Tags:
Atlas: Lisboa, Portugal

Chegada em Lisboa, conexão e imigração: o que fazer

Lisboa é uma das grandes portas de entrada na Europa para muitos brasileiros. Com voos diretos chegando lá pela TAP, Azul e Latam e a popularidade da capital portuguesa em alta, dar nem que seja uma passadinha em Lisboa é uma boa ideia. Se o seu voo chega ou parte de Lisboa e você vai ter algumas horas por lá e quer saber o que fazer, este texto é um grande guia. Também guiaremos você pelo processo de como é a imigração no aeroporto de Lisboa.

Aeroporto Humberto Delgado

embarque lisboa aeroporto imigração

Foto: Alexandre Rotenberg / Shutterstock

O Aeroporto Humberto Delgado, também chamado da Portela ou simplesmente Aeroporto de Lisboa, não é muito grande. Possui dois terminais. O Terminal 1 concentra os voos nacionais e internacionais e o Terminal 2 é dedicado apenas às companhias aéreas low cost, como RyanAir e Easy Jet. Existe um shuttle gratuito entre os dois terminais, que faz o trajeto em três minutos.

Free Shop, Lojas e Praça de Alimentação

O Aeroporto de Lisboa foi recentemente reformado e toda a área de entretenimento no Terminal 1 foi expandida. Além do Free Shop, que é enorme, há uma área com marcas de luxo como Burberry, Versace, e outras mais populares como Victoria Secrets, Sunglass Hut e Ale Hop. Veja a lista completa.

Praça de Alimentação

A praça de alimentação conta com cadeias como McDonalds e KFC e também com comidas tradicionais da cidade, como uma loja de pasteis de nata e petiscos portugueses. Confira todas as opções. 

terminal 1 aeroporto de lisboa

Área de entretenimento do Terminal 1 no Aeroporto de Lisboa. Foto: EQRoy / Shutterstock

Wifi

O wifi é gratuito e não há restrição de tempo de uso. É preciso fazer um cadastro para a utilização.

Guarda-volumes para deixar as malas

Para quem vai se aventurar fora do aeroporto, a melhor opção é deixar as malas ali, guardadas no depósito de bagagens. Custa 4,92€ para malas de 10 a 30 kg. O depósito fica antes da segurança, próximo ao estacionamento P2.

Há ainda serviço de despacho da bagagem na véspera da sua viagem, através da empresa Sky Bags. É necessário reservar. 

Lounge ANA

O Lounge ANA, também conhecido como Sala VIP, conta com seleção de comida, vinho e outras bebidas com e sem álcool; cabines privadas para trabalho, área de descanso e duchas. Podem acessar os clientes premium de companhias aéreas e cartões de créditos ou quaisquer passageiros que paguem a taxa de entrada: custa 30 euros ou 35 com o acesso ao lounge + duchas.

Tax Free

Brasileiros e cidadãos de nacionalidades de fora da União Europeia têm direito a pedir o reembolso do IVA de todas as compras de bens acima de 50 euros. Há quatro empresas que realizam o reembolso, todas localizadas após a área de segurança. Tenha em mente que o procedimento pode demorar, então cuidado para não perder o voo.

É necessário apresentar todos os bens que valem o Tax Free. Você terá que apresentá-los no quiosque junto com seu documento, cartão de embarque, faturas e comprovativo do código do registro, que a loja lhe entregou.

Imigração em Lisboa

Todas as áreas de embarque e desembarque no aeroporto são sinalizadas com cores e letras, o que torna bastante simples o processo. A área relativa aos países que fazem parte do Espaço de Schengen – e por isso não exigem imigração – é sinalizada com a letra S e linhas no chão da cor VERDE.

Para voos fora de Schengen e demais países do mundo, a letra é N e a linha é AZUL. Por fim, se seu próximo voo for no Terminal 2, siga a linha Laranja. Nos telões indicando os voos fica também a informação de qual a área a seguir:

voos aeroporto de lisboa embarque

Foto: JUST NOW / Shutterstock

Como funciona a imigração na chegada em Lisboa?

Você só passará pela imigração em Lisboa se o seu voo estiver chegando ou partindo de/para um lugar fora do Espaço de Schengen. Na imigração na chegada, os agentes do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) vão te perguntar o que você vai fazer em Portugal e podem querer saber mais detalhes de onde você mora, o que você faz da vida e te solicitar alguns documentos como comprovante de renda, seguro de viagem e comprovante de hospedagem.

Na saída, vão conferir se o seu tempo de estadia não excedeu o permitido e talvez façam algumas perguntas simples sobre o período que esteve no país.

Costumam haver filas longas na imigração em Lisboa, então esteja no aeroporto com a devida antecedência.

Conexão ou escala de/para União Europeia

Se você chegar do Brasil (área N) e tiver um voo de Lisboa para outra cidade do Espaço Schengen, (por exemplo, Paris – área S), a sua imigração será na chegada em Lisboa. Você passará pelo raio-X e pelo controle de passaportes.

Será preciso entrar na fila da imigração correspondente ao tipo do documento que você carrega e aguardar sua vez para então poder seguir para o próximo portão de embarque. No caso de uma conexão apertada, fique atento aos funcionários do aeroporto que chamam passageiros de voos que estão para sair em breve.

Se você estiver chegando de um país da União Europeia para embarcar de volta para o Brasil, a sua imigração na saída também será em Lisboa.

Conexão ou escala para Reino Unido e outras áreas fora de Schengen

Se você vier do Brasil (área N), chegar em Lisboa e for seguir para Londres (área N), por exemplo, não precisa passar pela imigração em Lisboa, mas será preciso passar novamente pelo controle de segurança. Fique atento à sinalização no aeroporto e siga pela linha N: ao invés de entrar na fila da imigração, siga a sinalização azul, onde você passará novamente pelo raio-X e entrará na área de embarque diretamente.

Outros tipos de conexões ou escalas

Se o seu voo chegar em Lisboa a partir de um país do Espaço de Schengen e for seguir para outro país de Schengen, como a Espanha ou a Alemanha, você não passa pela imigração e nem pelo controle de fronteiras e só fica dentro da área S.

Se você chegar em Lisboa de um país Schengen, mas for seguir para outro que fica fora, como o Brasil ou a Inglaterra, então terá que passar pela imigração e embarcar na área N.

Se você chegar no Terminal 1 e o próximo voo for no Terminal 2, terá que passar pela segurança, pegar sua mala, seguir pela linha laranja, pegar o shuttle e no Terminal 2 passar por todo procedimento de segurança novamente antes de embarcar.

Como ir do Aeroporto de Lisboa para o Centro

Como já explicamos antes, o melhor jeito de sair e chegar no aeroporto é através da estação de metrô. O trajeto entre o Aeroporto e a Estação São Sebastião é de 20 minutos.

Temos um post em que explicamos exatamente como você faz para ir do Aeroporto de Lisboa para o centro. Também temos outro texto para que você saiba como ir de Lisboa para o Porto.

O que fazer numa Conexão em Lisboa

Conexão de até 4 horas

Se a sua conexão em Lisboa for de até 4 horas, não recomendo sair do aeroporto. Por mais que o aeroporto seja bem próximo da cidade, todo o processo da imigração, check-in e segurança é demorado e você corre o risco de perder o voo.

Nesse caso, você pode aproveitar o tempo para:

  • Fazer compras ou só ver e testar os produtos do free shop;
  • Comer bem ou beber;
  • Trabalhar nas áreas abertas do aeroporto ou comprar a entrada para o Lounge ANA;
  • Resolver problemas com os serviços de conveniência do aeroporto.

Conexão de 5 a 8 horas

Se a sua conexão é maior, de 5 a 8 horas, já dá para considerar sair do aeroporto. Sempre reserve uma hora para conseguir resolver os trâmites e sair do aeroporto e mais uma hora para, ao retornar, passar por todos os processos do embarque. Se algum dos seus voos for internacional, acrescente aí mais uma hora. Ou seja, 2 horas a 3 horas de burocracias.

De metrô, da Estação Aeroporto até Oriente são cerca de 10 minutos. Até a Praça do Comércio são 35 minutos.

lisboa arcos da augusta

Arcos da Rua Augusta, na Praça do Comércio

Nesse caso, minha sugestão para não transformar seu dia numa correria é um passeio rápido e depois ir comer. Por exemplo, não dá para ir para a região de Belém, mas é perfeitamente possível visitar o centro histórico da cidade ou ainda circular pela região mais nova, do Parque das Nações, onde fica o Oceanário.

Restaurantes possíveis:

Conexão de mais de 10 horas e TAP StopOver: um dia ou mais em Lisboa

Com conexões bem longas você consegue fazer um passeio de um dia por Lisboa. Dá para se perder nas ruas de Alfama e conhecer o Castelo de São Jorge e até para se aventurar mais longe e visitar o bairro de Belém, onde fica o Mosteiro dos Jerônimos, a Torre de Belém e os pastéis de Belém.

lisboa alfama conexoes

Além disso, a TAP oferece, na compra de passagens com conexão em Lisboa, o serviço gratuito de Stop Over, ou seja, passar de 1 a 5 dias em Lisboa (ou Porto) e depois seguir viagem. Para quem escolhe aproveitar essa esticada na viagem, recomendo ler o nosso post com um roteiro em Lisboa em 3 dias.

Dependendo do horário, pode ser que prefira encontrar um hotel ou hostel para descansar.

Dicas de hotéis e hostels próximos ao aeroporto

Existem hotéis tão próximos do aeroporto de Lisboa que dá para chegar neles a pé. Mas uma dica legal é que, se você ficar na linha vermelha, até a estação Saldanha, consegue estar em menos de 15 minutos no aeroporto de metrô – sem precisar fazer nenhuma baldeação – e em menos de 10 minutos (e cerca de 4 a 6 euros) de táxi/uber.

Não deixe de ler o nosso guia completo dos melhores bairros para se hospedar em Lisboa.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários sobre o texto “Chegada em Lisboa, conexão e imigração: o que fazer

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.