Conceição da Barra: praias no norte do Espírito Santo

Pode um beijo criar uma cidade inteira? Esta é a lenda que envolve a criação de Conceição da Barra, no norte do Espírito Santo, a 264 quilômetros de Vitória. A cidade teria nascido quando o mar e o rio Cricaré se beijaram. E olha que esse encontro foi intenso. Com a maré alta, o mar avança em direção aos quiosques. Os ventos fortes empurram a areia até o calçadão. Grandes barreiras de contenção foram construídas na praia para impedir o avanço do mar para dentro de Conceição.

Estivemos lá em janeiro de 2010, no primeiro mochilão que eu e a Naty realizamos. Como nunca é tarde para falar de viagem, resolvemos postar nossas primeiras aventuras como viajantes aqui no 360meridianos. Antes de Conceição, estávamos em Guarapari – a praia oficial dos mineiros sem mar. Como não havia ônibus ligando as duas cidades, seguimos até Vitória, de onde pegamos um ônibus para o norte do Espírito Santo.

Conceição da Barra

Ao chegar, procuramos logo a praia. A rodoviária fica perto do litoral, o que tornou tudo mais fácil. O conjunto praia, ventos e a beleza do mar nos conquistaram de cara. E até o muro de pedras na beira da Praia do Farol ajuda no visual . Por causa do calor insuportável, resolvemos arriscar um banho no fim da tarde. Na Praia da Folia, onde as ondas não pareciam grandes demais, nem pedras pontiagudas ameaçavam nos matar, caímos na água. E aí veio a maior surpresa: as águas de Conceição da Barra são mornas. Por isso não é nada difícil encontrar turistas em banhos noturnos. Durante o dia, a medida que a maré vai subindo pequenas piscinas naturais se formam na areia, antes da arrebentação. Banhistas se estendem pelas poças, aproveitando a banheira natural de águas quentes.

Conceição da Barra Espirito santo

Mas o mar não é o único atrativo de Conceição. No fim do dia as pessoas se reúnem no porto da cidade, que tem uma vista espetacular do Rio Cricaré (também chamado de rio São Mateus). É ali que ficam os melhores botecos, com direito a cerveja gelada. Na alta temporada e nos fins de semana rolam shows e apresentações de grupos musicais. Quando fomos predominava o interesse por axé. O carnaval também é agitado na cidade, atraindo muita gente de Minas Gerais e até mesmo de São Paulo.

Fora essas opções, a noite nos pareceu parada, com poucas alternativas e cara de cidade de interior. Isso é ótimo para quem gosta de relaxar, mas nem tão legal para quem curte um agito. Um dos passeios mais procurados pelos turistas é o de chalana, um tipo de embarcação que sobe o rio em um roteiro ecológico. É bom repetir, isso foi o que vimos em 2010, mas a situação pode ter mudado. Como quase não existem relatos na blogosfera sobre Conceição, fica o que vimos de perto, mesmo que com um considerável atraso.

Outras alternativas envolvem o turismo de aventura, como rapel e trekking. Vale conhecer a cidade de águas quentes – e partir para Dunas de Itaúnas, um pedacinho do Espírito Santo que merece ser descoberto pelo brasileiro.

 


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Rafael

Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014 voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura. Siga minhas viagens também no instagram, no perfil @rafael7camara no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários sobre o texto “Conceição da Barra: praias no norte do Espírito Santo

  1. Oi, gente! Minha família tem casa em Conceicao da Barra, e vamos pra lá todo a o no Carnaval. É incrivel! A cidade tem uma energia boa, foi toda remoldurada (pois o mar invadiu a cidade) e o carnaval é foda de bom! Tem gente de tudo quanto é canto. E o melhor: dá pra andar a cidade inteira a pe, e ainda tem a cachaçaria famosa la. Entao nao tem problemas com beber e dirigir! É cidade pequena, mas amo!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.