O que fazer em Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais

Conceição do Mato Dentro é uma velha conhecida dos mineiros pela proximidade com o Parque Nacional da Serra do Cipó. De fato, o ecoturismo que leva a cachoeiras dignas de cartão-postal é o principal atrativo da região, que costuma lotar de gente em busca de um contato mais próximo da natureza nos feriados prolongados. A cidade, no entanto, tem mais a oferecer. Com um centro histórico pequenininho, mas bem típico do interior de Minas, ali também se esconde um potencial enorme de cultura e gastronomia para ser explorado. Veja agora algumas dicas do que fazer em Conceição do Mato Dentro e como planejar sua viagem pra lá.

Leia também: Tudo o que já escrevemos sobre a Estrada Real
Roteiro pelas Cidades Históricas de Minas Gerais

Centro Histórico de Conceição do Mato Dentro

O centro histórico de Conceição do Mato Dentro é aquele típico retrato de Minas: ruas de paralelepípedo, casinhas brancas de portas coloridas, no estilo colonial, igrejas no plural. Embora tenha uma construção mais moderna aqui e ali, que destoam do cenário geral, a cidade ainda preserva aquela atmosfera aconchegante do interior, algo que há muito se perdeu em lugares como Ouro Preto e Tiradentes.

Matriz Conceição do Mato Dentro

O orgulho local é a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que resiste desde o século 18 e acabou de passar por uma reforma, mas a minha favorita foi a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e o coreto, inaugurada por negros escravizados que eram proibidos de frequentar a Matriz. Já o Santuário Bom Jesus do Matozinhos, embora tenha uma arquitetura que destoa do resto, oferece uma boa vista da cidade e da Igreja do Rosário. Ele foi construído em 1934 para substituir um antigo santuário que se encontrava em estado avançado de degradação.

Conceição do Mato Dentro: Centro Histórico

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Para comprar algumas delícias da gastronomia mineira diretamente das mãos dos produtores locais, não deixe de passar no Mercado Municipal. O forte ali são os queijos (é Minas, né?), doces, biscoitos e geleias, além de artesanato. Como o espaço é reduzido, você consegue conhecer todo o centro histórico de Conceição em uma tarde.

Cachoeiras próximas de Conceição do Mato Dentro

Conceição do Mato Dentro: tabuleiro

Cachoeira do Tabuleiro

Em formato de coração e com 273 metros de queda, a Cachoeira do Tabuleiro é a mais famosa da região, a ponto de ser considerada um símbolo da cidade. A entrada fica a 20 quilômetros do centro e, ali, é preciso pagar uma taxa de R$ 10 para seguir pelas trilhas. A mais popular, de dificuldade média, dura entre 1h30 e 2h até o poço. Há ainda uma trilha de dificuldade difícil, de 3h de caminhada, que chega pelo lado de cima da cachu. Confesso que não fiz nenhuma das duas e parei no mirante. E mesmo dali, só a vista já vale a pena.

Além dela, há ainda a cachoeira Rabo de Cavalo,com três quedas com 120, 50 e 80 metros e poço apto para nado (trilha de nível fácil); a cachoeira do Boqueirão (nível difícil); cachoeira do Congonhas (nível fácil) e a cachoeira do Peixe Tolo (nível fácil).

Festivais e cultura

Fartura Conceição

Em 2018, o Fartura Brasil, realizou o lançamento do festival Fartura Conceição. A iniciativa, que ocorre em diversas cidades do país, incluindo Belo Horizonte, Belém e Fortaleza, coloca luz no trajeto “da origem ao prato”, valorizando o trabalho dos produtores locais na criação das receitas que serão servidas no evento. Com cursos de gastronomia, shows e “cozinhas ao vivo”, nas quais os chefs preparavam os pratos diante do público, a iniciativa deve ser ampliada em 2019 (ainda sem data definida) com o objetivo de fortalecer a cena gastronômica local.

Conceição do Mato Dentro: comida

Onde comer em Conceição do Mato Dentro

Além do Mercado Municipal, uma boa opção de restaurante é o Varanda da Serra (R. Espírito Santo, 79), comida mineira com gostinho de almoço de vó servida no quilo, com preço honesto. Ah, e se você passar pela cidade, não deixe de provar o famoso pastel de angu de lá.

Conceição do Mato Dentro: pastel de angu

O pastel de angu é uma das especialidades locais

Onde ficar em Conceição do Mato Dentro

Durante minha estadia em Conceição do Mato Dentro, me hospedei na Pousada Auto do Baú, que fica em uma propriedade com jeito e tranquilidade de sítio, mas fora do centrinho. Considerada uma das melhores da cidade, tem quartos confortáveis, piscina, um bom café da manhã incluído, recepção 24 horas, bar que serve bebidas e petiscos. Outra pousada muito bem avaliada e com bom custo/benefício é a Ouro do Vintém.

O 360meridianos viajou a convite do Fartura Brasil.

Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Natália Becattini

Já chamei de casa a Cidade do Cabo, Chandigarh, Buenos Aires e Barcelona, mas acabo sempre voltando pra minha querida BH. Gosto de literatura, cervejas, música e artigos de papelaria, mas minha grande paixão é contar histórias. Por isso, desde 2011 viajo o mundo e escrevo sobre o que vi. Também estou no blog sobre escrita criativa Oxford Comma e compartilho minhas impressões de mundo também no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.