, ou a manga com arroz doce feito com leite de coco e servido quentinho com generosos pedaços da fruta. A sobremesa é ainda mais saborosa quando consumida na época da manga, de abril a junho. Também entra para a lista das comidas de rua favoritas dos tailandeses o arroz com curry, considerado uma espécie de fast food local.

Comida de rua em Bangkok

Até mesmo o Pad Thai, prato mais famoso do país e que já ganhou versões requintadas nos melhores restaurantes, ainda é largamente consumido nas ruas e tem sua versão mais famosa na cidade preparada por uma barraquinha. É verdade que o Thip Samai possui um restaurante próprio que deixa longe a experiência de comer na rua. Os pratos, no entanto, são preparados no meio da calçada, como manda a tradição tailandesa, e só depois servidos ao clientes no interior. Como o restaurante é pequeno e a fama do lugar é grande, muita gente prefere pedir seu Pad Thai para viagem, modalidade na qual ele é servido dentro  de sacolinhas plásticas. Mais de rua impossível.

Thip Samai - onde comer o melhor pad thai de bangkok

Onde comer comida de rua em Bangkok

Alguns mercados e postos de comida de rua recomendados em Bangkok:

  • Thip Samai: Melhor pad thai da Bangkok. Costuma ter fila para entrar. (313 315 Maha Chai Rd, Samran Rat, Phra Nakhon, Bangkok)
  • Feirinha da Chinatown: Variedade de opções (Rua Yaowarat e arredores)
  • Chatuchak Market: O mercado de fim de semana, está a cinco minutos de caminhada da estação Mo Chit.
  • Sampeng Market: Um dos mercados mais famosos entre os moradores da cidade. Abre todos os dias e fica a cinco minutos da doca de Ratchawong.
  • Wang Lang Market: Não é muito frequentado por estrangeiros, mas é bem famosos entre a juventude local porque fica em uma região universitária. Fica ao lado do Siriraj Hospital e a melhor forma de chegar é de barco até a doca de Wang Lang.

Há diversos tours gastronômicos que percorrem os mercados de rua em Bangkok. Você pode contratá-los agora mesmo no site do Get Your Guide ou escolhendo entre um dos listados abaixo:

*O 360meridianos viajou a convite da Embaixada da Tailândia no Brasil.


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Natália Becattini

Jornalista, escritora e mochileira. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Já chamei muito lugar de casa, mas é pra BH que eu sempre volto. Além do 360, mantenho uma newsletter inconstante, a Vírgulas Rebeldes, na qual publico crônicas e contos . Siga também no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.